15 dicas de como ter um negócio de sucesso

15 dicas de como ter um negócio de sucesso

Muito se discute sobre como ter um negócio de sucesso, certo? Embora não exista uma receita para isso, há diversas práticas que podem pavimentar o caminho até o tão sonhado triunfo.

Mesmo com possíveis obstáculos, ser empreendedor é não desistir e seguir em frente. Nesse sentido, quanto mais preparado você estiver, mais promissora será a sua jornada.

Por isso, neste artigo, separamos 15 dicas de como ter um negócio de sucesso. Separe o papel, a caneta e vamos à leitura! 🧐

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1. Tenha uma proposta de negócio

O ponto inicial de qualquer negócio é ter uma proposta clara e objetiva. Isto é: qual será o papel da sua empresa? Quais dores ela irá resolver? Qual será o seu impacto na sociedade?

É importante ter em mente que você não estará colocando no mercado apenas um produto ou serviço. Sua marca será responsável por transmitir valores, sentimentos e proporcionar experiências. Logo, é preciso ter clareza sobre qual será a sua missão.

💡 Saiba mais: Como definir missão, visão e valores de uma empresa?

2. Entenda a viabilidade do negócio

Seguindo a premissa do tópico anterior, outro ponto de atenção é a viabilidade do seu negócio. Você deve se perguntar, antes de qualquer coisa, se a empresa que você pretende montar faz sentido.

Considere questões como: há demanda para o seu produto ou serviço? Os custos de produção são viáveis? Você enxerga oportunidades a longo prazo?

Ter em mente questionamentos como esses é muito importante para apostar no modelo de negócio certo. Assim, você evita investir em projetos que não irão trazer retornos positivos.

💡 Saiba mais: Negócios online: as 20 melhores ideias para lucrar

3. Busque conhecimento e capacitação

Uma coisa é fato: não dá para ter sucesso sem um bom preparo. Nesse sentido, se você quer ter um negócio próprio, é imprescindível estudar sobre o mercado e absorver todo o conhecimento que você puder.

Informação é um bem valioso que agrega muito valor a sua carreira. Além disso, quanto mais capacitado você estiver, mais fácil será identificar oportunidades, prever erros e sair na frente de seus concorrentes.

💡 Saiba mais: Conheça os 30 melhores livros para empreendedores

4. Faça um bom plano de negócios

A organização é uma grande amiga de qualquer empreendedor. Imagine a quantidade de informações e processos que envolvem a gestão de uma empresa. Bastante coisa, não é?

O plano de negócios consiste em um documento que reúne tudo o que você precisa saber sobre a sua empresa — como o tipo de sociedade, sócios e investidores, capital de giro, etc. Portanto, criá-lo deve ser uma prioridade na sua lista de tarefas.

💡 Saiba mais: Plano de negócios: como fazer o seu?

5. Conheça o seu nicho de mercado

Saber onde você está pisando é um fator importante para a segurança e estabilidade do seu negócio. Por isso, tenha pleno conhecimento sobre o seu nicho de mercado.

Essa é uma forma de criar estratégias mais assertivas, além de ter visibilidade das oportunidades que o setor disponibiliza de tempos em tempos. Estar por dentro do que acontece em sua área de atuação é um fator que irá posicioná-lo com mais força no mercado.

6. Saiba quem é o seu público-alvo

Tão importante quanto o seu nicho de mercado é o seu público-alvo. Conhecer a sua audiência é um dos principais passos para gerar vendas.

Isso porque somente entendendo quais são as necessidades do seu cliente e identificando os canais de venda em que você pode atingi-lo será possível levar a sua marca até ele. Caso contrário, você estaria trabalhando no escuro, colocando esforço em estratégias que talvez não tenham potencial de conversão.

Portanto, para evitar esse tipo de situação, saiba quem é a sua audiência. Uma boa prática que pode ajudá-lo é criar uma persona — perfil semifictício do seu cliente ideal —. Isso irá permitir que você tenha maior previsibilidade sobre o comportamento do seu consumidor.

💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?

7. Dê atenção às finanças

Se tem uma coisa que é fundamental para o crescimento de um negócio é a sua saúde financeira. Muitos empreendedores, ao alcançar determinado nível de faturamento, acabam metendo os pés pelas mãos e gastando mais do que o necessário. E o resultado nunca é bom.

Pensando nisso, fazer um planejamento financeiro é uma ótima alternativa para evitar problemas no caixa da sua empresa. Assim, você consegue controlar seus gastos e ganhos de forma mais eficiente, garantindo que seu negócio se mantenha estável no mercado.

💡 Saiba mais: Gestão financeira: o que é, como fazer e porque é importante

8. Coloque o cliente como prioridade

Uma expressão muito usada no mercado é aquela: “o cliente sempre tem razão”. Bom, “sempre” é uma palavra forte, não é? No entanto, se você escolhe ser prestador de serviços ou colocar um produto no mercado, o consumidor definitivamente deve ser a sua prioridade.

Nesse sentido, busque proporcionar sempre a melhor experiência de compra possível, oferecendo um bom atendimento ao cliente, solicitando feedbacks e trabalhando em melhorias constantes.

💡 Saiba mais: O que é marketing de experiência e como utilizá-lo?

9. Mantenha-se bem informado

Mencionamos anteriormente a importância da capacitação na jornada de um empreendedor e o mesmo se aplica à busca por informações. Para que você tenha êxito em seus projetos, estar por dentro do que acontece em seu setor de atuação é fundamental.

Com o apoio das redes sociais, blogs, fóruns etc., é possível se conectar com especialistas e profissionais da área e se manter atualizado sobre o que acontece no mercado. Redes como o LinkedIn e o Twitter, por exemplo, são ótimos canais para buscar conexões valiosas para o seu negócio.

10. Defina metas objetivas

Partindo agora para a parte mais estratégica, é importante pontuarmos a necessidade de operar com metas claras e objetivas. Considerando que todo o esforço de um empreendedor é guiado por seus propósitos, quanto mais realistas eles forem, mais fácil será atingi-los.

Lembra do plano de negócios que mencionamos anteriormente? Pois bem, ele pode ajudá-lo na hora de definir e organizar suas metas. Use a organização a seu favor e, sem dúvidas, você terá bons resultados com isso.

11. Faça uma análise de concorrência

Já falamos sobre a importância de conhecer o seu público e o seu nicho de mercado, certo? Mas não paramos por aí. Saber quem são seus concorrentes, como eles atuam e quais são suas fortalezas e fraquezas é extremamente enriquecedor para a sua estratégia.

Por isso, a análise de concorrência deve fazer parte da sua lista de acionáveis. Uma vez que você entende como seus adversários se posicionam no mercado, fica mais fácil trabalhar no diferencial da sua marca e se destacar no setor.

💡 Saiba mais: O que é análise de mercado e como fazer uma para o seu negócio?

12. Identifique o diferencial da sua marca

Aproveitando o gancho do tópico anterior, não podemos deixar de mencionar a importância de buscar o diferencial da sua marca. Para ter um negócio online de sucesso, é preciso se destacar. Então, você terá que buscar formas de se sobressair em meio a seus concorrentes.

Quando falamos em diferencial, não nos referimos apenas às mercadorias e, sim, à toda jornada do consumidor junto à sua empresa. Afinal, ainda que você venda o mesmo produto que outras grandes lojas, a experiência de compra que a sua marca oferece é o que irá captar e fidelizar clientes.

💡 Saiba mais: Diferencial competitivo: dicas para destacar o seu negócio

13. Escolha bons profissionais

À medida que o seu negócio avança no mercado, parcerias serão mais do que necessárias. Sejam bons fornecedores, operadores logísticos, vendedores afiliados, etc, contar com bons profissionais é crucial para obter melhores resultados.

Portanto, seja cauteloso na hora de contratar profissionais e firmar parcerias. As pessoas que trabalham com você impactam diretamente na imagem da empresa, por isso, é importante que elas estejam alinhadas à sua proposta e aos seus valores.

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14. Mostre o valor da sua marca

Uma empresa hoje não vende apenas produtos, mas experiências. Logo, tudo o que você faz — como você se posiciona e as mensagens que são transmitidas — tem impacto na vida do seu público. Pensando nisso, é de extrema importância definir e mostrar o seu valor de marca.

Com a conectividade proporcionada pela internet, o público está cada vez mais próximo das empresas. Dessa maneira, aquela relação que um dia foi de apenas compra e venda, hoje envolve outras questões. As pessoas buscam apoiar marcas que estejam alinhadas com seus princípios, por isso, conhecer o seu público e garantir que seu discurso esteja alinhado a ele será fundamental para o seu negócio.

💡 Saiba mais: Como criar uma proposta de valor para o seu negócio?

15. Seja resiliente

Por fim, deixamos uma dica mais inspiracional: seja resiliente durante toda a sua jornada. O caminho de um empreendedor pode conter obstáculos e, nem sempre, as coisas irão acontecer conforme o planejado.

Contudo, desistir não pode ser opção, pois sempre há alternativas para contornar os empecilhos e seguir adiante. Nesse sentido, ser flexível e paciente são atributos que irão ajudar a levar as coisas com mais leveza e sem perder o foco nos objetivos.

💡 Saiba mais: Perfil do empreendedor: conheça as características

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Esperamos que essas dicas de como ter um negócio de sucesso o ajudem a trilhar um caminho promissor para a sua marca. A propósito, se você está buscando expandir a sua marca, conheça o Nuvemshop Next, a solução de e-commerce voltada para lojas em crescimento.

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