Quando e como expandir o meu negócio?

Por: Renata Estevo
Quando e como expandir o meu negócio?

Aqui você encontra:

Se a dúvida de quando e como expandir o meu negócio tem passado pela sua cabeça com recorrência, você chegou ao conteúdo certo! Neste guia, confira quais pontos levar em consideração ao decidir o momento ideal para crescer a sua marca e ideias de como ampliá-la (online e/ou fisicamente).

Vamos lá? 😉

O que é expansão de negócio?

Expansão de negócio, como a própria expressão indica, é ampliar o alcance de uma empresa — seja por meio de uma amplificação de espaço, de canais de venda e/ou do mix de produtos, por exemplo.

À vista disso, é importante refletir sobre qual é a época correta para fazê-la e planejar todas etapas do processo, pois um passo em falso pode ser o suficiente para prejudicar sua equipe e, por consequência, seu negócio.

Quando é a hora de expandir o meu negócio?

Para valer a pena começar a expansão de uma marca, é preciso primeiro considerar uma premissa básica: ela já deve ser um negócio de sucesso. Afinal, por que ampliar algo que não está performando bem?

Assim, o momento certo de expandir um negócio é quando, mesmo em pequena escala, ele gere um número crescente de vendas mensalmente e um fluxo de caixa sustentável. A empresa deve ser capaz de manter o capital de giro e pagar os salários dos funcionários.

Lembre-se sempre de que a taxa de conversão é o melhor indicador de que a sua loja está no caminho certo. Caso não esteja vendendo bem, pare e reformule o modelo de gestão e o plano de marketing. Analise também se os produtos oferecidos estão sendo direcionados ao público certo.

Quais pontos considerar antes de expandir o meu negócio?

Logística eficiente, atendimento rápido e estoque suficiente são os principais pontos com que você vai ter que se preocupar para uma expansão sustentável.

Não se esqueça de registrar a sua marca, caso ainda não o tenha feito. O processo é relativamente simples e trará mais tranquilidade e confiança ao investir no crescimento do seu negócio, além de evitar que “espertinhos” se aproveitem do seu sucesso.

Fora isso, é muito importante também estimar quanto dinheiro será gasto nessa expansão até que você consiga recuperar todo o investimento mais tarde. Caso o orçamento esteja apertado, talvez valha a pena esperar mais alguns meses ou analisar que tipo de gasto pode ser cortado.

Como expandir o meu negócio?

Agora que você já sabe quando expandir a sua marca e a quais questões se atentar antes de tomar tal decisão, chega o momento de planejar o crescimento. Existem diferentes formas de fazê-lo, portanto, a escolha certa vai depender do mercado em que você está inserido.

Para te ajudar com isso e apresentar as escolhas mais comuns, elaboramos duas listas: uma para negócio físico, outra para virtual. Acompanhe-as a seguir!

Como expandir um negócio físico?

1. Abra mais unidades

Crie uma rede de lojas sob o seu comando — elas podem estar localizadas tanto na cidade da sede, quanto em outros municípios da mesma região. No entanto, atente-se aos setores de logística e finanças: se a primeira unidade já te dá um trabalho razoável, será necessário contratar mais funcionários para distribuir as tarefas.

Além disso, não se esqueça de que, para abrir mais unidades, será preciso investir em infraestrutura (espaços físicos, aluguéis, sistemas operacionais etc).

2. Franqueie a sua marca

Dê autorização para que empreendedores interessados possam abrir novas lojas da sua marca. Para isso, é necessário contar com o auxílio de um advogado e de um contador para compreender se o seu negócio está apto para tal formato e desenvolver o contrato de franquia.

Ademais, é importante desenhar muito bem a cultura da sua empresa, para que, assim, funcionários e clientes compreendam com clareza os valores da marca.

3. Crie uma loja virtual

Se você já tem um bom número de vendas no seu espaço físico, imagine expandi-lo pelo Brasil através da internet? Dentre os pontos positivos de uma loja virtual, destacam-se: poder, com uma equipe enxuta, abrir o seu e-commerce e, em poucos minutos de configuração, começar a vender para todo o país.

Caso esta seja a sua escolha, baixe o nosso e-book gratuito com o passo a passo para criar uma loja virtual:

Como expandir um negócio virtual?

1. Invista mais em marketing digital

Para que o seu negócio alcance seu público com mais assertividade, é importante se atentar às estratégias orgânicas do site (SEO), bem como às campanhas pagas em redes sociais (como o Instagram, por exemplo) e no Google. Sobre isso, temos conteúdos completos para te orientar:


Saiba mais

2. Faça parceria com marketplaces

Marketplaces como Submarino, Americanas.com e Mercado Livre (o maior da América Latina!), por exemplo, são capazes de expor seus produtos para um número maior de pessoas em troca de uma comissão — ação ideal para você que deseja expandir o negócio e ganhar popularidade.

Esse tipo de canal de venda é uma boa opção para complementar a sua loja virtual. No entanto, em tal ambiente online, é fundamental expor preços competitivos para se destacar diante da concorrência, que geralmente é grande por lá.

Para aprender mais sobre o Mercado Livre, confira este guia gratuito:


Saiba mais

3. Abra uma loja física

Por fim, se quiser partir para o meio físico, você pode abrir um ponto comercial em um shopping ou em um local com alto fluxo de pessoas interessadas no seu produto. Neste caso, estude bem o contrato de locação e permanência do espaço para não se deparar com surpresas no meio do caminho.

Agora que tal rever todas as dicas acima e conhecer outras mais em vídeo?

Entendido?

Mantenha sempre a calma ao refletir sobre a questão inicial: “Quando e como expandir meu negócio?”. Se você fez tudo certo até aqui, agora está colhendo os louros do seu trabalho e não precisa ter medo de dar o próximo passo.

Se possível, contrate uma consultoria especializada em expansão de negócios para estudar a sua marca e oferecer a opção ideal para o seu negócio. Assim, você terá mais chances de alcançar um público cada vez maior, seja através de novos serviços ou produtos.

Caso você ainda não tenha a sua própria empresa mas quer vender pela internet, aproveite nossos 30 dias de teste gratuitos e crie sua loja virtual hoje mesmo!

Faça como +60mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Sabemos que migrar sua loja não é uma decisão simples.

Descubra os benefícios e facilidades que a Nuvemshop oferece exclusivamente para migrações.

Saiba mais sobre a migração