O que é marketing viral e como fazê-lo? [+ exemplos efetivos]

Imagem de uma pessoa em frente a um computador e segurando um celular, representando o que seria uma estratégia de marketing viral.

Marketing viral é uma estratégia que tem como objetivo aumentar a visibilidade de uma marca em seu nicho de atuação. Para isso, é preciso criar uma campanha publicitária que se conecta emocionalmente com os consumidores do negócio, incentivando o compartilhamento do conteúdo de forma espontânea, orgânica e gratuita.


Todo negócio precisa ser visto, lembrado e falado pelos consumidores. Existem algumas estratégias, como o marketing viral, que podem ser utilizadas para captar e segurar a atenção do seu público-alvo. Mas você sabe o que é o marketing viral?

Em resumo, o marketing viral busca aumentar o reconhecimento de uma marca a partir do engajamento dos clientes com uma determinada campanha publicitária lançada. O objetivo é fazer com que as pessoas se conectem e compartilhem os conteúdos em suas redes sociais e núcleos próximos, viralizando a mensagem de forma orgânica.

Interessante, não é? Então, se você quer saber como criar uma campanha de marketing viral para a sua empresa, além das vantagens desta estratégia, continue com a leitura deste artigo. Vamos lá?

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O que é marketing viral?

Marketing viral é uma estratégia que tem como objetivo aumentar a visibilidade de uma marca em seu nicho de atuação. Para isso, é preciso criar uma campanha publicitária que se conecta emocionalmente com os consumidores do negócio, incentivando o compartilhamento do conteúdo de forma espontânea, orgânica e gratuita.

Nesse caso, a palavra “viral” é uma referência a forma como os clientes promovem essas campanhas em suas redes sociais ou núcleos próximos, agindo como um “vírus” que se espalha de uma pessoa para outra de forma acelerada.

Como fazer um conteúdo viral?

Para fazer um conteúdo viral, fique atento a estas dicas:

Identifique o público que deseja atingir

Para que a sua estratégia de marketing funcione, é importante entender com que você deseja falar. Ao identificar o público-alvo da campanha, fica mais fácil criar uma mensagem direcionada para causar proximidade e gerar engajamento.

Portanto, ter uma persona bem definida, isto é, saber quais são as plataformas que utiliza para comprar, que redes sociais consomem, qual o poder médio de compra, idade, gênero, entre outros, são informações bem úteis para direcionar esses esforços.

Por fim, outro ponto relevante para fazer marketing viral é criar um conteúdo que seja de interesse em comum entre os seus clientes. Então, antes de colocar a ação em prática, estude ao máximo as suas possibilidades.

Crie sensação de exclusividade

Para que um conteúdo viralize, é muito importante que ele seja interpretado como exclusivo e inovador. Afinal, por que um possível cliente da sua marca iria compartilhar uma informação ou campanha que já existe?

Por isso, é importante que você analise campanhas dos seus concorrentes e veja o que pode trazer de novo para o seu negócio.

Vamos supor que você venda roupas pela internet. Um dos principais desafios desse segmento é a impossibilidade de experimentar a peça.

Para resolver esse impasse e ainda gerar vendas em datas comemorativas, como o Natal, que tal pensar em uma campanha de frete grátis para trocas? Essa ação pode atrair mais clientes, já que eles sabem que não terão despesas extras caso precisem trocar as suas peças.

Promova o compartilhamento

Outra dica para que o seu conteúdo se torne viral é incentivar o compartilhamento. Algumas dicas para que isso aconteça são:

  • Se for uma promoção em redes sociais, use hashtags específicas para a ação;
  • Crie um CTA chamativo (call-to-action ou chamada para ação), promovendo o compartilhamento da campanha pelo público.

Lembre-se de que as pessoas estão mais propensas a fazer aquilo que exige menos esforço. Se compartilhar uma campanha requer muito investimento de tempo, esse conteúdo está mais propenso a não ser viralizado.

Como produzir marketing viral?

Agora que você já sabe o que é marketing viral, separamos algumas formas de como produzi-lo. Confira:

Crie a mensagem do marketing viral

Para que um conteúdo viralize, a sua mensagem precisa ser clara e fácil interpretada pelo seu público.

Portanto, seja um vídeo ou uma peça publicitária, tenha um script de vendas bem detalhado para que a sua mensagem final seja facilmente transmitida pelo seu público.

Faça uma boa escolha de multimídias

Conteúdos multimídia, como imagens, incentivam o público a compartilhar. O script é importante, mas a foto ou vídeo que estará anexado a ele também é muito mais.

Afinal, esse é o primeiro elemento visto pelo cliente antes de ler as informações. Em seguida, é o título.

💡Saiba mais: Quais são os melhores bancos de imagens grátis?

Tenha um título atraente

No marketing viral é importante escolher um título atraente, que chame a atenção do leitor ou que o deixe, ao menos, curioso para saber o desfecho do conteúdo.

A dica é oferecer a solução que o seu cliente deseja ou precisa. Nesse sentido, apostar em perguntas na elaboração do título pode ser uma boa aposta.

💡Saiba mais: O que é copywriting e como escrever uma copy para o seu negócio?

Planeje o lançamento da campanha

Estude os canais que a sua campanha será lançada e quando irá ao ar. O ideal é que você lance a proposta quando o seu público estiver mais propenso a estar online.

Se você vende pela internet, prepare o seu site ou servidores, se necessário, para que não haja um pico de acessos e acabe saindo do ar.

A plataforma de e-commerce da Nuvemshop, por exemplo, conta com uma tecnologia de estabilidade do servidor, que permite que os e-commerces fiquem no ar durante 99,9% do ano.

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Vantagens de fazer marketing viral

Criar um marketing viral é importante para chamar a atenção de potenciais compradores de maneira rápida e eficaz.

Além disso, como o impacto da estratégia aumenta de forma orgânica, um negócio não precisa investir na promoção do conteúdo. Ou seja, com um custo inicial baixo, o marketing viral pode trazer grandes resultados.

Por fim, um conteúdo viral faz com que as pessoas conheçam e comentem sobre uma empresa por meses ou anos após a campanha. Afinal, quem não se lembra da campanha Pôneis Malditos, criada pela empresa automobilística Nissan, em 2011, para promover a picape Nissan Frontier? 🤭

💡Saiba mais: Como atrair clientes?

Exemplos de marketing viral

A seguir, confira os principais exemplos de marketing viral para inspirar as suas estratégias:

Desafio do Balde de Gelo

O Ice Bucket Challenge foi uma iniciativa da ALS Association para incentivar a conscientização sobre a esclerose lateral amiotrófica e promover doações para pesquisa sobre a doença.

A campanha começou com um post do jogador de baseball Pete Frates, que em vídeo, propôs um desafio entre os seus seguidores: um banho com um balde de gelo ou uma doação para a ALS Association.

A hashtag #IceBucketChallenge se espalhou e as entidades brasileiras arrecadaram mais de R$ 200 mil para promover estudos acerca da cura da doença.

Dove Real Beauty Sketches

A campanha Dove Real Beauty Sketches, promovida pela marca de produtos de higiene pessoal Dove, tinha a intenção de mostrar a pressão que as pessoas sofriam buscando atingir os ideais de beleza impostos pela sociedade.

O vídeo é o mais visto no canal da marca, com mais de 69 milhões de visualizações.

Dumbs Ways to Dye

A ação Dumbs Way to Die, em português, “Maneiras idiotas de morrer”, foi um projeto promovido pelo governo australiano para conscientizar a população de como evitar acidentes fatais nas estações de trem do país. O vídeo viralizou e diminuiu os números de mortes no país por esse tipo de fatalidade.

Entendeu o que é marketing viral?

Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido o que é marketing viral e como usar essa estratégia para promover o seu negócio. Lembre-se de que para ter sucesso, é preciso estudar o mercado antes de lançar a ação.

Por fim, se você ainda não vende online, que tal criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop agora mesmo? É rápido e fácil!

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Perguntas frequentes

Marketing viral é uma estratégia que tem como objetivo aumentar a visibilidade de uma marca em seu nicho de atuação. Para isso, é preciso criar uma campanha publicitária que se conecta emocionalmente com os consumidores do negócio, incentivando o compartilhamento do conteúdo de forma espontânea, orgânica e gratuita.

Criar um marketing viral é importante para chamar a atenção de potenciais compradores de maneira rápida e eficaz. Além disso, como o impacto da estratégia aumenta de forma orgânica, um negócio não precisa investir na promoção do conteúdo. Ou seja, com um custo inicial baixo, o marketing viral pode trazer grandes resultados.

Crie a mensagem do marketing viral, tenha um título atraente, planeje o lançamento da campanha.

Identifique o público que deseja atingir, crie sensação de exclusividade, promova o compartilhamento.

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