O que é SEO off page e qual sua importância?

Por: Victoria Salemi
O que é SEO off page e qual sua importância?

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Quando pensa em otimização de um site para os mecanismos de busca, é provável que você foque em ações para realizar em suas próprias páginas, certo? Mas sabia que existe uma outra estratégia que pode te ajudar? O nome dela é SEO off page e hoje vamos conhecê-la!

Ao longo deste artigo, vamos entender do que se trata esse conceito, qual sua importância para o Google ranquear seus resultados e como aplicar técnicas de SEO off page ao seu site.

O que é SEO off page?

SEO off page é um conjunto de técnicas aplicadas em páginas externas às do seu site, de modo a melhorar o seu posicionamento orgânico entre os resultados de buscadores como o Google.

Mas, se as ações não são realizadas no seu próprio site, como é que isso pode melhorar seu SEO? Basicamente, o que acontece é que os robôs do Google, na hora que vão vasculhar as páginas disponíveis na internet para indexá-las, observam as relações entre elas por meio de links e menções.

Desse modo, quando uma página é linkada por algum outro site, o buscador entende que ela tem seu valor. Quanto mais domínios estiverem linkando para ela, mais relevante o Google considerará aquela página, o que aumenta as chances de que ele a apresente entre seus resultados. Além disso, domínios com autoridade perante o Google transmitem mais crédito do que domínios mal referenciados quando linkam para outra página.

O mesmo vale para menções à marca, mesmo que não haja um link. Como o Google é capaz de entender o contexto de cada conteúdo, o nome do site já é suficiente para que ele reconheça sua autoridade em relação àquele assunto em pauta na página que o cita. Lembre-se também de que o buscador compreende quando a menção é positiva ou negativa, ok?

Qual a diferença entre SEO on page e off page?

De forma direta, podemos dizer que a diferença entre SEO on page e off page é que o primeiro foca em otimizações dentro do seu próprio site, enquanto o segundo, em ações externas ao seu domínio.

Vale ressaltar que, antes de se aprofundar no SEO off page, é fundamental focar nas melhorias em suas páginas. Imagine seu site como uma casa: é sempre melhor organizar as coisas antes de começar a receber visitantes, não é? Por isso, comece pelo SEO on page!

Caso queira se aprofundar nessa estratégia, confira nosso artigo especial sobre o tema:


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Como trabalhar o SEO off page a favor do seu site?

Com suas páginas bem estruturadas em termos de SEO, é chegada a hora de começar com a estratégia de SEO off page. Portanto, vamos conhecer algumas das principais ações que podem colaborar com a melhora do ranqueamento do seu site entre os resultados do Google.

Lembra-se de quando falamos que, por meio de links em outros sites, o Google pode perceber a relevância das suas páginas? Pois bem, você pode trabalhar para que esses links sejam inseridos em outras páginas.

É importante destacar que esses links devem ser conquistados da forma mais natural possível. Mais adiante, vamos entender quais práticas são condenadas pelo Google, mas agora é hora de conferir formas de gerar esses links orgânicos.

Outro aspecto relevante é buscar links em domínios cuja autoridade seja elevada. Por meio da ferramenta gratuita MozBar, por exemplo, você consegue ver a pontuação para essa autoridade.

Escreva guest posts

A primeira forma para conseguir inserir links em outros sites é por meio de artigos que você escreva como convidado em outros blogs, conhecido como guest posts. A ideia é buscar páginas que tratem de assuntos semelhantes aos seus, porém que não sejam concorrentes.

Por exemplo, se você tem um e-commerce de moda praia, pode se oferecer para escrever um artigo para um blog de moda, falando sobre as tendências para o próximo verão. Ao longo desse texto, você pode inserir links para seu próprio blog ou até mesmo para os produtos cujos modelos você citar.

Fique atento ao contexto em que você insere os links, pois eles precisam fazer sentido dentro do artigo. Além disso, o texto-âncora, ou seja, a palavra em que você adiciona o hiperlink, precisa fazer menção ao assunto sobre o qual a página linkada trata. Observe os exemplos:

  • Certo: Fique atento ao texto-âncora do link;
  • Errado: Fique atento ao texto-âncora do link. Saiba mais sobre o assunto, clique aqui.

Produza materiais compartilháveis

Além dos guest posts, você pode produzir materiais que suscitem o interesse pelo compartilhamento por outros blogs e em veículos de imprensa. A ideia é criar conteúdos por meio dos quais seu site seja citado como fonte, idealmente com um link.

Esses conteúdos ricos podem ser:

  • E-books;
  • Estudos de caso ou estatísticas;
  • Infográficos;
  • Vídeos etc.

Quanto mais único e interessante seu material, maior a chance de que seja compartilhado. Além disso, você pode fazer um trabalho ativo para oferecer esses conteúdos.

Para isso, você deve mapear quais sites te interessam e entrar em contato com seus responsáveis. A dica é mapear aqueles cujos tráfego e autoridade de domínio sejam maiores. Para conferir esses dados, você deve utilizar uma ferramenta de SEO, como o Ubersuggest ou a MozBar, por exemplo.

2. Trabalhe menções na mídia

Outra forma de conseguir mostrar ao Google a relevância do seu site é por meio de menções na mídia. Elas podem ser conseguidas por meio de um trabalho de assessoria de imprensa e/ou relações públicas.

Nem sempre os veículos de imprensa citam empresas com links, mas apenas o nome em sites relevantes de notícias podem sinalizar que seu site é uma autoridade em seu nicho.

3. Promova seus conteúdos em redes sociais, fóruns e grupos de discussão

As redes sociais são importantes em várias estratégias de um negócio — e não é diferente com o SEO off page. Ao compartilhar seus links nesses canais (e também em fóruns), a autoridade do seu site não vai aumentar diretamente, mas o efeito pode ser indireto.

Quando você divulga seus conteúdos nesses ambientes virtuais, mais pessoas vão vê-los. Desse modo, a chance de que compartilhem em algum outro lugar aumenta. Aí, sim, seu site pode se beneficiar em termos de SEO.

Existem alguns sites considerados tóxicos pelo Google. Alguns exemplos são páginas com esquemas de links, spam ou que contenham vírus ou malware.

Ter links nesses endereços apontando para seu site pode ser prejudicial à sua reputação e, consequentemente, acabar piorando o ranqueamento do seu site. No entanto, muitas vezes, essas citações são feitas sem que você tenha intenção e não há como pedir para os donos desses sites removerem a linkagem.

Nesses casos, existe uma forma de sinalizar para o Google que você não teve nada a ver com essa linkagem. O próprio buscador tem uma página explicando como fazer rejeição de backlinks, então essa pode ser uma boa ideia caso, ao checar os links apontando para seu domínio, você note muitos desses sites tóxicos.

Se quiser conhecer todos os aspectos do SEO para e-commerce, confira nosso guia sobre o assunto:


Saiba mais...

Práticas de SEO off page para evitar ⚠️

Como já pudemos notar, o trabalho de SEO off page exige alguns cuidados. Além dessas recomendações, existem algumas práticas que são condenadas pelas diretrizes do Google.

Por esse motivo, vamos conhecer as chamadas técnicas Black Hat para que você não as empregue e corra o risco de sofrer uma penalização — que pode piorar drasticamente o posicionamento do seu site nas buscas orgânicas.

Um ponto muito importante destacado como uma violação pelo Google em suas diretrizes são os esquemas de links. Isso significa que os links para seu site devem ser orgânicos, ou seja, conseguidos de forma natural. De acordo com o próprio buscador:

“A melhor forma de fazer com que outros sites criem links relevantes para sua página é desenvolver conteúdo exclusivo e interessante para conquistar popularidade na Internet de maneira natural. Criar um bom conteúdo compensa: os links normalmente são votos editoriais selecionados. Quanto mais útil for seu conteúdo, maiores serão as chances de ele ser considerado importante e redirecionado com um link para outros leitores”.

Nesse contexto, a compra ou troca de links é condenada pelo buscador e pode render uma penalização. Então, não faça isso!

Spam em comentários de outros blogs, grupos ou fóruns

Outra prática condenável em termos de SEO off page é o spam em comentários, grupos ou fóruns. Você já deve ter se deparado com links em comentários aleatórios pela internet. Quando vir algo do tipo, saiba que é uma tentativa equivocada de melhorar a autoridade de um site.

Como o próprio Google diz, apenas ofereça e adicione seus links quando o contexto permitir. Se você está em um grupo que alguém pergunta sobre um tênis que você vende em seu e-commerce, é claro que você pode mandar o link do produto. Caso contrário, não faça isso, pois sua autoridade de domínio não vai melhorar e você corre o risco de sofrer uma punição.

Tudo certo?

Gostou de conhecer sobre o SEO off page? Essa estratégia pode ser grande aliada na sua busca por um melhor ranqueamento em pesquisas no Google, mas deve ser empregada apenas depois que suas páginas estiverem otimizadas.

Fique atento também às boas práticas em relação ao link building. Afinal, se for punido, todo o trabalho que você construiu ao longo do tempo pode ser prejudicado da noite para o dia.

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