Fundada em 2004 por Wilson Catelã, a Chapéus 25 é uma das lojas mais famosas do Brasil no que diz respeito ao nicho de chapéus (chapéus femininos, masculinos, de praia, do tipo panamá etc) - tanto como loja física, quanto como virtual.
Com produtos importados do Equador e dos Estados Unidos, a marca vende para todo território nacional e está presente em grandes eventos, como o Lollapalooza.
Quem é Wilson Catelã da Chapéus 25?
Wilson Catelã – mais conhecido como “Wilson dos Chapéus” – é um daqueles comerciantes natos, à moda antiga. Começou a trabalhar cedo, como ambulante, e já vendeu de tudo: gaiolas de passarinho, pipoca, frutas, bonés, óculos e muito mais. Até que encontrou uma oportunidade pouco explorada: os chapéus.
“Eu gosto de pôr a mão na massa: conversar e atender o cliente.”
Wilson Catelã
De vendedor itinerante, montou uma banca. Da banca, abriu sua loja na Rua 25 de Março, em São Paulo.
“Atualmente nós temos uma média de 20 funcionários e eu consegui dar ajuda para muito gente, afinal, cada um aqui tem uma família por trás. […] Sou um vitorioso pelo o que conquistei, porque vim de uma classe muito baixa.”
Wilson Catelã
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Como surgiu a ideia de abrir um e-commerce para a Chapéus 25?
Junto de seu filho, que carrega seu nome e sobrenome, Wilson começou a notar a dificuldade de atingir o público que se interessava por sua marca, mas que, ao mesmo tempo, tinha dificuldade de ir até a loja física na 25 de Março.
“A gente percebeu que tinha essa carência, esse problema de que as pessoas tinham que vir até aqui para ver os chapéus e isso era muito custoso.”
Wilson Catelã Filho
Assim, Wilson Catelã Filho teve a ideia de abrir um e-commerce. Entretanto, sua primeira experiência com um site não foi das melhores: o volume de vendas era baixo – no máximo, cinco por semana.
“Fiz um contrato com uma plataforma e, por ser leigo (não entendia muito bem como funcionava: o que era meu e o que não era), acabei me tornando ‘refém’ de um programador.”
Wilson Catelã Filho
Qual foi o cenário após a migração para a plataforma da Nuvemshop?
Depois de pesquisar alternativas para não mais depender de um programador, Wilson Catelã Filho resolveu migrar a Chapéus 25 para a Nuvemshop. Ele garante que depois disso, as conversões só cresceram:
“Quando eu mudei para a Nuvem, foi ‘da água para o vinho’. Já na primeira semana, as vendas aumentaram mais de 50%. Hoje em dia, tenho uma média de 30 a 35 caixas que saem por dia.”
Wilson Catelã Filho

Modelo usa chapéu preto da @chapeus25
“Toda a estrutura de chat, integração com o Facebook e o WhatsApp são coisas que poupam muito tempo. Além de mais pontos de vendas, dá uma ligação muito grande com o cliente.”
Wilson Catelã Filho
Quer conhecer a fundo essa história de sucesso? Confira:
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