Instagram Stories: o que é e como usar este recurso?

Por: Raquel Lisboa

Imagem mostrando uma pessoa tirando fotos de alimentos com um celular.

Instagram Stories é uma função do aplicativo que permite a publicação de fotos e vídeos que são exibidos durante 24 horas. Os posts aparecem em uma barra no topo da tela e, após o prazo, são automaticamente removidos.


Quando o assunto é redes sociais, não é segredo que o Instagram é uma das favoritas, certo? E para manter o engajamento, a ferramenta volta e meia surge com novas funcionalidades. O Instagram Stories foi uma dessas e, até hoje, se mantém bastante popular entre os usuários do aplicativo.

De acordo com o Hootsuite, 1 a cada 4 pessoas das gerações X e Y (ou Millennials) procuram ativamente, pelo Instagram Stories, produtos e serviços que pretendem adquirir. Além disso, hoje mais de 400 milhões de usuários acessam-no diariamente.

Portanto, se você deseja se aproximar do seu público através de publicações mais informais e receber tráfego para o seu e-commerce, está na hora de criar uma estratégia para o Instagram Stories.

Quer se aprofundar? Então, separe o bloco de notas e venha aprender tudo sobre o Instagram Stories! 📝

💡 Confira também: Como vender pelo Instagram

O que é Instagram Stories?

O Instagram Stories foi uma aposta da rede social lançada em 2016 para revolucionar as formas de interação dentro do aplicativo. Com um formato bastante semelhante ao concorrente Snapchat, as publicações feitas pelo Stories não aparecem no feed. As fotos e vídeos ficam disponíveis apenas por 24 horas em uma barra específica — exceto na funcionalidade Destaques que será explicada ainda neste artigo.

Contudo, o Instagram Stories faz sucesso não apenas pela dinâmica objetiva, mas também pelos diversos recursos adicionais, como:

  • Filtros animados;
  • Músicas de fundo;
  • GIFs e stickers;
  • Rebobinar (exibição do vídeo de trás para frente);
  • Boomerang (gravação de GIFs com um efeito de repetição);
  • Superzoom (ferramenta de zoom com efeitos animados);
  • Captura múltipla;
  • PhotoBooth (captura automática de uma sequência de fotos);
  • Layout (montagem de fotos em formato de grades).

Com tantos artifícios, além de prático, criar conteúdos através do Stories passou a ser divertido. E, quando falamos de marketing digital, este recurso é uma mão na roda para empresas que pretendem impactar seguidores nas redes sociais.

Como funciona o Instagram Stories?

No Instagram Stories, suas postagens ficam disponíveis na barra superior da rede social por 24 horas. Você pode ver sua própria publicação clicando em sua foto de perfil (tanto no canto superior do aplicativo, quanto em seu próprio perfil).

O Instagram Stories também permite que os usuários respondam às publicações através de emojis que são chamados de Reações e por mensagens de texto que são enviadas para a sua DM (caixa de mensagens diretas).

Além disso, é possível criar uma lista com pessoas selecionadas para visualizarem seus Stories. Através da função Close Friendsmelhores amigos, em português — você pode escolher pessoas que terão acesso a posts exclusivos do seu perfil.

Com isso, no momento de publicar um Story, você deve selecionar se o post irá para todos os seguidores ou somente para sua lista de melhores amigos.

💡 Saiba mais: Entenda o que é e como usar o Melhores Amigos do Instagram

Como publicar um Story?

Para publicar um Story no Instagram, não há muito segredo. Dentro do próprio aplicativo, é bem fácil encontrar a função e todos os seus recursos. Mas, caso você ainda não esteja familiarizado com a ferramenta, aí vai um passo a passo para te guiar nesse processo:

  1. Acesse sua conta do Instagram e clique no ícone com sua foto no canto superior esquerdo;Captura de tela do Instagram.
  2. Com a câmera já aberta, você terá visibilidade de todos os recursos na lateral esquerda. Selecione qual deseja utilizar; Captura de tela do Instagram.
  3. Após gravar o vídeo (ou foto), você tem a opção de publicar para todos os seus seguidores ou para sua lista de melhores amigos — veremos mais sobre na sequência. Clique na alternativa desejada e publique seu post; Captura de tela do Instagram.

Pronto, seu Story está no ar!

Depois de postado, você também tem visibilidade de quantas e quais pessoas viram-no: Captura de tela do Instagram.

7 dicas para o Instagram Stories do seu negócio

Se você pretende levar sua marca para o Instagram, saiba que esta rede social dispõe de uma série de ferramentas que podem te ajudar a potencializar o alcance do seu negócio. Portanto, para te ajudar a explorar o melhor do Instagram Stories, confira sete dicas para usar no dia a dia da sua conta comercial.

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1. Mantenha a regularidade no Instagram Stories

Antes de tudo: conserve uma identidade visual nas suas postagens do Instagram Stories, para que, no momento em que os seguidores as virem, associem-nas à sua marca — seja pelas cores/filtros, pelos produtos ou pelos formatos das publicações.

Crie também o hábito de postar diariamente ou, pelo menos, a cada dois dias. Você pode revezar os conteúdos com novidades da sua loja virtual e tendências do seu segmento. Se você trabalha com moda, por exemplo, pode escolher um dia da semana para dar dicas regulares de como se vestir e combinar determinadas peças no Instagram Stories.

Aproveite para testar horários diferentes e notar se isso influencia na quantidade de pessoas que visualizam suas publicações no Instagram Stories.

💡 Saiba mais: Melhores horários para postar no Instagram: dicas para conseguir mais engajamento

Por enquanto, apenas perfis com mais de 10 mil seguidores conseguem atribuir um link para um Story (o famoso “arraste para cima”), permitindo que você divulgue produtos e promoções. Caso você já tenha atingido esse número, basta clicar no ícone de cadeado na parte superior do seu Instagram Stories, copiar a URL que deseja veicular e concluir.

Agora, se por ora você ainda não tem esse número de seguidores, adicione o link na biografia do seu perfil e informe isso ao seu público.

2. Dê atenção a todos no Story

De que adianta publicar imagens e vídeos interessantes no Instagram Stories, se as pessoas não puderem interagir, não é mesmo? Portanto, fique atento às mensagens dos seus seguidores e responda-as. Assim, você poderá estreitar laços com possíveis clientes e descobrir se eles têm interesse nos seus produtos.

Para aprender mais sobre como oferecer um super atendimento por canais alternativos, como o Instagram Stories, confira a nossa série gratuita com o diretor de Atendimento ao Cliente da Nuvemshop, Alejandro Vázquez:

3. Pegue leve nos vídeos do Instagram Stories

Pense bem antes de publicar vídeos no Instagram Stories da sua marca. Isso porque eles tendem a demorar mais para carregar e, assim, os seguidores acabam pulando-os antes mesmo de rodarem.

Use os vídeos no Instagram Stories apenas quando você tiver um conteúdo realmente engajador e dinâmico, como: cobertura de eventos, making off ou, até mesmo, uma série semanal que comente um pouco do dia a dia do seu negócio (sobre as entregas e produções, por exemplo) — isso fará com que seu público se sinta mais próximo da sua equipe.

4. Use os features a seu favor

O Instagram Stories possui, além das muitas alternativas de formatos de vídeos, algumas features, como emojis, textos, gifs e stickers, que podem complementar a publicação. Contudo, eles devem ser usados com cuidado e de forma criativa.

Cada postagem do Instagram Stories aparece ao usuário por poucos segundos. Por isso, evite poluir a foto com muitas informações que a maioria não vai conseguir absorver a tempo — lembre: “menos é sempre mais”.

Pense em como resumir, em poucas palavras, a informação que você deseja apresentar. Se não for possível, tente dividir a mensagem em mais de uma publicação no Instagram Stories ou grave um vídeo rápido sobre o assunto.

Aproveite os Destaques do Instagram para salvar os Stories que você não quer que desapareçam em 24 horas — eles ficarão armazenados em pastas no seu perfil.

Para gravá-los, basta acessar a sua conta e clicar em Destaques do Story (abaixo do seu nome e biografia) e armazenar aqueles que desejar. Você pode criar diferentes highlights no Instagram Stories como lançamentos, dicas, dia a dia no escritório etc.

Além disso, invista nas tags do Instagram Shopping e na integração com o Spotify, que permite a postagem de Stories com as músicas que você quiser.

5. Tenha cuidado com o tamanho dos Stories no Instagram

Para garantir que as imagens fiquem do tamanho certo, você deve garantir que as dimensões vão caber nos Stories. Para isso, as fotos e vídeos devem ser gravados na proporção 9:16.

Caso as imagens não tenham exatamente esse tamanho, também é possível redimensioná-las no próprio publicador do Instagram, fazendo o movimento de pinça com os dedos.

6. Traga assuntos relevantes no Instagram Stories

Se você tem um e-commerce de moda e vai ao São Paulo Fashion Week, por exemplo, por que não postar, no Instagram Stories, fotos e vídeos mostrando um pouco mais de perto esse universo? O mesmo vale se você tem uma loja virtual de decoração e vai à CASACOR. Sempre que possível, publique os melhores momentos dos eventos do seu segmento.

Como já citado no primeiro tópico, aproveite o espaço do Instagram Stories para dar dicas aos seus clientes. Seguindo o exemplo da loja de decoração: crie posts mostrando como compor diferentes ambientes de uma casa. Desta maneira, além de engajar, você poderá aproveitar a oportunidade para apresentar os seus produtos e serviços.

Ademais, um recurso de marketing bastante utilizado é o Storytelling, que tem como propósito contar uma história e, ao mesmo tempo, apresentar conceitos de uma marca (e, muitas vezes, alguma novidade).

O @spotifybrasil, por exemplo, para anunciar a nova playlist do Queen, criou um Destaque de Instagram Stories em seu perfil para relembrar alguns fatos marcantes da banda e o lançamento do filme Bohemian Rhapsody (em novembro de 2018):

queen spotify

💡 Saiba mais: Storytelling: dicas de como contar boas histórias no Instagram

7. Invista em ferramentas

Se você deseja incorporar outras ações no seu Instagram Stories, além das que a própria plataforma oferece, não se preocupe. Atualmente, o mercado está repleto de ferramentas e aplicativos para suprir diferentes necessidades. A seguir, confira as mais populares:

postgrain

Possibilita, pelo desktop, agendar fotos e vídeos para o Instagram Stories. Além de facilitar a adição de elementos extras, como: emojis, stickers, hashtags, menções, localizações, entre outros. Possui um espaço para criações com centenas de templates e mais de 100 mil imagens disponíveis no acervo.

Bume

bume

Outra plataforma de gerenciamento e automação para Instagram. Além das funções bastante similares às do Postgrain, permite acesso a métricas como, por exemplo, os melhores horários para se alcançar a audiência e manter o engajamento crescente no Instagram Stories (e no feed). Viabiliza também filtrar o público-alvo por meio de hashtags e localizações.

Unfold

unfold

Aplicativo ideal para criar Instagram Stories com um perfil mais clean e minimalista. Possui molduras pré-definidas e super intuitivas, que possibilitam compor imagens (ou vídeos) + textos com fontes modernas e refinadas. Está disponível para Android e iOS em versões gratuitas e pagas.

Hype-Type

hype type

Com tipografias divertidas, esse aplicativo em inglês é indicado para desenvolver peças gráficas mais coloridas e despojadas para o Instagram Stories. Seu grande diferencial está nas animações, onde é possível até editar a velocidade das letras. Para mais, viabiliza a adição de músicas no momento da exibição.

Como aumentar as visualizações do Instagram Stories?

Mesmo considerando todas as dicas acima, pode ocorrer baixo engajamento no Instagram Stories. Então, como reverter os resultados? Para isso, sugerimos duas estratégias de sucesso: os influenciadores digitais e o Instagram Ads.

Influenciadores digitais

Não é segredo para ninguém que, nos tempos atuais, influencer se tornou um ofício. Através da produção dos mais diversos conteúdos, tal profissional tem o poder de atingir uma quantidade massiva de seguidores e diferentes esferas midiáticas, além de criar tendências e padrões de consumo.

Logo, se ao vender pela internet, você deseja que a sua marca alcance um público ainda maior, investir no marketing de influência é uma boa ideia. Existem diferentes tipos de influenciadores digitais no mercado e formas de contratação. Pesquise aqueles que podem ser interessantes para o seu negócio!

💡 Saiba mais: Influenciadores digitais: valem a pena?

Instagram Ads

O Instagram Ads, plataforma de anúncios pagos do Instagram, oferece uma oportunidade única para exibir seus produtos e conteúdos para instagrammers que ainda não conhecem a sua marca, mas que são potenciais clientes.

Por meio dessa ferramenta, é possível veicular campanhas tanto no Instagram Stories, quanto no feed. Para ativá-las, você deve configurar diferentes filtros. Como: público-alvo (dados comportamentais e demográficos), objetivo, orçamento, programação e formatos (imagem, vídeo, multimídia etc).

💡 Saiba mais: Guia sobre como anunciar no Instagram Ads

Resumo

Esperamos que essas orientações tenham te auxiliado a criar uma estratégia de valor para o Instagram Stories da sua marca. Para conhecer mais dicas sobre como vender mais no Instagram, confira o vídeo abaixo:

Antes de ir embora, confira um rápido resumo do que vimos por aqui:

O que é Instagram Stories?

Instagram Stories é uma função do aplicativo que permite a publicação de fotos e vídeos que são exibidos durante 24 horas. Os posts aparecem em uma barra no topo da tela e, após o prazo, são automaticamente removidos.

Como publicar um Story no Instagram?

  1. Acesse sua conta do Instagram e clique no ícone com sua foto no canto superior esquerdo;
  2. Com a câmera já aberta, na lateral esquerda, você terá visibilidade de todos os recursos. Selecione qual deseja utilizar;
  3. Após gravar o vídeo (ou foto), você tem a opção de publicar para todos os seus seguidores ou para sua lista de melhores amigos. Escolha a que desejar e publique seu post.

7 dicas para usar o Instagram Stories no seu negócio

  1. Mantenha a regularidade no Instagram Stories;
  2. Dê atenção a todos;
  3. Pegue leve nos vídeos;
  4. Use os features a seu favor;
  5. Tenha cuidado com o tamanho dos Stories;
  6. Traga assuntos relevantes;
  7. Invista em ferramentas.

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