Brand awareness: como construir uma consciência de marca?

- Brand awareness refere-se ao nível de reconhecimento e familiaridade que o público tem em relação a uma marca. Ele fortalece a presença da marca, aumenta a confiança do consumidor e impulsiona a preferência;
- Para aumentar o brand awareness, ou consciência de marca, invista em estratégias de marketing consistentes, como presença online ativa, conteúdo de qualidade e engajamento nas redes sociais;
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Saber o quanto uma marca é conhecida pelo público é importante para entender o seu alcance e o sucesso de suas ações. Partindo dessa ideia, surge o conceito de brand awareness, também conhecido como consciência de marca.
Esse conceito mede o nível de familiaridade e reconhecimento que o público tem com uma marca, seus valores e seus produtos. É adotado por diversas marcas famosas, como Gillette, Danone, Band-Aid, Google etc. Por meio de ações direcionadas à imagem da marca, esses nomes se transformaram em referências em seus respectivos nichos e, até mesmo, segmentos.
E os dados reforçam essa importância: segundo levantamento da Exploding Topics, 81% dos consumidores precisam confiar em uma marca para considerar uma compra, e 77% afirmam preferir comprar de marcas que seguem nas redes sociais. Isso mostra como a autenticidade e o relacionamento digital são importantes na construção da consciência de marca.
Quer saber o que é brand awareness? Então, continue a leitura deste artigo e veja também algumas dicas para aumentar a consciência de marca do seu negócio. Vamos lá. 😉
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O que é brand awareness?
Brand awareness é um parâmetro de branding que estima quão bem (ou não) uma empresa é reconhecida pelo público. Em tradução livre, significa consciência de marca.
Provas de um ótimo brand awareness são os exemplos citados na introdução. Gillette, Danone, Band-Aid e Google — para indicar apenas alguns — ganharam tamanha proporção, ao longos dos anos, que seus nomes se tornaram sinônimos de produtos (respectivamente: lâmina de barbear, iogurte, curativo adesivo e mecanismo de busca).
Assim, o brand awareness tem como objetivo compreender qual é a força de mercado de um negócio. Ou seja, se a gestão de uma marca tem sido realmente efetiva (e alcançado bons resultados, que podem e devem ser reforçados) e se há algo a ser aprimorado (o que quase sempre tem).
💡Saiba mais: Como criar estratégias de branding para e-commerce?
Brand equity vs. brand awareness
Brand equity, por sua vez, é um termo mais amplo, que diz respeito ao valor agregado de uma marca. Isto é, o resultado das estratégias de marketing de uma empresa — ou, ainda, o composto de fatores que guiam o consumidor a comprar ou não em uma loja (como a relação de custo e benefício, por exemplo).
Logo, nesse contexto, o brand awareness é apenas uma das maneiras de verificar a eficiência do brand equity.
Branding vs. brand awareness
Branding é o processo de construção e gestão de uma marca, envolve todas as decisões relacionadas à identidade, posicionamento e valores da marca. Ou seja, cabe ao branding definir a personalidade da marca: nome, logo, cores, tom de voz, missão, visão, valores e forma de se comunicar.
Assim, enquanto o branding define como a marca quer ser percebida, o brand awareness mede se essa percepção está chegando até o público. As duas estratégias são importantes para construir marcas relevantes no mercado.
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Quais são as vantagens do brand awareness?
Além da oportunidade de atingir o nível top of mind (primeira marca que vem na mente dos consumidores em determinado nicho), cuidar do brand awareness do seu negócio pode gerar outros quatro benefícios, que são:
Expande o alcance da marca
Com um bom trabalho de consciência da marca, a sua empresa passa a ser lembrada com maior frequência, indicada pelo público com maior facilidade e procurada de forma orgânica.
Assim, as chances da sua marca ser escolhida se torna maior, mesmo que a concorrência ofereça vantagens atrativas.
Aumenta as vendas
Normalmente, fatores como reconhecimento e confiabilidade tendem a ser decisivos para o consumidor finalizar uma compra. Isso significa que, ao investir em brand awareness, sua empresa pode ter um aumento nas taxas de conversão e volume de vendas.
Contribui para outras campanhas
As campanhas promocionais, lançamentos de produtos ou publicações em redes sociais tem resultados melhores quando sua marca já está presente na mente e no coração dos consumidores.
Quais são os níveis do brand awareness?
É importante ter em mente que uma marca não se torna notória da noite para o dia. Para isso, é preciso empenho e paciência para, aos poucos, ganhar espaço na mente (e por que não no coração?) do seu público. Assim, a escada do brand awareness se divide em quatro principais degraus:
- Unaware of brand ou desconhecimento de marca: geralmente quando um negócio acaba de ser lançado e o cliente ainda não o conhece;
- Brand recognition ou reconhecimento de marca: aqui o consumidor já consegue identificar a empresa através do logotipo em redes sociais, por exemplo;
- Brand recall ou recordação de marca: quando questionado sobre determinado nicho, o público se recorda da loja junto de outros concorrentes dela;
- Top of mind ou a marca mais lembrada: se indagado sobre um segmento, o cliente imediatamente se lembra da empresa sem a necessidade de um gatilho — como visualizar o logo, por exemplo.
Uana Amorim, fundadora da Saint Germain, explica como a estratégia de marca pode influenciar a percepção da marca:
“A estratégia de branding é sempre aumentar a percepção de valor da nossa marca e do nosso produto. Então, a gente cria estratégias onde a pessoa vai bater o olho na nossa marca, vai bater o olho no nosso produto e vai achar que o nosso produto vale mais, porque a gente vai estar agregando valor ali à nossa marca.”
💡Saiba mais: Brand persona: como personificar os valores da sua marca?
Como aumentar o brand awareness do seu negócio?
Com todos os detalhes sobre o que é brand awareness elucidados, chega o momento de entender como difundir sua marca e desenvolver uma relação estável e de confiança com seu público. Acompanhe abaixo sete dicas imperdíveis que separamos para você:
1. Memória afetiva
Se a personalidade da sua marca não gera identificação e aproximação com o público, a possibilidade de alcançar o brand call e/ou o top of mind é mínima. Parafraseando Antoine de Saint-Exupéry, no livro “O Pequeno Príncipe”: não temos a necessidade de algo até que isso nos cative.
Assim, para construir uma memória afetiva positiva, é essencial estabelecer uma imagem sólida, condizente com o discurso e os valores da sua empresa (e do seu consumidor). Um exemplo brasileiro para se inspirar é a Natura.
Com embalagens recicláveis, política de carbono neutro e testes cruelty free (isto é, não feitos em animais), a marca afirma — através do seu posicionamento e dos seus produtos — o cuidado não só com o cliente, mas com o meio ambiente. Isso acaba por cativar um público fiel, que preza pela consciência sustentável.
Não é à toa que, ao longo dos seus mais de 50 anos de existência, a Natura se tornou referência mundial no setor de cosméticos.
2. Identidade visual
Identidade visual, caso você não saiba, é o conjunto de elementos gráficos que compõem uma marca. Ou seja: as cores, a tipografia e o logotipo. Agora, para exemplificar o poder do brand awareness em relação a esse tipo de identidade, vamos te pedir para, em três segundos, pensar na marca Nike. Pensou? 💭
Temos 99% de certeza que, ao se lembrar da Nike, o primeiro símbolo que veio à sua mente foi o logo dela, uma asa estilizada (seja estampada em tênis, camisetas, acessórios ou, até mesmo, em outdoors).
E se você pensar na Apple? Provavelmente a imagem da maçã mordida virá à lembrança. Dessa maneira, podemos perceber a importância de ter uma identidade visual bem definida como as dessas marcas. Para construir (ou checar) a sua, considere especialmente:
- O tipo de segmento: foque em cores usadas em nichos específicos, como o vermelho e o amarelo para o setor de alimentação, por exemplo;
- A simplicidade e a adaptabilidade: uma identidade visual bem desenvolvida é aquela que pode ser inserida em diversas superfícies (embalagens, brindes etc.);
- O diferencial do seu negócio: reflita sobre qual símbolo se relaciona com seus produtos. As três listras da Adidas, por exemplo, significam velocidade.
💡Saiba mais: O que é neuromarketing e como usar esse conceito na empresa?
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3. Eventos
Marcar presença em eventos pode ser uma boa ideia para propagar sua marca e fazer novos contatos — seja com potenciais clientes ou parceiros. Portanto, pesquise por feiras e exposições relacionadas ao seu segmento.
Associando ao tópico anterior, faça bom uso da identidade visual da sua empresa e distribua brindes com o logotipo dela em tais ambientes. Desse modo, aos poucos, você vai incorporar (até inconscientemente) as impressões de marca em seu público. Logo, quando menos imaginar, seu negócio estará subindo um dos níveis do brand awareness.
No entanto, caso você não tenha capital para investir, por ora, em eventos físicos, busque participar de palestras e transmissões ao vivo. Assim, os gastos serão bem menores e você poderá usar objetos e planos de fundo já presentes no seu ambiente de trabalho (escritório da sua loja virtual, showroom etc.).
4. Programa de indicação
O famoso boca a boca pode fazer milagres pelo seu brand awareness, acredite. Para isso, crie estratégias de difusão, especialmente em eventos.
Em 2024, a Nuvemshop participou do Fórum E-commerce Brasil, um dos maiores eventos de varejo digital. A empresa aproveitou a oportunidade para fortalecer conexões, compartilhar conhecimentos e divulgar os diferenciais da marca.
Segundo Carolina Lago, gerente de Marca & Conteúdo da Nuvemshop, o evento foi uma ótima oportunidade para se conectar com os empreendedores:
“Participamos do evento novamente e é uma satisfação promover conteúdos que possam capacitar os varejistas a escalar seus negócios e construir uma marca sólida no e-commerce, seja para aqueles que estão começando ou para os que já vendem milhões”
A empresa ofereceu palestras exclusivas sobre marketing de influência, adaptação do negócio às redes sociais, futuro do e-commerce e diversos outros temas na Arena Nuvemshop. O espaço também contou com a presença de especialistas e parceiros estratégicos, como TikTok, Purple Metrics e Magis5.
💡Saiba mais: Principais eventos de e-commerce em 2025
5. Parcerias
Parcerias são pontos de contato que te ajudam não só a propagar a sua marca, mas a também conhecer cada vez mais o seu público. Colaborações assim podem acontecer por duas principais vias:
Parceria com marcas
Com lojas que vendem produtos complementares aos seus (cosméticos para pele e para cabelos, por exemplo).
Ambas as marcas podem, por exemplo, combinar e veicular kits de produtos em suas respectivas redes sociais e e-mails marketing. No entanto, aqui, é necessário se atentar a duas questões: nos anúncios, sempre sinalizar a parceria; e para as entregas, ter estoques disponíveis para os envios das duas lojas.
💡Saiba mais: Passo a passo para fazer parcerias com lojas virtuais
Parceria com influenciadores
Com influenciadores digitais (desde microinfluenciadores, com 400 a 500 seguidores, a top celebs, com mais de 900 mil fãs).
Neste caso, os custos são mais elevados, afinal, vai exigir a contratação de uma terceira parte, o influenciador digital. Portanto, antes de fechar a parceria, considere: se o discurso de tal personalidade realmente está alinhado ao da sua marca, quantas divulgações serão feitas e em quais formatos.
6. Prova social
Prova social é um gatilho mental ativado por meio de depoimentos positivos e recomendações. Ela gera uma sensação de confiabilidade, eleva a reputação de uma marca e está diretamente vinculada à satisfação do público.
Diante disso, sempre estimule o seu cliente a, depois de receber os produtos encomendados, fazer reviews nas páginas dos artigos, responder ao Google Avaliações do Consumidor e fazer unboxings nas redes sociais (e marcar o perfil da sua empresa).
Essa ação com certeza vai encorajar outra audiência a conhecer a sua loja — o que automaticamente expande o seu brand awareness. Mesmo que vendas não surjam em um primeiro momento, o fato de novos usuários seguirem sua marca já te dá a oportunidade de nutrir tal relacionamento por meio do marketing de conteúdo.
7. Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma prática que se fundamenta na produção de materiais como forma de captar a atenção de potenciais clientes e aumentar o brand awareness. Entre seus principais formatos, destacam-se: artigos em blog, posts em redes sociais, vídeos, e-mail marketing, podcasts, e-books e infográficos.
Os temas podem ser os mais diversos, desde que não sejam propagandas explícitas dos seus produtos. Se você está no nicho de lingeries para grávidas, por exemplo, compartilhe com frequência matérias relacionadas a essa fase tão importante na vida de uma mulher — como dicas sobre alimentação saudável, amamentação etc.
Por meio de conteúdos engajadores e relevantes, sua marca tem a chance de não só atrair o seu público já ativo, como também uma audiência inexplorada. Afinal, materiais com esse intuito constantemente geram divulgação orgânica (como o compartilhamento de postagens por outros usuários em redes sociais, por exemplo).
Falando em divulgação orgânica, não se esqueça de unir a estratégia do marketing de conteúdo à de SEO (otimização para mecanismos de busca). Isto é, facilite a identificação do seu site/blog e das suas redes sociais pelos buscadores para, a médio-longo prazo, conquistar posições na primeira página do Google. Logo, para tal:
- Escolha as palavras-chave certas: em planejadores de keywords, pesquise quais são os termos em alta no seu nicho;
- Crie conteúdos originais: tenha a liberdade de desenvolver materiais diferenciados — ou seja, pense fora da caixa;
- Indique outras matérias: através de hiperlinks ou indicações diretas mesmo, convide o usuário a conhecer novos conteúdos (isso vai gerar um círculo virtuoso em relação aos acessos).
Nas redes sociais, lembre-se de usar hashtags (#), pois este tipo de marcação ajuda a nova audiência a encontrar posts publicados no perfil da sua marca.
💡 Saiba mais: Guia completo de SEO para e-commerce
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Como medir o brand awareness?
A esta altura, você deve estar se questionando sobre como saber se as estratégias de brand awareness estão sendo efetivas, certo? Pois bem, a avaliação do conhecimento de uma marca pode ser feita de duas principais maneiras: quantitativa e qualitativamente.
Em ambas, é necessário definir um período de tempo (mensal, trimestral etc) para efeito comparativo no futuro. Além disso, você pode operá-las ao mesmo tempo — ou seja, uma forma não exclui a outra.
Mensuração quantitativa
Como o próprio nome indica, ela é realizada por meio de números. Como base, são usadas as mesmas métricas básicas do marketing digital:
- Alcance (quantidade de visitas únicas);
- Impressões (quantidade de visualizações totais);
- Marcações;
- Compartilhamentos;
- Vendas.
Por meio delas, é possível aferir o engajamento tanto de uma loja, quanto de redes sociais. No primeiro caso, é preciso vincular o Google Analytics ao seu site para ter acesso às métricas.
Na segunda situação, as próprias mídias sociais oferecem um ambiente virtual sincronizado para acompanhar os dados, como o Instagram Insights, por exemplo.
Mensuração qualitativa
Inversa à quantitativa, a mensuração qualitativa é feita por meio de amostras individuais que, posteriormente, podem ser agrupadas se tiverem respostas semelhantes.
Tal pesquisa ajuda a entender a fundo as motivações, os comportamentos e as opiniões do público sobre sua marca (como qualidade do atendimento, dos produtos e da entrega se comparados aos da concorrência, por exemplo). Aqui as possibilidades são inúmeras, basta a você determinar qual será o foco.
Por fim, os feedbacks da mensuração qualitativa podem ser solicitados por um:
- Pop-up na home da sua loja;
- E-mail marketing com formulário (Google Forms, SurveyMonkey etc.);
- Por telefone ou WhatsApp.
💡Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente?
Campanhas que geraram brand awareness
Para finalizar, se inspire com três campanhas que impulsionam o brand awareness das marcas. Cada uma delas foi responsável por fazer a marca ser lembrada e compartilhada muitas vezes entre diferentes públicos. Confira:
Dove – Retratos da Real Beleza
“Se alguém te pedisse para descrever a si mesma, o que você diria?” A partir dessa frase a Dove aborda a dificuldade das mulheres em verem beleza em si mesmas, já que o corpo feminino é constantemente bombardeado por críticas.
A partir disso, a campanha tem como objetivo promover a autoestima feminina e quebrar os padrões estabelecidos. Para isso, usou mulheres reais em vez de modelos, desafiando os estereótipos de beleza da indústria da moda.
O impacto da campanha foi expressivo: milhares de compartilhamentos ao redor do mundo que colocaram em pauta um tema sensível e relevante para a maioria das mulheres. A ação ganhou força e mostrou o poder das marcas em promover conversas significativas e gerar identificação com o público.
Veja também: Dove – Retratos da Real Beleza
Skol – Redondo é Sair do Seu Quadrado
A campanha da Skol teve como objetivo principal reposicionar a marca e se distanciar das campanhas machistas do passado. Para isso, a empresa revisitou propagandas antigas, assumiu erros e lançou novas peças com diversidade em foco.
A mudança de postura da Skol chamou a atenção da mídia e do público, o que fez com que a marca se tornasse relevante no debate social.
Veja também: Skol – Redondo é sair do Seu Quadrado
Natura – O mundo é mais bonito com você
Com a provocação “o que uma marca de beleza pode fazer pelo mundo?”, a nova propaganda da Natura em comemoração dos seus 50 anos reafirmou o compromisso da empresa com a sustentabilidade e com as florestas brasileiras.
A ação se destacou por unir propósito e emoção na narrativa para reforçar a identidade da marca como agente social e ambiental. O uso de um trilha sonora marcante, imagens da natureza e de pessoas reais gerou grande repercussão nas redes e foi amplamente compartilhado.
Assim, com a propagando, a Natura conseguiu fortalecer o seu brand awareness de forma emocional, criando conexão com o público e chamando a audiência para contribuir com o propósito da empresa.
Veja também: Natura – O Mundo É Mais Bonito com Você
Tudo entendido sobre brand awareness?
Esperamos que, neste guia, você tenha tirado suas principais dúvidas sobre o que é brand awareness e como funciona esse conceito. Como visto, construir o conhecimento da sua marca é um trabalho de formiguinha e que exige constantes ajustes, mas que pode render muitos resultados positivos.
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