Como calcular o preço de doces para vender sem prejuízo?

Imagem de uma caixa de brigadeiros mostrando como é importante calcular o preço de doces para vender.

Se você é confeiteiro, aprender como calcular o preço de doces para vender é fundamental para ter lucro no fim do mês. Além disso, você sabia que a confeitaria é um dos segmentos que mais movimenta a economia brasileira? Segundo um estudo realizado pelo Minuto Ligado em 2021, o mercado de doces no Brasil chega a faturar 12 bilhões por ano.

Entretanto, para ganhar dinheiro com a venda das guloseimas, é preciso calcular o preço de comercialização corretamente, uma vez que o processo envolve diversos fatores e particularidades. Pensando nisso, desenvolvemos este guia completo para te ajudar a calcular o preço dos doces para vender em cinco passos simples.

Então, se deseja conferir o passo a passo e ainda descobrir como calcular o valor da sua mão de obra, é só seguir a leitura do artigo. Vamos lá? 🧁

💡 Saiba mais: Como vender doces pela internet? [guia completo + ideias criativas]

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1. Calcule a matéria-prima

É importante fazer uma lista com a quantidade e valor pago de todos os ingredientes da sua receita. Aqui, vamos exemplificar com alguns materiais utilizados para fazer brigadeiro:

Ingrediente Quantidade Valor total
Leite condensado 1 lata R$ 5
Chocolate ao leite 100 gramas R$ 25
Formas de papel 10 R$ 10

O valor total inserido na planilha se refere ao que foi pago por todo o produto. Por exemplo, a barra de 1 kg ou 1000 gramas de chocolate ao leite custa R$ 25, mas a nossa receita utiliza apenas 100 gramas. Então, para descobrir o valor gasto em sua receita é só fazer o seguinte cálculo:

  • Calcular o valor de cada grama: R$ 25 / 1000 gramas = R$ 0,025
  • Descobrir a quantidade utilizada na receita: R$ 0,025 x 100 gramas = R$ 2,50

Sendo assim utilizamos 100 gramas de chocolate ao leite e o valor total é de R$ 2,50. Lembre-se de fazer esse processo com todos os ingredientes necessários. No final, você precisa ter uma lista assim:

Ingrediente Quantidade na receita Valor total Quantidade comprada Valor gasto na receita
Leite condensado 1 lata R$ 5 1 lata R$ 5
Chocolate ao leite 100 gramas R$ 25 1 kg R$ 2,50
Formas de papel 10 formas R$ 10 100 formas R$ 1
TOTAL R$ 8,50

Agora, você precisa calcular quantos brigadeiros rendem nesta receita. No exemplo acima, conseguimos fazer 10 brigadeiros de 10 g cada. Para saber o gasto por unidade, faça esse cálculo:

R$ 8,50 / 10 unidades = R$ 0,85

Neste exemplo, gastamos R$ 0,85 de matéria-prima para fazer cada brigadeiro.

2. Determine o valor da mão de obra

É importante precificar a sua mão de obra, afinal, você dedicou tempo para deixar os doces prontos para venda. Existem duas formas comuns de calcular esse valor. Confira:

Média salarial do brasileiro

Segundo a CNN Brasil, uma pesquisa realizada pela Kantar, mostrou que a média do salário líquido do brasileiro em 2021 foi de R$ 1.149 trabalhando 220 horas por mês. Esse dado pode ser utilizado para calcular o valor da sua mão de obra no momento de definir o preço dos doces para vender.

A partir disso, precisamos determinar quanto o trabalhador brasileiro ganha por hora:

  • R$ 1.149 / 220 horas = R$ 5,22 por hora.

Dessa forma, se você gasta uma hora para fazer, por exemplo, dez doces para vender, basta adicionar R$ 0,52 no valor de venda de cada quitute. Anteriormente, definimos o valor dos ingredientes como R$ 0,85, então:

  • R$ 0,85 + R$ 0,52 = R$ 1,37 por unidade.

Adicionando 20% ou 30%

Outra forma muito comum de definir o valor da mão de obra no preço dos doces, é adicionar 20% ou 30% no valor do produto. Você pode fazer dessa forma:

  • Para 20%: R$ 0,85 (valor gasto com os ingredientes) x 0,20 = R$ 0,17. Então, basta somar R$ 0,17 + R$ 0,85 = R$ 1,02 por unidade.
  • Para 30%: R$ 0,85 x 0,30 = R$ 0,25 + R$ 0,85 = R$ 1,10 por unidade.

💡 Saiba mais: Precificação de produtos: como fazer?

3. Analise os custos fixos

Custos fixos são água, gás, energia elétrica, aluguel e produtos de limpeza utilizados. Se você fabrica os doces para vender em sua casa, é necessário ficar atento na hora de realizar esse cálculo. Para isso, faça o seguinte:

  • Liste quanto você gastou com essas despesas nos últimos seis meses;
  • Some esse valor e depois divida por seis para termos a média de gasto por mês.

Por exemplo, nos últimos seis meses o custo fixo foi de R$ 10 mil, ao dividir por seis, temos:

  • R$ 10.000 / 6 = R$ 1.666

Agora você sabe qual é a média de gasto mensal. O próximo passo é definir quanto desse valor entra no momento de calcular o preço de doces para vender. Para isso, é importante saber quantas horas por mês você gasta fabricando os quitutes. Considerando um mês com 30 dias, temos 7.200 horas no mês.

Para saber o gasto por hora, faça conforme nosso exemplo:

  • R$ 1.666 / 720 = R$ 2,31

Ou seja, em uma hora você gasta R$ 2,31 com os custos fixos. Então, se você leva uma hora por dia fazendo os doces para vender, o seu gasto é de R$ 2,31. Agora, basta adicionar os custos fixos no valor total dos produtos produzidos neste período de uma hora.

Se você tem um local próprio para produzir os doces, é necessário adicionar no preço de venda o gasto total, como conta de gás, energia e aluguel do espaço.

Isso porque, todo o valor investido no local é somente para confeccionar e vender os doces. Então, para não sair no prejuízo, não esqueça de levá-lo em consideração no momento de calcular o preço dos doces para vender.

💡 Saiba mais: Como fazer doces para vender e ganhar dinheiro na internet?

4. Defina o canal de venda

Por fim, escolha entre os canais de vendas disponíveis. Os mais comuns são:

Independentemente do canal escolhido, lembre-se de adicionar o gasto como um custo fixo. Em uma loja física, por exemplo, o valor do investimento costuma ser maior, já que é necessário pagar aluguel, equipar o espaço e contratar funcionários.

Agora, se você quer começar com custos menores, montar uma loja online pode ser uma boa opção. Assim, você pode promover seu negócio na internet.

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Além disso, ao criar uma loja virtual, você pode definir diversas formas de frete. É interessante configurar um frete personalizado com opções de entrega no local ou levar o produto até o seu cliente. Isso porque, os produtos alimentícios, como brigadeiros, tem um prazo de validade curto e devem ser consumidos o quanto antes.

A Nuvemshop ainda oferece integração com o aplicativo Frete Personalizado, que permite a definição de fretes a partir de CEP de origem e destino e também a importação de planilhas de transportadoras e tabelas de motoboys. O app também disponibiliza opções de frete fixo e frete grátis.

Entretanto, lembre-se de adicionar o custo da entrega no valor final do produto para não ter prejuízos.

💡 Saiba mais: Como vender comida pela internet?

5. Conheça o preço da concorrência

Independentemente do doce que você vende, é fundamental analisar a concorrência. Então, busque pelos preços da sua região, lembre-se de verificar concorrentes com um modelo de negócio parecido com o seu.

De nada adianta buscar preços em grandes mercados e padarias, é necessário encontrar empreendedores pequenos que produzem em menor quantidade, assim como seu negócio.

O preço dos seus doces deve seguir a média utilizada em sua região para que, dessa forma, consiga atrair clientes e efetuar vendas.

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Aprendeu como calcular o preço de doces para vender?

Esperamos que, com a leitura deste artigo, você tenha conseguido tirar as suas dúvidas sobre como calcular o preço de doces para vender. Como vimos ao longo do texto, seguir esses cinco passos é fundamental para conseguir fechar o mês com uma boa margem de lucro. Então, lembre-se de inserir corretamente os seus gastos no valor final de venda das guloseimas.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como calcular o preço de doces para vender

Primeiro, você deve calcular quanto gasta com matéria-prima para cada item. Então, avalie os valores da mão de obra e demais custos de manutenção. Além disso, é importante definir seus canais de venda e os potenciais gastos que terá com cada um deles. Para finalizar, conheça também os preços praticados pela concorrência.

A margem de lucro para quem vende doces pode chegar a até 40% do valor de cada produto.

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