08/11/2017

Saiba quando expandir a sua marca

expandir marca

Será que agora é a hora certa de tentar conquistar um público maior? Se você está em dúvida sobre a resposta, é melhor não botar os pés pelas mãos e pôr todo o seu esforço a perder. Nesse artigo você saberá que pontos levar em consideração na hora de decidir qual o momento ideal para expandir a sua marca.

Antes de expandir é preciso já ter sucesso

Para valer a pena começar o processo de expansão de uma marca, é preciso primeiro considerar uma premissa básica: ela já deve ser um negócio de sucesso. Afinal por que expandir algo que não está performando bem?

Por isso, a hora certa de expandir o negócio é quando, mesmo em pequena escala, ele gera há um bom número de vendas por mês, de preferência que seja crescente. Além de conseguir se manter com a renda, pagar o salário dos funcionários e ainda manter um bom dinheiro em caixa.

Lembre-se sempre: o número de vendas é o melhor indicador de que sua loja está no caminho certo. Caso não esteja vendendo bem, pare e reformule o seu modelo de gestão e analise se os produtos oferecidos no seu e-commerce estão sendo direcionados para o público certo.

Tenho mais vendas do que consigo gerenciar, e agora?

Um momento em que se faz necessária a expansão da marca é quando a capacidade de gerenciar as vendas já atingiu ou está muito próxima do ápice.

Se você trabalhou sozinho até agora, saiba que será preciso contratar novos funcionários e planejar como funcionará a estrutura da sua empresa. Logística eficiente, atendimento rápido e estoque suficiente são os principais pontos com que você vai ter que se preocupar para uma expansão sustentável.

Não se esqueça também de registrar a sua marca, caso ainda não o tenha feito. O processo é relativamente simples e trará mais tranquilidade e confiança de investir no crescimento do seu negócio, além de evitar que “espertinhos” se aproveitem do seu sucesso.

Fora isso, é muito importante também estimar quanto dinheiro será gasto nessa expansão até que você consiga recuperar todo o investimento mais tarde. Caso o orçamento esteja apertado, talvez valha a pena esperar mais alguns meses ou analisar que tipo de gasto pode ser cortado na sua empresa.

Qual o melhor modelo para expandir meu negócio?

Existem diferentes formas de expandir um negócio. Portanto, a escolha certa vai depender do mercado em que está inserido.

Para te ajudar com isso e apresentar as escolhas mais comuns, elaboramos um vídeo especialmente sobre esse tema:

Entendido?

Mantenha sempre a calma nesse momento crucial para a sua empresa. Se você fez tudo certo até aqui, agora está colhendo os louros do seu trabalho e não precisa ter medo de dar o próximo passo.

Se possível, contrate uma consultoria especializada em expansão de negócios para estudar a sua marca e oferecer a opção mais indicada para sua empresa conseguir alcançar um público maior, seja através de novos serviços ou de produtos.

Caso você ainda não tenha o seu próprio negócio mas quer vender pela internet, aproveite nossos 15 dias de teste gratuitos e crie sua loja virtual hoje mesmo!

Data da última atualização: 16/03/2018


O que você achou desse conteúdo?


Renata Estevo

Renata é formada em relações internacionais e trabalha como consultora de e-commerce na Nuvem Shop. Adora colecionar cartões postais, não perde um jogo do seu time do coração, o Chelsea FC, e também não passa um dia sem usar o Pinterest.


    saiba-quando-expandir-a-sua-marca