Como fazer parcerias com lojas virtuais?

Por: Fernanda Belo

Na imagem, vemos duas pessoas de mãos dadas comemorando parcerias com lojas virtuais

Se você é dono de um negócio digital, sabe a importância de fazer parcerias com lojas virtuais. Isso porque, por meio dessa estratégia, é possível aumentar o reconhecimento da sua marca e ainda atingir um público novo, o que pode fazer com que a empresa cresça suas vendas.

É fato: para se destacar na internet é preciso unir forças e não há melhor maneira de fazer isso do que por meio de uma parceria.

Nesse sentido, seguindo o princípio de que duas cabeças pensam melhor do que uma, preparamos um guia completo sobre parcerias com lojas virtuais. Então, vem com a gente! 📝

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Como funcionam as parcerias com lojas virtuais?

As parcerias com lojas virtuais funcionam como uma campanha que une dois negócios do mesmo segmento — ou de áreas parecidas. Por exemplo, se você tem uma loja de velas e está em busca de aumentar suas vendas, uma boa estratégia pode ser apostar em uma colaboração com outro negócio de nicho complementar, como uma loja de artigos de decoração.

Dessa forma, você une o seu produto, que são velas aromáticas, com o do parceiro. Isso fará com que o consumidor tenha uma maior gama de opções e possa usufruir de promoções e descontos exclusivos para quem comprar um kit, por exemplo.

De modo geral, o seu negócio sai ganhando e o do seu parceiro também. Considerando que as empresas não são concorrentes diretas, vocês estarão apenas unindo forças e criando uma parceria incrível. 🚀

Ter parceiros é vital para o crescimento de qualquer empresa. Na economia globalizada, as parcerias com lojas virtuais estão ajudando os e-commerces a compartilhar conhecimento, expandir o alcance de mercado e, o mais importante, conquistar novos clientes.

Como fazer parcerias com outras lojas virtuais?

As parcerias com lojas virtuais são positivas para todos os lados. Por isso, listamos abaixo as principais dicas para você conseguir realizar uma colaboração de sucesso. 🤑

Confira:

Venda cruzada

Venda cruzada é o processo de venda de um produto ou serviço adicional para aumentar o ticket médio das compras. Isso faz com que o consumidor tenha acesso a uma experiência mais completa, além de ser uma possibilidade de ele conhecer novos produtos da empresa.

Por exemplo, considere um funcionário de uma lanchonete perguntando se você quer batatas fritas com seu hambúrguer. Esta é uma venda cruzada. As batatas fritas são um item complementar ao hambúrguer.

De modo geral, pode-se fazer parcerias com lojas virtuais trabalhando a venda cruzada. Assim, você consegue vender o seu produto e oferecer o do seu parceiro como um bônus, algo que complementaria a compra realizada.

Influenciadores digitais

Trabalhar com influenciadores digitais sempre é uma boa. Isso porque eles já têm um público fidelizado e isso pode fazer com que o reconhecimento da sua marca seja aumentado, de modo que você cresça suas vendas.

Nesse caso, ao realizar parcerias com influenciadores, é preciso estudar quais são as outras marcas com as quais eles também trabalham. Por exemplo, se você faz uma ação com um influenciador da área de maternidade e o seu nicho é a venda de berços, uma boa dica é analisar se esse influenciador tem alguma parceria com lojas da mesma área que não sejam concorrentes diretos.

Isso pode fazer com que o seu negócio seja beneficiado duas vezes. A primeira, por estar trabalhando com um influenciador, que por si só já é uma estratégia vantajosa. E a segunda, por estar criando parcerias com outras lojas virtuais, o que pode expandir seu mercado de atuação, fazendo com que o negócio conquiste um novo público.

📹 Veja também: Como fazer parcerias com influenciadores digitais?

Divulgação em canais famosos

Divulgar o seu negócio em portais de notícias pode atrair um público completamente novo para a sua empresa. Isso pode ser muito positivo para você expandir a atuação da sua loja, por exemplo.

Nesse caso, tratando-se de parcerias com lojas virtuais, uma boa estratégia é divulgar em portais seguidos por muitos usuários que o seu negócio e outra empresa estão criando uma campanha colaborativa.

Em situações como essa, um diferencial pode ser desenvolver uma coleção exclusiva para a parceria. Isso certamente irá chamar a atenção de mais pessoas, o que pode fazer com que ambos os negócios tenham suas vendas aumentadas.

💡 Saiba mais: Tudo o que você precisa saber para vender mais

Benefícios para os compradores

A dica número um para quem está em busca de aumentar as vendas é: sua estratégia deve ter foco na boa experiência do cliente. Isso porque, se o consumidor ficar satisfeito com o atendimento e o serviço prestados, com certeza ele voltará a comprar no seu negócio.

Além disso, criar promoções atrativas para o seu público é uma maneira de fazer com que eles olhem para o seu negócio — e, quem sabe, fechem uma compra.

Sendo assim, faça uma pesquisa de mercado e analise o comportamento do seu público-alvo, com foco nos seus gostos e preferências.

Como resultado, crie uma campanha com descontos exclusivos para quem adquirir produtos das lojas parceiras, por exemplo. Isso será atrativo para o consumidor e também para os dois negócios.

💡 Saiba mais: Aprenda a personalizar a experiência de compra dos clientes

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Quais são as vantagens de fazer parcerias com lojas virtuais?

Como vimos, existe uma gama de possibilidades para negócios que querem efetuar parcerias com lojas virtuais. Desde trabalhar a venda cruzada, a colaboração com influenciadores digitais, entre outros, fazer parcerias garante muitas vantagens para as partes envolvidas.

Dessa forma, para você se aprofundar no tema e saber como isso pode ser vantajoso para a sua marca, separamos alguns dos principais benefícios das parcerias com lojas virtuais. Confira:

Aumento do reconhecimento da marca

Ao fazer parcerias com outras lojas virtuais, consequentemente, o reconhecimento da sua marca vai aumentar. Isso porque um público que não tinha contato direto com o seu negócio, agora vai conhecê-lo.

Como resultado, você consegue atingir um público completamente novo e aumentar as suas vendas.

Clientes engajados e fidelizados

Conquistar clientes engajados e fiéis é o sonho de qualquer empreendedor. Se você está começando no ramo de negócios digitais, essa é uma necessidade que faz a diferença. Isso porque são os consumidores que vão fazer o nome do negócio e ditar se as suas vendas estão indo bem.

💡 Saiba mais: 7 melhores estratégias para fidelizar clientes

Ao realizar parcerias com lojas virtuais e oferecer vantagens para o consumidor, ele pode se sentir atraído e se tornar fiel à sua marca. Isso, como resultado, fará com que ele volte a comprar do seu negócio e até possa divulgar sua empresa para amigos e familiares.

Isso pode trazer um crescimento orgânico para o seu negócio que teve início com a decisão de colaborar com outra empresa. Só vantagens, né?

💡 Saiba mais: Como funciona o marketing boca a boca?

Seu negócio conquista mais consumidores

Provavelmente sua loja online já possui um público fiel e vendas constantes. No entanto, esse é realmente o seu limite? 🧐

Se você ainda não fez parcerias com lojas virtuais, certamente a resposta é não.

Por exemplo, vamos imaginar que os produtos vendidos na sua loja são comidas veganas e o seu público-alvo são jovens, principalmente mulheres com idade entre 20 e 36 anos. Pelo que mais mulheres nessa faixa etária podem se interessar? Digamos, portanto, que o seu público-alvo costuma comprar cosméticos naturais em uma loja conhecida.

Nesse caso, trata-se do seu cliente ideal, mas pode ser que eles nunca ouçam falar do seu negócio, por estarem em nichos diferentes. Em contrapartida, se você fizer uma parceria com esse fornecedor de cosméticos, a sua cartela de clientes pode se expandir e, consequentemente, suas vendas podem crescer.

Expansão do seu mercado de atuação

Aumentar a cartela de consumidores nunca é demais. Pensando nisso, ao realizar parcerias com outras empresas, você consegue aumentar o público da sua loja e expandir o seu mercado de atuação.

Imagine, por exemplo, que sua empresa vende calçados orgânicos. Ao pensar em uma colaboração para o seu negócio, é possível escolher uma marca de bolsas e acessórios vegana. Isso fará com que vocês, simultaneamente, consigam conquistar mais clientes em um mercado antes não explorado.

[Bônus] Dicas rápidas para fazer parcerias com lojas virtuais

  • Comarketing: você pode trocar contatos de fornecedores, colaborar na criação de conteúdo e anúncios e muito mais;
  • Compartilhamento de conteúdo: compartilhe o conteúdo de cada um nas redes sociais ou blogs;
  • Vendas cruzadas por e-mail: mencione um parceiro ou ofereça seu produto em sua newsletter por e-mail;
  • Copatrocínio: realize divisões de orçamentos ao criar campanhas para ambos os negócios;
  • Brindes e promoções: você pode realizar concursos conjuntos com prêmios em dinheiro ou brindes e criar pacotes com amostras grátis de produtos de seus parceiros.

E, para potencializar seu conhecimento sobre o assunto e, de quebra, fazer com que suas vendas cresçam, leia nosso e-book gratuito sobre o tema:

Resumo

Fazer parcerias com lojas virtuais pode trazer mais visibilidade para o seu negócio. Como resultado, você aumenta as chances de conquistar novos clientes. Sendo assim, trata-se de uma boa estratégia a ser adotada por empresas virtuais. 😉

Esperamos que o artigo de hoje tenha conseguido esclarecer suas principais dúvidas sobre o assunto. Agora, antes de ir, confira um breve resumo sobre o texto:

Como funcionam as parcerias com lojas virtuais?

As parcerias com lojas virtuais acontecem quando duas ou mais empresas se unem para lançar uma campanha colaborativa em prol de aumentar as vendas.

Como fazer parcerias com outras lojas virtuais?

  • Venda cruzada
  • Influenciadores digitais
  • Divulgação em canais famosos
  • Oferecer benefícios para os consumidores

Quais são as vantagens das parcerias?

  • Aumento do reconhecimento de marca
  • Clientes mais engajados e fidelizados
  • Conquista de mais clientes
  • Expansão do mercado de atuação

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