27/11/2016

Por que um design responsivo é essencial para qualquer estratégia de marketing digital?

Computador e dispositivos móveis

Em 2010, Chris Anderson e Michael Wolfe, da revista Wired, declararam em um artigo: “The web is dead. Long live the Internet”.

Agora, suas palavras estão finalmente acontecendo. A CNN informou recentemente que o uso da internet móvel finalmente venceu o PC nos Estados Unidos. Isso significa que mais pessoas estão acessando a internet através de seus telefones e tablets do que por laptops e desktops. O uso total de internet em dispositivos móveis já havia vencido os browsers (navegadores desktops e laptops) antes, mas esta foi a primeira vez que o uso de aplicativos ultrapassou as plataformas antigas.

Então, o que isso significa para os sites? Eles precisam ser equipados para diminuir e aumentar, dependendo do tipo de tecnologia usada. Até o momento, os designers tomaram duas abordagens diferentes para este problema. Alguns estão implementando o webdesign responsivo, que usa o mesmo site em todos os dispositivos. Outros estão optando por dois sites: um para os navegadores e outro para dispositivos móveis.

Então, qual alternativa você deve escolher para a sua empresa? É altamente recomendável que prefira o webdesign responsivo, e eu posso dizer o porquê. Confira abaixo:

O poderoso Google diz que prefere assim

O Google tem muita influência quando se trata de estratégias de marketing. A empresa tem uma quota de mercado de busca de 67%, mais da metade de todo o tráfego motor de busca na web. Quando nosso Senhor Google fala, todo mundo ouve e obedece.

E o serviço tem defendido o web design responsivo, recomendando-o para a configuração de exibição em dispositivos móveis. A empresa afirma ainda que web design responsivo é, de fato, a melhor prática de mercado.

Mas por que é que o Google defende tão insistentemente o web design responsivo? Porque esses tipos de sites têm apenas uma URL e o mesmo código HTML – nenhum deles muda, independentemente do dispositivo utilizado. Isso faz com que o trabalho do buscador seja muito mais fácil, uma vez que rastreia, indexa e organiza as informações e conteúdo uma única vez. Se os sites têm diferentes URLs e codificação HTML para navegadores e aplicativos, o Google tem que rastrear e indexar as versões separadas, embora estejam todas no mesmo local.

E mais: possuir vários sites também pode derrubar o seu SEO. Imagine que um usuário compartilhe um link para o seu site no Facebook do celular. Um outro, do PC, clica no link. O link será o local do aplicativo (versão mobile), não o site configurado para PC, o que pode ser muito diferente da página do browser. Usuários podem preferir fortemente um sobre o outro. Como o Google agora leva a experiência do usuário em conta quando classifica os sites, isso seria muito prejudicial.

Menos tempo gasto no gerenciamento

Se você tiver vários sites, precisará manter campanhas de SEO separadas. Já é difícil gerenciar uma, você pode se imaginar personalizando dois sites e duas campanhas? O que funciona em um site para PC pode não funcionar em um site móvel, especialmente se o conteúdo é longo.

Essa é a maior vantagem de um site de design responsivo sobre vários outros sites. E você ainda deve ter uma estratégia de SEO para dispositivos móveis, voltada para as palavras-chaves mais prováveis de serem procuradas em um smartphone: palavras de movimento (por exemplo, “como chegar” e “onde fica”) ou expressões abreviadas com vícios de linguagem de celular (“vc”, “qndo”, entre outras).

Está claro agora que ter dois sites irá te atrasar e “ferir” o seu SEO, certo? A melhor coisa a fazer é criar um design responsivo, mas isso requer alguma programação adicional e trabalho de codificação. Leia mais para aprender as nossas melhores dicas para criar o projeto da sua empresa.

Dicas para um design responsivo

Exiba o que importa, deixe o restante

Nós já falamos sobre o quanto é importante que o design do seu site se adapte a múltiplos tamanhos de tela. O design responsivo também ajuda a exibir somente os aspectos mais importantes da página, “escondendo” o conteúdo irrelevante. Vamos falar sobre como conseguir fazer isso.

Você pode facilmente ocultar qualquer conteúdo adicionando alguns códigos em CSS, escondendo algumas partes do site quando o usuário estiver em um determinado tamanho de tela. Quanto menor a tela, mais você exibe somente as partes relevantes do site. Também é possível estreitar, diminuir e aumentar algumas partes do layout.

Ajustando o seu conteúdo

Como dito acima, você também pode encolher o seu conteúdo de um modo que se encaixe bem de acordo com o tamanho da tela. Mas em vez de esconder o texto, uma opção é compactá-lo. Para fazer isso será preciso ocultar parte do conteúdo do cabeçalho e, em seguida, permitir que o usuário tenha a liberdade de tocar ou clicar na seção para mostrar a parte do conteúdo que foi oculta. Se clicar mais uma vez, o conteúdo some novamente. CSS e Javascript fazem isso acontecer.

Redimensionando imagens

Você com certeza deseja que as imagens do seu site sejam visualizadas corretamente. Isso significa ter que redimensionar todas elas: não deverão ocupar toda a tela e nem serem pequenas demais. O design de sites responsivos requer um pouco de trabalho e conhecimento, mas vale o esforço.

Ao inserir uma imagem, você terá que adicionar um CSS que defina o máximo de largura de acordo com o elemento. Deverá fornecer um valor percentual para o elemento, e isso irá permitir que a imagem mude o tamanho de acordo com a tela, mantendo a propriedade e o aspecto.

Gostou? Por fim, assista ao vídeo (em inglês, via Google Webmasters) no qual Matt Cutts responde a pergunta: “Existe uma desvantagem de SEO entre usar design responsivo e usar sites com URLs separadas?”.

Publicado originalmente pela Goomore.

Data da última atualização: 29/08/2018


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Réulison Silva

Réulison Silva é CEO e fundador da Goomore, webdesigner developer, analista de links patrocinados com certificação Google AdWords e Google Analytics, consultor de mídias sociais e growth hacker.


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