Site de compras coletivas: como vender e quais são os melhores?

Cupons de desconto recortados representando as promoções de um site de compras coletivas.

No início da década passada, a internet foi palco da ascensão dos sites de compras coletivas. Nomes como Groupon e Peixe Urbano ganharam bastante popularidade e, por muitos anos, receberam um enorme tráfego de visitas.

Embora esses sites não sejam mais tão populares, para quem vende online, é possível encontrar oportunidades nessas páginas e atrair clientes.

Portanto, neste conteúdo, você vai saber como funciona um site de compras coletivas e como vender neles. Vamos lá? 😉

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O que é um site de compras coletivas?

Site de compras coletivas é uma página que disponibiliza ofertas dos mais variados serviços e produtos para consumidores, muitas vezes, segmentados por cidade, estado, etc.

A ideia central é fazer com que os consumidores encontrem as melhores ofertas em negócios locais. Com isso, quanto mais clientes comprarem uma mesma promoção no site, maior é o desconto.

Normalmente, os produtos e serviços anunciados ficam disponíveis no site somente por um tempo ou até a oferta esgotar. É possível também definir a abrangência geográfica das promoções e a quantidade de pessoas que podem comprá-las.

Na prática, o cliente se cadastra no site de compras e informa sua localidade. Feito isso, a plataforma exibe as promoções válidas para a região em que ele mora.

Quais são os melhores sites de compras coletivas?

Como mencionamos, os sites de compra coletivas são direcionados para um público local, ou seja, segmentado pela geolocalização. Por esse motivo, é importante ter atenção ao local onde o seu público-alvo está para criar ofertas certeiras.

💡 Saiba mais: O que é geomarketing e como aplicar?

Confira, a seguir, algumas opções que ainda fazem bastante sucesso em suas regiões:

1. Barato de Fortaleza

Barato de Fortaleza é um site de compras coletivas que oferece ofertas com descontos incríveis em diversas categorias, desde pacotes de viagem até serviços de beleza, gastronomia e eventos.

Para oferecer seus produtos e serviços, basta enviar um e-mail para o endereço informado no site explicando qual promoção você deseja disponibilizar e quais as suas páginas de contato. A equipe analisará a proposta e entrará em contato com o resultado da seleção.

2. Barato

Também no Ceará, o Barato é um site de compras coletivas que se preocupou com as mudanças do mercado e atualizou a forma como atua. Com uma comunicação inteligente e segmentada, a plataforma se compromete em mostrar as ofertas certas para o público adequado.

São diversas opções de descontos em gastronomia, hotelaria, beleza, entretenimento, saúde e serviços. Para vender seus produtos no site, basta acessar a página de parceiros e enviar a sua proposta.

3. Panfleteria

Atuante em Fortaleza e Mossoró, a Panfleteria foi o primeiro site de compras coletivas da região, com um número de visitas diárias que fica entre 15 mil e 25 mil.

Com produtos e serviços de primeira qualidade e descontos que variam de 50% a 90%, a Panfleteria se mantém entre os 20 maiores portais de compras coletivas do país. Além disso, é um dos produtos de maior sucesso da A3L Publicidade, uma empresa cearense que já é referência em âmbito nacional.

4. Acuma é?

Para finalizar a lista de sites do Ceará está o Acuma é?, uma plataforma que veio para oferecer um serviço mais personalizado, ajudando as pessoas a conhecerem os melhores produtos da região.

A empresa busca pelos melhores estabelecimentos de cada setor para negociar promoções imbatíveis para os usuários. Desse modo, para vender pela plataforma basta entrar em contato e fazer a sua proposta.

5. TchêOfertas

Indo em direção ao sul há o TchêOfertas, um e-commerce especializado em descontos para Serra Gaúcha, Porto Alegre e região metropolitana, e litoral. O site conta com uma extensa lista de parceiros e seleciona os estabelecimentos com cuidado para garantir a qualidade do serviço e a satisfação dos usuários.

Negócios como hotéis, restaurantes, spas, cursos, shows, bares e diversos outros tipos de estabelecimentos locais são bem-vindos na plataforma. O site, por sua vez, oferece toda a sua experiência em marketing digital e vendas online para potencializar os negócios.

6. Pelando

Pelando é um site mais voltado para a venda de produtos em promoção, uma página que reúne ofertas de diversos sites e marketplaces conhecidos, como Magazine Luiza, AliExpress, Amazon etc.

Os usuários conseguem criar alertas de preço e promoções, tirar dúvidas com a equipe de atendimento e comparar as ofertas para garantir os melhores descontos.

7. Groupon

O Groupon foi um site de compras coletivas norte-americano criado em 2008 e bastante usado no Brasil e no mundo nos anos seguintes. No entanto, conforme a empresa cresceu, aumentaram também as reclamações em relação ao serviço, o que levou o negócio a perder relevância e, finalmente, fechar as portas em 2020.

No entanto, alguns países ainda conseguem fazer compras pelo site, como EUA, Espanha, Inglaterra, Canadá, Austrália, entre outros.

8. Peixe Urbano

O Peixe Urbano foi a primeira e maior empresa de compras coletivas do Brasil. Começando no Rio de Janeiro e em São Paulo, o site atuou em todo o Brasil e ofereceu diversas ofertas e incontáveis cupons de desconto para inúmeros produtos e serviços.

Contudo, em meio a uma forte crise financeira e diversas notificações do Procon, o Peixe Urbano foi obrigado a sair do ar em 2021, encerrando as atividades da empresa.

9. Facily

Embora a febre dos sites de compra coletiva tenha passado, atualmente está crescendo o número de aplicativos voltados para esse fim. O Facily é uma plataforma de compras em grupo que oferece produtos de qualidade a preços acessíveis.

Por meio do compartilhamento nas redes sociais, é possível anunciar as melhores ofertas e alcançar um número muito maior de compradores.

Para vender no Facily não é necessário pagar mensalidade ou taxa de adesão. Contudo, é cobrada uma taxa de comissão por produto vendido.

10. Compra Junto Magalu

O Magazine Luiza permite que os usuários comprem juntos e, assim, consigam melhores descontos por determinado item. A grande vantagem desse modelo é a entrega — que fica por conta da empresa.

Desse modo, as reclamações sobre soluções de frete caem consideravelmente, já que a empresa já tem experiência em entregas para todo o Brasil.

Quem pode anunciar em sites de compras coletivas?

Empreendedores de várias áreas podem se beneficiar dessa plataforma de negócios, desde donos de restaurantes até quem já tem o seu próprio e-commerce. Grandes marcas, como agências de viagem, também apostam nesses sites, principalmente em datas específicas como períodos de férias escolares e feriados prolongados.

Os sites de compras coletivas podem ser grandes parceiros em uma estratégia de marketing. No entanto, antes de anunciar em uma dessas plataformas, é importante analisar se vale a pena para o seu negócio no momento.

Nos tópicos a seguir você pode conferir as principais vantagens e desvantagens dos sites de compras coletivas em relação ao e-commerce próprio. Continue com a leitura. 🧐.

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Vantagens dos sites de compras coletivas

Embora os sites de compras coletivas não estejam mais na moda, ainda é possível usá-los a favor do seu negócio. Portanto, confira, na sequência, algumas vantagens que esses serviços podem oferecer.

1. Atrai novos clientes

Você irá atrair uma nova leva de consumidores que, inicialmente, procuram por boas ofertas. Muitos, provavelmente, não conhecem sua marca, o desconto foi o ponto em comum que levou esses clientes a decidirem pela compra.

Dessa forma, novas pessoas estarão em contato com a sua marca. Contanto que você ofereça uma boa experiência de compra, as chances de esses consumidores voltarem a comprar de você são grandes.

2. Movimenta o seu estoque

As promoções em sites de compras coletivas são ótimas oportunidades para movimentar o seu estoque. Escolha os itens que possam representar bem a sua marca, mas que tenham uma baixa saída em períodos normais.

Dessa forma, você garante que os clientes possam conhecer sua empresa e ainda evita o temido estoque parado.

Desvantagens dos sites de compras coletivas

Por outro lado, é importante entender quais são os pontos negativos dessa estratégia, para, assim, poder decidir se vale a pena investir nela. Confira, logo abaixo, as desvantagens dos sites de compras coletivas:

1. Baixo lucro

Nos sites de compras coletivas, os consumidores estão em busca de boas ofertas, com isso, os menores preços são os mais atrativos. Considerando que você estará oferecendo os produtos com valores promocionais, sua margem de lucro não será muito relevante.

2. Taxas percentuais

Outro ponto negativo é que você irá pagar ao site uma porcentagem (em média 30% a 50%) do valor recebido por cada venda. Assim, o seu lucro, que já não era muito grande, ficará ainda menor.

3. Confiabilidade das páginas

Um dos motivos que levaram à queda dos sites de compras coletivas foi o crescente número de reclamações e problemas relacionados às páginas e às ofertas. Além de sites pouco confiáveis, os compradores se queixavam dos processos internos de liberação de cupons, processamento de pagamentos e entrega dos itens.

Por conta disso, muitas empresas passaram a desvincular suas ofertas de sites de compra coletiva e investiram em marketplace ou loja virtual própria.

Vale a pena anunciar em um site de compras coletivas?

Em 2012, o setor dos sites de compras coletivas faturou R$ 1,65 bilhão, segundo a E-Bit Nielsen. Na década passada, esse era, sem dúvidas, um dos mercados mais potenciais para ganhar dinheiro na internet.

Porém, com o passar dos anos, o comportamento do consumidor mudou e esse tipo de promoção foi perdendo força. Com o surgimento de novos benefícios, como o cashback, promoções e cupons muito limitados deixaram de ser interessantes.

Por outro lado, os sites de compras coletivas ainda são ótimas vitrines para negócios que estão em busca de novos clientes. Isso porque, o foco das páginas é exibir as ofertas de forma direta, ou seja, mostrando o produto ou serviço e os benefícios oferecidos.

Portanto, vale a pena vender em um site de compras coletivas? A resposta é: depende.

Se sua ideia é aumentar a receita da sua empresa, essa é uma péssima escolha, já que, a margem de lucro que esses canais possibilitam são bastante desanimadoras.

Mas, se o intuito é divulgar, aumentar a visibilidade e conquistar novos clientes, os sites de compras coletivas podem funcionar como uma ótima vitrine virtual para a sua marca.

Como vender em sites de compras coletivas?

Embora os sites de compras coletivas não estejam mais na moda, ainda é possível extrair bons resultados deles. Portanto, se você entende que vale a pena investir nessa estratégia, confira um passo a passo de como fazer isso.

1. Analise se vale a pena

Antes de qualquer coisa, analise bem se vale a pena incluir os sites de compras coletivas em sua estratégia. Considere os pontos positivos e negativos (que listamos anteriormente) e esteja ciente dos possíveis resultados que eles podem oferecer.

2. Tenha objetivos bem definidos

Outro ponto importante é ter objetivos claros e práticos. Não conte com resultados que não podem ser alcançados. Lembre-se do que a plataforma tem a oferecer e defina objetivos que sejam possíveis. Dessa forma, você evita frustrações e prejuízos financeiros.

3. Faça um planejamento financeiro

Falando em financeiro, antes de anunciar produtos nesses sites, coloque no papel qual será o máximo de lucro possível que você pode obter. Como vimos antes, os sites de compras coletivas não geram muita receita, já que os produtos são vendidos a preços mais baixos e parte do lucro fica com a plataforma.

Com isso em mente, defina com cuidado os produtos e promoções que você irá publicar. Dessa forma, você evita comprometer o seu ROIReturn on Investment, no protugûes, retorno sobre investimento.

4. Segmente suas ofertas

Uma forma de ser mais assertivo nos anúncios em sites de compras coletivas é segmentando suas ofertas. Para isso, é importante ter um bom mapeamento do seu público-alvo e de sua persona. Assim, você poderá identificar onde você tem mais oportunidades de vender.

5. Crie promoções com cautela

Promoções com muitas regras e limitações podem fazer com que seus clientes percam o interesse. Portanto, garanta que sua oferta seja atrativa em relação ao custo-benefício.

Além disso, lembre-se de que a promoção precisa ser atrativa para o consumidor e, ao mesmo tempo, rentável para o seu negócio.

6. Prepare-se para atender à demanda

Pode acontecer de sua promoção viralizar na internet, isso ocorre com frequência em redes sociais como o Twitter, por exemplo. Em situações como essa, você receberá um número de pedidos, no mínimo, inesperado. Portanto, garanta que você possa atendê-los.

Se você entender que não é viável criar uma promoção tão abrangente, limite o número de compras. Assim você evita uma sobrecarga e algo mais grave: decepcionar os clientes.

7. Monitore os resultados da campanha

Analise de perto se os anúncios em sites de compras coletivas estão trazendo resultados. Acompanhe a chegada de novos clientes e compare o seu ticket médio antes e depois de divulgar sua marca nesses sites.

Isso será importante para medir a efetividade das suas campanhas nas plataformas. Assim, você poderá entender se vale a pena ou não investir nesses sites.

8. Fidelize clientes

Por fim, deixamos o ponto mais importante sobre essa estratégia: fidelizar clientes. Pense que, se o cliente pagou um valor muito abaixo para o seu produto, como você pode fazer ele voltar para a sua loja pagando o valor normal?

A ideia é que você consiga que esses novos clientes enxerguem a sua marca além do desconto dado e possam retornar um dia, mesmo sem os produtos em oferta. Por isso, é importante oferecer a melhor experiência de compra possível, caprichando no atendimento ao cliente, no pós-venda e garantindo que ele receba notícias da sua marca via e-mail marketing, anúncios etc.

Tudo certo sobre site de compras coletivas?

Os sites de compras coletivas, se bem utilizados, podem ser bons aliados da sua estratégia de marketing. Portanto, estude com calma as vantagens e desvantagens e entenda se vale a pena investir nesse canal de venda.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre site de compras coletivas

Analise se vale a pena, tenha objetivos bem definidos, faça um planejamento financeiro, segmente suas ofertas, crie promoções com cautela, prepare-se para atender à demanda, monitore os resultados da campanha e fidelize os clientes.

Atrai novos clientes e movimenta o seu estoque para evitar o temido estoque parado.

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