O que é Twitter e como ele funciona? [guia completo]

Por: Giovanna Ghirardello

Imagem do ícone da rede social Twitter para mostrar o que é twitter

Neste conteúdo, a nossa ideia é apresentar este guia completo sobre o que é Twitter e detalhar o funcionamento de todas as suas ferramentas. Tudo isso porque, atualmente, existem diversas redes sociais e, para estar presente e conseguir destaque em todas, é necessário conhecer suas funcionalidades únicas e entender como podemos usufruir de cada uma delas para criar um negócio de sucesso.

E, ainda, se você tem uma loja virtual, o Twitter pode ser usado para melhorar o relacionamento com seus consumidores e também para realizar prospecção de clientes.

Depois de ler este conteúdo você estará pronto para criar o Twitter da sua empresa com sucesso. Então, vamos conferir?

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O que é Twitter?

Twitter é uma rede social e um serviço de micro blog. Na plataforma, é possível compartilhar conteúdos em textos de até 280 caracteres, além de imagens, vídeos e GIFs. A ideia é que os usuários respondam a pergunta “O que está acontecendo?” e publiquem atualizações sobre o trânsito, opiniões sobre um assunto, entre outros.

As mensagens enviadas no Twitter são chamadas de tuítes e são compartilhadas com todos os seus seguidores. No caso de uma conta pública, qualquer pessoa que acessar o perfil poderá ver as suas publicações.

Cada perfil criado pode ser personalizado, inserindo foto, imagem de capa, breve biografia e links. A URL da rede social é criada de acordo com o seu nome de usuário, conforme vamos te explicar ao longo do artigo.

O Twitter se destaca por ser uma fonte de notícias e tendências, muito utilizado por jornalistas, políticos, atletas e empresas. Por seu limite de caracteres, a comunicação tende a ser mais objetiva, rápida e ir direto ao ponto.

História do Twitter

O Twitter foi fundado oficialmente em 2006 pelo quarteto de sócios norte-americanos Jack Dorsey, Noah Glass, Biz Stone e Evan Williams.

Entretanto, a história deles começa bem antes. No ano 2000, Jack Dorsey inventou um aplicativo para a BlackBerry em que a ideia era responder a pergunta “O que você está fazendo?”, porém o projeto não teve sucesso.

Com isso, ele começou a trabalhar em uma empresa de podcast, que é muito parecido com um programa de rádio, só que transmitido pela internet.

Foi nesta empresa que Jack Dorsey conheceu os três futuros sócios, que juntos somavam anos de experiência em grandes empresas e tinham diversas ideias.

Com as mudanças no mercado, os amigos perceberam que a empresa de podcast, chamada Odeo, não tinha grandes chances de sucesso e decidiram mudar de área. Foi então que o projeto do Twitter começou a ser desenvolvido.

Por que Twitter?

Antes do nome oficial, os fundadores tiveram várias ideias, como: Seashells (Conchas), Friend Stalker (Amigo perseguidor), Jitter (Tremor) e Status. Esse último foi usado em alguns rascunhos de planejamento.

O nome Twitter foi uma ideia do Noah Glass, que encontrou o termo em um dicionário. Em português, significa: barulho feito por pássaros. A expressão também é utilizada para definir “uma breve e inconsequente explosão de informações”.

A primeira versão do nome não tinha as vogais, ou seja, escrevia-se twttr e nesta etapa era apenas uma plataforma de envio de SMS, o serviço de mensagem curta, pelo celular.

O motivo para este nome é que, nos celulares antigos, os algarismos correspondentes a palavra twttr eram 89887. Este era o número que os fundadores desejavam utilizar para que os usuários enviassem os SMS.

Porém outra marca já havia registrado o código e ele não pôde ser usado pela rede social. Assim, as vogais voltaram a fazer parte do nome da rede social e consolidou-se o Twitter.

Foi aí que surgiu o limite de 140 caracteres que ficou válido no Twitter até novembro de 2017. Agora, os tuítes podem ter até 280 caracteres.

A primeira publicação feita no Twitter foi realizada em 2006 pelo CEO Jack Dorsey. No tuíte, ele compartilhou: “just setting up my twttr”, que em português significa: “só estou aqui arrumando o meu Twitter”.

Imagem mostrando o primeiro tuíte da história para mostrar o que é twitter

Ascensão do Twitter

Foi apenas em 2007, durante o festival de música norte-americano South by Southwest (SXSW), que o Twitter se tornou popular.

Isso ocorreu porque, durante o evento, os sócios fundadores do Twitter investiram em propaganda e colocaram várias telas para mostrar, em tempo real, as mensagens que eram enviadas pela plataforma. O legal é que ainda vemos ligações simultâneas entre o Twitter e festivais até hoje.

Assim, o sucesso foi tão grande que o número de postagens na rede social triplicou durante o festival.

Curiosidades

O Twitter tem uma história muito bacana com várias curiosidades que merecem ser mencionadas. Então, separamos algumas. Segue o fio:

  • Foi na época do festival South by Southewest (SXSW) que surgiu a imagem que os usuários mais antigos do Twitter tanto temem: a baleia segurada por passarinhos.
  • Ela indicava que a plataforma estava “baleiando”, ou seja, sobrecarregada, com o funcionamento lento e comprometido.

Imagem mostrando a primeira tela de erro do twitter para mostrar o que é twitter

  • O famoso passarinho, símbolo do Twitter, se chama Larry. Fofo, né? Ele tem esse nome graças ao ex-jogador de basquete Larry Bird.
  • Apenas em 2009 o botão de retuíte automático apareceu. Antes, esse processo era feito manualmente.
  • A conta no Twitter do ator Ashton Kutcher foi a primeira a alcançar a marca de 1 milhão de seguidores. Atualmente, o ator tem, em média, 17 milhões de seguidores na rede.
  • Em março de 2012, a rede tinha 340 milhões de tuítes por dia.
  • A publicação mais retuitada da história, com cerca de 3 milhões, é a de um garoto que realizou uma aposta com uma rede de fast-food norte-americana para ganhar estoque vitalício de nuggets se batesse um certo número de retuítes (ele conseguiu).

Imagem mostrando o tuíte mais curtido da história para mostrar o que é twitter

Para que serve o Twitter?

O Twitter serve para dividir ideias, fazer comentários sobre o que está acontecendo em tempo real, seja no cinema, no esporte e até mesmo na música.

Se desejar, a rede também pode ser usada para compartilhar sobre a vida pessoal. Muitas pessoas usam o Twitter como um tipo de diário, mas é importante lembrar que se a sua conta não for privada, todos podem ter acesso aos seus tuítes.

Com essa plataforma, é possível acompanhar o que acontece no mundo inteiro e estar sempre conectado às notícias do momento. Isso porque tudo no Twitter acontece de maneira muito rápida.

Como criar uma conta no Twitter?

Se você ainda não faz parte da comunidade do pássaro azul, chegou a hora de seguir o passo a passo e criar uma conta! Vamos juntos?

1. Acesse o Twitter

O primeiro passo é acessar a página do Twitter. Depois, é só escolher se deseja inscrever-se usando o Google, Apple ou número de celular.

Imagem mostrando como cadastrar uma conta no twitter para mostrar o que é twitter

Algumas informações serão solicitadas como data de nascimento. Além disso, também será necessário configurar as suas preferências, como: receber e-mails sobre atividades na conta, anúncios personalizados e mais.

2. Defina o seu @

Aqui, você deve definir como deseja que as pessoas te encontrem na rede social. São 15 caracteres disponíveis, podendo fazer o uso de números.

Este é um momento importante, já que todas as interações realizadas no Twitter utilizam o @ do usuário. Se o @ for alterado posteriormente isso prejudicará as menções já feitas para a sua conta.

3. Escolha o nome

Chegou o momento de escolher o nome do seu perfil.

Não se preocupe, pois diferente do @, o nome pode ser alterado sem prejudicar suas menções. Para o nome, você tem um limite de 50 caracteres disponíveis e pode fazer o uso de emojis.

Ao publicar um tuíte, o nome aparecerá assim, em negrito, seguido pelo @:

Imagem mostrando a visualização do nome no twitter para mostrar o que é twitter

4. Personalize o perfil

Nesse passo, indicamos que comece a personalização do perfil inserindo foto de capa e foto de perfil.

A sua foto de perfil irá aparecer em todos os seus tuítes, como na imagem acima. Recomendamos que insira o logo da sua marca, assim ao ver um tuíte da sua loja, seus consumidores irão identificá-la facilmente.

💡 Saiba mais: Como criar um logotipo

A foto de capa para o Twitter também é muito importante, uma vez que ao acessar a página, seja a sua pessoal ou da sua loja, ela pode ajudar o público a entender como aquele perfil se porta e qual o tom de voz. Já a capa precisa ter 600 x 200 pixels de dimensão.

Uma dica é utilizar o Canva para criar essa imagem com o seu jeito e já nas dimensões corretas.

5. Faça seu primeiro tuíte

Finalmente chegou o momento de fazer algo incrível com os 280 caracteres disponíveis!

Comece mostrando para que você está ali, se você vende pela internet que tal já iniciar divulgando os produtos e o link da sua loja virtual?

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Depois disso, para essa informação não se perder ao publicar mais tuítes, por que não fixar sua primeira mensagem? É possível fazer isso por meio do tuíte fixado que, nada mais é, do que prender essa mensagem no topo do seu perfil.

Assim, sempre que alguém visitar sua conta no Twitter verá a mensagem fixada primeiro. É uma ótima ferramenta para divulgar promoções, vídeos e o que mais desejar.

O que é bio no Twitter?

A bio do Twitter é uma ótima oportunidade para gerar engajamento em outras páginas. No espaço, pode ser inserido o link do seu Instagram ou da sua loja virtual, por exemplo.

Como dica, sugerimos que utilize o gerador de links gratuito da Nuvemshop. Com ele, é possível reunir todas as URLs importantes para o seu negócio e poder gerar tráfego para todos estes links.

Banner que direciona para a ferramenta de página de link na bio da Nuvemshop

Também é importante usar esse espaço para se apresentar às pessoas que entrarem em seu perfil.

Todas as informações inseridas na bio ajudam o algoritmo do Twitter a identificar e apresentar sua conta para usuários que ainda não te seguem.

Ou seja, uma bio bem estruturada pode gerar tráfego em suas redes sociais, loja virtual e ainda atrair seguidores.

Ferramentas do Twitter

No geral, é bem simples e intuitivo fazer o uso da rede social. Entretanto, existem alguns termos específicos que merecem a nossa atenção. Quer saber quais são eles? Confira abaixo:

Retuíte ou RT

Um dos termos mais populares no Twitter, sem dúvidas, é o retuíte. Mas afinal, o que é RT?

Retuíte é a possibilidade de republicar um tuíte dentro do seu perfil. Todos os tuítes têm, logo abaixo, um quadrado formado por duas setas, ao clicar nesse ícone aparecem duas opções: retuitar e retuitar com comentário.
Imagem mostrando o retuíte para mostrar o que é twitter

Ao escolher apenas retuitar, o tuíte em questão será replicado dentro da sua própria página. Já ao optar por dar RT com um comentário, aparece uma caixa de mensagem — os 280 caracteres — e você pode adicionar uma observação sobre o tuíte em questão.

Imagem mostrando retuíte com comentário para mostrar o que é twitter

Imagem mostrando como inserir um comentário no retuíte para entender o que é twitter

O RT é uma ótima maneira de compartilhar com seus seguidores tuítes de outros usuários que você achou interessante. Ser retuitado é uma maneira de conseguir alcançar mais contas, uma vez que a mensagem da sua marca será vista por usuários que ainda não te seguem.

Seguidores

Como na grande maioria das redes sociais, no Twitter, você pode seguir as contas que deseja acompanhar diariamente na sua linha do tempo.

Essa é uma via de mão dupla: da mesma forma que você pode seguir os usuários, eles também podem te seguir.

Então, seguidores são aqueles que desejam acompanhar o seu perfil e tudo o que você posta. No seu perfil do Twitter, é possível acompanhar, logo abaixo da bio, o número de pessoas que são seus seguidores e também quantas contas você está seguindo.

Imagem mostrando número de seguidores para entender o que é twitter

Reply

Com tantas mensagens rodando pela rede social, fica a pergunta: como interagir com os demais usuários?

Essa interação é feita por meio do reply. Ou seja, é possível conversar no Twitter, respondendo outras pessoas e mencionando-as em algum tuíte.

Para isso, basta clicar no ícone de um balão de fala que se encontra logo abaixo de todos os tuítes da rede.

Imagem mostrando botão de reply para entender o que é twitter

E depois é só inserir a mensagem que deseja tuítear:

Imagem mostrando como inserir um reply para entender o que é twitter

Outra funcionalidade bem legal do reply é que ele permite que você responda seus próprios tuítes. Para quem gosta de falar sozinho, isso é perfeito, né?

Brincadeiras à parte, com essa função, você pode dar continuidade a uma linha de pensamento, a uma lista de promoções da sua loja e o que mais desejar. Afinal, nem tudo pode ser falado em 280 caracteres..

Mensagem direta DM

Você já deve ter se perguntado o que é DM no Twitter, certo? As Mensagens Diretas (DMs) são a forma de comunicação privada no Twitter. Com elas, é possível conversar com um usuário ou um grupo de pessoas selecionadas.

Para verificar as suas DMs é só localizar a caixa de mensagens que fica disponível no canto inferior esquerdo da tela, no desktop. Se desejar iniciar uma nova comunicação privada, basta clicar no botão em formato de envelope e selecionar a pessoa que deseja enviar a mensagem. Ah, o legal aqui é que não há limite de caracteres.

Imagem mostrando localização das mensagens diretas para entender o que é twitter

Se você tem uma loja virtual, esse canal pode ser usado para conversar com seus clientes e resolver pendências de maneira reservada.

Para te ajudar, separamos um guia completo sobre atendimento ao cliente. Nele, você pode aprender o que é atendimento, quais os benefícios e muito mais!

Curtir

Muitas vezes não queremos enviar uma mensagem para outro usuário para mostrar que gostamos do que ele postou, certo?

O botão curtir serve exatamente para mostrarmos que gostamos de uma publicação, ele tem o formato de coração e fica abaixo de todos os tuítes.

Imagem mostrando botão de curtir para entender o que é twitter

Todas as pessoas, ao acessar o seu perfil no Twitter, podem ver os tuítes que você já curtiu. Isso porque eles ficam salvos em uma aba, ao lado dos seus tuítes publicados.

Assim como os retuítes, ao curtir um tuíte, ele também aparece para os seguidores da pessoa que curtiu. Ou seja, essa também é uma ótima oportunidade de conseguir mais visibilidade dentro da plataforma.

Menções

Lembra que comentamos da importância do @ da sua página no Twitter? Então, por meio das menções, os outros usuários da rede podem interagir com você e isso é feito usando @ que você definiu para a sua conta.

Para fazer uma menção, basta abrir um novo tuíte, reply ou comentário de retuíte e escrever o @ de quem deseja mencionar.

Imagem mostrando como mencionar para entender o que é twitter

Com isso, a pessoa recebe uma notificação de que foi mencionada e, se desejar, pode responder de volta.

Hashtag

Atualmente, as hashtags estão disponíveis em todas as redes sociais. Antes de tudo, precisamos entender o que são hashtags: são palavras ou frases escritas com o símbolo “#” na frente, por exemplo, #Nuvemshop ou #EuAmoTwitter.

As hashtags são clicáveis, ou seja, sempre que você utilizar uma hashtag no Twitter, ao clicar nela, será levado para uma página que mostrará todos os tuítes que também foram feitos utilizando aquela hashtag em questão.

Imagem mostrando uma hashtag para entender o que é twitter
Você também pode fazer pesquisas por meio das hashtags. Basta digitar no campo “explorar” do seu Twitter a hashtag que desejar.

Imagem mostrando o explorar do twitter para entender o que é twitter

Sabendo disso, vemos que a hashtag pode ser utilizada para que seu público te encontre. Legal, né?

No Twitter, as hashtags são muito usadas para comentar sobre assuntos em tempo real, como, o lançamento de uma música. É criada uma hashtag e todos os usuários que desejarem postar sobre esse lançamento a utilizam. Isso faz com que o comentário ganhe evidência.

Os trending topics, ou assuntos do momento, são os conteúdos mais falados do momento. Ou seja, tudo aquilo que está em alta.

O Twitter determina os trending topics por um algoritmo que personaliza o conteúdo com base em quem você segue, sua localização e em seus interesses.

É importante lembrar que o Twitter é uma rede social que aborda assuntos em tempo real. Então, os assuntos do momento identificam tópicos da atualidade, ou seja, naquele exato momento.

Essa lista fica disponível no canto esquerdo da tela e para ter mais informações sobre o assunto é só clicar e conferir todos os tuítes.

Imagem mostrando o trending topics do twitter para entender o que é twitter

Twitter Moments

O objetivo do Twitter Moments é destacar o que acontece de melhor no Twitter entre tantos tuítes enviados por dia.

O legal aqui é que você pode acompanhar de perto o que acontece no mundo todo e se sentir no meio de eventos importantes como shows, grandes decisões esportivas e até novas descobertas científicas.

Os Moments são criados por meio de algoritmos para refletir as conversas do evento enquanto está acontecendo

Você também pode criar o seu próprio Moment. Para isso, é só acrescentar um tuíte próprio dentro da temática que deseja acompanhar na aba Momentos da rede social.

Imagem mostrando twitter moments para entender o que é twitter

Threads do Twitter

Anteriormente, falamos sobre o reply e como é possível responder os tuítes, certo? Com isso em mente, e sabendo que 280 caracteres, muitas vezes, não são suficientes, os usuários começaram a criar threads no Twitter.

Sendo assim, é possível criar um fio de tuítes para organizar conversas com informações relacionadas. Isso facilita a visualização dos tuítes e é possível acompanhar a conversa dentro de uma sequência com apenas um clique.

Imagem mostrando uma thread no twitter para entender o que é twitter

Listas do Twitter

Se você é uma pessoa que gosta de organizar as informações, vai adorar as listas do Twitter. Isso porque, por meio delas, é possível personalizar e organizar todos os tuítes que aparecem em sua linha do tempo.

Funciona assim: você pode criar uma lista por categorias, por exemplo, “artistas” e adicionar nela todos os artistas que deseja acompanhar.

Imagem mostrando listas do twitter para entender o que é twitter

Além disso, se você gerencia o Twitter da sua marca, pode fazer listas com os seus clientes para acompanhar o que dizem sobre a sua empresa e saber se estão satisfeitos ou não.

Twitter Cards

Falamos algumas vezes neste conteúdo que o Twitter disponibiliza apenas 280 caracteres para a criação de cada tuíte.

E o Twitter contava realmente cada carácter inserido, até quando o que estava sendo compartilhado era um link.

Isso dificultava muito as conversas e então, em 2009, foi criado o Twitter Cards para resolver essa questão. O que ele faz é substituir o link por uma imagem, ou seja, você não perde os caracteres que tem para escrever o texto quando insere uma URL.

Imagem mostrando twitter cards para entender o que é twitter

Follow e unfollow

Explicamos que, no Twitter, assim como em outras redes sociais, é possível seguir as contas que deseja acompanhar o conteúdo.

Quando seguimos uma conta e entramos nesse perfil aparece, ao lado da bio, um botão escrito following que mostra que você está seguindo aquele usuário e que todos os tuítes daquela conta irão aparecer em sua linha do tempo.

Imagem mostrando botão seguindo para entender o que é twitter

Porém, se você deseja parar de seguir qualquer usuário do Twitter é possível dar unfollow a qualquer momento. O unfollow é o ato de parar de seguir.

Imagem mostrando botão deixar de seguir para entender o que é twitter

Para isso, basta acessar o perfil que não tem interesse em seguir mais e passar o cursor sobre o botão following que, automaticamente, a opção de unfollow será mostrada e é só clicar.

Fleets

Se você usa as redes sociais há um tempo, com certeza, se lembra do Snapchat e da possibilidade de compartilhar vídeos e imagens que ficam disponíveis por até 24 horas, certo?

Agora, se você é um usuário mais recente, já deve ter postado um Story no Instagram, no Facebook e até no WhatsApp.

Pois é, o Fleets do Twitter surgiu para acompanhar a tendência dos stories e tem a mesma função que encontramos nas demais redes sociais. As imagens postadas ficam disponíveis por 24 horas e podem ser visualizadas por quem acessar seu perfil.

Ah, vale lembrar que essa ferramenta só está disponível ao acessar a plataforma pelo celular.

Memes no Twitter

Podemos afirmar que o Twitter é a rede social de onde saem os memes. Lembrando que a expressão meme de internet é usada para descrever uma imagem ou vídeo relacionada ao humor, que se espalha pela web.

O Twitter é recheado de memes, isso porque a rede permite muitas postagens de maneira acelerada o que, consequentemente, faz com que tudo viralize muito rápido.

O que também contribui para o título de rede dos memes, é a possibilidade de poder responder, curtir e retuitar os tuítes de todas as pessoas, mesmo sem segui-las (se as contas não forem privadas), gerando um alcance muito grande.

O que é engajamento no Twitter?

Ao longo do conteúdo explicamos diversas ferramentas do Twitter. Elas podem ser utilizadas para gerar engajamento.

Não basta ter vários seguidores, é necessário que eles engajem com a sua marca, por meio de retuítes, curtidas, cliques em links, e estejam presentes para tornar a sua conta relevante.

Acompanhar cada uma dessas métricas, permite entender como está a taxa de engajamento do seu perfil. Esses dados podem ser monitorados pela ferramenta do Twitter Analytics (explicaremos mais em breve).

💡 Saiba mais: Formas de aumentar o engajamento no Twitter

Como ganhar seguidores no Twitter?

Para conseguir crescer no Twitter e alcançar seu público é necessário ter seguidores. Quanto mais conteúdo relevante você postar e mais interações realizar, maior é a chance de aumentar o número de seguidores.

Todo esse processo acaba sendo um ciclo, uma vez que seguidores que engajam com sua marca, ou seja, curtem suas postagens e retuitam o que é relevante, acabam contagiando novas pessoas e trazendo novos seguidores.

Separamos aqui algumas dicas para ganhar seguidores no Twitter. Confira:

  • Construir um bom perfil;
  • Identificar o seu cliente ideal;
  • Usar hashtags para ser visto;
  • Compartilhe o seu perfil do Twitter.

💡 Saiba mais: Como ganhar seguidores no Twitter?

Como deixar a sua conta no Twitter privada?

Nem sempre queremos que todas as pessoas tenham acesso ao que postamos em determinada rede social.

Em vista disso, no Twitter, é possível privar a sua conta, mantendo ela exclusiva apenas para os seguidores aprovados. Para isso, é necessário modificar a privacidade do seu perfil.

O passo a passo é bem simples: só acessar “Privacidade e segurança” e depois, marcar a caixa “Proteger meus tuítes”, localizada na seção “Privacidade dos tuítes”. Pronto! Agora seus tuítes estão privados e você precisará aceitar as solicitações de novos seguidores, permitindo que vejam seus tuítes.

Como ser verificado no Twitter?

Com certeza você conhece o selo azul de verificação disponível em diversas redes sociais. Ele serve para mostrar que aquela conta é autêntica e relevante, dando credibilidade e, principalmente, validando que se trata da conta oficial daquela pessoa ou marca.

Imagem mostrando twitter verificado para entender o que é twitter

Atualmente, as contas que podem ser verificadas no Twitter são:

  • Governo;
  • Empresas, marcas e organizações sem fins lucrativos;
  • Organizações de notícias e jornalistas;
  • Entretenimento;
  • Esportes;
  • Ativistas, organizadores e outros indivíduos influentes.

Para saber se a sua conta pode ser verificada, recomendamos que leia os critérios de verificação. Adiantamos que a conta precisa ser autêntica, notável e ativa.

Como mudar a cor do Twitter?

No Twitter é possível mudar a cor do fundo para preto, branco ou cinza. E também personalizar a cor dos botões para azul, amarelo, vermelho, roxo, rosa ou verde.

Para que possa fazer isso, é só seguir esses passos: no menu lateral esquerdo clique em “Mais” e em “Tela”. Nesta parte, é possível escolher o tamanho da fonte desejado, a cor e o tema de fundo.

Como silenciar palavras?

No decorrer deste conteúdo ficou claro que o Twitter é uma fonte de informações em tempo real e que podemos encontrar de tudo por lá.

Com isso em mente, em alguns momentos, podemos nos deparar com assuntos que não desejamos ter informações. Então, se isso ocorrer você pode silenciar as palavras ligadas ao assunto que não deseja receber tuítes sobre.

Para isso, é só acessar o menu em “Mais”, ir até “Configurações e privacidade” e “Silenciar e bloquear”, depois é só adicionar as palavras que deseja em “Palavras silenciadas – adição”.

Imagem mostrando como silenciar palavras para entender o que é twitter

Como excluir o Twitter?

Você se cansou da rede social e deseja excluir ou pretende dar apenas um tempo? Independente da opção escolhida, o Twitter tem a solução: você pode desativar a conta temporariamente ou excluí-la.

Para realizar as operações basta ir até o menu lateral esquerdo e clicar em “Mais” e em “Configurações e privacidade”. As opções estarão disponíveis ali.

Vale lembrar que ao realizar o processo de exclusão os dados são eliminados completamente. Esse processo possui diversas particularidades, recomendamos a leitura do tutorial do próprio Twitter.

Como fazer marketing no Twitter?

Se você tem uma marca presente no mundo online, com certeza, já ouviu sobre a importância do marketing digital e como podemos usar diversas ferramentas para ajudar a alavancar as vendas.

O Twitter oferece ferramentas que irão contribuir com a sua estratégia de marketing.

💡 Saiba mais: Guia de marketing para o Twitter

Twitter Analytics

Twitter Analytics é uma ferramenta de análise disponibilizada gratuitamente pelo Twitter. Sabemos como é importante mensurar os resultados das campanhas e no Twitter isso não é diferente.

Dentre os principais benefícios em utilizar o Twitter Analytics, destacam-se:

  • Conhecer bem a sua audiência;
  • Entender a preferência do seu público;
  • Saber os melhores dias e horários para postar;
  • Analisar os resultados dos conteúdos.

Twitter Ads

Twitter Ads é o serviço de anúncios pago da rede social. Sabemos que o Twitter tem um grande número de usuários — cerca de 330 milhões — e, com isso, fazer anúncios na rede tornou-se uma forma de conseguir alcançar o público alvo.

Por meio dessa ferramenta, é possível promover anúncios pagos dentro da rede social para que seus seguidores possam ver e interagir. Os conteúdos pagos são diferenciados dos normais, pois aparecem com uma etiqueta de “Promovido” no topo.

💡 Saiba mais: Como anunciar no Twitter Ads

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[Bônus] 5 dicas de como usar o Twitter para a sua marca

Para tornar sua marca relevante no Twitter e conseguir engajamento é necessário realizar algumas ações. Separamos dicas que podem te ajudar nesse processo. Confira:

1. Faça enquetes

Ao longo do texto falamos sobre a importância de manter o seu seguidor engajado com as suas publicações. Uma forma de estimular a interação é por meio das enquetes.

Além disso, a rede social é uma ótima ferramenta para descobrir preferências dos seus seguidores e utilizar em tuítes futuros ou até para realizar uma pesquisa sobre o lançamento de promoções.

Para criar enquetes é só clicar no botão “Pool” na hora de publicar o tuíte.

Imagem mostrando como inserir uma enquete para entender o que é twitter

2. Acompanhe os interesses dos seus seguidores

Conhecer o seu público-alvo é essencial para ter uma marca de sucesso. O Twitter é uma ótima ferramenta para saber do que os seus seguidores gostam, quais as preferências e o que eles estão fazendo (afinal, a ideia é essa, né?).

Então, a dica aqui é: fique ligado no interesse do seu público, no tipo de conteúdo que mais consomem, na linguagem que utilizam em suas postagens e no que mais achar relevante.

Tudo isso, com certeza, irá te ajudar na hora de construir uma relação entre a sua marca e os seus clientes. Além de gerar ideias de postagens que você pode realizar.

3. Retuite o que é interessante para a sua marca

Outros usuários podem realizar postagens que são relevantes para a sua marca e quando isso acontecer, não hesite em retuitar.

Por exemplo, o dia amanheceu chuvoso e dono de uma loja virtual de canecas está sem ideias do que postar, até que encontra, em sua linha do tempo, o tuíte de uma seguidora sobre como é gostoso tomar chocolate quente em dias como aquele.

Essa é uma ótima oportunidade de retuíte com comentário, pois é possível realizar uma ligação entre o tuíte original e os produtos vendidos por essa loja. Aqui vale a criatividade!

Um bom exemplo de marca que realiza esse tipo de retuíte é a Nuvemshop. Ela sempre busca dar RT no que é interessante para a sua marca e adicionar um comentário, olha só:

Imagem mostrando uma interação da Nuvemshop para entender o que é twitter

4. Responda tuítes em que for mencionado

Criar uma relação com os seus seguidores é fundamental para consolidar a sua marca. Vale ficar atento às suas menções e também as mensagens diretas para responder qualquer usuário que entrar em contato com a sua loja. Também é legal inserir um comentário em tuítes que falam sobre sua marca.

É importante lembrar que muitas pessoas têm acesso às redes sociais, dessa forma, tudo o que é falado por meio delas impacta diretamente na satisfação dos clientes sobre o seu negócio.

5. Poste com frequência

No decorrer deste conteúdo ficou claro que tudo no Twitter acontece muito rápido, né? Sabendo disso, é fundamental postar com frequência. Dessa forma, a sua marca estará sempre presente na linha do tempo dos seus seguidores.

Vale lembrar que não estamos falando de postar qualquer conteúdo. O recomendado é que seja criado um cronograma de postagens, definindo claramente os objetivos para alcançar os resultados.

💡 Saiba mais: Como criar um calendário editorial

E também, se em algum momento estiver sem ideias sobre o que postar, vale utilizar o recurso de retuítes para resgatar uma publicação antiga que teve bastante sucesso.

Resumo

Conseguiu entender o que é o Twitter, como ele funciona e ainda pegar algumas dicas? Esperamos que sim! Agora, é só colocar a mão na massa e fazer o seu Twitter bombar!

Antes, confira o resumo do conteúdo:

O que é Twitter?

Twitter é uma rede social e um serviço de micro blog. Na plataforma, é possível compartilhar conteúdos em textos de até 280 caracteres, além de imagens, vídeos e GIFs. A ideia é que os usuários respondam a pergunta “O que está acontecendo?” e publiquem atualizações sobre o trânsito, opiniões sobre um assunto, entre outros.

Como criar uma conta no Twitter?

  1. Acesse o Twitter
  2. Defina o seu @
  3. Escolha o nome
  4. Personalize o perfil
  5. Faça seu primeiro tuíte

Ferramentas do Twitter

  • Retuíte
  • Seguidores
  • Reply
  • Mensagem direta
  • Curtir
  • Menções
  • Hashtags
  • Trending Topics
  • Twitter Moments
  • Threads no Twitter
  • Listas do Twitter
  • Twitter Cards
  • Follow e unfollow
  • Fleets
  • Memes no Twitter

Como fazer marketing no Twitter?

  • Twitter Analytics
  • Twitter Ads

[Bônus] 5 dicas de como usar o Twitter para a sua marca

  1. Faça enquetes
  2. Acompanhe os interesses dos seus seguidores
  3. Retuite o que é interessante para a sua marca
  4. Responda tuítes em que for mencionado
  5. Poste com frequência

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