UI Design: o que é e por que ele é importante para o e-commerce?

Imagem mostrando um editor de imagens em um desktop, representando o UI Design.

UI é a sigla para User Interface (Interface do Usuário, no português) e diz respeito aos elementos visuais e gráficos do layout de um site, aplicativo ou software.


No e-commerce, mais do que oferecer bons produtos, é preciso cativar a audiência para atraí-la até sua loja virtual. Isso pode ser feito por meio de várias estratégias de marketing digital, como o branding, por exemplo.

No entanto, se tem um fator que impacta diretamente na atração do público é o layout da loja virtual. Isso porque tudo o que os usuários veem em seu site de vendas deve ser pensado para gerar sensações e sentimentos que criem uma conexão entre o visitante e a marca.

É justamente nesse ponto que atua o UI Design. Esse conceito tem se popularizado cada vez mais no mercado digital. Então, se você deseja otimizar a sua loja online para aumentar a taxa de conversão, pegue o seu bloco de notas e confira este artigo! 🧐

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O que é UI Design?

UI é a sigla para User Interface (Interface do Usuário, no português) e diz respeito aos elementos visuais e gráficos de um site, aplicativo ou software. Nele, são trabalhados os ícones, botões, paletas de cores e tudo o que define o layout de uma página.

A frente das atividades da área está o UI designer, o responsável por sugerir e aplicar as customizações necessárias para o bom desempenho do site. No entanto, o UI não se reduz apenas à criação de um layout bonito e atrativo.

É preciso considerar os elementos que podem criar conexões com o usuário e oferecer uma experiência de navegação positiva. As otimizações de UI também devem direcionar o visitante para os pontos focais do site, como a página de produtos, por exemplo.

💡 Saiba mais: Marketing visual: o que é e como ele funciona?

Quais são as diferenças entre UI e UX Design?

É bastante comum algumas pessoas confundirem os conceitos de UI e UX Design ou acreditarem que se trata de uma coisa só. Entretanto, embora sejam conceitos diferentes, ambos se complementam quando o assunto é criar um site com uma boa apresentação visual.

Vamos entender melhor as particularidades de cada estratégia:

UX

UX significa User Experience (Experiência do Usuário, no português) e se trata de uma estratégia focada em otimizar toda a experiência do usuário com o produto ou serviço. Ele envolve desde a abordagem usada pela marca até a análise das diferentes reações do público em relação à empresa.

Em um e-commerce, por exemplo, o UX Designer será responsável por entender se a usabilidade da página é positiva ou negativa. Também cabe a ele estudar se os elementos do site estão conduzindo os visitantes da forma esperada pela empresa.

UI

Já o UI, como mencionamos anteriormente, cuida de toda a parte visual das interfaces. Nesse contexto, ele também é responsável pela experiência do usuário, a diferença é que aqui, o foco está 100% nos elementos gráficos.

Seguindo o exemplo de um e-commerce, o UI Designer seria encarregado de entender como usar a identidade visual da marca e a psicologia das cores para construir o layout ideal. Isto é, além de ser a vitrine virtual da empresa, a página precisa causar sensações específicas de modo a transformar visitantes em clientes.

Quais são os principais elementos de uma interface?

Entre todos os elementos visuais de uma interface, do ponto de vista estratégico, alguns possuem impactos mais relevantes quando bem aplicados. Conheça os principais logo abaixo:

  • Tipografia: a tipografia diz respeito às fontes usadas em todos os elementos textuais da página, a principal função é refletir a identidade da marca e oferecer uma experiência de leitura fluida e agradável;
  • Ícones: estes são os principais responsáveis por indicar e identificar as sessões, funções e ações da página, como os ícones para acessar as redes sociais da marca ou se inscrever na newsletter, por exemplo;
  • Botões: usados para a inclusão de CTAs (Calls to Action ou Chamada para Ação, no português) que são os principais artifícios para direcionar o usuário para as páginas de maior interesse do e-commerce;
  • Cores: a paleta de cores no UI é muito importante, pois ela deve ser pensada para agregar os valores da marca e criar sensações estratégicas para cativar os usuários.

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Quais são os benefícios do UI para o e-commerce?

O papel do UI no e-commerce nós já sabemos. Mas, e os benefícios? Siga a leitura e conheça as principais vantagens do UI Design para o seu negócio:

Ajuda a fidelizar consumidores

O UI Design parte da ideia de gerar um vínculo entre marca e cliente por meio de recursos visuais, certo? Nesse sentido, uma vez que o consumidor cria um senso de identificação com a empresa, a relação vai além da compra e venda.

Quando isso acontece, o cliente acompanha os passos da marca, estando por dentro de todas as novidades e, claro, comprando com frequência. Sem dúvidas, o apelo visual tem participação significativa nessa relação.

💡 Saiba mais: Como fidelizar clientes? 7 dicas para reter seu público

Aumenta a presença da marca

O UI — em conjunto com o UX — irá operar com um objetivo central: oferecer a melhor experiência para o usuário. E, considerando que no e-commerce o consumidor tem voz ativa para comentar sobre suas experiências, visto que elas são positivas, a reputação da marca vai se consolidando conforme seu engajamento online aumenta.

É claro que, para isso acontecer, precisamos considerar outros fatores como a qualidade do produto, serviço de entrega, etc. No entanto, o UI tem impacto direto na experiência global do usuário, logo, ele contribui para o aumento da presença de marca.

💡 Saiba mais: Valor de marca: o que é, qual a importância e como calcular?

Fortalece o brand awareness

Conectado ao tópico anterior, vale ressaltar que o UI também é útil para o fortalecimento do brand awareness — parâmetro que estima a forma que uma empresa é reconhecida pelo público. Isto é, para além do reconhecimento no mercado, é importante entender como a audiência vê a sua marca.

Nesse quesito, o UI e o UX contribuem para uma experiência positiva, fazendo com que os usuários tenham boas impressões a respeito do seu negócio.

Aumenta a taxa de conversão

Por fim, mas não menos importante, é fato que o UI influencia a taxa de conversão. Pense que, ao entrar em sua loja virtual, antes de mais nada, o consumidor precisa gostar do que vê, certo?

Além disso, a navegabilidade na página também deve ser prática, rápida e intuitiva. Esses são fatores trabalhados pelo UI Design e que ajudam a guiar o visitante até a página mais importante: o checkout.

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Quais são os principais softwares de UI?

Antes de tudo, é importante ressaltar que as atividades dessa área são realizadas por profissionais devidamente capacitados. Mas, a título de curiosidade, confira as principais ferramentas usadas pelos UI designers:

Dicas para aplicar o UI na sua empresa

Embora o UI design seja uma metodologia que exige uma série de conhecimentos técnicos, do ponto de vista de um empreendedor existem algumas boas práticas que podem fortalecer a estratégia. Confira-as logo abaixo:

1. Realize testes A/B

Se você está criando sua loja do zero ou resolveu dar aquela repaginada, é interessante realizar testes A/B a fim de entender o comportamento dos usuários. Procure testar diferentes layouts e elementos visuais e observar a interação do público. Assim, fica mais fácil entender qual é o caminho ideal a ser seguido.

2. Foque na usabilidade

Por mais que o UI design tenha foco no aspecto visual de uma interface, a prioridade sempre deve ser a usabilidade. Afinal de contas, não adianta ter uma loja virtual linda com uma experiência de navegação ruim, não é mesmo?

3. Analise as interações do usuário

Como mencionamos na primeira dica, analisar as interações do usuário com a interface é o melhor caminho para medir a sua qualidade. Afinal, se um visitante entra em sua página e não navega por ela por mais de um minuto, algo pode estar errada.

O futuro mercado de UX e UI

Considerando que a digitalização do mercado mundial segue um caminho sem volta, toda e qualquer estratégia voltada para o mercado digital tende a crescer muito nos próximos anos.

Somente em 2021 o e-commerce global teve um crescimento de 16,8% em receita, se comparado ao ano de 2020, segundo o eMarketer. Isso representa cerca de US$ 4,9 trilhões movimentados ao longo do ano.

Ou seja, com o mercado digital cada vez mais promissor, o UI e o UX ganham grande importância, já que ambas estratégias visam a otimização de interfaces digitais. Desse modo, é possível afirmar que o futuro para esses profissionais pode ser bastante animador.

💡 Saiba mais: 11 melhores sites para trabalhar como designer freelancer

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Tudo certo sobre o UI Design?

Dadas as informações acima, se você quer ter sucesso online, não restam dúvidas de que o UX e o UI design devem estar no seu radar. Essas estratégias irão enriquecer a sua página online e ajudá-lo a obter melhores resultados, além de gerar diversos aprendizados valiosos.

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Aqui você encontra:
Perguntas e respostas sobre UI Design

UI é a sigla para User Interface (Interface do Usuário, no português) e diz respeito aos elementos visuais e gráficos de um site, aplicativo ou software. Nele, são trabalhados os ícones, botões, paleta de cores e tudo o que define o layout de uma página.

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