O que é PDV e como esse conceito pode melhorar a experiência omnichannel da sua loja

Por: Guilherme Minuzzi
O que é PDV e como esse conceito pode melhorar a experiência omnichannel da sua loja

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Você sabe o que é PDV? Se nunca ouviu falar nesse conceito, saiba que ele pode ser um grande aliado do seu negócio.

Agilidade e rapidez são características importantes para quem trabalha no meio online. O consumidor do nosso tempo preza, cada vez mais, pela experiência da compra como um todo. Ele quer ter boa navegação na loja ou marketplace, quer preço, condições de pagamento e prazo de entrega curto.

Para melhorar os resultados comerciais da sua empresa, utilizar um controle de Ponto de Venda (PDV) é fundamental. De forma geral, a presença do PDV ajuda a ter ganhos organizacionais, como gerenciar o estoque, abertura e fechamento de caixa e controlar trocas e devoluções de forma mais simplificada e autônoma.

O consumidor do nosso tempo prima, mais do que nunca, pela comodidade de comprar pelo canal de sua preferência e receber em casa, ou retirar na loja. Por isso, negócios omnichannel costumam conquistar cada vez mais consumidores.

Então, hora de entender o que é PDV e quais as vantagens de utilizar esse tipo de tecnologia em seu negócio.

O que é PDV?

O Ponto de Venda (PDV) deriva seu significado da expressão inglesa Point of Sale (POS) ou Point of Purchase (POP), e descreve a área do varejo onde produtos ficam expostos e o cliente realiza a compra. Daí deriva o nome PDV online, que nada mais é do que uma ferramenta de gestão das vendas.

Utilizar um sistema ERP que automatiza os processos e ainda dispõe de PDV online é indispensável para quem quer ter maior autoridade sobre o próprio negócio.

O frente de caixa — local onde o cliente finaliza uma compra, seja on ou offline —, aliado ao sistema de gestão, torna-se indispensável para o seu negócio. Isso porque esse sistema automatiza o processo de leitura de produtos com código de barras e utiliza etiquetas criadas na ferramenta para que o registro dos itens das vendas aconteça automaticamente.

De forma geral, a presença do PDV ajuda a ter ganhos organizacionais, como gerenciar o estoque, abrir e fechar o caixa e controlar trocas e devoluções de forma mais simplificada e autônoma — na loja física, virtual ou, até mesmo, em ambas ao mesmo tempo. Logo, em negócios que buscam a operação omnichannel, ou seja, com vários canais de venda integrados, têm muito a ganhar com esse sistema.

Vantagens de utilizar um sistema de PDV

O PDV tem a vantagem de gerenciar os pedidos e as vendas. Ou seja, as vendas efetuadas no e-commerce e em lojas físicas são capturadas automaticamente pelo sistema de retaguarda onde são gerados todas as atividades de entrega (no caso do online) e faturamento com notas fiscais, controles financeiros e demais processos.

Outra grande vantagem é ele ser um aliado importante para as relações de compra e venda da empresa. Entre os maiores diferenciais da utilização desse tipo de ferramenta está o acesso a recursos para pequenas e microempresas, tornarem sua administração mais simplificada. A facilidade nos processos e na amostragem do produto é fundamental para alavancar as vendas e tornar a experiência do cliente completa.

Vamos conhecer agora algumas das outras vantagens:

1. Redução de custos

Em termos de gestão financeira, o frente de caixa (ou PDV) é uma ótima forma de reduzir custos, pois o controle pode ser feito até mesmo através de um tablet ou celular. A mobilidade que este formato garante oferece a vantagem de atender os clientes, fazer pedidos e aceitar pagamentos de forma totalmente remota e direta.

2. Melhora do processo e experiência do cliente

Tornar a compra mais dinâmica faz com que o cliente tenha uma melhor experiência. O vendedor passa a ter todas as informações unificadas e consegue verificar o estoque em tempo real.

3. Armazenamento em nuvem

Os registros de produtos em tablets ou smartphones podem ser facilmente integrados online, no sistema de nuvem. Todo o seu processo, estoque, movimentações e outras informações sempre serão exatas e estarão disponíveis a qualquer horário e podendo ser facilmente acessados.

4. Trabalho facilitado

Otimizar os processos e facilitar o trabalho é a missão desse tipo de sistema. E, com a função PDV, o vendedor pode ter acesso a informações sobre todos os setores da loja, como a gestão de estoque, por exemplo. Isto permite a redução da locomoção, dando maior agilidade e autonomia ao funcionário em uma loja física.

Frente de Caixa (PDV) integrado

Para quem trabalha no e-commerce, ter um frente de caixa (PDV) integrado à  plataforma de e-commerce e à loja física é importante para controlar suas vendas com praticidade e agilidade. A gestão do caixa ficará mais simples, pois a integração do estoque físico com a sua loja virtual e marketplaces também torna o trabalho organizado.

O PDV integrado surge como aliado a qualquer tipo de negócio, para grandes, médias e pequenas empresas, a fim de auxiliar no dia a dia do seu e-commerce. Dessa forma, é possível priorizar a integração de processos para produzir mais e atender melhor seus clientes.

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