O que é e como aplicar o marketing multicanal?

Por: Victoria Salemi
O que é e como aplicar o marketing multicanal?

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Você já parou para se perguntar sobre o que é e como funciona o marketing multicanal? Se nunca teve esse tipo de preocupação, saiba que, em um mundo em que as pessoas estão sempre conectadas, esse tipo de estratégia pode fazer diferença na hora de conquistar consumidores.

Por esse motivo, ao longo deste conteúdo, vamos descobrir por que a estratégia multicanal no marketing vai além de sair divulgando seus produtos ou serviços em vários meios. Além disso, entenderemos quais são seus benefícios e como aplicar o marketing multicanal com assertividade.

Então, sem mais delongas, é hora de começarmos!

O que é marketing multicanal?

Marketing multicanal é a estratégia de publicar campanhas de divulgação de uma marca e de seus produtos ou serviços em diferentes canais. Assim como pode ser vantajoso para uma empresa estar em diferentes canais de venda, é interessante veicular campanhas em vários ambientes.

Além de estar presente em diversos meios, o ideal é que os anúncios e comunicações tenham uma unidade, tanto em relação às ideias presentes quanto à identidade visual das suas peças. Mas engana-se quem pensa que basta publicar os mesmíssimos anúncios em todos os canais. É necessário que eles sejam condizentes, em formato e conteúdo, com o meio.

Quando falamos na estratégia multicanal, podemos considerar tanto ações do marketing digital quanto do tradicional (ou offline). Desse modo, podemos incluir no planejamento:

É claro que você não precisa estar em todos esses canais sempre. Cabe a você avaliar em quais deles o público que você pretende atingir costuma estar. Mais adiante, nos aprofundaremos nesse tópico.

Qual a diferença entre marketing multicanal e omnichannel?

O marketing multicanal, como vimos, pressupõe a presença em diversos meios de divulgação, preferencialmente de forma coesa. Já o omnichannel vai além: a ideia é que haja uma integração entre todos os canais da empresa (de venda, de atendimento e os meios por onde um negócio trabalha suas campanhas de marketing).

Caso queira entender tudo sobre a estratégia omnichannel, confira nosso guia especial sobre o assunto:


Saiba mais...

Vantagens do multicanal no marketing

Agora que já entendemos o que é o marketing multicanal, você deve estar se perguntando por que adotá-lo em sua empresa. Por isso, vamos conhecer as vantagens da estratégia para seu negócio. Acompanhe!

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Reconhecimento de marca

Ao trabalhar o marketing multicanal, será possível fazer com que sua marca seja conhecida por mais pessoas. Afinal, sua mensagem estará sendo veiculada em mais canais e, portanto, para diferentes públicos.

Consistência das campanhas

Quando você cria uma campanha unificada para exibir em diferentes canais, as pessoas percebem a consistência da mensagem e tendem a transferir essa imagem para sua empresa. Marcas consideradas profissionais costumam conquistar clientes com mais facilidade.

Novas oportunidades de negócio

Ao exibir suas campanhas de marketing a mais pessoas — e em seus canais preferidos — você será capaz de criar novas oportunidades de vendas. Como usuários diferentes estarão vendo seus anúncios e conteúdos, você será capaz de levar novos clientes à sua loja.

Como aplicar uma estratégia multicanal no marketing?

Aplicar a estratégia multicanal no marketing vai exigir muito planejamento e um acompanhamento constante de suas campanhas — mas isso não é nada com que um empreendedor não esteja acostumado, não é mesmo?

Você não está sozinho nessa, vamos te ajudar! Confira abaixo um passo a passo para que possa começar:

1. Faça um plano de marketing

O plano de marketing é um documento por meio do qual você organiza suas ações de divulgação. Ele já ajuda os empreendedores em campanhas únicas, mas tem importância especial quando se trata do marketing multicanal.

Isso se deve ao fato de que, para ter suas comunicações em consonância, o planejamento é fundamental. Desse modo, seu plano de marketing vai servir como um guia.

Caso queira um modelo para começar a planejar o marketing multicanal da sua empresa, faça o download abaixo:

2. Identifique os canais preferidos do seu público

Na hora de estabelecer em quais canais você veiculará suas peças, lembre-se de ater-se àqueles em que seu público está. Para saber quais são eles, você deve conhecer o perfil do seu cliente ideal, estabelecendo a persona do seu comprador.

Isso significa criar um personagem semifictício para representar um típico consumidor da sua empresa, incluindo hábitos, hobbies, gostos e necessidades. No início, esse perfil será traçado a partir de suposições, mas, com o tempo, você deve realizar entrevistas e pesquisas com seus clientes para validar suas hipóteses ou corrigir informações.

3. Adapte a campanha para cada canal

Com os canais e o conceito da campanha definidos, é chegada a hora de planejar os formatos para cada meio. Considere o perfil de cada um deles e os gostos de seu público para fazer a escolha.

Por exemplo, se você criou um anúncio para YouTube, mas percebeu que as pessoas que você pretende atingir preferem conteúdos em carrossel (galerias de fotos) no Instagram, crie uma variação nesse formato para a rede social. As chances de sucesso são muito maiores se você souber aproveitar o que funciona melhor em cada canal.

4. Acompanhe os resultados e faça adaptações se necessário

Campanhas no ar em todos os canais, acabou, certo? Errado!

Acompanhar as métricas (como cliques, visualizações e conversões, por exemplo) de cada canal é fundamental para saber o que está funcionando bem e o que precisa de modificações para que você tenha um bom retorno sobre o investimento.

Esse acompanhamento sempre deve ser feito, mas, em especial, na estratégia de marketing multicanal. Isso porque, ao envolver diversos meios em uma campanha unificada, o trabalho e o investimento serão grandes. Portanto, é necessário garantir o máximo aproveitamento da ação, certo?

Entendido?

Tudo certo sobre o marketing multicanal? Como vimos, esse tipo de estratégia pode trazer muitos benefícios para sua empresa. É possível até que você já divulgue seus produtos e serviços por diferentes meios. Nesse caso, só falta cuidar para que haja uma unidade entre essas campanhas.

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