Como o Amana Ateliê vendeu mais de R$ 400 mil em joias botânicas

Isabelle Cerceau e Samuel Siriani do Amana Ateliê em participação especial no programa Brasil das Gerais, da Rede Minas TV.

O Amana Ateliê é a prova de que é possível conquistar sua independência vendendo artesanato pela internet — o segredo é ter muita dedicação e produtos criativos!


Os biólogos Isabelle Cerceau e Samuel Siriani, de Lagoa Santa/MG, encontraram nas joias botânicas artesanais o caminho para a independência financeira. Juntos, eles mergulharam no universo do e-commerce e levaram seu artesanato em resina para todo o Brasil.

Os biólogos Isabelle Cerceau e Samuel Siriani com suas criações.

Os biólogos Isabelle Cerceau e Samuel Siriani com suas criações.

Os dois já trabalhavam com pesquisa científica em botânica, estudando polinização de plantas. Então, apostaram na preservação de espécies vegetais em resina, dando origem a lindos pingentes e brincos.

Dessa forma, uniram a paixão pela natureza à habilidade com artesanato para criar um negócio lucrativo, sustentável e inspirador.

Confira as estatísticas do Ateliê Amana na Nuvemshop e nas redes sociais:

  • Mais de R$ 400 mil de faturamento desde a migração para a Nuvemshop;
  • Mais de R$ 66 mil em vendas em 2023;
  • Mais de R$ 18 mil de faturamento no mês da Black Friday;
  • Mais de 70 mil seguidores no Instagram.

Continue com a gente para conhecer essa história cheia de desafios, reviravoltas e lições de empreendedorismo! 🚀

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O desafio: vender joias botânicas na internet

No início, a Isabelle e o Samuel vendiam as joias botânicas do Amana Ateliê para pessoas próximas, em eventos e por meio de lojas parceiras. No entanto, ainda era somente uma renda extra, já que a maior parte dos rendimentos vinha dos contratos de pesquisa de ambos.

Então, ainda em 2019, o casal escolheu outra plataforma para montar sua primeira loja virtual. O site foi escolhido pela simplicidade, já que o futuro do negócio ainda não estava muito claro.

Mas, em 2020, veio a pandemia do coronavírus, fechando todos os canais de venda presenciais que eles utilizavam. Ao mesmo tempo, o contrato de pesquisa do Samuel terminou e o da Isabelle só ia até o final do ano.

Colar Orquídea Oncidium vendido pelo Amana Ateliê.

Colar Orquídea Oncidium vendido pelo Amana Ateliê.

Esse foi o momento decisivo, quando eles optaram por mergulhar na jornada empreendedora e apostar tudo na loja virtual do Amana Ateliê.

Afinal, as vendas online estavam disparando como nunca e era a oportunidade perfeita para a transição que eles esperavam. Então, o que antes era um dinheiro extra, logo se tornou a principal fonte de renda do casal.

Em pouco tempo, a antiga plataforma ficou pequena para o crescimento do Amana. Com o aumento das vendas, o site começou a ter problemas de estabilidade e dificuldades na aprovação de pagamentos.

Então, a solução foi buscar uma plataforma de e-commerce mais estável, completa e confiável — e, felizmente, a Nuvemshop estava lá para ajudá-los!

💡 Saiba mais: O que fazer de artesanato para vender? 20 ideias para se inspirar

A solução: migrar a loja virtual para a Nuvemshop

Para superar o desafio de expandir o Ateliê Amana na internet, o casal de empreendedores teve que buscar uma plataforma de e-commerce mais estável, completa e confiável. Foi então que eles chegaram à Nuvemshop, por indicação de pessoas próximas e influenciadores que seguiam nas redes sociais.

A migração foi feita em 2020 e motivada por quatro principais fatores:

  • Acesso a fretes mais baratos;
  • Flexibilidade em meios de pagamento;
  • Facilidade de uso e gestão;
  • Acesso a layouts profissionais.

“Escolhemos a Nuvemshop porque já conhecíamos pessoas que usavam e indicavam, e gostamos da possibilidade do teste grátis. Além disso, o site é muito fácil de usar e tem muitas integrações, especialmente de frete e pagamento.”

Além disso, eles queriam uma plataforma que oferecesse estabilidade e um layout profissional, transmitindo mais confiança aos clientes.

Outro recurso decisivo da Nuvemshop foi a integração com o Instagram Shopping. Dessa forma, foi possível adicionar etiquetas de produtos nas publicações da rede social e vender por meio da famosa “sacolinha”, importando automaticamente os itens do catálogo da loja virtual.

Exemplo de colar do Amana Ateliê marcado no Instagram da marca.

Exemplo de colar do Amana Ateliê marcado no Instagram da marca.

Estratégias de marketing que fazem a diferença

Como estratégia de divulgação, os biólogos apostaram em conteúdos de qualidade e promoções, utilizando, principalmente, o Instagram e o Facebook. Para impulsionar ainda mais as vendas do Amana Ateliê, passaram a investir também em tráfego pago em 2022.

Também é importante ressaltar a excelente gestão dos empreendedores, que entenderam as expectativas do seu público-alvo. Como as joias botânicas são produtos artesanais, para adaptar as vendas online, buscaram padronizar ao máximo as peças produzidas.

Assim, foi possível vender repetições de um mesmo modelo, sem perder a essência artesanal do produto. É visível ainda o cuidado com a identidade visual da marca, as belas fotografias que enchem os olhos dos clientes e a preocupação em promover as joias botânicas como produtos sustentáveis.

“Criamos peças-piloto e nos esforçamos para manter o padrão das peças semelhantes às fotos do site, pois uma semente a menos dentro do pingente já pode frustrar as expectativas dos clientes”

Vale ainda mencionar a eficiência ao calcular o preço do artesanato, de modo a valorizar o trabalho manual, praticar um valor justo e garantir os lucros do empreendimento.

O resultado: mais de R$ 400 mil em vendas online

Ainda em 2020, a loja virtual do Amana Ateliê na Nuvemshop já se tornou a principal fonte de renda da Isabelle e do Samuel — uma grande virada para a independência financeira.

Desde o início, o casal queria vender pela internet para poder trabalhar em casa, conciliando a vida pessoal com o empreendedorismo. Com a Nuvemshop, esse sonho foi realizado e o Amana Ateliê ganhou o Brasil todo.

Assim que entramos na Nuvemshop, os pedidos aumentaram, porque o site é mais bonito, mais confiável e nos oferece diversas formas de pagamento. Além disso, conseguimos reduzir o valor do frete, que é um ponto-chave do nosso negócio.”

Graças às integrações com meios de pagamento como o PagSeguro, o Amana Ateliê aumentou seu índice de aprovação e reduziu seus custos. Além disso, a loja virtual permitiu a automação dos pagamentos com Pix.

Já os meios de envio Melhor Envio e Frenet baratearam os fretes. Quando se trata de peças pequenas e leves, é fundamental ter valores de envio competitivos para que os clientes não desistam da compra.

Colar Dente de Leão Redondo vendido pelo Amana Ateliê.

Colar Dente de Leão Redondo vendido pelo Amana Ateliê.

Hoje, eles mantêm as vendas pela loja virtual, pelas redes sociais e em pontos físicos como lojas parceiras e feiras temáticas. Na Black Friday de 2022, tiveram um recorde de vendas com uma estratégia promocional inteligente: dar descontos maiores em peças mais fáceis de produzir e descontos menores nas mais complexas e desejadas do site.

Como resultado, os clientes levaram as peças mais caras que já buscavam e ainda adicionaram as novas ofertas ao carrinho, aumentando o ticket médio da loja virtual. Além disso, desde que entrou na Nuvemshop, o Amana Ateliê já faturou mais de R$ 400 mil.

Com a chegada da primeira filha do casal, o ritmo da produção teve que ser reduzido, mas, mais uma vez, o empreendedorismo digital permitiu a conciliação do trabalho com os cuidados da bebê — uma liberdade que não tem preço.

Além disso, a Isabelle e o Samuel provaram mais uma vez que têm uma visão empreendedora aguçada: para compensar a queda da produção, criaram um curso online de joias botânicas que ensina a produzir as peças em resina. Assim, eles também vêm colhendo frutos no mercado de produtos digitais.

Para o futuro, eles esperam expandir ainda mais o Amana Ateliê aumentando a equipe. Veja os conselhos que a Isabelle tem para quem está começando no e-commerce:

“Se você vende artesanato, precisa padronizar seus produtos sem perder a essência do seu trabalho. Além disso, para se destacar na internet, é preciso ter fotos bonitas dos produtos. Isso é um diferencial da nossa loja. Nós mesmos fotografamos, mas investimos em um equipamento profissional. E, claro, divulgue bastante sua loja virtual nas redes sociais, que é onde as pessoas realmente estão!”

Temos certeza de que o Amana Ateliê vai longe, se depender da competência e paixão desses empreendedores e da parceria com a Nuvemshop.💙

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