Como fazer o envio de produtos em sua loja Nuvemshop?

Por: Kawan Lopes
Imagem mostrando pessoas separando pacotes para envio.

Aqui você encontra:

Uma boa plataforma de e-commerce precisa centralizar tudo o que você precisa para publicar, vender e enviar os seus produtos. Por isso, a Nuvemshop permite que você faça tudo isso através de uma única interface e, no artigo de hoje, vamos aprender como fazer o envio de produtos.

Descubra também como escolher o meio de envio que deseja e como configurar o frete em sua loja Nuvemshop. Vamos lá? 😁

Como configurar o frete em sua loja Nuvemshop?

Antes de mais nada, é importante conhecer bem as opções de frete disponíveis para fazer a melhor escolha para o seu negócio. Para oferecer maior flexibilidade para os seus clientes, a Nuvemshop possui integração com os seguintes meios de envio:

*A opção de entrega personalizada permite que você crie um fluxo de envio próprio ou integre outras ferramentas através de API da Nuvemshop. Essa opção é bastante utilizada por lojistas que fazem entregas por conta própria, com motoboys contratados e oferecem pontos de retirada, por exemplo.

Depois de escolher as ferramentas — sim, você pode oferecer mais de uma opção de envio 😉 — você deve ativar os serviços para que fiquem disponíveis em sua loja. Para fazer isso, em seu painel administrativo, vá até Configurações > Formas de entrega e escolha o aplicativo que deseja instalar, como mostra a animação abaixo:

Imagem mostrando o painel administrativo da Nuvemshop.

Ao selecionar o serviço, será necessário ativá-lo fazendo a sincronização entre sua conta da ferramenta escolhida e sua loja Nuvemshop. Se você não tiver uma conta no aplicativo de envio, basta criar uma nova e fazer o login. Veja um exemplo a seguir:

Imagem mostrando o painel administrativo da Nuvemshop.

Algumas configurações variam de acordo com o serviço escolhido, como as modalidades de envio, taxas, prazos etc. Portanto, caso surja alguma dúvida pontual, no tutorial abaixo você encontrará os detalhes sobre como configurar cada forma de envio disponível:

Como fazer o envio de produtos?

Depois que sua loja estiver devidamente configurada para receber visitas e realizar vendas, chegará o momento de enviar os produtos vendidos. Este processo também possui algumas particularidades de acordo com o meio de envio, mas não se preocupe, você encontra todas as informações sobre isso acessando a Central de Atendimento Nuvem:

No entanto, boa parte dos trâmites que antecedem o envio do produto acontecem no painel administrativo da sua loja. Quando ocorrerem vendas em seu e-commerce, você recebe uma notificação com todos os dados necessários para confirmar o pagamento e dar início ao envio da mercadoria. Este processo se dá por quatro etapas:

1. Confirmação do pagamento

Para visualizar esses dados, em seu painel administrativo, clique em Vendas > Lista de vendas. Desse modo, você terá visibilidade de todos os pedidos feitos em sua loja organizados por números (pedido 01, pedido 02 etc). Para ver os detalhes, basta clicar no pedido desejado e você terá esta visualização:

Imagem mostrando a página de um pedido na Nuvemshop.

2. Impressão de etiqueta

Após o status do pedido mudar para “Pedido pago”, é hora de separar o produto e iniciar o processo de envio. Na mesma tela, você vai encontrar o botão “Imprimir etiqueta”. Este é um passo importante para garantir a entrega da mercadoria.

A etiqueta irá reunir todas as informações necessárias para que a empresa responsável pelo envio consiga fazer a entrega. Como por exemplo, o endereço e nome do destinatário.

Depois da impressão, embale o produto, cole a etiqueta no pacote. Quanto tudo estiver pronto, nas informações do pedido, clique em “Marcar como embalado”.

3. Postagem do pacote

A partir daqui, você deverá fazer o envio de acordo com o fluxo estabelecido pela empresa que você escolheu. Alguns serviços oferecem opção de coleta, outros demandam que seja feita a postagem em uma agência etc. Neste caso, vale estudar as opções disponíveis e escolher a que melhor se conecta com o seu modelo de negócio.


Saiba mais...

4. Envio do código de rastreio

Por fim, o serviço de envio irá disponibilizar o código de rastreamento da entrega e você poderá notificar o seu cliente através do seu painel administrativo. Na tela do pedido, clique em “Notificar o envio”, insira o código no campo que irá aparecer e confirme a notificação, como mostra a imagem abaixo:

Feito isso, o seu cliente poderá acompanhar as atualizações da entrega sem que seja necessário contatar sua loja. Lembre-se de que, fornecer o código de rastreio é primordial para a experiência de compra. Por isso, não pule essa etapa.

Entendido?

Viu como é fácil fazer o envio de produtos através da Nuvemshop? Espero que, com este conteúdo, tenha ficado mais claro como configurar o frete da sua loja para oferecer uma experiência de compra positiva para seus clientes.

E se você ainda não vende online, o que acha de fazer um teste gratuito com a Nuvemshop por 30 dias? Conte com a gente para potencializar sua história de sucesso. 💙

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