Multicanal de marketing: o que é, vantagens e como fazer?

Imagem mostrando um smartphone conectado a diversos canais para representar o marketing multicanal.

Acompanhar o ritmo dos nossos clientes está cada vez mais desafiador, não é mesmo? Com tantos meios de comunicação, é preciso garantir que nossas estratégias de venda tenham o alcance necessário, e é neste ponto que o marketing multicanal se faz essencial.

Portanto, neste artigo, vamos conhecer tudo sobre o que é uma estratégia multicanal de marketing e como aplicá-la na sua empresa.

Vamos lá? 😊

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O que é marketing multicanal?

A estratégia de marketing multicanal consiste em uma série de práticas que visam a levar sua marca para diferentes canais. A ideia central é identificar em quais redes o seu público-alvo tem presença marcada e, a partir daí, garantir que seus produtos e/ou serviços tenham visibilidade nesses ambientes.

Se pensarmos de forma ampla, são diversos os meios e formas de captar clientes e vender. Dentre os principais canais de venda destacam-se:

No entanto, o foco não está necessariamente em atingir todos os canais, até porque isso exigiria um alto investimento. O ponto-chave dessa estratégia é entender em quais meios você irá impactar um número maior de leads — ou potenciais clientes.

Dessa forma, você pode investir diretamente nos canais que poderão trazer resultados positivos para o seu negócio.

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Qual é o principal objetivo do marketing multicanal?

O principal objetivo do marketing multicanal é alcançar os consumidores por meio de múltiplos canais de comunicação, proporcionando uma experiência integrada e consistente em todos os pontos de contato com a marca. Isso significa que o marketing multicanal visa atender aos consumidores em diversos canais, como mídias sociais, e-mail marketing, publicidade online, conteúdo para dispositivos móveis, SMS, entre outros.

Qual a diferença entre marketing multicanal, marketing tradicional e omnichannel?

É comum que algumas pessoas confundam o significado e as aplicações dos termos marketing multicanais e omnichannel. E, sim, existe um fator semelhante em ambas as estratégias: o uso de diversos tipos de canais ao mesmo tempo. Contudo, elas são coisas completamente diferentes.

Além disso, o conceito de marketing tradicional também desperta certas dúvidas. Por isso, neste tópico, explicaremos as principais diferenças entre eles. Acompanhe!

Marketing multicanal

Como foi visto anteriormente, o marketing multicanal pressupõe a presença em diversos meios de divulgação, preferencialmente de forma coesa, para garantir maior alcance a campanhas de reconhecimento de marca e vendas.

Ou seja, ele se limita às áreas de comunicação e marketing de um negócio, tendo como objetivo alcançar o público-alvo, captar sua atenção de diferentes formas e apresentar a ele um determinado produto.

Marketing tradicional

Entendendo o que é marketing multicanal, é possível observar que ele é uma parte daquele marketing mais abrangente, conhecido e utilizado em grande parte das empresas.

Assim, uma estratégia de marketing tradicional visa a definir e escolher as campanhas e canais para fazer uma divulgação, mas não necessariamente com o compromisso de expandir ao máximo esse alcance.

Omnichannel

Já o omnichannel vai além. Aqui, a ideia é que exista uma integração entre todos os possíveis pontos de contato com o cliente dentro uma empresa — como vendas multicanal, atendimento ao cliente e os meios por onde um negócio trabalha suas campanhas de marketing.

Por exemplo: imagine que você comprou um tênis pela internet, mas, ao recebê-lo em sua casa, o tamanho não serviu. Caso a loja tenha uma estratégia omnichannel, será possível ir até o estabelecimento físico para trocar a peça e escolher a de tamanho ideal para o seu caso.

💡 Saiba mais: 20 tipos de marketing e exemplos de suas aplicações

Quais são as vantagens do marketing multicanal?

Embora a comunicação e o marketing multicanal demandem bastante trabalho, os benefícios, definitivamente, fazem valer a pena o esforço. Por isso, separei seis vantagens desta estratégia que podem te inspirar.

1. Aumento da credibilidade da empresa

Com sua empresa fornecendo conteúdos e informações em multi canais, tanto a credibilidade do seu negócio quanto o seu mercado de atuação aumentam. Isso porque, os clientes passam a criar uma relação de confiança com a marca, já que frequentemente estão consumindo seus produtos.

A presença em diversos meios de comunicação também traz mais profissionalismo, já que seus consumidores sabem que podem contatá-lo de várias formas.

2. Maior presença da marca

Já ouviu aquele ditado “quem não é visto, não é lembrado”? Pois bem, no e-commerce, ele faz total sentido. Para garantir que a sua marca se destaque em relação à concorrência, é preciso investir em ampliar a sua visibilidade.

A estratégia de marketing multicanal age exatamente neste ponto. Com sua empresa marcando presença em diversos canais, o número de pessoas que serão impactadas por suas campanhas será maior.

3. Aumento da taxa de conversão

Com sua marca atingindo usuários em diversos canais, sua taxa de conversão também pode crescer. Se falarmos de redes sociais, por exemplo, onde há uma grande corrente de compartilhamento de informações, as possibilidades de conquistar cada vez mais novos clientes são enormes.

Com sua marca presente em diferentes canais, seus clientes podem visualizar, conferir e comprar os seus produtos em poucos cliques, estejam eles acessando via desktop, tablet ou smartphone.

💡 Saiba mais: Taxa de conversão: como aumentar as vendas da sua loja virtual

4. Facilidade para obter feedbacks

Quando pensamos no futuro do negócio, precisamos garantir que nossos produtos e serviços se mantenham atrativos para aqueles que já são clientes. Para preservar a satisfação e a fidelidade destes consumidores, nada melhor do que receber feedbacks.

Estes insumos são muito ricos para qualquer empresa, já que é por meio deles que podemos entender como melhorar e se estamos no caminho certo. O marketing multicanal irá permitir que você se conecte com um número maior de clientes, logo, será mais fácil ter este tipo de contato que será superpositivo para sua marca.

💡 Saiba mais: Aprenda quando e como pedir feedback ao cliente

5. Maior conhecimento sobre seus clientes

Acompanhar o comportamento do consumidor é essencial para o crescimento do negócio. Já que, se algo muda na forma de consumo, rapidamente, precisamos modificar a produção também.

O marketing multicanal permite que você acompanhe, conheça e entenda melhor os hábitos de consumo do seu público-alvo. Isso pode te ajudar a ser mais assertivo em suas estratégias de venda e na criação ou otimização de produtos, por exemplo.

💡 Saiba mais: Quem é o consumidor multicanal e como conquistá-lo?

6. Maiores chances de fidelização

E para fechar, nada mais saudável para um negócio do que fidelizar clientes, não é mesmo? Pois saiba que, com sua marca presente em diversos canais, fica mais fácil atingir e criar relações duradouras com o seu público-alvo.

Pensemos em um cupom de desconto, por exemplo, com a promoção sendo divulgada nas redes sociais, no site da sua marca e sendo enviada via e-mail marketing. Vai ser difícil o cliente não visualizá-la, certo?

Esta estratégia irá permitir que você esteja constantemente se informando e interagindo com sua audiência. Isso, consequentemente, irá aproximá-la da sua marca, o que é ótimo para o aumento do seu ticket médio.

💡 Saiba mais: 7 melhores estratégias sobre como fidelizar clientes

Como criar uma estratégia de marketing multicanal?

Investir no marketing multicanal irá demandar certo trabalho. Portanto, atente-se às etapas deste processo para garantir que seu plano traga bons resultados.

Para te ajudar com o planejamento, selecionamos seis etapas fundamentais para criar uma estratégia de marketing multicanal. Confira a seguir:

1. Conheça o seu público-alvo

Quando o assunto é marketing, antes de qualquer tomada de decisão, é fundamental ter amplo conhecimento sobre o seu público-alvo. Isso porque, somente com essas informações em mente, será possível criar estratégias mais assertivas.

Por exemplo: se a faixa etária da sua audiência é de 16 a 25 anos, investir em campanhas no rádio ou na TV pode não ser tão eficaz, visto que estes perfis têm maior engajamento em canais digitais, como as redes sociais.

Portanto, dedique um tempo para entender quem é o seu público-alvo e onde você pode encontrá-lo. Dessa forma, você saberá exatamente em quais canais eles estão concentrados e ficará mais fácil criar campanhas assertivas.

2. Integre diferentes canais

Suas campanhas precisam ser funcionais em todas as redes em que você pretende atuar. Portanto, depois que você já mapeou os canais nos quais o seu público-alvo tem presença, pense em formas de integrá-los.

Uma maneira de fazer isso é criando conteúdos que guiem a sua audiência de um canal para o outro. Por exemplo, se você tem um blog sobre moda, um bom caminho seria:

  • Fazer uma postagem completa sobre um lançamento da sua marca;
  • Enviar um e-mail marketing divulgando a coleção e linkando o conteúdo completo;
  • Fazer postagens nas redes sociais convidando os usuários a acessarem sua página.

Desta forma, você trabalha a mesma campanha em diversos meios, porém, direcionando os leads para o seu conteúdo central. Essa estratégia permite que você amplie a visibilidade da sua marca sem precisar desenvolver uma ação para cada canal.

3. Mantenha a identidade visual

Esta etapa é mais um ponto de atenção, já que manter a identidade visual do seu negócio é fundamental. Pense que a sua audiência memoriza imagens, cores e demais elementos visuais, portanto, parte da sua presença de marca está na estética da sua empresa.

Por isso, quando for criar materiais para os diferentes canais da sua empresa, mantenha um padrão na linguagem, logotipo, fotos, paletas, fontes etc. Isso faz com que o consumidor tenha uma sensação de identificação maior com a marca, além de transmitir mais confiança e profissionalismo.

💡 Saiba mais: O que é e como definir a identidade visual da sua marca?

4. Ofereça conteúdos relevantes

Para garantir que sua taxa de cliques seja alta, é preciso atrair a atenção dos usuários. Por isso, ofereça conteúdos de qualidade e informações que sejam, de fato, relevantes para o seu público-alvo.

Por exemplo, se sua loja vende roupas, certamente, seu público estará interessado em saber mais sobre tendências, coleções novas, descontos etc. Portanto, entenda o que eles mais buscam na internet e ofereça as melhores respostas.

Algumas práticas de marketing de conteúdo te ajudarão a identificar os temas mais pertinentes e a produzir materiais de qualidade para a sua audiência.

💡 Saiba mais: O que é marketing de conteúdo e como aplicá-lo em seu negócio?

5. Mapeie os custos

Uma estratégia multicanal de marketing, certamente, irá demandar determinado investimento em valores. Mesmo que você opte por tocar o seu projeto por conta própria, em algum momento, será necessário colocar a mão no bolso, seja para encomendar um blog post — caso você não tenha familiaridade com produção de conteúdo — ou financiar uma campanha paga, por exemplo.

Portanto, mapeie todas as ações que possam gerar custos e organize um orçamento apenas para elas. Assim, fica mais fácil garantir que os investimentos sejam feitos apenas em iniciativas que possam lhe trazer resultados.

💡 Saiba mais: O que é e como planejar a estrutura de custos do seu e-commerce?

6. Mensure os resultados

Por fim, não se esqueça de mensurar os resultados da sua estratégia. Com o acompanhamento de algumas métricas, você consegue entender o nível da sua taxa de conversão e quais iniciativas geram mais resultados.

Este tipo de análise é importante não só para saber como o seu negócio está caminhando, mas também para entender em quais canais você precisa colocar mais esforços. Assim, você garante uma estratégia de marketing multicanal consistente e saudável para sua empresa.

Algumas métricas podem te ajudar a acompanhar os resultados do seu negócio de forma mais assertiva, como por exemplo, os KPIs. Estes indicadores-chave apontam o desempenho de diversas frentes de uma empresa como vendas, atendimento multicanal ao cliente, marketing etc.

💡 Saiba mais: 7 métricas que todo e-commerce deve acompanhar e como medi-las

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Tudo certo sobre marketing multicanal?

Agora que você já sabe o que é uma estratégia de marketing multicanal e quais são seus benefícios, está pronto para pôr a mão na massa?

Lembre-se de estudar com cuidado os canais que podem ser interessantes para o seu modelo de negócio e seu público-alvo. Feito isso, vá em frente e coloque a criatividade para trabalhar. Sem dúvidas, os resultados obtidos por essas iniciativas serão bastante positivos.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre marketing multicanal

Marketing multicanal consiste em uma série de práticas que visam a levar sua marca para diferentes canais. A ideia central é identificar em quais redes o seu público-alvo tem presença marcada e, a partir daí, garantir que seus produtos e/ou serviços tenham visibilidade nesses ambientes.

O marketing multicanal é uma vertente do marketing tradicional e diz respeito a uma estratégia presente em diversos meios para atingir o maior número de pessoas possível entre seu público-alvo. Já o omnichannel pode ser considerado um passo a mais, quando, além de estar presente em diversos canais de comunicação, o negócio opera com todos os meios integrados para atender o cliente.

Ao apostar no marketing multicanal, seus clientes poderão encontrá-lo com maior facilidade online. Como resultado, você aumenta sua presença de marca e também a credibilidade da sua empresa. Além disso, ao estar mais próximo do seu cliente, será mais fácil receber feedbacks sobre seus serviços e aumentar suas taxas de conversão.

Para criar uma estratégia multicanal de marketing, antes é preciso conhecer seu público-alvo e quais são seus canais de venda e comunicação preferidos. Então, é preciso integrar os esses canais, usando sua identidade visual e oferecendo conteúdos relevantes que chamem a atenção da sua audiência. Por fim, não esqueça de mapear os custos da estratégia e de mensurar os resultados alcançados.

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