Como fazer divulgação de produtos online? Dicas de experts

Conteúdo criado por humano
imagem de prateleira de mercadorias, representando a divulgação de produtos.
Pontos principais do artigo:
  • Um dos principais objetivos de fazer a divulgação de produtos é chamar a atenção do consumidor, fidelizá-lo e aumentar as vendas;
  • Algumas ideias de divulgação de produtos são: postagens educativas, vídeos nas redes sociais, banners no site, anúncios pagos, parcerias com influenciadores e cupons de desconto;
  • Ao criar uma loja grátis na Nuvemshop, é possível integrar o seu negócio com ferramentas de anúncios para criar campanhas eficazes de divulgação de produtos.

Uma das maiores preocupações para quem acabou de abrir um negócio online é como fazer a divulgação de produtos. Afinal, de nada adianta colocar um site no ar, cadastrar os itens, definir meios de pagamento e envio, se os consumidores não ficarem sabendo o que vende em sua empresa.

Por isso, para lucrar, é preciso investir em ações de divulgação de produtos para o seu público-alvo.

Se você ainda não sabe por onde começar, não se preocupe. Neste artigo, separamos as melhores estratégias para você trabalhar na promoção das mercadorias do seu negócio.

Sem dúvidas, uma das melhores formas de divulgar seus produtos e aumentar o alcance é ter um site de vendas. Crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop e monte uma vitrine virtual única para exibir seus produtos:

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Por que investir na divulgação de produtos?

Com tantas marcas e produtos no mercado, a concorrência é acirrada. Por isso, um dos principais objetivos de trabalhar a divulgação de produtos é chamar a atenção do consumidor para o seu negócio, a fim de fidelizá-lo.

Além disso, a promoção de mercadorias colabora para um aumento das vendas e do faturamento da empresa. Afinal, essa é a consequência quando se investe na divulgação da sua marca e em uma experiência do cliente positiva.

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A seguir, veja as melhores estratégias para fazer a divulgação de produtos em seu e-commerce e vender mais.

💡Saiba mais: O que é a Fórmula de Lançamento e como funciona na prática?

Como fazer a divulgação de produtos?

Como deu para notar, a divulgação de produtos, combinada com o acompanhamento de tendências, como a pesquisa por voz, e ferramentas tecnológicas, como as automações de marketing, pode transformar seu negócio em uma máquina de vendas.

Para ajudar você a ter sucesso nessa empreitada, listamos os principais passos de como fazer a divulgação de produtos da sua loja. Confira:

1. Saiba quem são os seus clientes

Não tem como criar uma estratégia de divulgação de produtos sem conhecer aqueles que vão comprar de você, não é? Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer é analisar o seu público-alvo.

Aqui, é importante entender qual a faixa de idade do seu comprador médio, que tipo de promoção o atrai, quais tipos de produtos são comprados, gênero, renda média, entre outros. Quanto mais questões você reunir, mais fácil será construir uma estratégia efetiva para a divulgação de produtos.

💡Saiba mais: O que é persona e como criar uma para o seu negócio?

2. Tenha um plano de marketing

Um plano de marketing é um documento que descreve os detalhes de uma estratégia para atingir um objetivo da marca. No caso da divulgação de produtos, esse documento vai auxiliar na definição de orçamento e na criação de um cronograma para que a ação seja efetiva.

Para chegar às ideias do documento, você pode fazer um brainstorming com sua equipe ou com outras pessoas que conheçam seu negócio.

Depois, com tudo estruturado, você poderá ter uma visão mais ampla e analítica a respeito das práticas que fazem, ou não, sentido para a sua empresa.

Use o modelo de plano de marketing gratuito da Nuvemshop para traçar metas e estratégias certeiras para divulgar seus produtos:

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3. Use as redes sociais

A presença em redes sociais se tornou uma necessidade para os negócios. Portanto, investir em campanhas de marketing para a divulgação de produtos no Instagram, TikTok, Pinterest, entre outros, é algo que gera grandes retornos.

Nesse sentido, o consumidor costuma ser exigente com a experiência de compra e a qualidade, assim é importante produzir conteúdos excelentes e que façam a diferença.

💡Saiba mais: Como vender pelas redes sociais?

No Instagram, por exemplo, poste fotos de qualidade e chamativas, mas não deixe de incluir um texto à imagem e um link que leve à sua loja virtual.

O especialista em Growth Hacking, João Pedro Motta, destaca o papel estratégico do Instagram no crescimento de e-commerces:

“O Instagram hoje é um dos principais motores de crescimento de quase todos os e-commerces, porque ele permite anunciar de uma forma que é boa tanto para descoberta quanto para recuperação de carrinho. Isso não funciona tão bem no TikTok, que foca mais na descoberta. Já o Instagram, além de apresentar novos produtos, engaja e recupera a audiência.”

🎙️ Ouça o podcast: Redes sociais como máquina de aquisição, com João Pedro Motta, no YouTube, Spotify e Apple Podcasts

4. Invista em anúncios pagos

Redes sociais, como o Instagram e o Facebook, e navegadores de busca, como o Google, permitem criar campanhas e anúncios dos mais variados tipos.

Essa é uma forma poderosa de divulgar produtos, gerar cliques, vendas e aumentar a visibilidade da sua marca.

Para ter sucesso com as campanhas, é essencial que você conheça bem a sua audiência e a linguagem com a qual ela se comunica. Saber, por exemplo, se ela consome mais vídeos ou fotos pode fazer toda a diferença.

5. Faça parcerias com influenciadores

Influenciadores digitais são pessoas que, por meio da produção de conteúdos em canais online, como redes sociais e blogs, atraem uma quantidade massiva de seguidores.

Esse grupo tem um forte potencial para ajudar a aumentar a divulgação de produtos. Isso porque os clientes gostam de receber dicas e saber a opinião dessas personalidades antes de fazerem as suas compras.

Na Nuvemshop, por exemplo, você pode conectar sua loja virtual a aplicativos específicos para a contratação e gestão de influenciadores digitais, como o Viral – Marketing de Influenciadores.

Esse app permite que você procure pelos influencers ideais para a sua marca, crie cupons de desconto, gerencie suas campanhas e pague comissões de diversas formas.

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6. Divulgue cupons de desconto

Oferecer cupons de desconto é uma estratégia eficiente para atrair mais clientes e promover os seus produtos.

Uma ótima forma de utilizá-los é no fim de cada mês ou para grupos de produtos específicos, por exemplo. Envie códigos por e-mail para a sua base de contatos ou faça postagens em suas redes sociais para movimentar a sua loja virtual.

Para não errar no cálculo dos descontos, você pode usar uma ferramenta para ajudar no processo. A calculadora de desconto gratuita da Nuvemshop, por exemplo, permite que você calcule promoções para os seus produtos de acordo com o lucro que deseja obter.

👉 Ferramenta grátis: Calculadora de desconto

É muito fácil de usar: selecione o tipo de desconto que deseja oferecer, insira as informações e pronto!

A calculadora vai de forma simples e rápida os valores finais desejados. Você pode escolher o desconto fixo ou variável em um produto e também as opções “Leve 2 Pague 1” e “Leve 3 Pague 2”.

7. Envie e-mail marketing

Investir em e-mail marketing é uma excelente estratégia de divulgação de produtos, já que permite uma comunicação direta e personalizada com os clientes. Essa abordagem facilita a segmentação do público, possibilitando o envio de mensagens adaptadas aos interesses e comportamentos específicos de cada grupo de consumidores.

Além disso, o e-mail marketing para e-commerce é uma ferramenta eficiente em termos de custo, proporcionando um alto retorno sobre o investimento (ROI) em comparação com outras formas de marketing digital.

Por meio dele, é possível estreitar o relacionamento com os clientes e, ao mesmo tempo, promover produtos, ofertas e novidades de forma contínua e relevante, o que aumenta significativamente as chances de conversão e fidelização.

Segundo a Taynara Schemes, estrategista global de Nurturing (nutrição de leads) da Nuvemshop, para fazer uma boa campanha de e-mail marketing é importante seguir esta dica:

“Estruture uma estratégia de nutrição equilibrando conteúdos. Um grande erro nessa etapa é oferecer apenas promoções e ofertas. Para uma boa conversão, você deve também entregar conteúdos de valor, como vídeos, tutoriais e provas sociais.”

8. Use ferramentas gratuitas do Google

Você sabia que o Google oferece ferramentas grátis que ajudam na divulgação de produtos e do seu negócio?

Uma das mais famosas é o Google Shopping. Cadastrando seus produtos neste catálogo, eles são exibidos nas buscas de usuários que selecionam os resultados dentro de “shopping” no buscador.

📹 Veja também: TUTORIAL Google Shopping: O que é? Como vender? Consigo integrar à minha loja virtual?

Outra talvez menos conhecida é o Google Meu Negócio. O cadastro nesta plataforma permite que sua loja e seus produtos sejam exibidos em um painel quando o usuário pesquisar pela sua marca, dando mais destaque a ela.

📹 Veja também: Google Meu Negócio: como sua empresa pode aparecer no Google?

Por fim, o Google oferece cursos gratuitos que ajudam os empreendedores a usarem suas ferramentas de modo a maximizar o faturamento.

9. Invista no marketplace

Outra maneira de divulgação de produtos é anunciar em uma plataforma de marketplace, como o Mercado Livre e a Shopee. Esses sites funcionam como grandes shoppings virtuais que reúnem diversas marcas em um só lugar.

O interessante desse canal é que os consumidores já estão prontos para comprar e confiam nessas plataformas, o que aumenta suas chances de realizar vendas, mesmo que ainda esteja começando.

Sobre a importância desses canais para o sucesso de um negócio, o Cláudio Dias, especialista em marketplace, diz o seguinte:

“Os marketplaces representam mais de 75% das vendas online. É muito mais fácil começar vendendo em um marketplace, criar uma estratégia e depois usar todo esse poder para levar a audiência para outros canais, como o seu site.”

💡Saiba mais: Como integrar minha loja Nuvemshop com o Mercado Livre?

10. Monitore os resultados

Por fim, é importante mencionar que, apesar de todas as dicas que demos aqui, você precisa acompanhar os resultados de suas campanhas e identificar qual funciona para o seu negócio.

Nesse sentido, utilize ferramentas de monitoramento, como o Google Analytics, para acompanhar as visitas e ações dos usuários em sua loja virtual, e fique de olho nos relatórios gerados pelas próprias redes sociais do seu negócio.

💡Saiba mais: O que é Google Analytics 4 e o que muda nessa nova versão?

Aprendeu como fazer a divulgação de produtos?

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender melhor como fazer a divulgação de produtos do seu negócio. Lembre-se de conhecer bastante os seus clientes para poder montar uma estratégia competitiva de vendas.

E se você ainda não tem um e-commerce para promover seus produtos, aproveite a chance de criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop. Com a plataforma, é possível integrar o seu negócio com as principais ferramentas para fazer anúncios, como Facebook, Google Ads e Instagram.💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre divulgação de produtos

Trabalhar a divulgação de produtos é essencial para aumentar a visibilidade e o alcance da marca, atraindo novos clientes e impulsionando as vendas. Uma boa estratégia de divulgação cria uma conexão com o público-alvo, destacando os benefícios e diferenciais dos produtos, e ajuda a construir confiança e credibilidade no mercado. Sem uma divulgação eficaz, mesmo os melhores produtos podem passar despercebidos, resultando em oportunidades de vendas perdidas e crescimento limitado para o negócio.

Para fazer a divulgação de produtos de forma eficaz, comece conhecendo bem o seu público-alvo e definindo a persona do seu negócio. Elabore um plano de marketing detalhado, utilize as redes sociais para alcançar um público maior, invista em anúncios online e ofereça cupons de desconto para incentivar compras. Faça parcerias com influenciadores, não se esqueça do e-mail marketing para manter contato direto com seus clientes, otimize seu site para os mecanismos de busca e monitore continuamente os resultados para ajustar suas estratégias conforme necessário.

Use canais gratuitos, como redes sociais, grupos de WhatsApp, postagens em comunidades online e parcerias com microinfluenciadores. Você pode criar vídeos curtos com dicas ou demonstrações dos produtos, participar de lives de parceiros, aproveitar datas comemorativas para criar promoções e usar depoimentos de clientes para divulgar os produtos.

Sim! Estar presente em diferentes canais aumenta suas chances de ser visto e lembrado pelo público, mas é importante lembrar de adaptar os conteúdos de acordo com cada plataforma. No Instagram, aposte em fotos de qualidade e vídeos curtos. Já no WhatsApp você pode enviar mensagens mais pessoais e diretas.

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