Aprenda o que é Análise SWOT e como aplicar a estratégia em seu negócio

Por: Kawan Lopes

Imagem mostrando papéis com informações desenhadas representando a análise SWOT

Análise SWOT — também chamada de matriz FOFA — é uma ferramenta usada para entender o cenário em que uma empresa se encontra e mensurar dados importantes para projetar o futuro do negócio.


Para criar uma estratégia de crescimento para o seu negócio online é necessário conhecer e descrever o ambiente em que ele irá se desenvolver. Para isso, podemos contar com a análise SWOT, um estudo que analisa a interação da sua empresa com um cenário específico.

Quer aprender como realizar a análise SWOT e conhecer um exemplo prático? Então, comece assistindo ao vídeo abaixo!

Para se aprofundar ainda mais, siga com a leitura deste artigo. 🧐

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O que é análise SWOT?

Análise SWOT — também chamada de matriz FOFA — é uma ferramenta usada para entender o cenário em que uma empresa se encontra e mensurar dados importantes para projetar o futuro do negócio. A sigla SWOT, em inglês, diz respeito ao reconhecimento das Forças (Strengths) e Fraquezas (Weaknesses) da sua marca e as Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) do seu entorno.

Compreender o seu nicho de mercado e saber exatamente onde o seu negócio está posicionado é essencial para a tomada de decisões importantes. Desse modo, a análise SWOT é parte fundamental do planejamento estratégico de uma empresa.

Quais fatores compõem a matriz FOFA?

A matriz FOFA irá estabelecer alguns parâmetros que irão ajudar no entendimento sobre aspectos importantes do seu negócio. Vamos conhecê-los a seguir:

Forças da sua marca

  • No que a sua empresa se distingue dos seus competidores?
  • Em quais tipos de atividades você é mais eficiente?
  • Quais são os pontos de destaque do seu produto/serviço de acordo com o seu público?

Oportunidades da sua marca

  • Qual é a necessidade que a concorrência está atendendo?
  • Qual situação real ou potencial do seu nicho de mercado é favorável para o desenvolvimento da sua marca?
  • Qual fator necessário para o desenvolvimento da sua marca é mais acessível no mercado?

Fraquezas da sua marca

  • Em quais aspectos faltam recursos para o desenvolvimento da sua marca?
  • Em quais atividades você é menos eficiente?
  • Quais os atributos da concorrência que você não consegue competir?
  • Quais são as principais deficiências do seu negócio?

Ameaças do entorno

  • Que situação real ou potencial do seu ambiente prejudica o desenvolvimento do seu empreendimento?
  • Quais características do mercado são desfavoráveis para o posicionamento da sua marca?
  • Quais fatores da produção poderiam afetar a rentabilidade no caso de uma variação de preços?

Para que serve a análise FOFA?

Na prática, a análise FOFA irá gerar insumos poderosos para impulsionar iniciativas, como:

  • Usar as forças do negócio para aproveitar as oportunidades;
  • Usar as forças da empresa para reduzir o impacto das ameaças;
  • Minimizar as fraquezas aproveitando as oportunidades;
  • Minimizar as fraquezas e evitar as ameaças.

Pode ser que durante o desenvolvimento deste trabalho você encontre situações difíceis de encaixar em uma só perspectiva, podendo um mesmo cenário ser visto como ameaça ou fraqueza. Portanto, será responsabilidade de quem realiza o estudo determinar, por meio de um processo analítico, sobre o que se trata cada situação.

Qual é a importância da análise SWOT no planejamento estratégico?

Colocar uma marca no mercado ou investir em sua expansão demanda muito planejamento. Durante esse processo, a informação é um grande artifício para potencializar suas estratégias e garantir melhores resultados.

Além disso, usar a matriz FOFA em sua empresa irá te dar mais segurança na tomada de decisões, reconhecimento amplo do seu mercado de atuação e maior compreensão sobre a concorrência. Desse modo, você estará um passo à frente em relação a tendências e terá um planejamento de ações mais assertivo.

Quais as principais vantagens da matriz SWOT?

Dentre os diversos benefícios da análise SWOT, podemos destacar os seguintes:

  • Melhora dos serviços e produtos;
  • Gera insights para resolver problemas;
  • Traz insumos para novos produtos;
  • Fortalece a tomada de decisões estratégicas;
  • Ajuda na priorização de ações;
  • Facilita a análise do impacto das estratégias realizadas.

Como fazer uma análise SWOT na sua empresa?

Agora que você já sabe qual é a importância da análise SWOT e seus principais pontos positivos, vamos aprender o passo a passo para fazê-la em sua empresa. Confira a seguir:

1. Reúna uma equipe para fazer a análise

Para garantir que sua matriz FOFA obtenha o maior número de informações possível, reúna um time para tocar a estratégia. Caso sua empresa seja de pequeno porte, não tem problema. Procure contar com, pelo menos, uma pessoa para te ajudar com o estudo dos dados.

Dessa forma, você poderá fazer a análise de todos os fatores de forma minuciosa. Durante essa estratégia, quanto mais informações você reunir, melhor.

2. Analise os fatores internos e externos

Os pilares da matriz FOFA é analisar os fatores internos e externos do seu negócio. É com eles que você poderá identificar as fraquezas, fortalezas, ameaças e oportunidades.

Essa etapa da estratégia é bastante importante, pois, será por meio dela, que você terá os insumos necessários para criar os planos de ação. Portanto, dedique tempo e atenção nesse momento para não deixar nenhuma informação importante passar em branco.

💡 Saiba mais: Como fazer a análise de mercado?

3. Monte sua matriz

Com os dados em mãos, é hora de montar a sua matriz FOFA. Com esse modelo, você terá uma visão mais organizada dos dados do seu negócio e isso irá facilitar todo o seu planejamento estratégico.

A matriz deve ser pensada para ampliar a visão de tudo o que você precisa ter mapeado a respeito da marca. Pensando nisso, organize os dados dessa forma:

Infográfico mostrando os elementos que compõem a análise SWOT.

4. Desenhe os planos de ação

Depois de organizar sua matriz com os dados relevantes sobre o seu negócio, é hora de criar o seu plano de ação. Os dados obtidos pela análise SWOT poderão ser úteis em diversas frentes da sua empresa, desde o atendimento ao cliente até a escolha de fornecedores.

Portanto, faça o planejamento de cada estratégia com calma e de forma separada. Assim, você pode garantir maiores chances de sucesso na hora de botá-las em prática.

5. Aplique as estratégias em seu negócio

Após todo o trabalho analítico, chega o momento de colocar a mão na massa e aplicar as estratégias no dia a dia do seu negócio. Um ponto de atenção aqui é se certificar de que uma iniciativa não cruze com outra e comprometa os resultados esperados.

Por isso, escale as ações por prioridade, começando por aquelas que você julga mais importantes para o seu negócio. Essa é uma forma de manter as engrenagens da sua empresa girando de forma coordenada e contínua.

6. Acompanhe o impacto das estratégias

Por fim, mas não menos importante, certifique-se de acompanhar o impacto das estratégias no seu negócio. Definir algumas métricas-chave — ou KPIs, como chamamos no mercado digital — irá te ajudar a ter uma visão mais ampla sobre como suas ações estão influenciando os seus resultados.

Com isso, fica mais fácil entender o que está funcionando bem e o que precisa ser otimizado.

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Exemplo prático de análise SWOT

Para deixar tudo mais claro, vamos a um exemplo de análise SWOT. Assim, fica mais fácil entender como ela funciona na prática.

Imagine que você tem uma loja de camisetas e está pensando em montar um e-commerce para digitalizar a sua marca. O primeiro passo é analisar os fatores internos, como a qualidade do material usado e a variedade de produtos. Se sua loja atende a estes parâmetros, podemos considerar isso como suas fortalezas.

Agora, olhando para o mercado (análise externa), as lojas desse segmento que vendem online possuem uma infraestrutura robusta e um trabalho de marketing digital muito bem feito. Considerando que você está chegando no e-commerce agora, essas são suas fraquezas.

Ao analisar o cenário externo, você também notou que existem poucas lojas focadas em camisetas estampadas com a temática música pop. Então, identificamos sua primeira oportunidade.

No entanto, existe uma loja especializada no tema que possui um público bastante fidelizado. Neste primeiro momento, essa pode ser considerada a sua principal ameaça.

Com estes insumos, a princípio, você pode desenhar ações como:

  • Ampliar a temática dos seus produtos para atender um público que não possui muitas opções;
  • Investir em uma plataforma de e-commerce que ofereça a estrutura necessária para uma boa experiência de vendas online;
  • Aplicar uma estratégia multicanal para levar sua marca para mais pessoas;
  • Fazer uma análise de concorrência e identificar fatores competitivos;
  • Entre outras.

Estes são apenas alguns exemplos, mas, já deu para ter uma ideia do quão poderosa pode ser a matriz FOFA, não é?

Resumo

Esperamos que, com este conteúdo, você tenha obtido todas as informações necessárias para aplicar a análise SWOT em sua empresa. Sem dúvidas, essa é uma estratégia que tende a ser bastante vantajosa para o crescimento do seu negócio.

Antes de finalizar a leitura, confira um resumo sobre os principais pontos que vimos por aqui:

O que é análise SWOT?

Análise SWOT — também chamada de matriz FOFA — é uma ferramenta usada para entender o cenário em que uma empresa se encontra e mensurar dados importantes para projetar o futuro do negócio.

Quais fatores compõem a matriz SWOT?

  • Forças da sua marca
  • Oportunidades da sua marca
  • Fraquezas da sua marca
  • Ameaças do entorno

Quais as vantagens da matriz SWOT?

  • Melhora dos serviços e produtos
  • Gera insights para resolver problemas
  • Traz insumos para novos produtos
  • Fortalece a tomada de decisão estratégica
  • Ajuda na priorização de ações
  • Facilita a análise do impacto das estratégias realizadas

Como fazer uma análise SWOT na sua empresa?

  1. Reúna uma equipe para fazer a análise
  2. Analise os fatores internos e externos
  3. Monte sua matriz
  4. Desenhe os planos de ação
  5. Aplique as estratégias em seu negócio
  6. Acompanhe o impacto das estratégias

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