[Loja online passo a passo] Episódio 2: cadastrando seus produtos

Loja online passo a passo: cadastrando seus produtos

Depois de escolher a plataforma de e-commerce adequada para o seu negócio, você deve se preocupar com o cadastro dos produtos na sua loja online.

Sempre indicamos que, para começar, você deve ter pelo menos 25 produtos e fotos para todos eles. Ter boas imagens é fundamental para atrair a atenção do comprador, pois o ajuda a entender melhor as características do produto e traz mais segurança ao comprar.

Para os nomes e as descrições dos produtos, você deve pensar em uma forma simples, porém clara e descritiva. Um jeito fácil de pensar em como escrevê-los é se colocar no lugar do cliente e imaginar como ele iria procurar nos buscadores pelo seu produto e quais dúvidas sobre as especificações técnicas ele teria na hora de comprar.

Com uma boa seleção de palavras-chave, você conseguirá um bom posicionamento, podendo aparecer nas primeiras páginas dos sites de pesquisa.

É importante lembrar que isso não é algo que acontece “do dia para a noite”; é um trabalho de médio a longo prazo e é indispensável para obter sucesso em sua loja virtual.

Transcrição do vídeo

Olá, no vídeo anterior te mostrei quais são os requisitos básicos para montar a sua loja virtual. Agora vou te ensinar como cadastrar um produto na Nuvem Shop.

Para adicionar seus itens, você deve levar em consideração alguns pontos: nome, fotos, atributos como peso, dimensões e ter uma boa descrição. O legal é adicionar pelo menos 25 produtos e fotografias para todos eles.

Para o nome, recomendamos um bem completo. Assim é possível dar aos robôs dos sites de pesquisa, como o Google, uma boa seleção de palavras-chave e consequentemente um bom posicionamento para o seu e-commerce.

Não existe limitação na quantidade de imagens que você pode inserir em um produto. O que sugerimos é que você utilize pelo menos quatro fotografias para cada um. E caso algum item tenha variações de cor, por exemplo, é importante inserir uma imagem para cada uma delas.

O preço de um produto ou serviço deve ser definido com base nos custos e na estratégia de marketing do seu negócio. Já o preço promocional não é algo obrigatório, você pode utilizar apenas se quiser.

O peso e as dimensões são essenciais para calcular o custo de frete corretamente na hora da compra. E você deve inseri-lo em quilogramas, já considerando a embalagem. Por exemplo: para um peso de 100 gramas, o preenchimento correto deve ser “0.100kg”.

As dimensões devem ser aplicadas de acordo com o tamanho da embalagem de envio. Caso os seus produtos possam ser enviados em grandes quantidades em um único pacote, o ideal é manter esses campos vazios, pois nesse caso o cálculo de frete será feito apenas pelo peso do item.

O SKU é um código interno para controle do estoque e é definido como indicador único de produto. Esse campo não é obrigatório, mas te ajuda a controlar o seu estoque, caso você tenha um razoavelmente grande.

O campo de descrição deve contar todas as características do seu produto em até 360 caracteres. Assim, o seu cliente terá acesso a todas as informações necessárias e sentirá mais confiança ao comprar.

Viu como é fácil cadastrar os seus produtos? Se você ainda não tem as imagens deles, não deixe de assistir nosso próximo vídeo sobre como tirar fotos de qualidade para a sua loja.

Até lá!

Viu como é fácil cadastrar os produtos? Se você ainda não criou seu e-commerce na Nuvem Shop, pode se inscrever para aproveitar nosso período teste de 15 dias grátis e cadastrar seus produtos ainda hoje.


O que você achou desse conteúdo?


Renata Estevo

Renata é formada em relações internacionais e trabalha como consultora de e-commerce na Nuvem Shop. Adora colecionar cartões postais, não perde um jogo do seu time do coração, o Chelsea FC, e também não passa um dia sem usar o Pinterest.


    loja-online-passo-a-passo-episdio-2-cadastrando-seus-produtos