Qual é o lucro mensal de uma loja virtual? Cálculo + exemplos

Conteúdo criado por humano
Um homem barbudo e de cabelo escuro, vestindo um moletom azul, olha com entusiasmo para um laptop que segura. Dinheiro, em notas de 20 e 50 dólares, voa ao seu redor, sugerindo um alto lucro mensal de uma loja virtual.
Pontos principais do artigo:
  • O lucro mensal de uma loja virtual, em geral, varia entre 10% e 40% do faturamento do negócio;
  • Para calcular seu lucro líquido, você deve subtrair todos os custos da empresa do faturamento total;
  • Algumas formas de aumentar o lucro de um e-commerce são reduzir custos, revisar a precificação dos produtos, controlar melhor o estoque e investir em marketing;
  • Use nossa Calculadora de lucro grátis para entender os resultados financeiros da sua loja virtual.

Sabia que o e-commerce brasileiro deve faturar R$ 235 bilhões em 2025, segundo a ABComm? Nesse mercado repleto de oportunidades, é importante saber qual é o lucro mensal de uma loja virtual para gerenciar melhor seu negócio.

Para isso, você precisa entender alguns pontos importantes, como a diferença entre lucro e faturamento, os padrões de referência do mercado e as fórmulas para cálculo de indicador financeiro. Neste artigo, vamos trazer todos esses conteúdos e muito mais, para que você não tenha dúvidas ao analisar a lucratividade do seu e-commerce.

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Qual é o lucro mensal de uma loja virtual?

O lucro mensal de uma loja virtual, em geral, varia entre 10% e 40% do faturamento do negócio. Para empresas que vendem produtos de ticket médio menor em maior volume, a média fica entre 10 e 20%.

Já para lojas virtuais que trabalham com produtos de valor mais alto e menor volume de vendas, o lucro varia entre 20 e 40%, segundo um estudo realizado pelo aplicativo True Profit, que auxilia no monitoramento do lucro de e-commerces. Para o mercado de luxo, as margens podem chegar a mais de 50%.

Então, por exemplo, se você tem um e-commerce que fatura R$ 50 mil por mês e uma margem de lucro de 20%, seu lucro final deve ser de aproximadamente R$ 10 mil, falando de uma forma bem simplificada.

No entanto, esses são apenas valores médios para referência (os chamados benchmarks), uma vez que a margem de lucro de uma loja virtual varia muito de acordo com o segmento, o porte e o modelo de negócio. Veja um comparativo feito pela True Profit para os principais modelos de vendas do e-commerce:

Modelo de negócio Margem de lucro média
E-commerce D2C (Direct to Consumer, ou seja, fabricantes que vendem direto ao consumidor, sem intermediários) 25% a 45% do faturamento
Dropshipping (venda sem estoque) 10% do faturamento
Print on Demand (modelo de impressão sob demanda de produtos personalizados, como o do aplicativo Printful) 10 a 20% do faturamento
Modelo de assinatura 30% a 50% do faturamento

Outro estudo, feito pela plataforma de financiamento OnRamp, mostra que as marcas obtêm um lucro médio de 10-20% com uma loja virtual própria em plataformas de e-commerce, enquanto os marketplaces como a Amazon rendem entre 5 e 15% — uma margem menor devido aos custos de comissões.

Portanto, para saber se o lucro de uma loja online é suficiente, é importante considerar tanto os benchmarks do e-commerce quanto a evolução e as particularidades do seu próprio negócio e segmento.

Reforçando que o e-commerce no Brasil atingiu o faturamento de mais de R$ 200 bilhões em 2024. Dentro da plataforma da Nuvemshop, que conta com mais de 150 mil lojas virtuais, o montante foi de R$ 15,7 bilhões em vendas, segundo o relatório NuvemCommerce.

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Qual é a diferença entre lucro, margem de lucro e faturamento?

Antes de pensar no lucro mensal de uma loja virtual, é importante que você saiba a diferença entre lucro e faturamento, e aprenda a calcular esses dois indicadores.

De forma bem resumida, o faturamento é a soma total das receitas obtidas pela empresa por meio das vendas, enquanto o lucro é o valor que sobra depois da dedução de todos os custos do negócio. Vamos entender em detalhes a seguir:

O que é faturamento?

O faturamento é a soma total das receitas que uma empresa obtém com a venda de produtos ou serviços em um determinado período, sem considerar deduções como impostos e descontos. Ele representa o valor bruto gerado pelas operações.

Existem dois tipos principais de faturamento:

  • Faturamento bruto: é a soma de todos os valores recebidos sem considerar impostos, descontos ou outras deduções. Por exemplo, se uma loja vende 2 mil produtos a R$ 20 cada, o faturamento bruto é R$ 40 mil;
  • Faturamento líquido: é o valor que resta após subtrair impostos, descontos e outras deduções do faturamento bruto. Se a loja do exemplo anterior pagou R$ 2 mil em impostos e deu R$ 1.000 em descontos, o faturamento líquido seria R$ 37 mil (R$ 40 mil– R$ 3 mil).

O que é lucro?

O lucro é o valor que sobra após a dedução de todas as despesas e custos do negócio do faturamento total. Ele indica a lucratividade real da empresa e sua eficiência operacional.

O lucro pode ser dividido em dois tipos principais:

  • Lucro bruto: é a diferença entre o faturamento bruto e o custo dos produtos vendidos (CPV). Ele mostra a eficiência na produção ou aquisição de mercadorias;
  • Lucro líquido: é o valor final após deduzir todos os custos, despesas e impostos, que representa o ganho real da empresa após todas as obrigações financeiras — ou seja, o valor que, de fato, vai para o bolso do empreendedor.

O que é margem de lucro?

A margem de lucro é o percentual de lucro que uma empresa obtém a partir de seu faturamento total. Dessa forma, temos:

  • Margem de lucro bruto ou margem bruta: é o percentual de lucro da empresa em relação ao faturamento após a dedução dos custos diretamente relacionados aos produtos vendidos;
  • Margem de lucro líquido: é o ganho real da empresa após a dedução de todos os custos e despesas.

Como calcular o lucro mensal de uma loja virtual?

Agora que você entendeu os conceitos de lucro e faturamento, vamos aprender como calcular o lucro mensal de uma loja virtual. Para isso, vamos utilizar a seguinte fórmula:

  • Lucro = receita total – custos totais

Logo, para saber qual é o seu lucro, você precisa, primeiramente, identificar sua receita total (faturamento) e seus custos totais. Acompanhe o passo a passo para fazer o cálculo corretamente:

1. Calcule seu faturamento

O primeiro passo para calcular o lucro mensal de uma loja virtual é saber seu faturamento no período. Para isso, basta usar a fórmula:

  • Faturamento = preço de venda x quantidade vendida

Então, vamos supor que você queira calcular o lucro de um mês específico em que sua loja virtual vendeu 500 produtos a R$ 300 cada. Nesse caso, o faturamento será de R$ 150 mil (500 x R$ 300).

Mas é claro que, na maioria dos e-commerces, são vários produtos vendidos a preços diferentes. Por isso, você deverá somar o faturamento total do período.

Ainda não controla suas vendas? Baixe a planilha de controle de vendas grátis e resolva esse problema. Lembrando que, com uma loja virtual na Nuvemshop Next, você tem essa informação sempre acessível no seu painel administrativo.

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2. Some todos os seus custos

O segundo passo para descobrir o lucro no e-commerce é somar todos os custos e despesas que você teve no mês. A fórmula é, basicamente:

  • Custos totais = custos fixos + custos variáveis

Conceitualmente, existe uma diferença entre custo e despesa (custo é relacionado à produção, enquanto despesa é relacionada à manutenção do negócio). Mas, para facilitar o cálculo do lucro, vamos chamar todos esses gastos de custos e dividir somente em fixos e variáveis.

Veja alguns exemplos de custos fixos e variáveis de uma loja virtual:

Custos fixos (que não variam conforme o volume de vendas) Custos variáveis (variam de acordo com o volume de vendas)
Assinatura da plataforma de e-commerce (veja os planos e preços da Nuvemshop para ter uma ideia); Custo dos Produtos Vendidos (CPV) ou Custo da Mercadoria Vendida (CMV), que é o valor que você paga pelos produtos que vende ao fornecedor. Baixe nossa planilha de cálculo de CMV para facilitar sua vida;
Assinaturas de aplicativos e plugins (conheça preços e opções na nossa Loja de Aplicativos); Custo de produção, caso seja fabricante dos produtos (envolve matéria-prima, mão de obra, estrutura, etc.). Use nossa Calculadora de custos grátis para calcular;
Registro de domínio (veja quanto custa um domínio de site); Custos de logística, como subsídios de frete, embalagens e seguros;
Hospedagem de site, caso você pague esse serviço (quem usa uma plataforma de e-commerce como a Nuvemshop não precisa); Impostos sobre as vendas, como ICMS, PIS, COFINS, IRPJ e CSLL, que variam de acordo com o volume de faturamento e o regime tributário da empresa;
Serviço de manutenção do site (mais uma vez, quem usa plataforma de e-commerce não precisa se preocupar com isso); Taxas cobradas por meios de pagamento, como adquirentes e cartões de crédito (use nossa Calculadora de taxas grátis);
Contas de consumo em geral, como internet/telefonia e água, luz e gás do escritório ou home office; Comissões pagas a vendedores, afiliados ou influenciadores;
Aluguel do espaço físico, se você tiver loja física, escritório, galpão para estoque, showroom ou qualquer outro tipo de imóvel alugado para seu e-commerce; Comissões cobradas por marketplaces, caso sua empresa utilize esse canal de venda;
Mensalidades de serviços empresariais, como contabilidade, agência de e-commerce ou seguros (conheça os Especialistas Nuvemshop, que prestam serviços para lojas virtuais); Custos de marketing, como tráfego pago, serviços de design e contratação de influenciadores;
Folha de pagamento, caso você tenha funcionários, e também pagamentos a freelancers. Custos com logística reversa, ou seja, troca e devolução de produtos.

Para exemplificar o cálculo, vamos supor que você tenha contabilizado um custo total de R$ 90 mil.

Ficou em dúvida sobre seus gastos? Baixe nossa planilha de custos fixos e variáveis grátis e pronta para preencher.

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3. Calcule seu lucro

Enfim, com o valor de faturamento e de custos totais, podemos calcular o lucro mensal de uma loja virtual. Basta aplicar os valores que utilizamos como exemplo na fórmula:

  • Lucro = receita total – custos totais
  • Lucro = R$ 150 mil – R$ 90 mil
  • Lucro = R$ 60 mil

Nesse caso, o lucro dessa loja virtual fictícia seria de R$ 60 mil. Vale ressaltar que esse é o lucro líquido. Se você quiser saber o lucro bruto, deduza somente os custos variáveis do seu faturamento.

4. Calcule sua margem de lucro

Depois de descobrir o lucro da sua loja virtual, fica fácil encontrar a margem de lucro. Veja a fórmula e o cálculo:

  • Margem de lucro = lucro líquido ÷ receita total x 100
  • Margem de lucro = R$ 60 mil ÷ R$ 150 mil x 100
  • Margem de lucro = 0,4 x 100
  • Margem de lucro = 40%

Logo, a loja virtual do nosso exemplo teria uma margem de lucro de 40% — considerada excelente, de acordo com os benchmarks do e-commerce que apresentamos anteriormente.

Quanto fatura uma loja de roupas online?

O mercado de moda é um dos principais segmentos do e-commerce e também um dos mais lucrativos, especialmente no modelo de negócio D2C (Direct to Consumer, ou seja, venda direta ao cliente).

Isso porque, quando o fabricante de moda vende diretamente aos clientes, sem intermediários, as margens de lucro tendem a ser maiores e o relacionamento com o consumidor fica muito mais próximo. Veja o caso da PWRD by Coffee, por exemplo, uma loja virtual de moda fitness que atingiu R$ 24 milhões anuais de faturamento na plataforma Nuvemshop Next.

Outro exemplo é a Shop Emme, marca de moda feminina que fatura 12 milhões anuais vendendo roupas pela Nuvemshop Next.

Se você quer uma referência de margem de lucro para um e-commerce de moda, o estudo da OnRamp citado anteriormente define uma média de 40% a 60% de margem de lucro bruta — lembrando que a margem bruta deduz apenas os custos dos produtos vendidos, e não os custos gerais do negócio.

Já tem uma loja virtual de roupas e quer dar o próximo passo para aumentar seu lucro? Venha para a Nuvemshop Next, a plataforma das grandes marcas fashion com direito a gerente dedicado e mais de 200 integrações:

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Quanto tempo leva para um e-commerce ter lucro?

De modo geral, um e-commerce leva entre 12 e 24 meses para começar a dar lucro de forma consistente. A trajetória mais comum envolve as seguintes fases:

  • Fase de lançamento (0-3 meses): é a fase inicial que passa pela escolha do modelo de negócio, construção da plataforma, registro de domínio, configuração de pagamentos e primeiros passos no marketing;
  • Fase de crescimento (3-12 meses): período de maior esforço em marketing (SEO, tráfego pago, programas de fidelidade) para atrair e reter clientes, buscando o ponto de equilíbrio (break-even, o ponto em que receitas e despesas se igualam);
  • Fase de lucratividade (12-24 meses ou mais): após o ponto de equilíbrio ser alcançado, a empresa começa a gerar lucro consistente, podendo considerar expansão para novos mercados ou produtos.

É importante reforçar que o tempo que um e-commerce leva para ter lucro depende de vários fatores, como os diferenciais em relação à concorrência, a margem de lucro determinada, a negociação com fornecedores, a demanda dos consumidores e a própria economia do país.

No entanto, o grande diferencial do e-commerce é justamente a possibilidade de faturar alto com um investimento inicial baixo. Veja o caso da Bloom Brand, uma loja virtual de roupas e cliente Nuvemshop Next que começou com um investimento de apenas R$ 500, em 2020, e hoje fatura mais de R$ 3 milhões ao ano!

Confira nossas histórias de sucesso para entender como nossos clientes chegaram a esses patamares de lucratividade — e veja também os sites que usam Nuvemshop.

Ver histórias de lojas virtuais que faturam alto

Por que é importante calcular o lucro de um e-commerce?

Calcular e acompanhar o faturamento e o lucro de um e-commerce é essencial para:

  • Tomar decisões melhores: com uma visão da sua saúde financeira, você consegue ajustar estratégias de vendas, precificação e redução de custos para melhorar a rentabilidade;
  • Mensurar a performance: permite avaliar se o negócio está alcançando seus objetivos e identificar tendências, assim como reconhecer onde estão ocorrendo perdas e gargalos;
  • Investir no crescimento: viabiliza o planejamento de expansão da empresa de forma sustentável, garantindo que as operações principais sejam lucrativas e eficientes antes de fazer novos investimentos.

Como aumentar o lucro de uma loja virtual?

Quer aumentar o lucro da sua loja virtual? Você tem alguns caminhos, como a redução de custos ou o aumento de faturamento por meio de estratégias de marketing e vendas. Confira dicas valiosas:

Precifique de forma estratégica

A forma como você precifica é o fator mais poderoso para alavancar a lucratividade. Para isso, siga nossas dicas de precificação de produtos:

  • Conheça seu público-alvo: descubra quem é seu cliente e quanto ele está disposto a pagar;
  • Compreenda o mercado e os concorrentes: pesquise os preços de produtos semelhantes, benefícios oferecidos (frete grátis, brindes, garantias) e como eles se destacam;
  • Defina sua margem de lucro: calcule os custos totais de produção e adicione uma margem percentual. Veja alguns métodos para isso:
    • Markup: adiciona uma porcentagem fixa ao custo do produto;
    • Preço orientado para o mercado: define o preço com base nos concorrentes (acima, no mesmo nível ou abaixo);
    • Precificação dinâmica: ajusta os valores com base nas demandas atuais do mercado, como a tarifa dinâmica do Uber;
  • Faça testes (Teste A/B): desenvolva campanhas com diferentes preços para o mesmo produto para medir qual gera mais vendas e lucro.

E, claro, use ferramentas digitais para apoiar sua formação de preços. Baixe agora nossa planilha de precificação para não errar nos cálculos:

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Controle e reduza custos

Você conhece todos os seus custos fixos e variáveis para fazer seu planejamento financeiro? Esse é um ponto de partida essencial para ter uma lucratividade satisfatória.

Lembrando que uma redução de custos estratégica pode ter um impacto surpreendente no lucro da sua loja virtual. Para economizar, você pode:

  • Negociar descontos com fornecedores;
  • Negociar tarifas com transportadoras e meios de pagamento;
  • Otimizar o uso de embalagens, evitando caixas muito grandes que resultam em custos de frete maiores por volume;
  • Avaliar periodicamente todos os serviços e assinaturas.

Use nossa Calculadora de custos grátis para acertar nos cálculos e economizar:

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Gerencie seu estoque

O controle de estoque também é fundamental para reduzir custos e aumentar o lucro da sua loja virtual. Para isso, evite o excesso de estoque: mantenha apenas o necessário para atender à demanda. Estoque parado é dinheiro parado e pode gerar custos com armazenagem, seguro e até perdas por obsolescência.

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Otimize suas estratégias de marketing

Será que você está investindo sua verba de marketing de forma inteligente? Para aumentar o lucro, é preciso buscar ações com maior ROI (Retorno sobre o Investimento).

Por exemplo, em vez de gastar altos valores com anúncios que nem sempre convertem o esperado, você pode experimentar ações de remarketing, que direcionam anúncios para quem já visitou seu site ou adicionou produtos ao carrinho. Afinal, o custo de converter um cliente que já te conhece é menor.

Use também o e-mail marketing para nutrir leads, divulgar promoções e promover um relacionamento mais próximo. Com o Nuvem Marketing, por exemplo, fica fácil automatizar campanhas de e-mail marketing e recuperar carrinhos.

Faça promoções

Frete grátis, cupons de desconto, brindes no carrinho: as opções de promoções são inúmeras e podem alavancar seus lucros por meio do aumento de vendas. Para aumentar o ticket médio, por exemplo, experimente criar kits de produtos e oferecer frete grátis a partir de um determinado valor de compra.

Para não prejudicar sua margem de lucro ao dar descontos, use nossa exclusiva Calculadora de desconto, que permite simular ofertas como “Leve 2, Pague 1” ou “Leve 3, Pague 2”.

💡Com a plataforma Nuvemshop Next, você tem várias ferramentas que facilitam a automação de promoções e campanhas, além de um checkout acelerado que aumenta suas conversões — e, consequentemente, seu lucro.

Exemplos de lojas virtuais que lucram alto

Para fechar, confira exemplos de lojas virtuais que utilizam a Nuvemshop Next como base para alavancar seus lucros na internet.

Bloom Brand

A Bloom Brand começou com um investimento de apenas R$ 500 e hoje fatura R$ 3 milhões em um ano, com um crescimento de 217%. A fundadora, Aline Junqueira, focou em marketing de conteúdo, sendo o rosto da marca nas redes sociais.

Aline Junqueira, fundadora da Bloom Brand, posa em frente caixas e sacolas com o logo da marca.

Aline Junqueira, fundadora da Bloom Brand.

O propósito de “Vestir do real PP ao GG” gerou uma forte identificação e fidelização dos clientes, transformando-os em uma comunidade engajada no WhatsApp. Além disso, a Nuvemshop Next foi essencial para escalar as vendas, com o uso de Nuvem Pago, Nuvem Envio, Alerta de Vendas Funsales, Widde (vídeo commerce) e Compre Junto Funsales para aumentar o ticket médio.

HISHA

A loja virtual de moda bordada Hisha fatura mais de R$ 200 mil por mês, tendo partido de um investimento inicial de apenas R$ 1.000. A marca se destaca pela autenticidade, design moderno e a valorização da mão de obra artesanal, empregando mais de 100 pessoas, incluindo 60 bordadeiras.

Imagem da Giovanna Resende, fundadora e diretora criativa da HISHA

Giovanna Resende, diretora criativa e fundadora da HISHA.

A migração para a Nuvemshop Next foi fundamental, trazendo suporte local, personalização e garantindo alta estabilidade do site para picos de vendas.

Shop Emme

A marca de workwear feminino Shop Emme alcançou R$ 12 milhões em faturamento em um ano de parceria com a Nuvemshop Next, com uma taxa de conversão 33% maior que a média do setor. A loja virtual se diferencia por suas peças lisas, atemporais e versáteis, e pela estratégia omnichannel, integrando sua loja física no Shopping Morumbi com o e-commerce.

Malu Carneiro, CEO da Shop Emme

Malu Carneiro, CEO da Shop Emme

Acarolac Brand

A marca de moda feminina cool registrou um faturamento de mais de R$ 300 mil em 2023. Os segredos da Acarolac são um trabalho consistente em branding, marketing de conteúdo humanizado e uma Black Friday com acesso exclusivo e ofertas especiais, gerando mais de 40 vendas de alto ticket médio em um dia.

Ana Carolina na produção da loja Acarolac

Ana Carolina na produção da loja Acarolac.

Aprendeu a calcular o lucro de uma loja virtual?

Aprendeu a calcular o lucro mensal de uma loja virtual e prosperar no cenário do e-commerce? Esperamos que estas dicas tenham sido úteis para sua gestão financeira e impulsionem os resultados do seu negócio!

Quer elevar sua loja virtual a um novo patamar de lucratividade? Migre para a Nuvemshop Next, a plataforma de e-commerce para grandes marcas que conta com gerente dedicado, checkout acelerado e mais de 200 integrações.

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Perguntas frequentes sobre lucro mensal de uma loja virtual

Tomando como base os tipos de empresas existentes no Brasil, uma loja virtual enquadrada como MEI (Microempreendedor Individual) pode faturar até R$ 81 mil ao ano. Já uma ME (Microempresa) pode faturar até R$ 360 mil, enquanto uma EPP (Empresa de Pequeno Porte) fatura entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões.

O lucro mensal de uma loja online, em geral, varia entre 10% e 40% do faturamento do negócio. Então, por exemplo, se você tem um e-commerce que fatura R$ 50 mil por mês e uma margem de lucro de 20%, seu lucro final deve ser de aproximadamente R$ 10 mil, falando de uma forma bem simplificada.

A margem de lucro para um e-commerce de moda fica entre 40% e 60%, considerando a margem bruta — aquela que deduz apenas os custos dos produtos vendidos, e não os custos gerais do negócio.

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