O que significa CTR e como aumentar a taxa de cliques?

Imagem focada nas mãos de uma pessoa segurando o celular enquanto uma segunda pessoa toca a tela, ilustrando o CTR.
Pontos principais do artigo:
  • CTR é a sigla em inglês para Click Through Rate, que significa “Taxa de Cliques”;
  • Na prática, essa métrica serve para indicar a porcentagem de pessoas que, após visualizarem um link, decidem clicar nele;
  • Uma boa taxa de cliques sugere que o anúncio é relevante e atrativo para os usuários. Por isso, quanto mais alto o CTR, melhor;
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Se você investe tempo e dinheiro em estratégias de marketing digital, é provável que uma das primeiras coisas que você queira saber é o quanto elas realmente são efetivas, não é mesmo? Se esse é o caso, o CTR pode se tornar o seu melhor amigo.

Isso porque ele é um indicador da taxa de cliques de um anúncio ou de um conteúdo que aparece nas buscas orgânicas do Google. Um CTR alto indica que boa parte das pessoas que veem o seu link, clicam nele. Já um CTR baixo pode ser um sinal de alerta que o seu conteúdo não está chamando a atenção do usuário.

Mas, afinal, como saber quando um CTR é bom ou ruim e o que fazer se os seus resultados estiverem abaixo do esperado? Para responder essas e outras dúvidas sobre a taxa de cliques, preparamos este guia completo com tudo o que você precisa sobre o assunto. Confira!

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O que é CTR?

CTR é a sigla para Click Through Rate (ou Taxa de Cliques, em português). É uma das principais métricas de marketing digital e serve para medir se os usuários consideram seus anúncios ou conteúdos relevantes.

Isso porque o CTR indica a quantidade de pessoas que clicaram no link do anúncio ou do conteúdo na página de resultados do Google (SERP) em relação ao total de usuários que viram aquele link.

Nem todas as pessoas que veem um link vão clicar nele. Por isso, quanto maior o número de cliques, mais alto o CTR. Esse é um indicador especialmente importante no tráfego pago, já que um anúncio com CTR baixo tende a ter um custo mais alto.

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Para que serve o CTR?

O CTR é utilizado, principalmente, para avaliar o desempenho de anúncios, como Google Ads, Instagram Ads e Facebook Ads. De acordo com a porcentagem do CTR, é possível dizer se uma campanha é eficiente ou não.

Ter uma campanha com uma taxa de cliques alta, por exemplo, indica que o anúncio é relevante e atrativo para os usuários. Por outro lado, uma campanha com CTR baixo pode não estar alinhada aos interesses do público-alvo.

Com essa informação em mãos, é possível fazer um comparativo entre diferentes anúncios e identificar aqueles que funcionam melhor, replicando o modelo em campanhas que não estejam performando tão bem.

A ideia também funciona para listagens gratuitas, ou seja, conteúdos ranqueados no Google por meio das técnicas de SEO. Quanto mais alto o CTR, mais relevantes são o título e a descrição da página para a pesquisa do usuário.

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Como calcular o CTR?

É possível calcular o CTR dividindo o número de cliques recebidos por um anúncio pelo número de vezes em que ele foi exibido. Como o valor do CTR é considerado em porcentagem, lembre-se de multiplicar o resultado por cem.

Como calcular o CTR: CTR = (número de cliques ÷ número de visualizações) × 100

Imagine que um anúncio de uma campanha no Google Ads teve 3 mil impressões e recebeu 150 cliques. Nesse caso, o CTR do anúncio seria de 3%.

  • CTR = (150 ÷ 3.000) × 100
  • CTR = 0,05 × 100
  • CRR = 5%

Quando um CTR é bom?

A avaliação de um CTR bom ou não pode variar de acordo com o tipo de anúncio, a plataforma utilizada e os objetivos da campanha. O que é considerado bom no Google Ads, pode ser suficiente no Facebook Ads.

Geralmente, uma taxa de cliques igual ou acima de 3% é considerada boa, enquanto um CTR menor do que 1% pode indicar algum problema na estratégia, como escolha de palavras-chave inadequadas ou conteúdo que não atende à intenção de busca do usuário.

Além disso, vale lembrar que o nicho de mercado também pode influenciar nessa análise. O setor de moda tende a ter um CTR mais alto, por exemplo, enquanto mercados mais técnicos podem ter CTRs mais baixos.

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Qual a relação entre CTR, CPC e CPM?

Se você é iniciante em tráfego pago, existem boas chances de que já tenha se confundido entre as siglas de mídia paga, como CTR, CPC e CPM, certo?

Apesar de serem coisas diferentes, elas podem estar relacionadas e influenciar o custo e a eficiência da sua campanha. A seguir, vamos entender o que significa cada uma delas:

  • CTR (click through rate ou taxa de cliques): é a porcentagem de pessoas que clicam em um anúncio em relação ao número total de pessoas que o viram.
  • CPC (custo por clique): é o quanto você paga por um anúncio cada vez que ele é clicado, independentemente do número de visualizações.
  • CPM (custo por mil impressões): é o quanto você paga por um anúncio a cada mil visualizações, independentemente do número de cliques.

Na prática, o CTR impacta principalmente no CPC. Isso porque quanto maior a taxa de cliques, mais a plataforma de anúncios entende que o seu conteúdo é útil para os usuários. Como consequência, o CPC se torna mais barato.

Já o CPM está mais relacionado ao número de impressões, não necessariamente associadas ao clique. Nesse caso, o número de pessoas que clicaram no seu anúncio (CTR) não influencia no custo da campanha.

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Como aumentar o CTR?

Uma taxa de cliques baixa pode indicar que existe dinheiro sendo perdido ou mal investido na sua estratégia. Pensando nisso, listamos sete dicas infalíveis para aumentar o CTR dos seus anúncios. Confira:

Escreva um título claro

O título é a primeira coisa visível para as pessoas na página de resultados do Google, tanto para anúncios pagos quanto para conteúdos orgânicos.

Se você não conseguir chamar a atenção do usuário ali, dificilmente ele irá clicar no seu link. Por isso, escreva títulos que transmitam a mensagem de forma clara e objetiva, sempre usando a palavra-chave e respeitando o limite de caracteres para que o conteúdo não seja cortado.

💡 Saiba mais: Como escrever boas meta titles?

Use gatilhos mentais

Não é à toa que ofertas-relâmpago e descontos por tempo limitado fazem tanto sucesso entre os consumidores. Isso acontece porque esse tipo de apelo emocional incentiva os usuários a realizarem uma ação — como clicar no link do anúncio.

A prática é conhecida como gatilhos mentais e pode ser muito útil para ajudar a aumentar o CTR do seu conteúdo. Palavras como “agora” e “última chance” no título ou na descrição, por exemplo, motivam o consumidor a clicar para não perder a oportunidade.

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Adicione uma CTA

Uma CTA (também conhecida como call to action ou chamada para ação, em português) é, literalmente, uma instrução sobre o que você espera que o usuário faça ao ver um anúncio pago ou um conteúdo nas redes sociais.

“Compre agora”, “Inscreva-se” e “Faça o download aqui” são alguns exemplos de CTA. Assim como os gatilhos mentais, eles servem para incentivar o usuário a clicar em links ou botões específicos e podem ser boas opções para otimizar a taxa de cliques.

💡 Saiba mais: O que é call to action (CTA) e como fazer chamadas que convertem?

Use URLs amigáveis

Muitos usuários costumam conferir a URL para saber para onde serão redirecionados ao clicar no link. Quanto mais clara for a URL, mais segurança ela passa, aumentando as chances de clique.

Por isso, evite usar números, códigos ou caracteres especiais que possam parecer confusos para o usuário. Uma URL amigável é limpa e facilmente compreensível por qualquer pessoa. Além disso, ela deve conter a palavra-chave para indicar que a página está relacionada ao termo pesquisado.

💡 Saiba mais: O que é URL parametrizada e como usar esse recurso no e-commerce?

Use imagens chamativas

Nos anúncios de redes sociais, como Instagram Ads e Facebook Ads, as imagens ocupam a maior parte do conteúdo. Portanto, é importante que elas se destaquem entre as outras publicações para garantir um maior número de cliques.

Nesse caso, vale lembrar que a beleza importa. Então, invista em imagens nítidas e esteticamente bonitas. Isso vai ajudar a chamar a atenção do usuário e passar mais profissionalismo e confiança para a sua empresa.

💡 Saiba mais: Como criar fotos de anúncios que aumentam as vendas?

Faça uma boa segmentação

Se o seu anúncio estiver aparecendo para o público errado, dificilmente ele terá um bom CTR. A segmentação permite direcionar o anúncio para as pessoas certas e evitar o desperdício de impressões com usuários que não estão interessados no conteúdo.

Aqui, uma boa dica é fazer a segmentação com base em características demográficas, como idade, gênero e localização. Se tiver informações suficientes, também vale segmentar de acordo com o comportamento e histórico de compra para alcançar um público ainda mais interessado.

Conheça o seu público

Por último, conheça o seu público e saiba com quem você quer falar. Entender o que o seu consumidor realmente precisa vai te ajudar a escrever um texto que vende — ou, nesse caso, atrai cliques.

Embora existam algumas estratégias para aumentar a taxa de cliques e gerar tráfego, nada é mais eficiente do que falar a mesma língua que o seu cliente. Dessa forma, essa talvez seja a dica mais importante para aumentar o CTR do seu site ou anúncio.

💡 Saiba mais: 8 estratégias para gerar tráfego para e-commerce

Tudo certo para aumentar o CTR do seu site?

Como vimos, o CTR é uma métrica que você deve acompanhar de perto na sua estratégia — seja ela de anúncios pagos ou de conteúdos orgânicos. Por isso, esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido todas as suas dúvidas e te dado boas ideias para aumentar a sua taxa de cliques.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre CTR

CTR significa "taxa de cliques" (do inglês, Click Through Rate). É uma métrica do marketing digital usada para avaliar o desempenho de anúncios pagos em plataformas como Google Ads, Instagram Ads e Facebook Ads.

A fórmula para calcular o CTR é CTR = número de cliques ÷ número de visualizações. Como o valor é expresso em porcentagem, o resultado final deve ser multiplicado por cem.

Quanto maior o CTR, melhor. Geralmente, uma taxa de cliques igual ou acima de 3% é considerada boa. No entanto, alguns setores, como o de moda e acessórios, costumam ter CTRs mais altos que a média.

No Google Ads, CTR é o número de cliques recebidos por um anúncio dividido pelo número de vezes em que ele foi exibido. Um CTR alto indica que boa parte das pessoas que veem o anúncio, decidem clicar nele.

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