Lojas Nuvemshop

Rennova: indústria de beleza amplia canais de venda

Saúde e Beleza https://rennovabeaute.com/

Modelo em banner da Rennova

Em menos de um ano com a Nuvemshop, a Rennova Beauté teve aumento de 300% em vendas no e-commerce.


O e-commerce está no radar da indústria como um canal promissor para vendas diretas ao consumidor final (modelo conhecido como D2C ou direct to consumer).

Uma das fabricantes que aposta no digital para reforçar as vendas é a Rennova, indústria de produtos para beleza e harmonização facial — como preenchedores, bioestimuladores e toxina botulínica, vendidos para profissionais e clínicas de estética habilitados para a aplicação.

Em 2020, a empresa lançou sua linha de cuidados com a pele, a Rennova Beauté, com o objetivo de expandir sua atuação para o segmento de skincare. A nova linha também motivou a criação de uma loja virtual.

Com a plataforma de e-commerce contratada inicialmente, a loja tinha poucas vendas e altos custos com a manutenção do site. Por isso, a Rennova decidiu migrar para 0 Nuvemshop Empresarial — e foi aí que as vendas online deslancharam!

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Por que a Rennova decidiu investir em uma loja virtual?

Antes da loja virtual, a Rennova vendia produto por meio de dois canais principais:

  1. Revendedores e consultores de vendas, que faziam a venda direta para profissionais de estética e clínicas;
  2. Vendas por telefone via contact center.

Em 2020, com a nova linha de skincare, a marca decidiu testar uma loja virtual como uma forma de escalar vendas e reduzir custos.

“Somos nacionalmente conhecidos como líderes em produtos de harmonização facial. Por isso, decidimos aproveitar a força que temos com produtos que são extremamente mais complexos para fortalecer a nossa nova linha para skincare”, diz Leonardo Rezende, CEO da Rennova.

Os desafios iniciais da marca no e-commerce

Quando a Rennova lançou o e-commerce, a loja foi desenvolvida com uma plataforma de código aberto.

O problema é que, para a customização e manutenção da loja virtual, os custos com a plataforma e a agência de desenvolvimento eram muito altos, e as vendas ainda não compensavam o investimento.

Começamos a fazer a divulgação da loja, mas as vendas eram tímidas e o e-commerce não decolou.

Rafael Taguchi, gerente de e-commerce e marketing digital da Rennova

Com poucas vendas, o time da marca precisava economizar com a plataforma de e-commerce, assim como investir em parceiros para melhorar a performance da loja virtual Rennova Beauté.

Por que a Rennova escolheu o Nuvemshop Empresarial?

Na busca por uma nova plataforma, o time da empresa queria uma plataforma com uma boa estrutura e melhor qualidade no suporte.

Assim, escolheu o Nuvemshop Empresarial, plano da Nuvemshop que oferece atendimento preferencial, com suporte especializado via WhatsApp e atendimento dedicado de um gerente.

Em outras plataformas concorrentes, seríamos apenas mais uma loja virtual, enquanto no Nuvemshop Empresarial temos mais velocidade no atendimento, o que nos dá mais tranquilidade.

Rafael Taguchi

Com a transição para a Nuvemshop, a Rennova Beauté aumentou as vendas em 300%.
Em menos de um ano com a plataforma, cerca de 10% das vendas da linha Rennova Beauté já vêm do e-commerce, e a meta é que este percentual chegue a 20% até o final de 2021.

Para este ano, também está nos planos o lançamento de uma loja virtual exclusiva para vendas B2B para a linha de harmonização facial, e a expectativa é que o e-commerce se torne um dos principais canais de venda para a empresa.

Página inicial do site da Rennova Beauté, criado com a Nuvemshop.

Página inicial do site da Rennova Beauté, criado com a Nuvemshop.

Como o Nuvemshop Empresarial facilitou a gestão da loja virtual?

A transição para a plataforma Nuvemshop foi ágil e descomplicada. Depois de uma semana com o contrato assinado, a loja já estava no ar e faturando.

O gerente conta que a integração fácil com o gateway de pagamento da Mundipagg e hubs de integração, que já eram usados pela loja, facilitou o processo.

Além deles, a Rennova Beauté teve acesso a novas ferramentas com integração automática e com melhor custo-benefício.

Para se ter ideia, com a Nuvemshop, pagamos apenas R$19 reais mensais em algumas ferramentas integradas à plataforma.

Rafael Taguchi

Confira algumas integrações utilizadas pela Rennova Beauté abaixo:

  • Banner Inteligente, para personalização de layouts com banners, sem alteração de código;
  • Primeira Compra, para oferecer cupons a clientes que cadastrarem seu e-mail;
  • Sak, para automação de envio de mensagens aos clientes.

A facilidade em customizar layouts a partir dos templates da Nuvemshop também ajudou na personalização do site.

A plataforma Nuvemshop é totalmente amigável, com opções de personalização que deixam qualquer um usar, mesmo sem experiência ou conhecimento técnico.

Rafael Taguchi
Modelo sorrindo em banner da loja virtual Rennova.

Site da Rennova Beauté conta com banners responsivos e customizáveis.

O papel do marketing da estratégia da Rennova Beauté

Ao vender diretamente para o consumidor final, a Rennova Beauté também precisou investir mais em marketing.

Atualmente, a marca aloca cerca de R$20 mil reais mensais em publicidade para aumentar sua visibilidade. Também investirá em um blog próprio e parcerias com influenciadoras.

Site da Rennova Beauté

Site da Rennova Beauté é atualizado automaticamente com os posts da marca no Instagram.

Indústria no e-commerce: dicas do gerente da Rennova

O maior desafio para fabricantes que querem vender online, na opinião de Rafael, é trazer uma nova mentalidade para o negócio.

Os números da indústria são grandes, onde uma única venda envolve grandes cifras e entregas enormes. Ao ir para o varejo, a indústria tem cifras menores, mas maior escalabilidade e margem de contribuição.

Rafael Taguchi

Com o e-commerce, a missão da indústria vai além de fabricar e distribuir produtos, mas também oferecer uma ótima experiência de compra ao cliente final.

Sua indústria já tem uma loja virtual ou está pensando em entrar no e-commerce? Conheça a plataforma Nuvemshop Empresarial! Oferecemos APIs robustas e um gerente dedicado à sua loja para ajudar na transição da sua indústria para o digital.


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