Como calcular o preço de venda? 3 fórmulas + calculadora

Empreendedora aprende como calcular preço de venda em uma calculadora sobre a mesa, ao lado do notebook.
Pontos principais do artigo:
  • Todo empreendedor precisa saber como calcular o preço de venda de um produto ou serviço para garantir a sobrevivência do seu negócio;
  • Existem três principais fórmulas de preço de venda: margem de lucro sobre os custos, margem objetiva e markup;
  • Se você quer garantir preços competitivos na internet, abra uma loja virtual grátis na Nuvemshop e use nossa Calculadora de preço de venda.

A precificação certa é o que separa os negócios lucrativos daqueles fadados ao fracasso. Pode parecer uma conclusão drástica, mas é a pura realidade: saber como calcular o preço de venda é essencial para a sobrevivência da sua empresa.

Afinal, é a partir do faturamento que você poderá cobrir os custos, gerar lucro e investir no crescimento do negócio. Para que isso aconteça, os valores devem ser calculados de forma estratégica.

Se você não sabe como calcular o preço de venda de um produto ou serviço, chegou o momento de aprender passo a passo. Ao longo deste artigo, você vai aprender como os preços são formados e aplicar na prática as três fórmulas básicas da precificação.

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Agora sim, vamos à leitura!

Por que é importante saber calcular o preço de venda?

Aprender como calcular preço de venda é uma das tarefas essenciais do empreendedorismo porque determina quanto você vai ganhar com o seu negócio. Por isso, existe toda uma ciência por trás da precificação.

Resumidamente, o preço de venda ideal precisa atender aos seguintes requisitos:

  • Ser suficiente para cobrir todos os custos de produção, venda e manutenção da empresa;
  • Garantir a geração de lucro esperada com o negócio;
  • Ser compatível com a realidade do mercado e do público-alvo.

Logo, não é tão simples assim definir por quanto seu produto ou serviço deve ser vendido ao consumidor. É preciso chegar ao equilíbrio entre um valor atrativo, que garanta as vendas, e que ao mesmo tempo seja suficiente para atingir os objetivos financeiros da empresa.

Dessa forma, uma estratégia de precificação eficiente é o ponto de partida para um negócio lucrativo. Por isso, nos próximos tópicos, vamos mostrar como os preços são formados e ajudar você a calcular os valores ideais passo a passo.

Se estiver com pressa para formar seus preços, aproveite a chance de utilizar nossa calculadora gratuita:

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O que levar em conta para calcular preços?

Na hora de calcular os preços do seu negócio, você precisa considerar diversos fatores financeiros e de mercado. Veja a seguir o que precisa ser levado em conta:

Custos e despesas

Todo processo de cálculo de preços começa com o levantamento de todos os custos e despesas do negócio. Afinal, você precisa que o dinheiro das vendas seja suficiente para cobrir todos os gastos e ainda gerar lucro para a empresa, certo?

De modo geral, as obrigações financeiras de um negócio podem ser classificadas da seguinte forma:

  • Custos: é todo valor gasto pela empresa para produzir ou adquirir produtos para a revenda, ou mesmo para garantir a prestação de serviços;
  • Despesas: é todo valor gasto para viabilizar a atividade comercial do negócio, seja diretamente relacionado ao produto vendido ou não;
  • Perdas: são valores imprevistos que não geram nenhum retorno financeiro, como a perda de produtos pelo fim da validade.

Tipos de custos e despesas

Os custos e despesas também se dividem entre fixos e variáveis. Confira todos os tipos:

  • Custos fixos: são gastos que não variam conforme o volume de vendas ou produção, por exemplo, o aluguel do escritório ou a mensalidade da plataforma de e-commerce;
  • Custos variáveis: são gastos que variam de acordo com o volume de vendas ou produção, como a compra de matérias-primas, a compra de produtos para revenda e comissões para vendedores e afiliados;
  • Despesas fixas: são gastos recorrentes para a manutenção da empresa, como verbas de publicidade e contas de consumo;
  • Despesas variáveis: são gastos que variam conforme o ritmo de venda de produtos e serviços, como impostos, fretes e taxas de cartão de crédito.

Logo, para descobrir o custo total de um produto ou serviço para a empresa, é necessário somar todos os tipos de gastos envolvidos em sua comercialização.

📹 Veja também: Precificação de produtos: como calcular o preço certo para vender?

Margem de lucro

A margem de lucro é um indicador fundamental que define quanto sua empresa vai ganhar, efetivamente, com a venda de produtos ou serviços. Dessa forma, essa margem deve ser somada aos custos para chegar ao preço de venda.

De modo geral, estas são as médias de margem de lucro por ramo de atuação:

  • 8% a 12% para a indústria;
  • 15% a 20% para o comércio;
  • 20% a 30% para serviços.

No entanto, esses percentuais se referem à margem de lucro total do negócio. Para cada produto ou serviço, pode ser calculada uma margem individual, dependendo dos seus custos e dos padrões de mercado.

Lembrando que a margem de lucro precisa ser coerente com a realidade do mercado e que nem sempre um preço alto significa um lucro maior. Por exemplo, imagine que um empreendedor vende sua geleia artesanal por R$ 20 o pote, enquanto outro do mesmo ramo vende a R$ 15 o pote.

O segundo empresário pode ter uma margem de lucro maior, mesmo praticando um preço mais baixo. Isso pode acontecer se ele tiver um fornecedor de frutas com preços melhores, um custo fixo mais baixo com seus equipamentos ou um aplicativo parceiro que calcula fretes mais baratos.

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Mercado e segmento

Outro ponto essencial para considerar ao calcular o preço de venda é o padrão de valores do nicho de mercado escolhido. Então, antes de precificar, você precisa fazer uma pesquisa aprofundada sobre os preços dos concorrentes.

Isso não significa que você deve copiar preços de outras empresas, pois seus custos sempre serão diferentes. Mas é importante não se distanciar muito da média do mercado ou, se for o caso, justificar a diferença de valores com seu posicionamento.

Por exemplo, uma marca pode se posicionar com o melhor custo-benefício do segmento, com o preço mais baixo (opção econômica) ou com o preço mais alto (opção premium). O importante é ter preços competitivos e alinhados à estratégia da empresa.

Perfil do consumidor

A precificação também exige uma análise do público-alvo da empresa, especialmente no que diz respeito ao poder de compra. Ao estudar sua buyer persona, leve em consideração a classe socioeconômica e os hábitos de consumo.

Dependendo do público do seu negócio, o preço pode ser uma questão mais ou menos sensível.

Valor agregado

Por fim, o valor agregado representa todas as vantagens que um cliente ganha para além da função básica do seu produto ou serviço. Esse conceito é fundamental porque pode mudar completamente a percepção de valor do cliente e, consequentemente, o quanto ele está disposto a pagar pela sua solução.

A regra é que, quando o valor agregado é alto, o preço cobrado também pode ser maior.

Quem tem um site de vendas na Nuvemshop, por exemplo, tem várias opções para agregar valor ao negócio: fretes mais rápidos e econômicos com o Nuvem Envio, diversas formas de pagamento com o Nuvem Pago, atendimento personalizado pelo WhatsApp e muito mais.

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3 formas de calcular o preço de venda

Agora que você entendeu quais fatores são considerados na precificação, vamos aprender a calcular o preço de venda de forma prática. Existem, basicamente, três métodos que você pode utilizar no seu negócio, em ordem de complexidade:

  1. Margem de lucro sobre os custos;
  2. Margem objetiva;
  3. Markup.

Confira o passo a passo para usar cada uma dessas metodologias:

1. Margem de lucro sobre os custos

A margem de lucro sobre os custos é a forma mais simples de calcular o preço de venda em um negócio. Por isso, ela é indicada para quem está começando, vende poucos produtos e não tem um processo comercial muito complexo.

Nesse método, é utilizada a seguinte fórmula de preço de venda:

Preço de venda = Custo total do produto/serviço + % Margem de lucro

No caso, é indicado que você defina uma margem de lucro específica para cada produto ou serviço vendido, tendo em mente a média de preços do mercado e a projeção de vendas.

Por exemplo, vamos supor que você faça brownie para vender. Somando todos os custos de produção de um brownie, como ingredientes, gás, energia elétrica e embalagem, você chegou ao valor total de R$ 5 em despesas por doce.

Então, você define a meta de conseguir uma margem de lucro de 80% sobre as vendas. Nesse caso, é só aplicar os valores na fórmula:

  • Preço de venda = Custo total do produto/serviço + % Margem de lucro
  • Preço de venda = R$ 5 + 80%
  • Preço de venda = R$ 9

Ou seja, nesse caso, cada brownie deverá ser vendido por R$ 9 para garantir a margem de lucro desejada. Para bater o martelo sobre a precificação, é só analisar se esse valor é compatível com o mercado local.

Muito simples, não é mesmo? Se você procura um cálculo mais aprofundado, vamos à próxima fórmula.

📹 Veja também: Margem de lucro estratégica: como definir?

2. Margem objetiva

A margem objetiva também parte dos custos e da margem de lucro para formar o preço de venda, mas traz um cálculo um pouco mais detalhado. Confira a fórmula:

Preço de venda = Custos do produto ÷ [1 – (%Taxas da venda + % Margem objetiva)]

Veja o que significa cada elemento:

  • Custos do produto: soma de todos os custos envolvidos na produção ou compra para revenda;
  • Taxas de venda: soma de todas as taxas descontadas do valor de venda, como impostos, comissões e tarifas de pagamento;
  • Margem objetiva: é a margem de lucro que você deseja obter com a venda do produto ou serviço.

Dessa forma, vamos supor que você queira vender camisetas pela internet e precisa calcular o preço de venda. Então, levanta os seguintes dados:

  • Custos totais de R$ 35 por camiseta, somando a compra da peça do fabricante, o serviço de estamparia, o transporte da mercadoria até o estoque, entre outras despesas;
  • Taxa de venda total de 17% por venda, somando os impostos devidos e a taxa cobrada pela operadora de cartão;
  • Margem de lucro desejada de 40%, conforme o planejamento estratégico do negócio e os padrões do segmento.

Com esses números em mãos, basta aplicar na fórmula:

  • Preço de venda = Custos do produto ÷ [1 – (%Taxas da venda + % Margem objetiva)]
  • Preço de venda = 35 ÷ [1 – (17% + 40%)]
  • Preço de venda = 35 ÷ (1 – 0,57)
  • Preço de venda = 35 ÷ 0,43
  • Preço de venda = R$ 81

Isso significa que, para cobrir todos os custos e gerar o lucro de 40%, a camiseta precisa ser vendida por cerca de R$ 80.

3. Markup

A terceira forma de calcular o preço de venda é por meio do markup, um índice de precificação dado pela fórmula abaixo:

Markup = 100 ÷100 – (%DF + %DV + %ML)

Sendo que:

  • Despesas fixas (DF): são custos recorrentes necessários para manter a operação da empresa, como aluguel, folhas de pagamento, água, luz, etc.;
  • Despesas variáveis (DV): são custos diretamente relacionados à produção e às vendas, como comissões, impostos, frete de produtos, despesas com mão de obra e matérias-primas;
  • Margem de lucro (ML): como vimos, é o percentual que se espera ganhar com a venda de um produto ou serviço.

O primeiro passo para aplicar a fórmula é determinar os percentuais de despesas fixas, despesas variáveis e margem de lucro que devem ser aplicados ao produto. Por exemplo, imagine que você revende celulares e decidiu utilizar as seguintes proporções para precificar um modelo de alta saída:

  • 13% de despesas fixas;
  • 15% de despesas variáveis;
  • 18% de margem de lucro.

Esses percentuais devem ser definidos após o estudo dos custos da sua empresa, de modo que você consiga distribuir os percentuais de acordo com a contribuição esperada de cada produto. Com base no exemplo, vamos ao cálculo do markup:

  • Markup = 100 ÷ [100 – (%DF + %DV + %ML)]
  • Markup = 100 ÷ [100 – (13 + 15 + 18)]
  • Markup = 100 ÷ [100 – 46]
  • Markup = 100 ÷ 54
  • Markup = 1,85

Agora que você tem o markup, de 1,85, é só multiplicar o custo do produto por esse índice para chegar ao preço de venda, seguindo a fórmula abaixo:

Preço de venda = Markup x Custo do produto

Supondo que o celular para revenda custou R$ 450 para a empresa, o cálculo fica assim:

  • Preço de venda = Markup x Custo do produto
  • Preço de venda = 1,85 x 450
  • Preço de venda = R$ 832,50

Logo, nesse caso, o preço de venda do celular deveria ser de aproximadamente R$ 830 para cobrir todos os custos (fixos e variáveis) e ainda gerar 18% de lucro para a loja.

💡 Saiba mais: O que é precificação dinâmica, como funciona, vantagens e como fazê-la?

Aprendeu como calcular preço de venda?

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como calcular o preço de venda. As fórmulas apresentadas são as mais utilizadas no mercado e você ainda pode recorrer a planilhas e calculadoras para agilizar a tarefa.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como calcular preço de venda

Para calcular o preço de venda de um produto, você precisa considerar os custos totais envolvidos, a margem de lucro desejada e os padrões do mercado, além do poder de compra do seu público-alvo. Na prática, podem ser utilizadas três fórmulas: margem de lucro sobre os custos, margem objetiva e markup.

O preço de venda é formado pelos custos fixos e variáveis, pelas despesas fixas e variáveis, e pela margem de lucro.

O cálculo de custo de um produto deve levar em conta: 1) Custos fixos: gastos que não variam conforme o volume de vendas ou produção, por exemplo, o aluguel do escritório ou a mensalidade da plataforma de e-commerce; 2) Custos variáveis: gastos que variam de acordo com o volume de vendas ou produção, como a compra de matérias-primas, a compra de produtos para revenda e comissões para vendedores e afiliados; 3) Despesas fixas: gastos recorrentes para a manutenção da empresa, como verbas de publicidade e contas de consumo; 4) Despesas variáveis: gastos que variam conforme o ritmo de venda de produtos e serviços, como impostos, fretes e taxas de cartão de crédito.

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