Grupo Paraíso dobrou as vendas online em seis meses

Fachada da loja física Amo Paraíso

Parte do Grupo Paraiso, com 31 anos de história, a loja foi do atacado ao varejo online e possui planos audaciosos, que incluem estratégia Multi-CD e até expansão internacional.

Há mais de 30 anos no mercado, a marca Paraíso surgiu em Terra Roxa, no interior do Paraná, e se tornou uma marca reconhecida de moda bebê e infantil.

O negócio começou a partir de uma necessidade. Quando a fundadora Celma de Assis Rossato ficou grávida de seu primeiro filho, aos 17 anos, não tinha recursos financeiros para seu enxoval. Assim, decidiu fazê-lo ela mesma!

Com a nova habilidade, começou a atender pedidos da vizinhança e a ensinar pessoas da cidade a fazer enxovais. No início, ela criou um mostruário e vendia de porta em porta. Depois, evoluiu para a venda consignada para lojas da região e de São Paulo.

Foi em 1992 que a Paraíso Bordados e Confecções se tornou, de fato, uma empresa. Com a profissionalização, começando pelos atacados, vieram as vendas em feiras e para representantes comerciais do Brasil inteiro, além de uma loja física.

O investimento no e-commerce veio bem depois. O grupo criou a loja virtual Amo Paraíso em 2019, mas foi em 2023 que o negócio online finalmente engatou.

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Atualmente, toda a família de Celma trabalha no Grupo Paraíso, que conta com três marcas de produtos: Paraíso, Le Bhuá e Letut. O grupo tem ainda uma marca de conteúdo audiovisual educativo, a Turminha Paraíso, com mais de dois milhões de inscritos e um bilhão de visualizações no YouTube.

Na foto, Celma de Assis junto à família Assis Rossato, à frente do Grupo Paraíso.

Na foto, Celma de Assis junto à família Assis Rossato, à frente do Grupo Paraíso.

Conheça alguns resultados impressionantes da Paraíso no e-commerce:

  • A loja dobrou o faturamento mensal em pouco menos de seis meses, atingindo uma média de vendas superior à da última Black Friday;
  • Faturou R$ 800 mil no e-commerce em um ano, com a meta de chegar a R$ 5 milhões em vendas anuais até 2025.

Quer saber mais sobre o crescimento da Paraíso no e-commerce? Continue a leitura!

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O desafio inicial: o e-commerce era caro e complexo demais

Mesmo com um negócio consolidado, conhecido por diferentes gerações de mães e por cinco mil pontos de venda, a Paraíso enfrentava um desafio no e-commerce: expandir as vendas de maneira eficiente.

As vendas online começaram com uma plataforma de e-commerce e um serviço de fulfillment, ou seja, com a terceirização do estoque e da logística. No entanto, a plataforma escolhida era muito cara e não estava trazendo os resultados esperados.

“Tínhamos uma plataforma com recursos muito complexos, com alto custo e precisávamos de desenvolvedores ou agência para fazer tudo no site” – Ronie de Assis Rossato, coordenador de e-commerce do Grupo Paraíso.

A partir disso, a Paraíso tinha duas opções: encerrar a operação de e-commerce ou internalizá-la.

A solução: buscar uma nova plataforma de e-commerce

Com o alto custo e resultados abaixo do esperado, a Paraíso decidiu migrar de plataforma.

O coordenador de e-commerce do grupo e filho da fundadora, Ronie de Assis, buscou por uma nova plataforma e optou pela Nuvemshop Next.

“Tive muita facilidade em implementar o novo site, minimizando ao máximo o custo da migração. Queria tocar as coisas rapidamente.” – Ronie de Assis

Ele criou um novo site personalizado sozinho e fez customizações no layout da Nuvemshop sem precisar de programadores, usando apenas a linguagem básica de CSS.

Com a Nuvemshop Next, o time também tem acesso a um gerente de contas para indicar melhorias e monitorar métricas.

Além disso, a loja integrou o site a diferentes aplicativos de gestão, logística e promoção, como Tiny ERP, Frenet, Funsales e outras ferramentas.

“Conseguimos agregar recursos novos no momento certo. É muito bom ter conectividade com os mais diversos apps e ferramentas consolidadas do mercado.”

O resultado: mais vendas e mais autonomia

Logo no primeiro mês após a migração para a Nuvemshop, a loja online da Paraíso já superou as vendas em relação à plataforma anterior. Afinal, com mais autonomia, o time tinha mais rapidez para criar e atualizar promoções.

Nos meses seguintes, cresceu ainda mais, atingindo uma média mensal de vendas que antes só conseguia na Black Friday.

O Grupo Paraíso também tem metas ambiciosas para o futuro. O objetivo é expandir as vendas online para novas categorias e adicionar novas marcas. Com o crescimento do e-commerce, a fundadora também quer tirar um antigo sonho do papel: o de exportar seus produtos.

“Sempre tive o desejo de exportar para muitos países, e investir no e-commerce é a base para isso. O Brasil vai ficar pequeno para nós” – Celma de Assis, fundadora do grupo Paraíso.

A meta é aumentar o faturamento do e-commerce em cinco vezes até 2025, além de expandir canais de venda com lojas próprias e vendas multi CD, ou seja, múltiplos centros de distribuição.

Turminha Paraíso, uma marca de conteúdo do Grupo Paraíso com foco no público infantil.

Grupo Paraíso quer fortalecer suas marcas no e-commerce, entre elas a Turminha Paraíso, marca de conteúdo.

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