10 dicas para ganhar seguidores no Twitter

Por: Raquel Lisboa
10 dicas para ganhar seguidores no Twitter

Aqui você encontra:

Criou um perfil para a sua loja virtual, mas não sabe como ganhar seguidores no Twitter? Pois, então, você chegou ao conteúdo certo. Confira! 😉

O Twitter, fundado em 2006, é hoje uma das redes sociais com maior capacidade de alcance e mobilização. Com apenas 280 caracteres, o tweet se tornou um grande recurso de comunicação em tempo real, seja de uso pessoal ou profissional.

Logo, sabendo da importância das mídias sociais para a construção de uma marca e do relacionamento com o cliente, reunimos abaixo dez dicas essenciais para te ajudar a turbinar a conta do seu negócio e, assim, atrair novos seguidores.

Vamos lá?

1. Capriche no perfil da sua marca

“A primeira impressão é a que fica.” — você já ouviu essa expressão, certo? Pois bem, ela também serve para apresentar o seu perfil profissional e ganhar seguidores no Twitter.

Por se tratar de uma página da sua loja virtual, selecione, como foto da conta, o logo da sua marca. As dimensões recomendadas pela rede social são de 400×400 pixels. Já para a imagem de capa, com 1500×1500 pixels, escolha algo clean. Ou seja, ela deve:

  • Conter poucas informações;
  • Retratar a identidade do seu negócio;
  • Transmitir credibilidade.

Observe tais detalhes no Twitter da Nuvemshop:

Captura de tela do Twitter da Nuvemshop, evidenciando a foto de capa

Para o texto da biografia, seja breve e use palavras-chave relacionadas ao seu segmento. No perfil da Nuvemshop, por exemplo, é possível notar termos como “plataforma de e-commerce” e “vendas na internet”.

Na área de website 🔗, não se esqueça de inserir a URL da sua loja virtual. E, nas cores de tema, selecione as que combinam com a sua marca. Lembre sempre: menos é mais!


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2. Siga para ser seguido

Inicialmente, busque seguir contas bem posicionadas e que atuem no mercado relacionado à sua marca. Siga também os seguidores dos seus concorrentes, pois a possibilidade de eles se interessarem pelo seu conteúdo e te adicionarem de volta é grande.

Contudo, antes de fazer isso, leia atentamente os limites técnicos do Twitter para a ação de seguir e respeite-os. Caso contrário, você poderá sofrer uma penalização, como o bloqueio temporário da sua conta.

No mais, direcione bate-papos, questione assuntos atuais e responda a cada interação. Curta, compartilhe (dê retweet) e comente conteúdos significativos — de preferência, voltados para o seu nicho.

Se você vende móveis para casa, por exemplo, poste matérias de decoração, dando dicas de como harmonizar diferentes ambientes. E, caso ainda não tenha tantos conteúdos para divulgar, procure por outros relevantes para retweetar. Só não se esqueça de adicionar um comentário antes de dar RT, ok?

Se surgirem interações relacionadas aos produtos ou ao atendimento da sua loja virtual, responda e agradeça a todas as críticas, elogios e sugestões. Não pegará bem se você ignorar ou esquecê-las. Portanto, esteja atento!


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3. Fique de olho nos influenciadores digitais

Influenciadores digitais (ou influencers) são pessoas conhecidas no meio virtual, que criam conteúdos engajadores e, geralmente, virais. Assim, suas publicações nas redes sociais (como no Twitter, por exemplo) atingem uma quantidade massiva de usuários e potenciais seguidores.

Por essa razão, é importante observar e buscar se relacionar com influenciadores. Se, em um primeiro momento, você não tiver capital para investir em uma parceria paga, busque ao menos segui-los e notar como os posts deles são construídos — isso com certeza vai gerar insights para o seu próprio perfil.

Além disso, quando fizer sentido, responda tweets de influencers do seu nicho. Dessa maneira, você vai obter mais visibilidade (em threads) e, por consequência, ganhar seguidores no Twitter de maneira orgânica.


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4. Crie uma estratégia de conteúdo

O Twitter é uma rede social que pede uma linguagem simples, direta e informal. Por isso, nada de muitos protocolos. Aproveite esse meio para variar nos formatos: não fique só em textos, publique fotos, gifs e vídeos também.

Mantenha-se informado. Elabore e personalize conteúdos relacionados às tendências de mercado. Se você tem um blog corporativo, esse é um dos ambientes ideais para divulgá-lo. Faça chamadas curtas, como: “Enjoou da sua t-shirt? Aprenda a customizá-la neste post! Confira: (e adicione a URL correspondente)”.

Quando surgir a dúvida se o conteúdo é relevante ou não para ser postado, reflita: “Ele é compartilhável? Ele vai acrescentar em algum aspecto da vida do meu seguidor?”.

Um exemplo um tanto exagerado, mas ilustrativo é: se uma pessoa te segue porque você vende produtos de beleza, não será interessante ter, na sua página inicial, conteúdos sobre carros. Entende? A temática deve ser sempre atrativa.

E por último, mas não menos importante: não fique o tempo todo divulgando a sua loja virtual e fazendo propagandas. Isso é cansativo para quem quer interagir e se informar, e te fará perder seguidores. Utilize a regra do 80/20: 80% de conteúdos de entretenimento ou informativos e 20% para anunciar a marca.


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5. Publique nos melhores horários

De acordo com uma pesquisa da Sprout Social, os melhores horários para publicar no Twitter são entre as 10h e 12h em dias da semana, e o melhor dia é sexta-feira (especialmente das 9h às 10h). O período de menor engajamento é domingo de manhã.

No entanto, tudo vai depender do público-alvo. Então, observe o fluxo: faça testes e perceba quando os seus seguidores mais interagem. O feed do Twitter é cronológico, então, será fácil acompanhá-lo (se comparado, por exemplo, ao Facebook e ao Instagram, que não são).

Depois desse passo, monte um cronograma para as suas publicações. Estipule quantas serão por dia e/ou semana e crie uma frequência. Você ainda pode lançar colunas específicas, como: “Toda quarta teremos tutoriais de maquiagem”.

Com o passar do tempo, seus seguidores vão esperar ansiosos pelas suas postagens e por novas informações — o que possibilitará maior compartilhamento de conteúdo e, logo, da sua página e marca.

Conhecer seu público também faz toda diferença. Se a sua loja virtual é de utensílios domésticos, por exemplo, você provavelmente terá seguidores que cozinham. E um dos conteúdos relevantes para postar é o de receitas.

No entanto, não faz sentido publicar tais sugestões no horário do almoço ou do jantar; o interessante é fazê-lo antes das refeições, percebe? Timing, meus amigos! ⏰


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6. Use hashtags

O Twitter foi a rede social que lançou as hashtags, por isso, nada mais justo e correto utilizá-las. Tratam-se de palavras-chave antecedidas de cerquilha (#), usadas para identificar conteúdos em alta.

Por meio delas, é possível ser direcionado a uma pesquisa que elenca todas as pessoas e páginas que estão falando desse determinado assunto e, obviamente, usando tal hashtag.

Além de adicionar conteúdos atrativos e possibilitar o alcance de novos seguidores, você pode criar outras relacionadas à sua marca. Mas, claro, não se esqueça de usar as hashtags com sabedoria. Como já dissemos, são palavras-chave, portanto, nada de criar frases e repetir várias em um mesmo tweet.

7. Faça Twitter Lives

Assim como o Instagram, o Facebook e o YouTube, o Twitter também disponibiliza a função de transmissão ao vivo. Para fazer uma é muito simples:

  1. Clique no campo para digitar um tweet;
  2. Selecione o ícone “Ao vivo” logo abaixo;
  3. E pronto! Sem segredos.

Este formato de conteúdo é apropriado para compartilhar as novidades do seu negócio, como o lançamento de um produto ou uma coleção, por exemplo. Ademais, pode ser um meio bacana de interagir com os seus seguidores, já que, durante a transmissão, eles têm a opção de comentá-la.

No entanto, é fundamental destacar que a sua imagem (câmera) e o seu som (microfone) devem ser de boa qualidade, bem como a internet estável. Isso vai contar — e muito! — para o sucesso da sua Twitter Live. 🎥

E, claro, não se esqueça: divulgue o dia, o horário e o tema da transmissão ao vivo com antecedência e convide seus seguidores para compartilhá-la. Dessa maneira, a chance de você ganhar novos espectadores será bem maior.


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8. Utilize o Fleets do Twitter

O Fleets, em outras palavras, é o Stories do Twitter. Tal como a função no Instagram e no Facebook, é possível publicar conteúdos que expiram após 24 horas. Ele é superindicado para, por exemplo, postar promoções ou cupons de desconto que valem por apenas um dia.

Para fazer uma publicação neste formato, basta:

  1. Entrar no seu perfil do Twitter;
  2. Clicar na sua foto com o símbolo “+”, e a opção já aparecerá para você.

No entanto, para que este e todos os outros recursos funcionem bem, é importante sempre manter o aplicativo atualizado, ok?


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9. Compartilhe o seu perfil do Twitter

Uma outra maneira bem simples de divulgar o perfil da sua marca e ganhar seguidores no Twitter é a de compartilhar o link dele em outras redes sociais — no Instagram, no Facebook e/ou no YouTube, por exemplo — e por meio de um ícone na sua própria loja virtual.

Se você é um lojista Nuvemshop, temos um tutorial super simples e rápido sobre como fazer isso no seu site. Para conferi-lo, clique no botão abaixo:

Ademais, você pode adicionar o link do seu Twitter em assinaturas de e-mails de atendimento e newsletters. É provável que alguns clientes ainda não te sigam e descubram, dessa forma, o seu perfil.


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10. Invista no Twitter Ads

Esta é uma alternativa paga 💰 para anunciar o seu perfil. O Twitter Ads possui um tipo de campanha específico para ganhar seguidores. Nele, é possível configurar um orçamento total (quanto deseja gastar com tal anúncio) e um orçamento máximo diário (limite que deseja investir por dia).

Além disso, o Twitter oferece diversas segmentações para o público, como por:

  • Dados demográficos (idade, gênero, idioma etc);
  • Dispositivos e operadoras;
  • Eventos;
  • Interesses;
  • Seguidores semelhantes, e muito mais!

Curioso? Caso queira testar este formato pago, a própria rede social disponibiliza um passo a passo completo e ilustrado. Para acessá-lo, clique no botão a seguir:

E se quiser conhecer outros tipos de campanhas — como de alcance, cliques no website, engajamento, conversão etc — confira a página do próprio Twitter sobre o Ads.

Dica extra: encurte as URLs

Ficou pensando em como compartilhar texto + link em um espaço de apenas 280 caracteres? Não se preocupe, é fácil. Utilize os encurtadores de URL: bit.ly ou ow.ly. Eles são ótimos para tornar o link menor e a leitura mais clean e legível.

E aí, pronto para ganhar seguidores no Twitter?

Esperamos que as estratégias acima tenham esclarecido suas principais dúvidas sobre como conseguir seguidores no Twitter. Como visto, com paciência e empenho, é possível engajar um público cada vez maior e, por consequência, expandir a sua marca.

Caso queira encontrar dicas similares, indicamos a categoria Redes sociais do Blog da Nuvemshop.

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