30/03/2016

3 dicas de marketing de conteúdo para e-commerce

Conteúdo para internet

Quantos dos seus processos de compra começam com uma busca online? Essa é a realidade de praticamente todos os usuários de internet atualmente e afeta diretamente o seu e-commerce. Por isso, é importante criar maneiras de ser encontrado pela rede e tornar-se relevante. E as melhores ferramentas para isso são conteúdos de qualidade e relevantes para o seu público, com blogs, redes sociais e presença digital.

Quer começar uma estratégia de marketing de conteúdo para a sua loja virtual e não sabe como? Confira as dicas para começar com o pé direito:

Planejamento é sempre o primeiro passo

Você planejou muito para ter o seu site, certo? Se você já pensou nas melhores maneiras de divulgar os seus produtos ou serviços, já temos um bom começo; mas se não tem isso pronto, sua chance é agora. Tente entender melhor o que pode ser feito lendo blogs especializados no assunto e estudando o mercado: manter-se atualizado e com novas ideias sempre é positivo.

Crie o seu blog, abra um calendário e um cronograma para postar nas redes sociais (não precisa ser um comprometimento diário, você pode usar as ferramentas de programação de posts próprias das plataformas ou que agrupem várias redes). Prepare imagens e tente criar conteúdos diversificados, o que nos leva ao próximo tópico.

Conheça seu público

Vá além do seu próprio produto ou serviço e crie um ambiente que seja interessante para sua audiência. Não fale apenas do que você vende: se sua loja é de artigos de decoração, faça posts sobre organização e busque ser uma referência em tudo que pode agradar seus visitantes. O importante é manter a sinergia. Os posts no seu blog não serão anúncios, mas podem discretamente sugerir os seus produtos como soluções em algumas situações.

Entenda também quais são as redes mais utilizadas pelos clientes: serviços e produtos muito visuais podem ser um sucesso no Pinterest e no Snapchat, enquanto mostrar o dia a dia do trabalho e usos e conteúdos em vídeo pode gerar ótimas referências de tutoriais e resenhas. Pense no que é mais interessante para estar em evidência e pese a forma como isso é entregue.

Crie conteúdos de qualidade

Tenha sempre em mente a importância de manter a comunicação clara e com o tratamento correto ao seu público: seja o melhor e o mais próximo dele, mas sem perder a qualidade! Faça boas fotos, vídeos e posts. Ortografia correta, cordialidade nos relacionamentos e parcerias com empresas e pessoas que compartilham valores com você são pontos essenciais para começar qualquer projeto.

Pesquise referências dentro do seu mercado, mas não copie! Aproveite para ter ideias do que pode ser interessante e aplique à sua realidade. Em tempos de Google nenhuma cópia será secreta, não seja uma fraude.

Essas são sugestões que podem parecer simples, mas são muito práticas e podem iluminar a produção do seu primeiro plano de marketing de conteúdo. Tem mais alguma dica para começar com qualidade e tranquilidade a produção de materiais que chamem a atenção de seu público? Compartilhe conosco nos comentários!

Mais dicas no vídeo a seguir:

Data da última atualização: 30/08/2018


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Ligia Braga

A Li da Life Presentes. Jornalismo, redação, relacionamento e marketing: unindo todos aprendizados e ampliando com ideias de comunicação digital, e-commerce, SEO, inbound sales e planejamento estratégico.

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