Treze Core: 6 dicas para você vender mais na sua loja virtual

Por: Diego Alcântara de Souza
Criado em: 10/05/16.
Atualizado em 23/09/19.
5 min
de leitura

Índice

treze core loja nuvemshop

Resolvi criar esse texto com base no que aprendi com os dois anos que tenho trabalhado com e-commerce. Sou CEO da marca de roupas Treze Core: comecei minha loja Nuvemshop no início de 2014 e levei cerca de três meses para ter uma venda e sete meses para começar a ter vendas significativas.

Atualmente, a Treze Core vende cerca de 300 a 400 pedidos por mês e é revendida por mais de 30 lojas físicas em todo o Brasil. Ainda não é muito, mas pelo tempo de mercado e investimento inicial super baixo, creio que consegui fazer um ótimo trabalho.

Então vamos lá. Escrevi bastante, por isso, não deixe de ler e nem tenha preguiça, pois acredito que são dicas muito boas pra quem está começando e até para quem já está no negócio há um tempo. Se tiver sugestões e dicas sobre como vender mais, comente ao final do post, pois a troca de informação é essencial para a melhora de cada um.

1. Aparência e layout

A aparência da sua loja virtual é o principal ponto para vender mais. Você deve ter em seu site um layout bonito, limpo e profissional, que passe credibilidade para o cliente na hora de comprar. Banners e logotipos de qualidade são essenciais para gerar segurança. Ajuda bastante, quem administra uma loja virtual, ter conhecimento em Photoshop, Illustrator e CorelDraw para criar boas propagandas.

2. Fotos dos produtos

As fotos dos produtos são outra parte muito importante para se ter vendas, e também uma em que a maioria dos lojistas que estão começando peca. Devem ter qualidade e, principalmente, um padrão.

Todas as fotos do seu site precisam seguir o mesmo estilo, que destaque bem o produto e não use fundos muito coloridos que tirem a atenção. Procure fotografar todos os ângulos do item, pois o cliente precisa saber exatamente como ele é. Evite usar montagens: mostre sempre a imagem real.

Se possível, utilize uma câmera boa; caso não tenha, use o celular mesmo. Nunca fotografe em um local fechado, com pouca iluminação, pois o celular/câmera em locais escuros irá clarear a cena artificialmente e fazer a imagem perder a qualidade e ficar com ruídos.

Sempre tire fotos dos produtos em lugares claros (a luz do sol irá te ajudar muito). Para melhorar ainda mais as imagens, você pode utilizar o programa Adobe Lightroom, que é o mais usado para edições de fotografia.

3. Nome da loja

O nome da sua loja é muito importante para que os clientes lembrem-se facilmente dela e você possa vender mais. O ideal é que seja único e exclusivo. Exemplo: uma loja virtual com o nome de “Produtos Eletrônicos” não tem nada de único, o que torna muito difícil ter bons resultados no Google, pois, na pesquisa, irão aparecer diversas lojas aleatórias que vendem tais itens.

Evite usar nomes estranhos e principalmente palavras em inglês. Por mais que sejam palavras básicas, muitas pessoas com pouca escolaridade podem ter dificuldade em encontrar sua loja virtual. Pense em um nome que, pesquisado no Google, deixará apenas o seu negócio em destaque.

4. Suporte

Um ótimo suporte na sua loja virtual é o que fará com que um cliente em dúvida compre com você, e um consumidor que já comprou de você repita a escolha.

Faça o possível para responder todos com rapidez, educação e com boas explicações, pois clientes desistem fácil de comprar. Ofereça o maior número possível de contatos, como telefone, e-mail, redes sociais e WhatsApp.

5. Pós-venda

Bastantes lojistas (e até mesmo lojas grandes) têm um péssimo pós-venda, pois não se importam mais com o cliente depois que ele já comprou. Darei dois exemplos de situações que já aconteceram – uma comigo e outra com um comprador da minha loja:

Minha experiência pós-compra com as Casas Bahia

Fiz uma compra na loja virtual das Casas Bahia de uma cadeira e um box de livros. O total dava cerca de R$ 400 e eu iria fazer o pagamento por PayPal. Selecionei os itens normalmente, concluindo a compra.

Após finalizar o pedido, verifiquei que no e-mail constava um tapete também, no valor de R$ 300. Contudo, eu não o tinha comprado. Não fui um leigo que clicou sem querer e, em nenhum momento, o tapete apareceu no meu carrinho de compras – apenas no e-mail de confirmação de pagamento do PayPal.

Entrei em contato com as Casas Bahia para cancelar o tapete, pois havia claramente sido um erro do site. Resumindo: só depois de dois meses tive a devolução do meu dinheiro e, no terceiro mês, entraram em contato comigo perguntando se meu problema havia sido resolvido.

Pós-compra de um cliente na Treze Core

Após o pedido de um cliente chegar, ele havia reclamado que uma camiseta estava furada, enviando juntamente uma foto. Recebendo o contato, verifiquei o nome do cliente e número do pedido, e já separei uma peça no estoque da Treze Core para enviar a ele novamente.

Incluí também uma camiseta a mais de brinde, para compensar o ocorrido – e isso tudo no mesmo dia. Ele agradeceu bastante e falou que iria recomendar a loja para todos os seus amigos.

Esse pós-venda foi muito bom e provavelmente conseguirei vender mais através dele, pois tive um atendimento rápido e “sem frescura”, ainda oferecendo um item extra.

O consumidor ficou muito satisfeito, e a situação poderia se tornar frustrante em algumas outras lojas que só trocam produto com defeito após a logística reversa (gerando muita demora para o recebimento do item novo).

6. Anúncios no Facebook

Como já dizem, a propaganda é a alma do negócio – não ache que sua loja virtual vai vender sem publicidade, pois não vai. Você precisa investir nela para, depois de algum tempo, começar a gerar vendas.

Não tenho experiência em publicidade no Google Ads então não irei falar sobre (já utilizei, mas não obtive retorno então parei de investir por lá). O que mencionarei é válido para os anúncios do Facebook e pode não funcionar da mesma maneira no Ads.

Para fazer um bom anúncio no Facebook e vender mais, você deve primeiro conhecer o seu público-alvo. Na hora de anunciar, é possível escolher questões como idade, gênero e interesses, e saber configurar essas funções de maneira correta é fundamental para se ter um anúncio de sucesso. Exemplo:

  • Loja virtual focada em venda de skates: anúncios para pessoas com idade máxima de 50 anos, de ambos os gêneros, e que tenham como interesse skate.
  • Loja virtual focada em venda de materiais de tatuagem: anúncios para pessoas com idade máxima de 60 anos, de ambos os gêneros, e que tenham como interesse tatuagem.

Foram apenas sugestões, mas você pode ter uma base melhor de acordo com os relatórios do seu site fornecidos pelo Analytics. (Se não conhece a ferramenta, é só pesquisar por “Google Analytics” e ler sobre.)

Depois de escolher seu público-alvo, você deve destacar os produtos principais da sua campanha e ser claro e objetivo sobre valor e como comprar. Para ficar mais simples, mostrarei dois exemplos com imagens do que não fazer e do que fazer.

Exemplo da Treze Core: o que não fazer

treze core

A imagem é uma montagem, apenas para ilustrar. Nela você vê que há de texto apenas o link da loja virtual, sem nenhuma informação do que está sendo vendido, o valor do produto ou como comprá-lo. Já vi algumas lojas fazerem exatamente isso em anúncios e depois reclamarem que o Facebook Ads não é efetivo.

E a foto, apesar de ser legal, não é recomendada para anúncios com os quais você deseja gerar vendas. É mais para o Lookbook, pois não destaca os produtos e, sim, os modelos. Esse tipo de imagem é bom para ser utilizado em campanhas que tenham como foco alavancar as curtidas em sua página, pois traz mais engajamento e alcance do que posts com produtos destacados.

Exemplo da Treze Core: o que fazer

treze core

Essa é uma imagem real de anúncio feito na semana passada em uma campanha da Treze Core. Você vê que, no texto, estou informando claramente que é uma promoção somente para o fim de semana, seguindo com o valor do produto de R$ 25 e dizendo que compras acima de R$ 150 têm frete grátis. Abaixo, para finalizar, informo o site de compra.

Informei tudo o que o cliente precisa saber no anúncio, e também o que é mais convidativo. Utilizei um outro tipo de foto, dando destaque somente para os produtos. Essa campanha, que investi R$ 300, felizmente foi um sucesso e gerou 73 pedidos concretizados nestes três dias, o que foi bastante por conta dos fins de semanas terem menos compras.

Tente fazer campanhas durante todo o mês e, se possível, múltiplas para vender mais – cada uma focando em um produto ou categoria do seu site. Sabendo elaborar um anúncio, certamente você terá retorno. Para os que têm medo de investir: comecem, como teste, com R$ 100 durante uma semana e vejam qual será o resultado. Variem os públicos para saber qual traz a melhor resposta.

Outra vantagem são as curtidas da sua página. Mesmo que o anúncio às vezes não concretize tantas vendas, ele traz muitos seguidores – o que ajuda muito na divulgação da loja, no branding e em gerar confiança (é muito mais fácil confiar em uma loja virtual cuja página do Facebook tem 10 mil curtidas e elogios de clientes do que em uma página com 300 curtidas e poucas postagens).

Hoje a fanpage da Treze Core tem mais de 175 mil curtidas. Antes de fazer anúncios com mais frequência, há cerca de 20 meses, ela tinha cerca de três mil.

Faça tudo com profissionalismo, capriche e tenha paciência. Se o seu negócio for bom, com certeza, com o tempo, ele irá vender mais.

Artigo Treze Core publicado originalmente na Comunidade Nuvem.

Diego Alcântara de Souza

Diego é CEO da marca de roupas/loja virtual Treze Core, streetwear fundada em 2013 que prioriza ter preços acessíveis para que pessoas de qualquer classe social tenham condições de adquirir seus produtos.


    • Elisa

      Muito obrigada por o artigo. Eu comecei minha própria loja virtual da minha marca, Elliz Clothing, e acho que são muito boas dicas.

      • nuvemshop

        Olá, Elisa! Que bom que você gosta das nossas dicas 🙂

        Continue acompanhando o nosso blog para mais novidades sobre redes sociais, marketing e vendas online.

        Boas vendas e até mais!

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