Como a F&F profissionalizou a venda de eletrônicos

Mulher segurando câmera fotográfica, como as vendidas pela F&F Equipamentos Fotográficos.

A galeria Sete de Abril, em São Paulo, é famosa por abrigar diversas lojas de equipamentos fotográficos e eletrônicos. Foi nela que surgiu a F&F Equipamentos Fotográficos, loja que nasceu no mundo físico, mas que hoje tem 70% de suas vendas oriundas da loja virtual.

Antes de fundar a F&F, o sócio Felipe Florencio da Silva era vendedor em uma grande empresa. Foi depois de sua demissão que mergulhou, de fato, no mundo da fotografia, primeiro como estagiário e depois como gerente em lojas de equipamentos.

Em 2016, Felipe e um amigo decidiram investir em um negócio próprio: compraram um ponto na galeria Sete de Abril e, assim, foi criada oficialmente a F&F.

Dois anos depois, a empresa começou a vender equipamentos online, por meio de marketplaces, como o Mercado Livre, e de uma loja virtual.

O sucesso no e-commerce foi estrondoso, mas também trouxe alguns problemas como a falta de estoque, desorganização na gestão de pedidos e tarefas administrativas.

Se você está se perguntando como a F&F contornou estes problemas, a resposta é: aumentou seu time e migrou sua loja virtual para a plataforma Nuvemshop.

Em um ano após a migração de plataforma, o site da F&F foi de 500 visitas anuais para mais de 300 mil. Em 2020, o faturamento foi de cerca de R$1,5 milhão.

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Confira alguns resultados:

  • Somente no primeiro semestre de 2021, o faturamento da F&F já ultrapassou 80% do faturamento total de 2020;
  • O ticket médio da loja subiu 27% em relação a 2020;
  • A taxa de conversão no checkout cresceu de 8% para 12%.

Continue a leitura e confira a entrevista com o fundador a seguir!

 

A história da empresa

Como foi a evolução da F&F Equipamentos no e-commerce?

No começo, eu tinha um pensamento muito “quadrado” e estava mais preocupado com a loja física. Sempre tivemos muitos clientes que conhecem a galeria e gostam de ir até a loja física, mas muitos outros não conhecem, principalmente fora de São Paulo. Começamos a vender online em 2018 e, depois de um ano, a F&F explodiu no digital.

Não estávamos dando conta das vendas: eu atendia a clientes na loja física ao mesmo tempo em que fazia pacotes para envios, meu sócio respondia a clientes no WhatsApp (recebíamos cerca de 100 mensagens por dia) e cuidava das vendas online. Era tudo muito corrido, mas crescemos muito.

Os desafios iniciais da loja virtual

Quais problemas enfrentaram no início do negócio?

Começamos a vender online com uma plataforma muito amadora. Nossos clientes falavam que tinham medo de comprar pelo site por medo de fraudes, então compravam mais pelo Mercado Livre ou iam até a loja física. Precisávamos mostrar que a loja existia de verdade e que era confiável.

Tínhamos muita dificuldade para administrar a loja virtual. Estávamos perdendo dinheiro com o frete, envios duplicados e ao demorar para atualizar preços.

Como tínhamos muito giro, às vezes ficávamos sem controle do que entrava e saia. Chegamos a enviar câmeras duas vezes para um único cliente. Além de perder vendas por não ter estoque ou não atualizar direito os preços no site (já que importamos produtos e o preço dependia da variação do dólar).

As soluções para as dores de negócio

Como fizeram para profissionalizar a loja virtual e facilitar a administração?

Alugamos uma nova sala para armazenar estoque e contratamos mais pessoas. Em 2019, migramos para a Nuvemshop Next e, a partir daí, tivemos muito mais controle sobre as vendas e administração da loja virtual, já que a outra plataforma que usamos era muito confusa.

A Nuvemshop tem tudo o que a gente precisa: recebemos o pedido, conseguimos mandar mensagens automáticas para o cliente e gerar o código de rastreio. Também temos um gerente nos dando suporte e indicando onde podemos melhorar.

É muito fácil cadastrar produtos e sincronizar preços na plataforma. Além disso, consigo acompanhar os resultados pelo celular, de qualquer lugar.

A F&F usa quais integrações e parcerias do ecossistema Nuvemshop? E como elas ajudam o negócio?

Implementamos meios de pagamento via PagSeguro, Boleto e Moip pela plataforma, assim como uma opção de parcelamento de boletos com a Addi, que também foi uma indicação da Nuvemshop. Assim, nosso cliente pode escolher a melhor opção para ele.

Além disso, a Nuvemshop também nos indicou a agência de marketing digital que trabalha conosco e que tem nos trazido ótimos resultados.

Trabalhamos também com o ERP Bling integrado à plataforma e temos um controle de estoque bacana. Se um produto está acabando, somos avisados e conseguimos nos preparar para não deixar nada faltar.

Banner no site da F&F Equipamentos.

A F&F implementou a opção de boletos parcelados e outros meios de pagamento por meio de parceiros da Nuvemshop.

Aprendizados da empresa no e-commerce de eletrônicos

Do ponto de vista de gestão de estoque e logística, quais foram os principais aprendizados da F&F?

No começo, apenas sabíamos que um produto estava acabando quando estava vendendo muito ou quando vendíamos e não tínhamos em estoque para entregar. Atualmente, importamos produtos em uma quantidade bacana e também temos fornecedores nacionais para não ficarmos desamparados no caso de uma urgência. A importação também nos ajuda a vender com um preço legal e a sermos mais competitivos no mercado.

Que dica daria para lojas de eletrônicos no e-commerce?

Recomendo ter cuidado com a importação e garantir as notas fiscais de entrada e saída para não ter problemas com a fiscalização. Se o cliente é da sua região, tente enviar o mais rápido possível, como no mesmo dia ou no dia seguinte. Além disso, se possível, recomendo oferecer frete grátis, porque nenhum cliente quer pagar frete. Você pode embutir parte do valor no preço ou fazer meio a meio — o cliente paga uma parte, e você, a outra.

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A estratégia de atendimento e marketing

Como vê o papel do atendimento ao cliente para o sucesso da F&F?

Damos muita atenção ao atendimento ao cliente e ao pós-venda. Muitos clientes nos chamam pelo WhatsApp e querem saber a diferença entre produtos e, então, tiramos dúvidas sobre equipamentos e fotografia, mesmo que ele não compre com a gente. Alguns clientes entram em contato hoje e só fazem a compra depois de três meses. É um relacionamento, e este sempre foi nosso ponto forte.

Quais são as principais iniciativas de marketing e conteúdo da F&F?

Investimos uma parte do lucro em anúncios no Google e Facebook. Por exemplo, investimos cerca de R$ 30 mil mensalmente no Google. Também acredito que não adianta só postar os produtos e os preços, mas agregar valor à marca nas redes sociais. Estamos criando conteúdos gratuitos sobre fotografia, por exemplo, porque muitos clientes não têm condição de fazer um curso. Em breve vamos lançar um mini curso online no YouTube para ajudar quem está começando na área.

Post no Instagram da F&F Equipamentos Fotográficos.

A F&F aposta em conteúdos educativos e dicas sobre fotografia nas redes sociais.

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