CRM ou ERP: quais as diferenças e como escolher o melhor

Por: Livia Ferreira

Colaboradores em frente ao computador analisam a diferença entre os softwares CRM e ERP

Você sabe o que é CRM e ERP? Com a transformação digital diversos tipos de softwares surgiram no mercado para agilizar as rotinas nos negócios. Uma vez que cresceu a necessidade de digitalização e automação de processos nas empresas, com o objetivo de ganhar tempo, inovar e criar uma estratégia competitiva.

Os dois principais softwares são identificados pelas siglas CRM e ERP, que representam soluções essenciais para a gestão empresarial e gerenciamento do relacionamento com o cliente.

Se quer saber mais sobre o que é CRM e ERP, entender as diferenças entre eles e a importância de cada um para o sucesso do seu negócio, é só seguir a leitura do artigo. Vamos lá? 💻

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O que é CRM?

CRM é uma sigla para Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português. Esse conceito se refere tanto à estratégia de gerenciamento das interações com o consumidor quanto ao software usado pelas empresas para essa finalidade.

Neste artigo, focaremos no sistema CRM, que armazena os dados de clientes e registra todos os pontos de contato entre empresa e consumidor. Esse software é usado para gerenciar processos de marketing, vendas, suporte e pós-venda — ou seja, todas as etapas que envolvem o relacionamento com o cliente.

O CRM surgiu em conjunto com o conceito de experiência do cliente, que consiste em uma técnica para satisfazer o consumidor em todos os seus momentos de contato com a empresa, seus representantes e produtos ou serviços.

Dessa forma, o software serve para integrar informações de consumidores, identificar preferências dos clientes, indicar quais contatos estão mais próximos de fechar uma venda, entre outras funções.

Quais são os benefícios do CRM?

Contar com um sistema para gerenciar o relacionamento com o cliente pode te trazer muitos benefícios. Por isso, confira agora as principais vantagens de um CRM e decida se um software desse tipo atende às suas necessidades internas:

Gera clientes

Os sistemas de CRM são úteis, principalmente, na identificação de clientes em potencial. Eles rastreiam os perfis dos leads (potenciais clientes que cedem algum tipo de contato) e permitem que a equipe utilize os dados para determinar quais consumidores têm maior chance de comprar.

Assim, a empresa não só conquista novos compradores, como também faz a qualificação de leads para garantir que os novos clientes tenham compatibilidade com o produto ou serviço. Quanto mais alinhados os consumidores estiverem com a marca, mais fácil será fidelizar clientes.

Aumenta a receita

O CRM também é útil para aumentar a receita da empresa, como consequência do incremento nas vendas e fidelização de clientes. Com os dados detalhados dos leads, é possível mirar na buyer persona (cliente ideal) da empresa e priorizar os consumidores que gastam mais e compram com maior frequência, por exemplo.

As empresas também podem usar os dados para criar programas de fidelidade que aumentam a taxa de retenção e garantem relacionamentos de longo prazo com os clientes.

Torna o ciclo de vendas mais rápido

Um sistema de CRM ajuda a fechar negócios com rapidez, permitindo que o time de vendas dê respostas mais ágeis e eficientes aos leads. Afinal, os clientes ficam mais convencidos a transformar suas consultas em compras quando são respondidos prontamente.

Logo, as organizações que implementam com sucesso um sistema de CRM observam uma redução drástica no tempo de resposta aos consumidores.

Além disso, os processos de envio de propostas e orçamentos também ficam muito mais rápidos, graças às soluções de automação do CRM.

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O que é ERP?

Enterprise Resource Planning (ERP), ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português, é um tipo de software usado pelas empresas para centralizar seus dados e integrar suas diferentes áreas.

Ele é fundamental para a gestão empresarial porque ajuda a implementar um planejamento de recursos integrado, que reúne todos os processos e informações em um único sistema.

Com um ERP, é possível conectar as diferentes áreas da empresa, como produção, estoque, financeiro, vendas, expedição, RH, marketing etc. Dessa forma, as equipes de cada departamento conseguem trocar informações entre si mais facilmente.

💡 Saiba mais: O que é controle de estoque e como fazê-lo?

Podemos comparar esse sistema a uma central que une os diferentes softwares de uma organização. Sem um ERP, cada departamento teria que usar uma ferramenta diferente, dificultando a conexão entre as áreas do negócio.

Logo, o Sistema de Gestão Empresarial, como é conhecido, permite centralizar todas as funções e dados em um único ambiente. Assim, todos os colaboradores podem acessar as mesmas informações e compartilhar tarefas entre si com facilidade, enquanto a gestão consegue tomar decisões orientadas por dados (data-driven).

Quais são os benefícios de um ERP?

Um ERP pode trazer muitas vantagens para a sua empresa. O simples fato de o sistema integrar diversas áreas e centralizar dados já coloca todos os colaboradores na mesma página, tornando toda a operação muito mais estratégica. Confira outras vantagens:

Ajuda a empresa a escalar

Para garantir o sucesso contínuo do seu negócio, você deve ficar de olho no futuro e pensar na escalabilidade — capacidade do negócio de crescer de forma exponencial, aumentando suas receitas sem aumentar os custos na mesma proporção.

Nesse sentido, ter um sistema que possa acomodar o crescimento de sua empresa de maneira eficiente é de extrema importância. E o ERP é exatamente isso: um software 100% escalável que cresce junto com o seu negócio.

Se o objetivo é expandir sua base de clientes, entrar em novos mercados, lançar novos produtos ou qualquer outra meta de crescimento, basta adicionar novas funcionalidades à sua plataforma ERP.

Para isso, é importante escolher um software modular (construído em módulos) que possa ser ampliado para atender às suas necessidades.

Possibilita gestão integrada

Ter uma visão holística do negócio é uma das principais vantagens proporcionadas pelo sistema ERP. Isso porque ele reúne todas as informações do negócio em um único banco de dados que pode ser acessado por todas as áreas.

Dessa forma, fica mais fácil gerar relatórios e análises valiosas a qualquer momento, com a garantia de que os dados estarão sempre atualizados e não serão duplicados. O software também permite que você analise e compare funções entre departamentos sem o incômodo de lidar com várias planilhas e e-mails.

Os relatórios mais populares e solicitados pelos usuários de ERP são os do setor de finanças. Documentos essenciais, como demonstrativos de receita e fluxo de caixa, geralmente são integrados e podem ser gerados sem intervenção da área de TI (Tecnologia da Informação), o que economiza bastante tempo e torna esse processo burocrático um pouco mais fácil.

Reduz custos de operação

Um ERP pode ter um custo alto, dependendo da solução. No entanto, se você jogar suas cartas da maneira certa, é um investimento valioso que economiza dinheiro a longo prazo.

Em vez de inserir dados manualmente, este programa permite importá-los de uma vez e transferi-los para outros departamentos em tempo real.

Você também pode agilizar tarefas mais operacionais como elaboração de relatórios, alocação de faturas, folha de pagamento de funcionários, entre outras, economizando tempo para outras responsabilidades de alta prioridade.

Além disso, se você gasta mais com licenças de sistemas diferentes do que com um ERP centralizado, poderá economizar nos custos gerais de TI.

Usar um único software também reduz os requisitos de treinamento para usuários finais, uma vez que eles só precisam aprender um sistema, em vez de interagir com vários aplicativos individuais.

Para completar, a maioria dos sistemas de ERP atuais funcionam na nuvem (com base em servidores externos sem necessidade de instalação local) e são vendidos no modelo SaaS (Software as a Service, ou Software como Serviço).

Dessa forma, você paga uma assinatura fixa para ter acesso a um software totalmente online, com o melhor custo-benefício.

💡 Saiba mais: 5 vantagens do ERP na organização de vendas

Qual a diferença entre CRM e ERP?

A principal diferença entre os sistemas CRM e ERP é o foco de cada um. Enquanto o ERP foca na gestão da empresa inteira, o CRM foca especificamente na área de vendas, marketing e atendimento — ou seja, as áreas que envolvem contato com clientes.

Em outras palavras, o ERP abrange todas as áreas da empresa, promovendo a centralização de informações e permitindo que diferentes setores trabalhem com sinergia, além de facilitar muito o acompanhamento de resultados por parte da gestão.

Enquanto isso, o CRM é voltado à gestão do relacionamento com o cliente em todas as interações com a empresa, desde a prospecção até o pós-venda.

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CRM ou ERP: qual escolher?

Tanto o CRM quanto o ERP são sistemas importantes para digitalizar processos na sua empresa e ganhar agilidade. O ideal é que você adote os dois softwares e que ambos possam ser integrados facilmente, compartilhando os mesmos dados.

Normalmente, quando as empresas começam a crescer, elas precisam de múltiplas soluções para escalar suas operações, acompanhar melhor os resultados e otimizar processos.

Ou seja: ter um ERP e um CRM simultaneamente é uma ótima opção quando você já tem uma empresa com um tamanho considerável, que requer ferramentas para lidar com um processo comercial complexo e integrar diversas áreas.

Pronto para escolher entre CRM e ERP?

Agora que você sabe exatamente o que é um CRM e ERP, quais são as principais vantagens de cada um e as principais diferenças entre eles, será mais fácil escolher os sistemas certos para a sua empresa.

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Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre CRM e ERP

CRM é um software de gestão de relacionamento com o cliente que permite gerenciar as interações entre empresa e consumidores, enquanto ERP é um sistema integrado de gestão empresarial que centraliza todos os dados do negócio e integra suas diferentes áreas. Ambos são fundamentais para a digitalização da empresa e seu crescimento.

  • Gera clientes;
  • Aumenta a receita;
  • Torna o ciclo de vendas mais rápido.

  • Ajuda a empresa a escalar;
  • Possibilita a gestão integrada;
  • Reduz custos de operação.

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