Uma das grandes tendências do varejo é a presença crescente dos atacadistas no e-commerce. Coordenar um atacado no mundo digital, contudo, é uma tarefa complexa – e exige muitos cuidados na experiência do cliente e na gestão de pedidos
O Atacado Fácil, que vende acessórios, bijuterias, eletrônicos e roupas, é um dos atacadistas que vêm se fortalecendo no ambiente digital.
A empresa fica em Umuarama, no interior do Paraná, mas realiza vendas para o Brasil inteiro e até para lojistas e revendedores de fora do país – como Estados Unidos, Bolívia, Portugal e Holanda.
Com a digitalização acelerada pela pandemia de Covid-19, a empresa cresceu ainda mais, dobrando seu faturamento. O número de visitas ao site, por sua vez, cresceu 95%, e o ticket médio subiu 17% em relação a 2019.
O Atacado Fácil utiliza a plataforma Nuvemshop desde o início do negócio, em 2017. A plataforma acompanhou a expansão de vendas e distribuição da empresa, que hoje fatura, em média, R$500 mil por mês, graças a uma base engajada de clientes recorrentes.
A meta do atacado é faturar mensalmente no mínimo R$1 milhão.
Saiba mais sobre como o Atacado Fácil conquistou credibilidade e clientes fiéis no e-commerce na entrevista com Tiago Machado Oliveira, fundador e coordenador da empresa. Continue a leitura e descubra!
A história do Atacado Fácil
Por que o Atacado Fácil apostou no e-commerce como principal canal de venda?
Antes de vendermos no atacado pelo e-commerce, eu e minha esposa vendíamos bijuterias no varejo. Como muitas pessoas procuravam peças em quantidade maior, vimos a oportunidade de entrar no atacado e vender pela internet, comprando peças de fábricas. Começamos com o Mercado Livre, até que o site começou a vender melhor e resolvemos focar na loja virtual.
A Nuvemshop foi nossa primeira plataforma de e-commerce e continuamos com ela quatro anos depois. É com a loja virtual que obtemos 99% das vendas.
Como o Atacado Fácil reforça sua credibilidade no e-commerce
Qual é a estratégia para conquistar novos lojistas e revendedores?
Nos preocupamos muito em mostrar transparência para que o cliente se sinta seguro em comprar no site. Nosso ticket médio é alto, de R$ 400 reais, em média, mas alguns clientes fazem compras de R$ 3 mil, R$ 5 mil e até R$ 8 mil reais. A Nuvemshop nos ajudou a instalar uma ferramenta para mostrar avaliações de clientes, por exemplo. Eles podem colocar fotos e escrever como foi a compra. Também temos uma página inteira com vídeos e depoimentos de clientes.

Seção de avaliações na página de produtos do Atacado Fácil.
Como a Nuvemshop Next facilita a gestão do Atacado Fácil
Quais são as funcionalidades mais interessantes da Nuvemshop?
A Nuvemshop entrega um site que roda bem, limpo e nos permite instalar outras ferramentas facilmente.
Chegamos a ter mais de meio milhão de visitas por mês, e o site nunca teve problemas de lentidão, instabilidade ou estrutura. Quando tivemos algum erro pontual interno, a equipe da Nuvemshop nos ajudou a resolver rapidamente.
A integração com a SmartHint também é muito boa porque temos mais de 600 SKUs, e a ferramenta faz uma pesquisa inteligente para mostrar os produtos mais interessantes para o cliente. Também temos o ERP Bling integrado, a ferramenta Sak para WhatsApp e recentemente integramos o CRM da RD Station para trabalharmos a taxa de conversão.
Outra coisa que gosto bastante na Nuvemshop é a seção de estatísticas. É muito fácil analisar as visitas, vendas e quais produtos os clientes estão comprando.

Interface do aplicativo da Nuvemshop em versão mobile, onde o time do Atacado Fácil monitora estatísticas.
Iniciativas de fidelização de clientes no atacado
O modelo de atacado depende muito da recorrência dos clientes. Quais iniciativas adotam para fidelizá-los?
Adotamos um programa de fidelidade porque muitos clientes fazem compras recorrentes. Alguns clientes chegam a fazer 4 ou 5 compras em um único mês. Temos clientes com lifetime value (LTV) de mais de R$ 80 mil, então tentamos ter um relacionamento mais próximo com eles.
O aplicativo Fidelizar Mais, que usamos integrado à Nuvemshop, ajuda bastante a engajar os clientes.
Estamos testando também um clube de assinatura para clientes recorrentes, o Atacado Prime. Os clientes pagam uma mensalidade e, em troca, ganham um kit de suporte (como embalagens, cartões e balas personalizadas para dar para os clientes), descontos e envio mais rápido. A ideia é oferecer o que o cliente precisa para vender, não apenas o produto.

Programa de fidelidade no site do Atacado Fácil, fruto da integração com o aplicativo Fidelizar Mais.
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