Como planejar uma estrutura de custos no e-commerce

Moedas

No processo de criar uma loja online, uma vez que você definiu o tipo de e-commerce que você quer, o produto que irá vender e o público-alvo ao qual direcionará seus esforços, você deverá se atentar a outro fator muito importante: os custos que irá ter.

Neste artigo, portanto, veremos:

  • Como montar uma estrutura geral de custos; 
  • Como montar uma estrutura de ganhos por produto;
  • Como criar um plano de marketing;
  • Como integrar tudo isso em uma única planilha (que você poderá baixar  ao final do artigo).

Conceitos gerais

Para poder planejar sua estrutura é importante diferenciar todos os custos que você pode ter. No geral, há dois tipos muito claros, os custos fixos e os custos variáveis.

Os custos variáveis dependem do seu volume de vendas (custo da mercadoria, tarifa cobrada pelos meios de pagamento, custo do frete, etc), enquanto os custos fixos englobam despesas independentes das vendas, como internet, mensalidade da loja online, salários, contadores, etc.

Somado a isso você também terá o custo para divulgar seus produtos e sua loja (marketing). Embora esse custo devesse ser categorizado como fixo ou variável, às vezes é melhor pensá-lo como uma entidade independente que pode gerar impacto no volume de vendas e assim conseguir cobrir nossa estrutura.

Criando a estrutura de custos fixos

Para entender seus custos fixos você deverá colocar no papel todos os gastos que sua loja terá num mês independente das vendas que fizer. Veja alguns exemplos típicos:

  • Aluguel do escritório/depósito (incluir sempre despesas como luz, gás, limpeza e IPTU);
  • Internet;
  • Telefone;
  • Salários (incluir todos os impostos sobre os salários nessa conta);
  • Contadores;
  • Advogados;
  • Custos da conta bancária;
  • Mensalidade da loja online;
  • Outros custos operacionais (impostos, por exemplo).

O importante é que você possa se planejar mensalmente e entender que investimento será necessário para manter o seu empreendimento funcionando de forma saudável.

Vamos ver um exemplo de uma loja virtual que está começando?

  • Seu escritório é em casa (nenhuma despesa de escritório);
  • Você gasta R$ 70 com internet;
  • Você usa pouco o telefone e tem um custo de R$ 15;
  • Você trabalha sozinho com um sócio. Juntos, ambos querem ganhar R$ 8.000 por mês;
  • Você trabalha com um contador que te cobra mensalmente R$ 300;
  • Você trabalha com um escritório de advocacia que cobra por hora. Suponhamos que você utilize pouco esse serviço e gaste R$ 85 por mês;
  • Você tem uma conta bancária simples e gasta $30 mensalmente para mantê-la ativa;
  • Você tem uma loja online com a Nuvem Shop e investe R$59 mensalmente para mantê-la ativa;
  • Você está cadastrado no programa MEI – Microempreendedor Individual e paga um valor aproximado de R$ 40 por mês.

No total, você tem custos fixos mensais no valor de R$ 8.599.

Custo de vendas

Para cada produto vendido você terá que entender os custos associados a eles. Cada item possui seus custos específicos, mas existem também aqueles custos independentes da mercadoria. Por exemplo: o custo para fabricar uma camiseta será bem diferente do custo para fabricar uma calça ou um cachecol, mas o custo da embalagem deverá ser similar para todos.

Veja alguns exemplos de custos variáveis:

  • Custos para fabricar o produto; 
  • Embalagem;
  • Frete;
  • Taxa do meio de pagamento;
  • Impostos.

Façamos um exemplo da venda de uma camiseta:

  • Você gasta R$ 15 para fabricá-la; 
  • O frete é pago pelo comprador, portanto você está livre deste custo;
  • O meio de pagamento cobra 4% por venda. Se o preço da camiseta é R$ 130, você será descontado em R$ 5,20;
  • Para o envio você utiliza envelopes em Papel Kraft estampados com o logo da sua marca; o custo é de 30 centavos por unidade;

Como base nesses dados, você terá um custo de R$ 20,50 para produzir a camiseta e um lucro de R$ 109,50 por peça.

Marketing

Sabemos que você gasta R$ 8.599 por mês e que cada camiseta que você vende traz um lucro de R$ 109,50. Com uma conta básica, observamos que você precisará vender 78 camisetas para cobrir seus custos (inclusive os custos de salário).

O importante agora é entender o que você pode fazer para vender essas 78 camisetas. Aqui você verá dois caminhos distintos:

Ambos caminhos podem funcionar (inclusive você deve utilizar os dois!). No primeiro você terá que levar em conta quantas vendas esse investimento em publicidade está gerando e considerar isso nos custos variáveis. No segundo caminho você terá que entender quais esforços você deverá realizar e quanto tempo demorará para chegar nas 78 camisetas mensais.

Ganhos

Para entender melhor sobre os ganhos do seu negócio você terá que colocar no papel o faturamento esperado e subtrair os custos fixos, os custos variáveis e os custos de marketing. Assim você conseguirá saber a lucratividade que o seu empreendimento terá mensalmente.

Para facilitar seu trabalho, preparamos uma planilha no Excel que pode te ajudar a realizar essas contas. Esperamos que seja útil para você planejar o seu negócio com mais clareza. Baixe a planilha a seguir:

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Boa sorte!


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José Abuchaem

José é cofundador e diretor de marketing da Nuvem Shop. É apaixonado por educação e por videogame.


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