Como funciona o Twitter: guia para usar a rede social

Imagem de vários cards com o passarinho ilustra como funciona o Twitter

Twitter é uma rede social que permite aos usuários publicar e interagir com mensagens curtas chamadas “tweets”, com um limite de 280 caracteres. De forma geral, funciona como um feed de notícias em tempo real, onde as pessoas compartilham pensamentos, notícias, links e mídia. 


Se você tivesse que “vender o seu peixe” em apenas 280 caracteres, você conseguiria? Caso você tenha uma loja física ou virtual, esse é o espaço disponível no Twitter para se comunicar com os seus seguidores e compartilhar informações, novidades e promoções do seu negócio.

Estamos falando de uma das redes sociais mais populares do mundo, que alcançou o seu auge no Brasil em 2008 e segue crescendo anualmente. Conforme relatório divulgado pela plataforma, a companhia bateu recorde em 2020 e chegou à marca de 186 milhões de novos usuários — um aumento de 34% comparado ao ano anterior.

Sendo assim, se você já vende pelas redes sociais, mas ainda não sabe como funciona o Twitter, essa é hora de entender se o seu público está presente na plataforma e como se comunicar com ele por lá.

Neste artigo, você vai aprender tudo sobre o funcionamento do Twitter e quais as vantagens de usar a rede social. Vamos lá?

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O que é Twitter?

Twitter é uma rede social que permite que você se comunique com os seus seguidores em apenas 280 caracteres. Por meio dela, você pode compartilhar conteúdos variados, desde opiniões pessoais sobre determinados assuntos até divulgar algum produto ou serviço. Você ainda pode publicar gifs, enquetes, imagens, vídeos e postar links externos.

Engana-se quem acredita que a era do Twitter já acabou. A rede social, que surgiu em março de 2006, já soma mais de 1.3 bilhão de contas ativas e cerca de 330 milhões usuários ativos mensais na plataforma.

Criada com a intenção de ser uma espécie de “SMS da internet”, ela tinha uma limitação de 140 caracteres em seu início — o mesmo limite das mensagens de celulares na época. O objetivo era um só: ser um serviço de recados mobile.

Com o tempo, a plataforma se tornou bem mais do que isso. Além de repaginar o visual possibilitando visualizar imagens, vídeos, gifs e fazer enquetes, o Twitter também aumentou o espaço para escrever tuítes — como são chamadas as publicações da rede social, com origem no inglês tweet — de 140 para 280 caracteres.

Ainda não tem uma conta no Twitter? No próximo tópico vamos te ensinar um breve passo a passo de como criar o seu perfil. Confira!

💡 Saiba mais: Threads do Instagram: como funciona o concorrente do Twitter?

Para que serve o Twitter?

O Twitter serve para dividir ideias, fazer comentários sobre o que está acontecendo em tempo real, seja no cinema, no esporte e até mesmo na música.

Se desejar, a rede também pode ser usada para compartilhar sobre a vida pessoal. Muitas pessoas usam o Twitter como um tipo de diário, mas é importante lembrar que se a sua conta não for privada, todos podem ter acesso aos seus tuítes.

Com essa plataforma, é possível acompanhar o que acontece no mundo inteiro e estar sempre conectado às notícias do momento. Isso porque tudo no Twitter acontece de maneira muito rápida.

Como funciona o Twitter?

O Twitter tem algumas características únicas que o tornam diferente de outras redes como o Instagram Comercial ou o Facebook Business,

A primeira é em relação ao seu algoritmo. Quando você faz uma postagem todos os seus seguidores vão recebê-la, sem exceção, independente de gostos, preferências ou se interagem sempre com o seu conteúdo ou não. Com isso, você garante que a comunicação está chegando para todos.

A segunda, como já falamos, é o espaço que você tem para escrever. Apesar de ser somente 280 caracteres, é possível criar mensagens atrativas para se destacar e aumentar o engajamento na rede social.

Apesar de ter uma interface superintuitiva e simples, é importante que você conheça algumas funcionalidades para aproveitar melhor a plataforma. Veja a seguir!

Seguidores

Seguidores são todas aquelas pessoas que vão acompanhar o seu perfil e o seu conteúdo. Ao te seguir, elas receberão todos os tuítes que você publicar no Twitter e poderão interagir com as postagens.

Você também pode escolher seguir de volta, seguir pessoas que não te seguem e também dar unfollow, que é a ação de deixar de seguir alguém, caso não esteja mais interessado no conteúdo.

💡 Saiba mais: 10 dicas para ganhar seguidores no Twitter

Curtidas

Como você já deve saber, o ícone do coração representa a ação “curti” ou “gostei”. Você pode conferir a quantidade de pessoas que curtiram o seu post por meio do número que se encontra junto do coração.

Print screen mostrando como funcionam as curtidas do Twitter

Retuítes

A ação de retuitar (do inglês retweet) significa replicar o post original dentro do seu próprio perfil. Ela é representada pelo símbolo de duas setinhas convergentes.

Print screen mostrando como funcionam os retuítes no Twitter

Imagine que você vende artesanato pela internet e que um portal referência no assunto twittou uma notícia sobre tendências de estampas para 2022. Pensando que a sua marca vai lançar produtos com essas estampas, você pode retuitar esse tuíte no seu perfil.

Você pode dar RT — sigla para retuitar — de duas maneiras:

  1. Inserindo um comentário de até 280 caracteres ou uma imagem;
  2. Compartilhando somente o post original, sem adicionar nenhum conteúdo.

Toda vez que criar um post no Twitter, lembre-se de fazer um tuíte atrativo e que interesse às pessoas para que elas queiram retuitar. Com isso, a sua marca é espalhada para mais usuários da plataforma.

Reply

Representado pelo ícone de balão, o reply nada mais é que responder a um tuíte de forma direta. Ou seja, quando alguém quiser interagir diretamente com o seu post, pode enviar uma mensagem com até 280 caracteres ou qualquer outra mídia disponível pela plataforma.

Print screen mostrando a função de reply no Twitter

Lembrando que, caso você queira dar continuidade em um post que você mesmo publicou, é possível clicar no balão e responder esse tuíte para criar uma conexão entre os assuntos.

DM

DM ou Direct Message (mensagem direta, em português), é um recurso para quando você quer enviar uma mensagem no privado para alguma pessoa e não quer que ela apareça na timeline.

Se você está acessando o Twitter pelo PC, a caixa de mensagens fica no canto inferior esquerdo, já no aplicativo, você encontra na barra inferior no canto direito. Nesse espaço, é possível ver as últimas mensagens trocadas e também o ícone de envelope como símbolo de “+” para criar uma nova mensagem e enviá-la.

Menções

Mentions ou menções em português, é outra forma dos seus seguidores interagirem com você.

Lembra do @ que você escolheu na hora que criou a sua conta no Twitter? Pois bem, é ela que os seus seguidores vão utilizar para indicar uma menção direta a você.

Hashtags

Você já deve ter visto #hashtags nas demais redes sociais, e no Twitter não é diferente. Elas são uma ótima estratégia para que as pessoas cheguem até você. Por isso, é importante que defina quais termos são importantes e atrativos para o seu negócio e usá-los, estrategicamente, nos seus tuítes.

Print screen mostra como funcionam as hashtags no Twitter

Mas lembre-se: não exagere. Você já tem poucos caracteres para escrever, foque em uma ou duas hashtags.

Você pode utilizá-las para divulgar um lançamento de produto, uma ação específica ou até mesmo algum evento sazonal. Veja um exemplo do tuíte sobre a Black Friday da Nuvemshop em 2021.

Threads do Twitter

As threads são a funcionalidade mais recente do Twitter. Como a plataforma dispõe de poucos caracteres, às vezes, você quer enviar mais tuítes para complementar o assunto.

Isso é possível com as threads, que criam um fio condutor de mensagens, interligando um tuíte no outro e organizando a conversa. Dessa forma, fica mais fácil interagir com o público no Twitter.

Veja um exemplo de thread do perfil do Ministério da Educação no Twitter:

Print screen de thread ilustra como funciona o Twitter

Twitter Cards

Os Twitter Cards são cartões que carregam informações extras do seu tuíte através do link que você incorpora na mensagem. Eles são mostrados, normalmente, por uma imagem ou vídeo para o público na própria rede social. Assim, o usuário não precisa sair da plataforma para descobrir o que realmente há nesse link.

Esse recurso nada mais é que a possibilidade de substituir uma URL por uma imagem clicável. Essa é uma oportunidade de você ter os seus 280 caracteres e, ainda, conseguir divulgar um link importante para o seu negócio.

Confira os cinco modelos de Twitter Cards disponíveis:

1. Cartão de resumo

Esse modelo de cartão é o mais simples e comum no Twitter, normalmente eles são usados para divulgar blog posts, notícias ou landing pages e mostra um box com título, descrição e uma imagem em destaque.

Print screen de card de resumo mostra como funciona o Twitter

2. Cartão de resumo com imagem grande

Praticamente igual ao primeiro, esse card também aparece com título, descrição e imagem. Porém, a foto ocupa a maior parte do cartão.

Print screen de card com imagem representa como funciona o Twitter

3. Cartão de aplicativo

Se você tem um aplicativo, esse modelo de card é o ideal para você divulgá-lo. Ele mostra, uma descrição, um ícone e atributos como preço e classificação.

Para configurar esse card, seu app deve estar disponível para download na Apple Store ou na Google Play.

4. Cartão de player

Esse card é utilizado para divulgar conteúdos multimídia. Com apenas um clique, o usuário pode visualizar os vídeos que estão em plataformas como o Youtube ou Vimeo, por exemplo.

Print screen de player mostra como funcionam os vídeos no Twitter

Como usar o Twitter?

Agora que você já sabe o que é o Twitter e como ele surgiu, chegou a hora de te mostrar um tutorial muito simples e prático para criar uma conta na rede social. Vamos lá?

1. Acesse o site

Acesse www.twitter.com/ para criar sua conta. Se preferir, você pode baixar o app do Twitter em seu celular, que está disponível na Apple Store, Google Play ou Microsoft Store.

2. Crie e configure sua conta

São três opções para criar uma nova conta: fazer login com a conta do Google, fazer login com a conta da Apple ou usar seu número de telefone.

Print screen da tela inicial de cadastro mostrando como funciona o Twitter

Se você optar por cadastrar-se pelo celular, o Twitter vai enviar um código de confirmação para o seu número. Depois disso, siga as etapas de configuração da conta.

3. Edite o seu perfil

Chegou a hora de escolher o seu @ — que é o seu usuário no Twitter — e deixar o perfil com a cara da sua marca. Escolha uma foto que represente o seu negócio, escreva uma bio com uma breve descrição da sua empresa e detalhes sobre o que você vende.

Print screen do preenchimento da bio do Twitter

Você ainda pode adicionar o endereço do seu site de vendas e uma localização. Pronto! Sempre que desejar alterar alguma informação, basta acessar a opção “editar perfil”.

4. Publique seu primeiro tuíte

Agora que você já criou a sua conta e personalizou o seu perfil, chegou a hora de criar o seu primeiro tuíte.

Print screen da tela para publicação do primeiro tuíte após entender como funciona o Tiwitter

Lembrando que você pode divulgar um conteúdo da sua loja virtual, compartilhar um artigo do seu blog, incorporar imagens, vídeos, gifs ou até mesmo fazer uma enquete. O importante é que seu conteúdo seja relevante e atraente para o seu público, por isso, invista em gatilhos mentais e esteja atento aos assuntos do momento.

5. Siga outros usuários

Para criar interação com o seu público e começar um relacionamento, você precisa mostrar às pessoas que a sua marca tem um perfil no Twitter.

Além de divulgar nas suas redes sociais e em e-mail marketing, por exemplo, outra forma de conquistar seguidores é começar a seguir pessoas que podem se interessar pelo o que você vende.

Você também pode seguir de volta quem já segue o seu perfil e iniciar uma interação, pode ser uma curtida, por exemplo. No próximo tópico vamos explicar melhor como utilizar a plataforma, continue a leitura!

💡 Saiba mais: Guia completo de marketing para Twitter

Quais são as vantagens do Twitter?

Hoje em dia, o que seria das marcas sem as redes sociais? E o Twitter é um excelente canal se você busca por interação e engajamento.

Por isso, é importante que você saiba como funciona o Twitter e quais vantagens ele traz para sua estratégia. Confira:

1. Fácil interação com o público

No Twitter as comunicações são simples e diretas, pelo pouco espaço para escrever mensagens, você consegue responder de forma objetiva e interagir com os usuários. Além de ampliar seu relacionamento com os seguidores, é possível compartilhar informações sobre o seu negócio, promoções e muito mais.

2. Permite a construção de relacionamento

Como vimos ao longo deste artigo, possibilidade de interação é o que não falta no Twitter. É possível responder um tuíte, curtir, retuitar, compartilhar e ainda mandar mensagens privadas por DM.

Por isso, não deixe de usar todas essas funcionalidades para estar mais próximo do seu público, promover um bom atendimento e estar disponível e acessível para os seus seguidores.

💡 Saiba mais: 12 dicas para um bom atendimento ao cliente nos negócios

3. Funciona como canal de atendimento

Cada vez mais as pessoas estão buscando por comodidade e otimização de tempo, por isso, o Twitter pode ser mais um canal de atendimento ao cliente da sua empresa.

Além de utilizar as menções, o consumidor pode se comunicar com o seu negócio por meio das DMs. A vantagem é que muitos usuários sabem como funciona o Twitter e dominam suas funcionalidades.

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4. Possibilita o posicionamento da marca

Assim como as demais redes sociais, o Twitter é um ótimo canal para você falar da sua marca e seu propósito como empresa.

É importante que você tenha uma estratégia para construir a percepção do público sobre o seu negócio e ter um diferencial competitivo perante a concorrência.

💡 Saiba mais: Posicionamento de marca: como construir o seu?

5. Permite anúncios pelo Twitter Ads

Em 2015 o Twitter lançou a possibilidade de criar anúncios pagos dentro da plataforma. As campanhas são definidas com base em objetivo, orçamento, formato dos lances e o tipo de anúncio.

Você também pode segmentar o público-alvo que irá receber essa publicidade aumentando, assim, as chances de engajamento e conversão das suas campanhas.

💡 Saiba mais: Como anunciar no Twitter Ads?

Gostou de saber o como funciona o Twitter?

Esperamos que tenha ficado claro como funciona o Twitter e quais são as vantagens de utilizar a rede social em sua estratégia de marketing digital. Se você ainda não criou a sua conta, essa é a hora! Publique tuítes incríveis, aumente seu engajamento e interaja cada vez mais com o seu público.

Deu para entender o que é o Twitter e como usar essa plataforma em favor da sua marca?

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como usar o twitter

Twitter é uma rede social que permite que você se comunique com os seus seguidores em apenas 280 caracteres. Por meio dela, você pode compartilhar conteúdos variados, desde opiniões pessoais sobre determinados assuntos até divulgar algum produto ou serviço. Você ainda pode publicar gifs, enquetes, imagens, vídeos e postar links externos.

Acesse o site crie e configure sua conta, edite o seu perfil, publique seu primeiro tuíte e siga outros usuários.

Estes são os elementos exclusivos que compõem o Twitter: seguidores, curtidas, retuítes, reply, DM, hashtags, threads do Twitter e Twitter Cards.

Fácil interação com o público, permite a construção de relacionamento, funciona como canal de atendimento, possibilita o posicionamento da marca e permite anúncios pelo Twitter Ads.

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