24 estratégias práticas para fazer a primeira venda online

- Para fazer a primeira venda online é importante oferecer uma experiência de compra segura, contar com uma plataforma confiável, caprichar na identidade visual, definir preços competitivos e aproveitar datas sazonais;
- Além disso, estratégias orgânicas como marketing de conteúdo, SEO e presença nas redes sociais também têm grande potencial para gerar as primeiras vendas;
- Aproveite para contar com uma plataforma de e-commerce fácil de usar, como a Nuvemshop. Crie sua loja grátis agora mesmo!
O faturamento do e-commerce aumenta sem parar no Brasil. Segundo dados do NuvemCommerce, o varejo digital brasileiro cresceu 16% em 2024, superando R$ 200 bilhões de faturamento. Então, esse é o momento certo para você fazer sua primeira venda online e aproveitar essa tendência.
Felizmente, existem vários caminhos para conquistar seu primeiro cliente e começar a lucrar na internet. Continue com a gente e veja as melhores dicas para ter sucesso com as suas estratégias e fazer sua primeira venda online. Boa leitura!
Já adiantamos que um dos melhores jeitos de fazer a primeira venda online é por meio de uma plataforma de e-commerce. Crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop agora mesmo:
Como fazer a primeira venda online?
A seguir, separamos as principais dicas de como fazer a primeira venda online. Confira:
1. Conte com uma plataforma confiável
Para realizar a sua primeira venda online, consideramos que você já tenha uma loja virtual. Mas aqui vai uma pergunta importante: você está usando uma plataforma de e-commerce estável, segura e que transmite profissionalismo?
Para conquistar clientes e realizar a primeira venda é importante oferecer um ambiente de compra que passe confiança e que garanta uma boa experiência de compra. Um site instável, com falhas ou pouco intuitivo pode afastar clientes logo no primeiro acesso.
Nesse sentido, caso ainda esteja pesquisando sobre a melhor solução, te convidamos a conhecer a Nuvemshop para criar sua loja online.
Com a plataforma, você pode criar uma vitrine virtual personalizada para vender produtos ou serviços: tudo isso sem nenhuma dor de cabeça! A tecnologia dispensa conhecimentos técnicos para que você possa começar a faturar mais.
Além disso, você também pode integrar a sua loja Nuvemshop com redes sociais e outros canais de vendas.
2. Crie uma identidade visual consistente
Sem dúvidas a aparência da sua loja virtual tem forte influência na decisão de compra dos clientes. Por isso, invista na criação da identidade visual para que seja coerente com sua proposta de marca: escolha cores que transmitam a mensagem certa, fontes legíveis e um logo de qualidade.
Use as ferramentas gratuitas de Criador de logo e Paleta de Cores da Nuvemshop para te ajudar.
3. Capriche nas fotos e descrições
Outro ponto importante são as fotos e descrições utilizadas no site, já que elas ajudam a criar o desejo de compra e esclarecer dúvidas que poderiam impedir a venda de se concretizar.
Nesse sentido, use fotos de alta qualidade (o que pode ser feito com um bom smartphone), mostre os produtos de diferentes ângulos e em situações de uso do dia a dia. Além disso, para as descrições busque detalhar as especificidades da peça, os diferenciais, as características técnicas.
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4. Defina preços competitivos
Para conquistar a primeira venda online é importante que seus preços estejam alinhados com os de outras marcas do mesmo nicho de mercado. Para precificar corretamente, pesquise quanto os concorrentes cobram e ajuste seu preço para que seja atrativo sem comprometer a margem de lucro.
Aprenda a precificar seus produtos na prática com a planilha de precificação gratuita desenvolvida pela Nuvemshop:
Baixar planilha de precificação
5. Tenha políticas de troca e devolução
Os clientes buscam segurança em casos de problemas com as compras online e uma boa forma de mostrar que a sua loja é confiável é por meio de uma política de troca e devolução bem estruturada. Para isso, informe prazos, condições, passo a passo em caso de troca/devolução e insira o link de forma visível no seu site de vendas.
Use o Gerador de política de troca e devolução gratuito da Nuvemshop para criar um documento completo para o seu negócio:
👉 Ferramenta grátis: Gerador de política de troca e devolução
6. Use depoimentos e provas sociais
Você deve estar se perguntando como fazer isso já que acabou de criar sua loja online. Nesse caso, uma boa ideia é começar pedindo para amigos e familiares testarem seus produtos e compartilharem suas opiniões.
Recolher essas provas sociais ajudam a gerar confiança para quem está conhecendo sua marca e a transmitir a qualidade do que você vende, mesmo que sejam as primeiras pessoas a comprarem de você.
7. Aproveite as datas sazonais
Datas como Natal, Dia das Mães e Black Friday são ótimas oportunidades para aumentar as vendas. Para isso, se planeje e crie promoções especiais, kits temáticos e campanhas para aproveitar o aumento da procura nesse período.
💡Saiba mais: Calendário comercial: principais datas comemorativas
8. Facilite o processo de compra
Oferecer um processo de compra simples faz toda diferença para os clientes que estão acessando seu e-commerce pela primeira vez. Para isso, oferece opções de pagamento variadas, como cartão de crédito, carteiras digitais, boleto bancário e Pix.
Além disso, garanta que a navegação no seu site seja intuitiva, com categorias de produtos organizadas e botões de compra claros.
Antes de continuar, descubra o que os maiores nomes do mercado estão discutindo, planejando e apostando para crescer. Faça parte da nossa newsletter:
9. Conheça o público-alvo
Outro ponto é conhecer seu público-alvo, afinal saber para quem você está vendendo ajuda a personalizar a comunicação. Recomendamos que você vá além e crie a persona do seu negócio, ou seja, um cliente ideal semifictício.
Para isso, faça pesquisas, observe quem interage com a marca, entenda as dores e desejos dessas pessoas. A partir dessas informações, você consegue criar conteúdos, promoções e lançamentos de produtos alinhados ao que seu público realmente procura.
10. Exponha os seus produtos no Instagram
O Instagram é uma ótima forma para divulgar a sua loja virtual. Isso porque, com o Instagram comercial, você pode expor imagens do catálogo de produtos que está disponível no seu e-commerce e, até mesmo, criar campanhas de anúncios no Instagram Ads.
Inclusive, com o recurso do Instagram Shopping, você pode incluir etiquetas com os nomes e preços de produtos em publicações, tanto no feed quanto nos Stories, o que facilita a jornada de compra para o cliente.
📹 Veja também: Vendas no Instagram: dicas para vender mais no Instagram de loja online!
11. Esteja presente no TikTok
De acordo com dados divulgados pela CNN, nosso país é o terceiro maior mercado no TikTok com 111 milhões de usuários ativos. Tendo em mente o alcance dessa rede social, outra dica para a primeira venda online é promover seu negócio na plataforma.
Para ter sucesso por lá é importante criar conteúdos autênticos e alinhados ao perfil do seu público-alvo. O TikTok valoriza a criatividade, espontaneidade e vídeos que gerem conexão. Com isso em mente, aproveite para mostrar o dia a dia da produção, bastidores da loja ou dicas de uso dos seus produtos etc.
Sobre a relevância da plataforma para negócios que estão começando, a Silvia Belluzzo, diretora de marketing do TikTok para Pequenas e Médias Empresas na América Latina, diz o seguinte:
"Se você tem zero seguidores em uma rede social, você está falando sozinho. Mas, no TikTok, você se conecta com quem se interessa pela sua história. Esse é o coração da plataforma. Sabendo disso, você consegue entender como o seu negócio pode trilhar um caminho de sucesso."
12. Venda no Facebook
Vender pelo Facebook é uma ótima estratégia de vendas online para aumentar o alcance do seu e-commerce.
Isso porque você pode integrar gratuitamente a sua loja virtual com a rede social, o que permite aumentar o faturamento do seu negócio.
Para habilitar a ferramenta, você precisa criar uma página da sua loja virtual no Facebook. Com essa etapa cumprida, é necessário integrar a sua loja virtual com a rede social.
A partir desse recurso, os seus clientes podem acessar o catálogo de produtos do seu e-commerce pela rede social — ou pelo Instagram, já que ambos pertencem à mesma empresa — em dispositivos Android ou iOS.
13. Tenha um canal no YouTube
Outra estratégia de vendas online é o YouTube. Para isso, você precisa analisar o que será promovido — um critério é pensar no produto ou serviço que tenha mais oportunidades de conversão rapidamente — e criar uma estratégia para essa divulgação.
Assim como nas outras redes sociais, é possível utilizar o canal para criar promoções e divulgar sua loja virtual.
14. Explore os marketplaces
Quem deseja ter sucesso com estratégias de vendas online precisa explorar diferentes canais de venda.
Assim, integrar o seu e-commerce com marketplaces é importante para alcançar um público maior. Para isso existem ferramentas para e-commerce que possibilitam que você faça a integração da sua loja virtual com canais de vendas como o Mercado Livre, a Amazon e a Shopee.
A integração com marketplaces proporciona mais visibilidade para sua marca, já que esses sites são responsáveis pelos investimentos em marketing e geração de tráfego.
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15. Inclua campanhas de Google Ads
O Google Ads, a ferramenta de anúncios do Google, é uma maneira de gerar resultados a curto prazo para o seu negócio.
Para começar a investir na plataforma, não existe um valor fixo estipulado: com R$ 5 por dia já é possível criar campanhas.
No entanto, o recomendado é que se pense nos objetivos de expansão da sua marca no para, assim, definir uma estratégia de investimento. Suas campanhas podem se basear em taxas de conversão, branding, resultados de pesquisas ou preenchimento de formulários.
Resumidamente, a plataforma funciona da seguinte forma: os anúncios são exibidos quando clientes procuram empresas na pesquisa do Google e no Google Maps, além de constarem em sites parceiros.
Portanto, você paga somente pelos resultados, como cliques para acessar o site, visualizações de banners publicitários e preenchimento de formulários.
O Google Ads ainda permite que você faça segmentação do seu público, o que tende a levar as chances de conversão para a sua primeira venda online.
16. Tenha uma loja virtual responsiva
Atualmente, o smartphone é um dos principais meios de acesso à internet. Portanto, ter um design responsivo é um critério que aumenta a competitividade do seu negócio, o que pode facilitar a sua primeira venda online.
Além disso, com um site responsivo, você garante:
- Uma página agradável em dispositivos móveis;
- Maior agilidade no carregamento do seu e-commerce;
- Melhor ranqueamento nos resultados de pesquisa do Google;
- Redução da taxa de rejeição;
- Aumento de vendas.
Se você tem uma loja Nuvemshop, não precisa se preocupar com isso. Todos os e-commerces criados por meio da plataforma já têm páginas responsivas aos dispositivos móveis!
17. Aposte no marketing de conteúdo
Saiba que também é possível fazer a primeira venda com marketing digital, mais especificamente com uma estratégia de conteúdo. Essa é uma prática que consiste na produção de materiais como forma de atrair clientes.
Saber entregar conteúdo de qualidade e alinhado com seu público-alvo em blogs, vídeos e redes sociais faz parte de uma boa estratégia de venda online.
O blog, por exemplo, é uma ótima estratégia de venda online, já que você pode aumentar a notoriedade da sua marca ao compartilhar conhecimento sobre a sua área de atuação com o público.
A Hubspot fez um levantamento sobre o tema em questão. De acordo com o estudo, empresas que utilizam dessa estratégia alcançaram 3,5 vezes mais tráfego e 4,5 vezes mais leads — ou seja, contatos de pessoas interessadas na sua marca — do que quem não tem uma página de blog.
Portanto, criar conteúdo por meio de um blog agregado ao seu e-commerce pode ser uma ótima forma de atrair visitantes para seu site e conquistar sua confiança.
18. Otimize o SEO do seu site
Otimizar o seu e-commerce com SEO (otimização para mecanismos de busca) permite que ele atinja melhores posicionamentos em pesquisas orgânicas e garanta mais visibilidade para a sua marca.
Essa estratégia é indispensável para a sua loja virtual por alguns motivos:
- Ganhar destaque ao aparecer na primeira página de resultados do Google;
- Ter autoridade na internet;
- Fazer branding;
- Atrair mais visitantes para as páginas desejadas;
- Ter mais leads, clientes, vendas online — e aumentar o faturamento.
É importante também pensar nessa estratégia para o seu blog, produzindo conteúdos sobre assuntos buscados com frequência.
Aproveite e baixe nosso Checklist de SEO técnico, que tem todas as dicas para dominar o topo do Google:
19. Faça e-mail marketing
Uma forma muito utilizada para atrair mais consumidores (e também como estratégia de vendas online) para a sua loja virtual é o e-mail marketing.
Além de permitir que você apresente seus produtos, a estratégia é uma das melhores maneiras de manter o relacionamento contínuo com o seu público.
Isso porque, com o envio de newsletters periódicas, você consegue informar sobre lançamentos, promoções e novidades do seu e-commerce.
Para facilitar o processo, existem diversas ferramentas gratuitas de e-mail marketing que permitem que você crie e dispare as mensagens para sua base de clientes.
20. Crie cupons e ofereça desconto
Oferecer descontos é uma excelente maneira de atrair novos clientes e estimular a primeira compra. Ao lançar um produto ou em datas comemorativas, aproveite para divulgar sua loja virtual com promoções.
Por exemplo, para celebrar o Dia do Consumidor, o marketplace Shopee promove, todos os anos, durante todo o Mês do Consumidor, grandes promoções, com cupons de desconto com frete grátis sem valor mínimo de compra.
💡Saiba mais: Como oferecer cupons de desconto?
21. Ofereça um ótimo atendimento ao seu cliente
Ter um bom atendimento ao cliente permite destacar a sua marca da concorrência, além de fidelizar clientes.
Para oferecer uma experiência agradável de compra ao seu público, você pode disponibilizar diversos canais de atendimento:
- Telefone;
- Site;
- SMS;
- E-mail;
- Redes sociais;
- WhatsApp Business;
- Chat.
Além disso, o tempo é importante em um atendimento. A ideia é que você oriente conforme a necessidade do seu cliente de forma rápida, sempre como uma boa solução para o problema. Desse modo, ele vai sentir mais confiança para realizar a primeira compra no seu site ou voltar a consumir da sua marca.
22. Feche parcerias com influenciadores digitais
Uma boa estratégia de vendas online é o envio de produtos para influenciadores digitais analisarem a qualidade e publicarem uma review em seus canais.
Atualmente, ter esse tipo de opinião publicada é uma ótima maneira de atrair consumidores para sua loja e seus produtos.
23. Participe, patrocine e crie eventos
Quando possível, esteja presente fisicamente em eventos da sua área de atuação, ou faça eventos relacionados.
Por exemplo, se a sua loja virtual é especializada em roupas fitness, você pode estar presente ou patrocinar eventos especializados em saúde, bem-estar, suplementos alimentares etc. Assim, sua marca se torna mais conhecida entre seu público-alvo.
💡Saiba mais: Principais eventos de e-commerce para ficar de olho
24. Utilize do seu networking
Ter uma loja virtual não significa que você deva deixar as relações com outros e-commerces da sua rede de relacionamento de lado. Conhecer o mercado ao seu redor pode ser de grande ajuda para o crescimento da sua loja virtual.
O networking não é apenas mais uma maneira de divulgar o seu produto ou serviço, mas sim uma forma de conhecer lojistas que passaram pelo mesmo momento de negócio que você ou que tenham mais experiência em determinada área.
Assim, você pode recorrer a sua rede de relacionamentos para esclarecer dúvidas sobre o mercado de atuação.
Entendeu como fazer a sua primeira venda online?
Ao longo deste conteúdo, você deve ter notado que existem várias ferramentas de marketing digital e dicas que podem te ajudar a realizar sua primeira venda. No entanto, lembre-se de que, antes de colocar tudo em prática, você precisa conhecer o seu cliente para alcançar os seus objetivos de negócio.
Se você ainda não tem um e-commerce na Nuvemshop e quer colocar as estratégias de vendas online em prática, monte agora sua loja virtual grátis! É fácil, rápido e não requer conhecimentos técnicos. 💙