Como criar uma página adaptável a celulares

Mulher usando celular para navegar na internet.

O uso de celulares e tablets está crescendo mundialmente – atualmente, algumas pessoas têm mais acesso a um dispositivo móvel do que a um banheiro! No Brasil, 88% dos usuários de smartphones os consultam para buscar por informações locais. No México, uma a cada 5 pessoas possui um smartphone, e 65% delas utilizam o buscador web do mesmo, em comparação a 57% nos Estados Unidos.

Com estas informações em mente, é fácil constatar que a sua loja precisa ser adaptável ao mobile: existe um grande público ao qual você poderá chegar para gerar mais vendas. Confira a seguir sete conselhos práticos:

Tenha um design responsivo

Existem diversos modelos de smartphones, e é importante que o seu site possa se adaptar a todos os dispositivos existentes. Como é inviável testar seu layout em cada um dos aparelhos do mercado, recomendamos que você eleja os mais populares para a experiência. Adicionalmente, navegadores como Firefox permitem a visualização da sua página em diversas telas.

Com este cuidado, você evita que a sua loja seja carregada de maneira confusa ou difícil de ser utilizada na tela de seus clientes, aprimorando a experiência de compra. Além disso, melhora o seu posicionamento nos resultados do Google, graças ao algoritmo Mobilegeddon, que prioriza páginas responsivas.

Busque simplicidade e organização

A sua página deve ser simples e de fácil navegação. É muito importante que você reduza a quantidade de informação e mostre apenas o mais relevante. Lembre-se de que o espaço visual com que conta um visitante via smartphone não é o mesmo daquele que navega pela sua loja através do computador: excesso de informação dificulta a navegação na sua página.

Reflita sobre as ações que os usuários poderão realizar em sua loja online quando a visitarem a partir de um dispositivo móvel e assegure-se de que todas as funcionalidades básicas estarão visíveis.

Assegure a legibilidade

É importante que as tipografias e imagens sejam coordenadas de forma legível, assim como seus respectivos tamanhos e cores. Como o usuário estará acessando sua página por uma tela pequena, fontes pequenas ou claras poderão dificultar a leitura.

Recomendamos optar por tipografias simples e grandes, com imagens de fundo branco e bem iluminadas, e limitar o uso de cores o máximo que puder. Isso não significa deixar a sua loja em preto e branco, mas equilibrar a quantidade de informação também em seu layout para que o seu usuário o visualize com mais facilidade.

Chame a atenção

Defina exatamente cada ação esperada do usuário em sua página e inclua suas call-to-actions de forma estratégica. Certifique-se , por exemplo, que suas páginas de produto contenham um botão “Adicionar ao carrinho” em destaque, que redirecione seus visitantes para a respectiva funcionalidade.

Aprimore a usabilidade

Considere que a partir do celular os usuários não navegam com mouse ou teclado e sim com os dedos. Em consequência disso, os componentes da sua página devem ser do tamanho suficiente para facilitar o clique desejado.

Deixe as funcionalidades mais importantes no topo da sua loja, não inclua botões pequenos demais e espace bem os campos dos seus formulários para que a navegabilidade seja rápida e intuitiva.

Seja rápido

Embora a capacidade de processamento dos celulares aumente a cada dia, ela ainda não superou a de um computador comum. Ter um página com carregamento lento faz com que seus clientes tenham uma experiência de compra negativa e talvez até desistam de consumir o produto. Esse é um motivo a mais para reforçar a simplicidade do design da sua loja virtual mobile.

Também tenha em conta a quantidade de cliques e deslizamentos de página que o usuário precisará realizar para completar uma ação no seu site. Visitas ao carrinho e páginas institucionais como “Contato” ou “Perguntas Frequentes“, por exemplo, devem estar ao alcance de um único clique. Dessa maneira, seus usuários ganharão tempo e você brindará um melhor serviço em sua página. Para conhecer estratégias de redução do tempo de carregamento, confira nosso artigo sobre o tema.

Mantenha o seu endereço web (URL)

A URL do seu site não deve depender do dispositivo que está sendo utilizado para acessá-lo. Se a URL da sua loja for www.minhaloja.com.br, por exemplo, e a URL da sua loja mobile for m.minhaloja.com.br, quando um usuário  compartilhar algo do seu site pelo celular, os outros que clicarem no link pelo computador terão um layout desajustado.

Para evitar que isso aconteça e favorecer a experiência de compra de todo o seu público independentemente da origem do acesso, mantenha sempre a mesma URL e habilite seu layout para identificar o dispositivo e adaptar-se a ele.

Entendido?

Agora que você já sabe a importância de ter uma página responsiva, é hora de pensar em formas de colocar estas estratégias em prática. Vale a pena conversar com um especialista para definir as melhores soluções para o seu negócio e o seu público.

Caso você queria contar com uma loja virtual totalmente responsiva, 100% gratuita, completa e com gerenciamento também disponível para mobile hoje mesmo, baixe o aplicativo Nuvem Shop Mobile e aproveite!

[Atualizado em 18/10/2016.]


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