[Dica Rápida] O que é um Teste A/B

O que é um Teste A/B

Você sabe o que é um Teste A/B? O Teste A/B é muito utilizado nos segmentos de design e marketing para fazer um experimento entre duas variáveis e identificar mudanças positivas ou negativas no comportamento de um usuário. No caso de uma loja online, um Teste A/B pode ser usado para comparar a eficiência de um título, de uma call-to-action, de imagens ou vídeos ou do próprio checkout. O objetivo do Teste A/B é sempre fazer com que você decida entre a variável que está fazendo sua loja converter mais.

Em marketing, esse método é bastante utilizado no disparo de e-mails marketing. Como se faz? Antes de enviar a mensagem, segmente o seu mailing e escolha o tipo de teste que você quer fazer. Por exemplo: se você quiser ver qual título se aplica melhor ao seu público, escreva dois títulos diferentes e dispare o e-mail com o mesmo corpo do texto. Depois, verifique na sua ferramenta de e-mail marketing qual das mensagens obteve mais cliques, maior taxa de abertura, bounce rate, etc. O mesmo pode ser feito para testar calls-to-action dentro do e-mail, entre outras coisas.

Gostou de mais essa dica rápida? Já fez algum Teste A/B na sua loja ou com e-mail marketing? Compartilhe sua experiência conosco!

Caso você esteja procurando o lugar certo para vender pela internet, que tal testar os 15 dias gratuitos da plataforma da Nuvem Shop? É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos.


O que você achou desse conteúdo?


Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.

dica-rpida-o-que-um-teste-a-b