O que é a análise SWOT e como usá-la para melhorar seu empreendimento

O que é a análise SWOT e como usar para melhorar seu negócio

Como mencionamos nos artigos anteriores, para desenvolver uma estratégia de negócios para o seu empreendimento online é necessário conhecer e descrever o ambiente em que ele crescerá. Para isso, propusemos a análise PESTEL e a Teoria de Porter.

A análise SWOT vem para complementar esse estudo analisando a interação do seu empreendimento com esse ambiente específico. Isso se dá por meio do reconhecimento das Forças (Strengths) e Fraquezas (Weaknesses) da sua marca e as Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) do seu entorno. Daí a sigla em inglês, SWOT.

Na prática, se trata de indicar três ou quatro sentenças para cada uma dessas perspectivas para, em seguida, pensar em estratégias, tais como:

  • (SO) Usar as forças para aproveitar as oportunidades;
  • (ST) Usar as forças para reduzir o impacto das ameaças;
  • (WO) Minimizar as fraquezas aproveitando as oportunidades;
  • (WT) Minimizar as fraquezas e evitar as ameaças.

Agora, te propomos algumas perguntas rápidas que vão te ajudar a formar essas sentenças:

Forças da sua marca

  • Quais são as habilidades que te diferenciam como empreendedor?
  • No que a sua empresa se distingue dos seus competidores?
  • Em quais tipos de atividades você é mais eficiente?

Oportunidades do entorno

  • Qual é a necessidade que a concorrência está atendendo?
  • Qual situação real ou potencial do seu ambiente que é favorável para o desenvolvimento da sua marca?
  • Qual fator necessário para o desenvolvimento da sua marca é mais acessível no mercado?

Fraquezas da sua marca

  • Em quais aspectos faltam recursos para o desenvolvimento da sua marca?
  • Em quais atividades você é menos eficiente?
  • Quais os atributos da concorrência que você não consegue competir?

Ameaças do entorno

  • Que situação real ou potencial do seu ambiente prejudica o desenvolvimento do seu empreendimento?
  • Quais as características do mercado são desfavoráveis para o posicionamento da sua marca?
  • Quais fatores da produção afetariam a rentabilidade no caso de uma variação de preços?

Pode ser que durante o desenvolvimento deste trabalho você encontre situações difíceis de encaixar em uma só perspectiva, podendo uma mesma situação ser vista como ameaça ou fraqueza. Portanto, será responsabilidade de quem realiza o estudo determinar, por meio de um processo intelectual e criativo, se trata-se de uma ou da outra.

Depois de finalizar o estudo e desenvolver algumas das estratégias comentadas, será muito mais fácil entender onde você deve depositar seus esforços .


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Mariano Butler

Mariano é líder de projetos e cofundador do SITIO eCommerce Manager. É formado em administração e professor assistente na Faculdade de Ciências Econômicas de Buenos Aires. Gosta de tocar guitarra e viajar.


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