11 estratégias para recuperação de carrinhos abandonados no e-commerce

Conteúdo criado por humano
Carrinho abandonado em um estacionamento, representando como funciona o abandono de carrinho no e-commerce.
Pontos principais do artigo:
  • Mais de 80% dos carrinhos de compras são abandonados pelos consumidores no e-commerce brasileiro, representando o maior desafio desse mercado;
  • Os principais motivos para o abandono do carrinho são: frete caro, entrega demorada, cadastros complexos, falta de segurança e meios de pagamento limitados;
  • Na Nuvemshop, você conta com o Nuvem Marketing para recuperar carrinhos de forma automática na sua loja virtual. 🛒

Apesar de o carrinho de compras virtual ser bastante parecido com o que que usamos nas lojas físicas, existe um problema que afeta muito mais os e-commerces e tem acendido um grande alerta para os lojistas: a taxa de carrinhos abandonados.

Conforme o negócio cresce, este problema tende a ficar ainda maior: segundo dados do NuvemCommerce, relatório anual do e-commerce brasileiro, os carrinhos abandonados estão entre os principais desafios enfrentados por lojistas de alto faturamento.

Mas não são só as grandes marcas que sofrem com essa questão. De acordo com pesquisa do E-Commerce Radar, mais de 80% de todas as compras iniciadas nas plataformas on-line não são finalizadas — independentemente do porte do negócio.

Mas por que será que isso acontece? E, principalmente, como impedir que aconteça no seu site de vendas? Se você ainda não sabe a resposta, continue a leitura! Neste conteúdo, preparamos um guia completo para recuperação de carrinhos abandonados. Confira!

Mas antes, que tal ter mais controle de suas vendas? Baixe o nosso material gratuito e assuma as rédeas da sua loja virtual:

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O que é um carrinho abandonado no e-commerce?

O carrinho abandonado é quando o cliente seleciona produtos, coloca no carrinho da loja virtual, mas sai do site antes de finalizar a compra. Ou seja, a intenção de compra existiu, mas não se converteu em venda.

Na prática, o carrinho abandonado representa uma venda quase feita, mas perdida no último momento, seja pelo valor do frete, pela dificuldade de concluir o pagamento ou mesmo por distrações durante o processo de compra.

Independentemente do motivo, essa é uma realidade que todo e-commerce enfrenta e que pode impactar diretamente o faturamento do negócio, já que cada carrinho abandonado significa receita que deixou de entrar no orçamento.

7 principais causas de carrinho abandonado

Existem diferentes fatores que podem influenciar na decisão do consumidor finalizar uma compra. Alguns têm a ver com seu momento no funil de vendas, enquanto outros podem ser indicativos de problemas na experiência de compra no site.

A seguir, listamos as sete principais causas do carrinho abandonado no e-commerce e dicas de como lidar com cada uma. Veja:

1. Custo do frete ou prazo de entrega

Se você já comprou online, com certeza já chegou na hora de inserir o CEP para entrega em alguma compra e se deparou com um custo de frete muito alto – às vezes, até maior do que o valor do produto. E, se você já passou por isso, saiba que o seu cliente também.

Prova disso é que, segundo uma pesquisa divulgada pela CNDL, 68% dos carrinhos são abandonados na etapa em que o cliente preenche dados para a entrega. Aqui, os principais motivos apontados pelos consumidores são o frete caro e o prazo de envio muito longo.

"18% dos clientes abandonam o carrinho quando eles acham prazos extensos e 25% dos clientes topariam pagar até um pouco mais para ter uma entrega mais eficiente e mais rápida."

Lucas Araújo
Lucas Araújo
Gerente de Customer Success na Nuvem Envio

Um levantamento realizado pelo Moosend mostra outra perspectiva interessante: os custos “escondidos”, que só são revelados ao final do checkout, também resultam em 23% das desistências, deixando clara a importância de manter a transparência com o consumidor durante todo o processo de compra.

2. Processo de checkout complicado

Longos cadastros e processos difíceis de recuperação de senhas também podem fazer o usuário mudar de ideia em relação à compra. Afinal, comprar online significa praticidade e rapidez nas compras. Portanto, tudo que atrapalha esse fluxo, pode fazer o usuário desistir do pedido.

Ainda de acordo com os dados do Moosend, 28% do total de carrinhos abandonados são resultado de processos de cadastro longos e solicitação de dados desnecessários.

Na Nuvemshop, por exemplo, quem vende com o Nuvem Pago pode oferecer o one-tap checkout. O recurso permite que os clientes salvem seus dados pessoais e de envio para finalizar compras em qualquer loja Nuvemshop com apenas um clique, tornando a compra muito mais rápida e minimizando o problema de abandono de carrinho.

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3. Falta de confiança no site

Quando consideramos que mais de 30% do consumidores já sofreram ou passaram por alguma tentativa de golpe nas compras online, fica claro que a falta de segurança é outro grande empecilho para a finalização do pedido.

Assim, se o site não possui checkout transparente (aquele em que o usuário não precisa ser direcionado para outra página), por exemplo, ou não exibe certificados de segurança, o consumidor pode ficar inseguro e, assim, abandonar o carrinho.

4. Opções de pagamento limitadas

Também pode acontecer de o cliente ter tudo pronto para fechar o carrinho de compras, mas se frustrar na hora de pagar porque alguma opção de pagamento não foi oferecida. Isso acontece, principalmente, quando não existem boas de parcelamento.

Afinal, segundo dados divulgados pelo E-commerce Brasil, 79% dos brasileiros preferem parcelar suas compras. Assim, a ausência de opções mais flexíveis de pagamento ou mesmo uma adição de juros muito altos para parcelar, também podem agravar ainda mais a taxa de carrinhos abandonados.

5. Falhas técnicas e falta de estabilidade

O carrinho abandonado também pode ser um sinal de que seu site anda com problemas. É possível que ele demore para carregar, tenha uma arquitetura pouco intuitiva ou não seja responsivo para mobile.

Em um cenário em que mais de 80% das vendas são realizadas pelo celular, segundo levantamento interno da Nuvemshop, sites lentos ou que não se adequam bem aos dispositivos móveis podem ser a causa de até 20% do abandono de carrinho de compras.

Aqui, vale lembrar que manter o site responsivo é uma tarefa da plataforma de e-commerce. Então, se a sua loja virtual está com problemas de funcionamento em diferentes telas, pode ser o momento de reconsiderar a sua plataforma.

Algumas plataformas, inclusive, já oferecem aplicativos nativos para recuperação de carrinhos, como a Nuvemshop. Já na solução mais avançada, a Nuvemshop Next, o lojista tem até um gerente dedicado para apoiar a estratégia de recuperação de carrinhos abandonados.

6. O consumidor está apenas pesquisando

Esse é o famoso “só dando uma olhadinha” na versão online. Nesse caso, o consumidor não está propenso a comprar neste momento. Ele pode não ter intenção nenhuma de comprar ou prefere deixar os itens no carrinho para comprar em outro momento.

Em alguns casos, o valor do frete pode ser, novamente, o grande vilão da história, visto que ele torna o valor final do carrinho de compras mais alto. Mas, uma dica para dar o empurrãozinho que falta para essa venda, pode ser apresentar uma oferta por tempo limitado, como um cupom de desconto que só vale para a próxima hora.

7. O consumidor se distraiu e esqueceu de fechar a compra

Por incrível que pareça, isso acontece muito. Nesse caso, o problema não é necessariamente o frete, mas o consumidor que se distraiu por qualquer motivo, resultando em mais um carrinho abandonado no e-commerce.

Aqui, embora o lojista não tenha muito controle sobre o comportamento humano, a regra de ouro é “menos é mais”. Quanto mais simples e rápido for o caminho do produto até a etapa de pagamento, menores são as chances do consumidor se perder em algum momento da jornada.

💡 Saiba mais: Como mapear a jornada do cliente de forma especializada?

Como calcular a taxa de abandono de carrinhos?

Para saber a taxa de abandono em carrinho de compras, basta dividir o número de carrinhos abandonados (CA) pelo número de carrinhos criados (CC). Depois, é só multiplicar o resultado por 100.

Taxa de abandono = CA / CC x 100

Exemplo de como calcular taxa de abandono de carrinho

Vamos supor que um e-commerce fechou o mês com 300 vendas e 700 carrinhos criados (CC). Isso significa que, do total, 400 carrinhos foram abandonados (CA) antes de concluir o pedido.

Usando a fórmula, a conta será:

  • Taxa de abandono = 400 / 700 x 100
  • Taxa de abandono = 0.57 x 100
  • Taxa de abandono = 57%

Assim, descobrimos que o valor da taxa de carrinho abandonado é de 57%.

Qual a taxa de abandono de carrinho ideal?

Não existe uma taxa de abandono de carrinho “ideal”, porque ela varia conforme o segmento, o público e até o ticket médio da loja.

Segundo levantamento da ECDB, a maior média de abandono de carrinho ocorre no setor de moda, chegando a 80% do total de pedidos. Ou seja, de cada 10 clientes que colocam produtos no carrinho, 8 não finalizam a compra.

Por isso, o ideal é monitorar a própria taxa da sua loja e trabalhar para reduzi-la continuamente, lembrando que a taxa “zero abandono” é quase impossível de ser alcançada — por melhor que seja a sua estratégia de recuperação de carrinhos abandonados.

💡 Saiba mais: Como aumentar as vendas?

Como diminuir o abandono de carrinho no e-commerce?

Por mais que seja difícil, é preciso aceitar que, a cada venda realizada, muitas outras não se concretizarão. Mas isso não é motivo para desistir do carrinho abandonado!

Existem diferentes estratégias para diminuir o abandono de carrinho no e-commerce. Vamos detalhar cada uma delas a seguir.

Invista no frete grátis e rápido

Já que o frete caro é um dos maiores motivos do abandono de carrinho, que tal apostar na estratégia de frete grátis para aumentar as vendas? Você pode, por exemplo, estabelecer um valor mínimo para o benefício ou oferecer apenas para as regiões mais próximas.

O importante aqui é calcular o custo desse incentivo para que a redução de carrinhos abandonados não represente um furo no orçamento. Nesse caso, a dica é avaliar se é possível assumir esse custo extra ou incluí-lo na precificação do produto, caso seja viável.

💡 Saiba mais: Como criar uma estratégia de frete grátis em seu e-commerce?

Na Nuvemshop, você tem uma solução logística exclusiva que agiliza e barateia os fretes: o Nuvem Envio. Além disso, conta com diversos aplicativos de frete que conectam sua loja virtual a transportadoras, como Melhor Envio, Frenet, e Manda Bem.

Essas soluções ajudam a diminuir os custos, agilizar a logística e, por consequência, diminuir carrinho abandonados. Assim, você garante que o cliente terá várias opções de frete na hora do checkout e poderá escolher a mais barata ou a mais rápida, de acordo com as suas necessidades.

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Otimize o checkout

Há muitos fatores no próprio checkout que podem distrair um cliente durante o processo de compra. Se possível, sinalize as etapas necessárias no carrinho de compras para concluir o processo (com uma barra de progresso, por exemplo). Isso diminuirá a ansiedade do cliente e fará com que ele siga o percurso até a conversão.

Na hora de pedir informações de cadastro, lembre-se de que além de simplificar o fechamento da compra, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que seja solicitado apenas o que, realmente, será necessário para que a venda seja concluída. Portanto, foque no essencial:

  • Nome;
  • Telefone;
  • CPF;
  • E-mail;
  • Endereço de entrega;
  • Dados para pagamento.

Para simplificar o processo de checkout, algumas plataformas disponibilizam a alternativa de login utilizando contas do Facebook ou Gmail, permitindo aos clientes acessarem rapidamente o sistema sem a necessidade de inserir manualmente seus dados de entrada.

Na Nuvemshop Next, por exemplo, o checkout acelerado garante a redução de 30% no tempo de finalização da compra. Com isso, o abandono de carrinhos diminui e sua taxa de conversão aumenta! Veja uma demonstração e comprove:

Acelerar o checkout com a Nuvemshop Next

Tenha um recurso de reserva de carrinho

Um problema recorrente no e-commerce é a ruptura de estoque no momento do checkout. Isso acontece quando o consumidor está montando o carrinho no site e, nesse meio tempo, alguém compra a última unidade do produto antes que ele possa finalizar o pedido.

Essa situação é muito comum em picos de tráfego e gera muita frustração no consumidor que perdeu o produto, fazendo com que, muitas vezes, ele abandone o carrinho com outras peças.

Para resolver esse problema, os lojistas Nuvemshop podem instalar o aplicativo Reserva de Estoque, que permite que o carrinho de compras seja reservado por um período de tempo predefinido e configurável pelo próprio lojista. Durante esse tempo, a quantidade de itens adicionados ao carrinho permanece segura e reservada, aguardando que o cliente conclua a compra.

Além de prevenir a ruptura de estoque durante o checkout, esse recurso aumenta o senso de urgência e incentiva a finalização da compra, ajudando também a evitar os carrinhos abandonados.

Melhore a usabilidade do site

Faça testes A/B para melhorar a usabilidade do seu site. Pequenas mudanças de cores, tamanho e posição dos botões no checkout, por exemplo, já podem ajudar a gerar mais cliques e conquistar o consumidor pelo impulso.

Os testes te ajudarão a descobrir a melhor forma de guiar o usuário até a conversão — seja ao excluir etapas de cadastro, automatizar a captura de dados ou gravar métodos de pagamento para compras futuras.

💡 Saiba mais: O que é CRO marketing e como otimizar os resultados da sua loja virtual?

Mostre depoimentos de clientes

Outra dica para diminuir a taxa de carrinhos abandonados no e-commerce é deixar visível, na página de vendas dos produtos (ou até mesmo na home da loja virtual), depoimentos de clientes que já compraram produtos da sua marca.

Esse tipo de testemunho ativará o gatilho mental de prova social, mostrando a todos os visitantes que a sua loja é confiável.

Não se esqueça também de utilizar selos de segurança e o certificado SSL, tecnologia de criptografia para garantir a segurança dos dados. Tudo isso vai ajudar a transmitir confiança para o consumidor, reduzindo a insegurança e aumentando as chances de que ele finalize a compra.

Ofereça autoatendimento

Em uma loja física, é possível tirar todas as dúvidas a respeito de um produto antes de fechar a compra. No e-commerce, isso é mais difícil, daí a importância do autoatendimento, que permite que o consumidor tire dúvidas simples de forma rápida antes de finalizar o pedido.

Aqui, a dica é apostar em um FAQ de fácil acesso com perguntas frequentes sobre pagamentos, envios, trocas e devoluções ou disponibilizar um chat ao vivo, como o do JivoChat.

Assim, você pode ter respostas instantâneas programadas para dúvidas frequentes e atalhos no teclado para ajudar a diminuir o tempo de atendimento, liberando a equipe para se dedicar a casos mais complexos.

⚙️ Baixe o aplicativo: JivoChat

Amplie os meios de pagamento

O Pix e o cartão de crédito são os meios de pagamento mais usados no e-commerce, mas você não precisa se limitar a eles. Disponibilize todas as opções que fizerem sentido para seu público: desde cartões de crédito (de diferentes bandeiras) até débito online e boleto bancário.

Lembre-se também de que a falta de flexibilidade para parcelar é um dos principais motivos para o carrinho abandonado. Então, tente oferecer opções de parcelamento mais flexíveis, preferencialmente sem juros ou com juros reduzido.

Na Nuvemshop, os lojistas contam com a exclusividade do Nuvem Pago, uma solução de pagamento própria que garante isenção de tarifa de venda e taxas mais competitivas, aumentando a margem para você oferecer mais benefícios na hora do pagamento.

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Invista em uma boa plataforma de e-commerce

Por fim, vimos que a lentidão e instabilidade de um site também são fatores decisivos para aumentar ou diminuir a taxa de abandono de carrinhos. Portanto, a prioridade deve ser investir em uma boa plataforma de e-commerce.

Ela deve ser compatível com o seu tráfego e contar com o suporte necessário para resolver eventuais questões técnicas.

"Para o empreendedor que já tem uma lista infinita de coisas, a plataforma não pode ser um desafio."

Simone Sancho
Simone Sancho
Co-fundadora e CEO da Belong Be

Aqui na Nuvemshop, temos um time de especialistas em e-commerce para te apoiar rapidamente caso você enfrente algum problema com seu site. Escolha seu plano e experimente a diferença nos carrinhos abandonados:

Planos e preçosConfira todos os planos da Nuvemshop

Como recuperar carrinhos abandonados?

Além de aplicar as estratégias para evitar que o cliente deixe o seu site antes de finalizar a compra, também é importante saber como recuperar carrinhos abandonados. Para isso, três dicas práticas a seguir:

Aposte no remarketing

Quem nunca abandonou um carrinho e depois recebeu um e-mail convidando a finalizar a compra? Essa estratégia se chama remarketing e é uma das grandes alavancas para recuperação de carrinho abandonado.

Por meio de e-mail marketing e notificações push, você pode lembrar o consumidor sobre produtos pelos quais ele se interessou e que ainda estão disponíveis no carrinho. E o melhor: é possível fazer isso de forma escalável por meio de ferramentas de automação.

Lojistas que usam a Nuvemshop, por exemplo, contam com o apoio do Nuvem Marketing para automatizar campanhas de e-mail de boas-vindas, nutrição de leads, recuperação de carrinho abandonado e muito mais.

"Na última Black Friday, 15% das vendas 
 foram impulsionadas ou originadas por ferramentas de automação de e-mail marketing. Clientes que adotaram e-mails personalizados com recomendações 
 de produtos baseadas no histórico de navegação observaram um aumento 
 de mais de 20% na receita proveniente 
 das automações."

Laíza Buchala
Laíza Buchala
Diretora de Product Marketing da Nuvemshop

A solução pode ser integrada diretamente no painel administrativo da loja virtual. Assim os lojistas conseguem aumentar a eficiência de suas campanhas de marketing de maneira simplificada, sem precisar fazer a gestão das campanhas com várias abas diferentes abertas.

Na imagem, vemos o funcionamento do Nuvem Marketing no painel administrativo.

Venda mais e recupere carrinhos abandonados com a solução de automação de marketing da Nuvemshop!

Invista em retargeting

Assim como o remarketing, o retargeting é uma forma de se comunicar com clientes que deixaram um item no carrinho sem finalizar a compra — só que, dessa vez, por meio de anúncios pagos.

Funciona assim: ao acessar seu site, o visitante deixa um “rastro” por meio de cookies ou pixels de rastreamento. Com esses dados, é possível identificar esse visitante e exibir anúncios personalizados para ele em outros canais — como redes sociais, YouTube, Google Ads ou até em sites parceiros.

Esses anúncios podem mostrar exatamente os produtos deixados no carrinho, reforçando o desejo de compra por meio de lembretes do item no carrinho ou de benefícios extras, como um cupom de desconto para voltar e finalizar a compra.

O próprio Google Ads, a ferramenta de criação e gestão de anúncios do Google, permite criar campanhas de retargeting de forma simples, assim como as ferramentas de anúncio das principais redes sociais, como Facebook Ads e TikTok Ads.

💡 Saiba mais: Passo a passo do tráfego pago para iniciantes

Ofereça brindes e benefícios

Por último, vale lembrar que as estratégias mais simples são as que mais funcionam: nada é melhorar para recuperação de carrinho abandonado do que um benefício que atraia o consumidor para finalizar a compra.

Brindes, cupons de desconto ou possibilidade de frete grátis são alguns exemplos. Se antes o consumidor tinha dúvidas sobre a compra, agora ele terá mais motivos para retornar ao carrinho abandonado e fechar o pedido graças a esse incentivo extra.

O importante é pensar em um benefício que seja sustentável e escalável para o negócio. Afinal, de nada adianta concluir a venda se o desconto oferecido para isso consumir toda a sua margem de lucro.

Com a Nuvemshop, por exemplo, você pode usar aplicativos como o Brinde no Carrinho para configurar presentes de acordo com o valor do pedido, além de usar a calculadora de desconto para garantir uma margem mínima nas suas estratégias:

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Calcular desconto

 

Exemplos de e-mail para recuperação de carrinho abandonado

Pronto para começar a tarefa de recuperação dos carrinhos abandonados? Então, confira cinco exemplos de e-mail para recuperar carrinho:

1. Incentivo com lembrete

Assunto: Você esqueceu algo no carrinho 🛒

Oi, [nome do cliente]!

Notamos que você deixou alguns itens no carrinho. Não se preocupe! Eles ainda estão te esperando por aqui.

Para facilitar, você pode voltar ao seu carrinho com apenas um clique e finalizar sua compra:

Botão: [Finalizar minha compra]

2. Incentivo com desconto

Assunto: Um presente para você: 10% OFF no seu carrinho

Oi, [nome do cliente]! 🎁

Sabemos que você se interessou por [nome produto]. Para te ajudar a decidir, aqui vai um cupom exclusivo: CARRINHO10.

Esse cupom é válido por 48 horas. Use hoje mesmo e finalize sua compra com desconto!

Botão: [Usar meu desconto]

3. Incentivo com prova social

Assunto: Veja o que estão dizendo sobre os seus produtos!

Oi, [nome do cliente],

Você tem um olho clínico para escolher produtos! Os itens que você adicionou ao seu carrinho são alguns dos nossos mais vendidos e mais bem avaliados.

[imagem do produto 1]
[nome do produto 1]
★★★★★ “Adorei o produto, qualidade excelente e entrega rápida!” – Maria S.

[imagem do produto 2]
[nome do produto 2]
★★★★★ “Superou minhas expectativas. Recomendo a todos!” – João P.

Que tal aproveitar e garantir o seu também? Aproveite já as últimas unidades disponíveis!

Botão: [Quero meus produtos também]

4. Incentivo com escassez

Assunto: Última chance: seus produtos podem acabar!

Oi, [nome do cliente],

Ainda estamos guardando os produtos que você escolheu, mas nosso estoque é limitado e eles estão vendendo rápido!

Use o cupom VOLTE10 e garanta 10% OFF para finalizar seu pedido até à meia noite. Finalize sua compra agora e garanta seus itens favoritos antes que seja tarde demais!

Botão: [Finalizar minha compra]

5. Incentivo com atendimento

Assunto: Algum problema com a sua compra?

Oi, [nome do cliente],

Notamos que você não finalizou sua compra e gostaríamos de saber se encontrou alguma dificuldade ou se ficou com alguma dúvida.

Seus itens selecionados estão aqui, esperando por você:

[imagem do produto 1]
[nome do produto 1]

[imagem do produto 2]
[nome do produto 2]

Seja uma questão sobre o produto, formas de pagamento ou o frete, nossa equipe está pronta para te ajudar. Responda a este e-mail ou entre em contato pelo nosso [link para o chat/WhatsApp].

Caso queira continuar de onde parou, seu carrinho está a um clique de distância:

Botão: [Voltar ao carrinho]

💡 Saiba mais: 10 dicas de como finalizar um e-mail [+ exemplos]

Exemplo de mensagem para recuperação de carrinho no WhatsApp

O seu público está no WhatsApp? Não se preocupe! Também separamos cinco exemplos de mensagem para carrinho abandonado para enviar no WhatsApp:

1. Lembrete

Oi [nome do cliente]! 👋

Notamos que você deixou alguns produtos no carrinho. Eles ainda estão te esperando!

Finalize sua compra agora e garanta seus itens: [link do carrinho]

2. Incentivo

Oi [nome do cliente]! 🎁

Seu carrinho ainda está reservado e queremos te dar um incentivo: use o cupom VOLTA10 e ganhe 10% de desconto na sua compra.

Aproveite: [link do carrinho]

3. Urgência

Oi [nome do cliente]! ⚡

Última chance! Os produtos do seu carrinho estão quase acabando e podem sair do estoque a qualquer momento.

Garanta agora mesmo: [link do carrinho]

4. Entrega rápida

Oi [nome do cliente]! 🚀

Finalize sua compra nas próximas 24 horas e receba seus produtos rapidinho, direto na sua casa.

Clique aqui para concluir: [link do carrinho]

5. Prova social

Oi [nome do cliente]! 😃

O produto que você deixou no carrinho é um dos favoritos da nossa loja e está fazendo sucesso entre nossos clientes. Não fique de fora!

Finalize sua compra aqui: [link do carrinho]

💡 Saiba mais: 50 melhores frases para atrair clientes no WhatsApp e aumentar as vendas

Entendeu como recuperar carrinhos abandonados?

Como você pôde notar, os principais motivos que levam ao carrinho abandonado no e-commerce estão diretamente relacionados ao frete e ao checkout. Por isso, esperamos que este conteúdo te ajude a resolver essas questões e aumentar as vendas na sua loja virtual.

Para isso, lembre-se de analisar as causas do abandono de carrinhos em seu negócio e aplicar as estratégias que citamos acima.

E, se você quer superar o problema dos carrinhos abandonados, a solução é ter uma plataforma robusta com checkout acelerado e ainda contar com um gerente dedicado ao seu sucesso. Gostou da ideia? Então migre para a Nuvemshop Next, nossa solução para grandes lojas virtuais que querem escalar suas vendas. 🚀

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre carrinho abandonado

O abandono de carrinho acontece quando um cliente entra em uma loja virtual, seleciona os produtos que deseja, mas não finaliza o processo de compra. Algumas das estratégias para recuperá-lo são investir em remarketing, flexibilizar o frete e melhorar o checkout.

As principais causas do abandono de carrinhos são: alto valor do frete, cadastros complexos e demorados, falta de segurança no site, meios de pagamento limitados, falhas técnicas e instabilidade e a intenção do consumidor, que pode estar apenas pesquisando ou se esqueceu de finalizar a compra.

Ofereça frete grátis e rápido, otimize o checkout, melhore a usabilidade do site, aposte no remarketing, mostre depoimentos de clientes, ofereça autoatendimento, amplie os meios de pagamento, ofereça brindes e benefícios e invista em uma boa plataforma de e-commerce.

Para saber a taxa de abandono em carrinho de compras, basta dividir o número de carrinhos abandonados (CA) pelo número de carrinhos criados (CC), e multiplicar o resultado por 100. Taxa de abandono = CA / CC x 100.

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