O que é lead time e como calcular o tempo de entrega?

Conteúdo criado por humano
Empreendedora ruiva prepara os pedidos para envio. Imagem ilustra o que é lead time.
Pontos principais do artigo:
  • Lead time é o tempo total necessário para concluir um processo, do início ao fim, como as etapas de um pedido desde a realização até a entrega;
  • A importância do lead time reside na satisfação do cliente e na eficiência operacional, afetando diretamente a competitividade da empresa;
  • Para otimizar o lead time, uma das opções é investir em gestão de estoque. Baixe grátis a planilha de controle de estoque da Nuvemshop e melhore o seu tempo de entrega.

Você sabe qual é o lead time do seu negócio? Então, é melhor começar a pensar nesse indicador, se quiser agilizar seu processo de venda e garantir a satisfação dos seus clientes.

De forma resumida, o lead time é o tempo total decorrido desde o início de um processo comercial ou produtivo até sua conclusão, abrangendo diversas etapas, como o pedido do cliente até a entrega do produto final.

Pensando nisso, vamos abordar o significado de lead time, sua importância e como calcular. Siga a leitura e venha com a gente! 😉

Mas antes, baixe nossa planilha de controle de estoque para agilizar esse processo na sua loja virtual e entregar seus produtos mais rapidamente!

Baixar planilha de controle de estoque

O que é lead time?

Lead time é o tempo necessário para completar um processo de venda, desde o pedido até a entrega final ao cliente.

Em outras palavras, é o período que engloba desde a realização do pedido até o momento em que o produto é recebido pelo consumidor, ou seja, todo o ciclo de produto desde o momento do pedido até a entrega.

Todo esse percurso envolve questões como gestão de fornecedores, logística, produção e administração de estoque, por exemplo. Assim, para garantir um lead time satisfatório para os clientes é necessário alinhar todo o ciclo de produção.

💡Saiba mais: Como funciona o prazo de entrega de um pedido?

Como funciona o lead time?

O lead time é composto por uma série de etapas que variam de acordo com o tipo de produto, fornecedor e logística envolvida.

Por exemplo, no caso de um e-commerce, o lead time pode envolver desde o momento em que o cliente realiza o pedido no site até a preparação do produto, embalagem, envio pelo serviço de transporte e, por fim, a entrega ao consumidor final.

A seguir, veja um resumo explicado sobre o funcionamento do lead time em cada cenário:

Visão do cliente

Diz respeito ao tempo que o cliente espera desde a realização do pedido em um site de compras até o recebimento do produto no endereço selecionado.

Visão da empresa

Nesse caso, trata-se de uma análise mais detalhada, mapeando o tempo gasto em cada etapa do processo, como:

  • Compras: aquisição de matéria-prima ou produtos para revenda;
  • Produção: transformação da matéria-prima em produto final;
  • Logística: armazenagem, embalagem e transporte do produto;
  • Vendas: processamento do pedido e pagamento.

Antes de continuar, descubra o que os maiores nomes do mercado estão discutindo, planejando e apostando para crescer. Faça parte da nossa newsletter:

Qual a importância do lead time?

O lead time, é um indicador fundamental para o sucesso de qualquer negócio, especialmente no e-commerce.

Otimizá-lo significa aperfeiçoar todo o ciclo operacional, desde a compra da matéria-prima até a entrega final ao cliente.

A seguir, compreenda os motivos pelos quais otimizar o lead time é importante para qualquer negócio:

1. Aumento da satisfação do cliente

Os compradores esperam entregas rápidas e eficientes. Nesse sentido, otimizar o lead time garante entregas mais rápidas, fidelizando clientes e impulsionando a reputação da loja.

Além disso, clientes satisfeitos com a rapidez da entrega tendem a comprar novamente e recomendar a loja para amigos e familiares.

Compreenda a opinião dos seus consumidores sobre sua empresa com o modelo de pesquisa de satisfação gratuito da Nuvemshop:

Baixar modelo de pesquisa de satisfação

2. Melhoria na competitividade

Otimizar o lead time permite entregas mais rápidas que a concorrência, atraindo novos clientes e fidelizando os existentes.

Da mesma forma, a rapidez na entrega pode ser um fator decisivo na escolha de compra, especialmente em um mercado competitivo.

💡Saiba mais: O que é estratégia competitiva?

3. Otimização da gestão de estoque

Melhorar a gestão de estoque e diminuir o tempo de armazenamento significa menor necessidade de capital imobilizado, reduzindo custos com armazenagem e juros sobre capital.

Além disso, estoque em movimento constante evita perdas por obsolescência e garante a disponibilidade de produtos para venda.

Controle os níveis de estoque e as entradas e saídas de produtos com a planilha de controle de estoque gratuita:

📈 Confira a planilha: Planilha de controle de estoque

4. Aumento da rentabilidade

Otimizar o lead time diminui custos com mão de obra, transporte e armazenamento, aumentando a margem de lucro.

Seguindo a mesma linha, a previsibilidade do lead time facilita o planejamento financeiro e a tomada de decisões estratégicas do negócio.

Quais são os tipos de lead time?

Quais são os tipos de lead time?

Agora que você sabe a importância do lead time e seu impacto nas atividades dos negócios digitais, confira, a seguir, quais são os tipos existentes:

Lead time de entrega

É o tempo transcorrido entre a confirmação do pedido e a entrega ao cliente. Nesse caso, tanto faz se o produto ou serviço é entregue na casa do cliente, por meio de um serviço de frete, ou retirado em uma loja ou ponto de retirada.

No e-commerce, o lead time de entrega é fundamental, pois representa o tempo que o cliente leva para receber o item após sua compra online. Obviamente, quanto mais rápido for esse processo, maior será a satisfação do consumidor.

Lead time de produção

É utilizado na indústria para mensurar o tempo necessário para transformar a matéria-prima em produto final. Para agilizar o lead time de produção, as fábricas investem em técnicas de controle de estoque e utilizam peças semiacabadas.

Novamente, quanto mais rápido for esse processo, maior será a eficiência e a lucratividade da indústria.

Lead time de compras

É o tempo entre a solicitação de compra e o recebimento do material. Dessa forma, o lead time de compras é utilizado para entender a eficiência dos fornecedores.

É fundamental mensurar esse prazo para entender quanto tempo os parceiros levam para entregas os produtos ou insumos necessários. Assim, sua empresa garante a disponibilidade de produtos em estoque.

Para agilizar o lead time de compras, você deve manter um bom relacionamento com seus fornecedores e sempre ter um plano B, caso falte um produto em um parceiro.

O que influencia o lead time?

Vários fatores podem influenciar o lead time, veja a seguir quais são os principais:

Complexidade do produto

Produtos que exigem diferentes etapas de produção, componentes diferenciados ou personalizações específicas tendem a ter um lead time maior. Isso porque quanto mais complexo o produto, maior é o tempo necessário para sua fabricação e entrega.

Fornecedores

O relacionamento com os fornecedores, bem como a disponibilidade da matéria prima no estoque e o tempo de entrega impactam diretamente o lead time.

Se um fornecedor atrasa na entrega de um produto para revenda ou de matéria-prima, por exemplo, todo o cronograma pode ser comprometido.

Conheça a nossa Lista de Fornecedores gratuita para encontrar os melhores parceiros do mercado:

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Logística

A logística no e-commerce é um dos principais fatores de influência quando falamos em manter um lead time competitivo. O processo inclui a separação e embalagem dos pedidos, tempo de despacho, eficiência no transporte e na escolha das transportadoras.

Volume de pedidos

Quando a demanda aumenta de forma repentina, é normal que o tempo de produção e entrega se estendam além do normal. Essa situação acontece em datas comemorativas, como Dia das Mães e Natal e também em grandes períodos de promoções, como Black Friday.

Baixe grátis nosso calendário comercial de 2025 e confira dicas para preparar o seu negócio para as principais datas comemorativas do ano:

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Como calcular o lead time?

O cálculo do lead time envolve a análise detalhada de cada etapa do processo, desde o pedido até a entrega.

Para calculá-lo, é necessário somar o tempo gasto em cada uma dessas etapas.

Por exemplo, se o lead time de fabricação for de três dias e o lead time de entrega for de dois dias, o indicador total seria de cinco dias.

Para fazer isso de uma maneira mais fácil e assertiva, siga as dicas a seguir:

  1. Defina o ponto de início e fim do processo;
  2. Identifique todas as etapas intermediárias;
  3. Calcule o tempo gasto em cada etapa;
  4. Some o tempo de cada etapa para obter o lead time total.

Exemplo de cálculo do lead time

Vamos aplicar o cálculo do lead time à realidade de um e-commerce. Imagine que você tem uma loja virtual de roupas e vende à pronta-entrega.

Nesse caso, o processo de venda começa com o recebimento do pedido do cliente no sistema e termina com a entrega da compra no endereço informado. Agora, vamos listar todos os prazos envolvidas em cada etapa intermediária:

  • Processamento do pagamento: em média 1 dia útil (no caso de boletos, pode levar até 2 dias úteis);
  • Separação dos produtos (picking): 1 dia útil;
  • Expedição: 1 dia útil;
  • Transporte da encomenda até o endereço: em média 3 dias úteis (os prazos de entrega variam conforme a opção de frete escolhida)
  • Total de lead time: 6 dias úteis.

Nesse caso, o lead time de entrega do e-commerce é de 6 dias úteis, em média.

Como melhorar o lead time?

Para otimizar o lead time, é possível adotar algumas estratégias, como:

Mapeie o processo

Antes de tomar qualquer decisão, é importante analisar cada etapa do ciclo operacional desde a compra de matéria-prima até a entrega final do produto ao cliente.

Com esse mapeamento, você consegue identificar dificuldades, possíveis erros, atividades desnecessárias e pontos de melhoria ao longo da cadeia logística.

Comunicação eficiente

Busque manter uma boa comunicação com fornecedores, clientes e equipe interna para evitar atrasos e ruídos. Por isso, busque sempre alinhar os prazos de entrega, expectativas e status de pedidos para garantir maior agilidade.

Lucas Araújo, gerente de Customer Success do Nuvem Envio, fala sobre a importância de bons parceiros logísticos para garantir uma melhor experiência para os clientes:

"É superimportante que vocês tenham como parceiros bons transportadores logísticos que tenham indicadores operacionais estabilizados então sempre foquem em qualidade, experiência do cliente e entrega dentro do prazo."

Lucas Araújo
Lucas Araújo
Gerente de Sucesso do Cliente na Nuvemshop

Tecnologia

Uma boa forma de reduzir o lead time é automatizar os processos. Para isso, ferramentas de gestão de estoque, ERPs (Planejamento de Recursos Empresariais, em português) e demais sistemas podem ajudar no controle dos níveis de estoque em tempo real, diminuir as chances de rupturas, agilizar o picking e despacho, por exemplo.

Todo negócio que armazena e vende mercadorias precisa contar com a planilha de cadastro de produtos. Baixe a sua!

📈Confira a planilha: Cadastro de produtos no Excel

Melhoria contínua

Aposte na criação de indicadores de desempenho (KPIs), analise os dados com frequência e promova ajustes quando for necessário. Investir tempo em analisar os processos e melhorar os sistemas pode ajudar a sua empresa a garantir um lead time mais eficiente para os clientes.

Quer agilizar suas entregas e oferecer fretes competitivos na sua loja virtual? Conheça o Nuvem Envio, a solução de logística da Nuvemshop que conecta seu e-commerce aos Correios e às principais transportadoras do país.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Quais as diferenças entre lead time e cycle time?

Tanto lead time quanto cycle time são conceitos usados em conjunto no contexto da logística e gestão de processos, mas, embora parecidos, os termos medem coisas diferentes.

O lead time, como vimos, é o tempo total entre o início do processo até a sua conclusão: da realização do pedido até a entrega do produto ao cliente.

Enquanto isso, o cycle time é tempo efetivo gasto para realizar uma tarefa ou etapa dentro do processos, por exemplo, o tempo para produzir um produto. Ou seja, é um indicador interno que mensura apenas uma parte de todo ciclo.

Lead time vs. lean manufacturing: qual a diferença?

Lean manufacturing está ligado a uma metodologia que busca eliminar desperdícios, aumentar a produtividade e melhorar os processos logísticos por meio de indicadores, como o lead time.

Ou seja, o lean manufacturing mostra como melhorar os processos, enquanto o lead time mostra se os processos estão sendo, de fato, melhorados.

Qual a diferença entre lead time e SLA?

Lead time e SLA (Service Legal Agreement ou Acordo de Nível de Serviço, em português) têm funções e significados diferentes dentro dos processos empresariais.

Enquanto o lead time mede o tempo real que uma empresa leva para concluir um processo, o SLA é o acordo entre negócio e cliente sobre o prazo máximo para a entrega de um serviço ou resolução de um problema.

Por exemplo, o SLA pode estabelecer que o suporte técnico de terminada empresa tem até 24 horas para responder os consumidores.

O que eu preciso saber sobre o lead time no e-commerce?

No e-commerce, o lead time é ainda mais importante, uma vez que os clientes esperam entregas rápidas e eficientes. Por isso, a otimização do tempo de entrega pode ser um diferencial competitivo, fidelizando clientes e impulsionando as vendas.

Além disso, existem algumas tendências sobre o impacto do lead time no e-commerce. Confira, a seguir, quais são elas:

  • Integração da cadeia de suprimentos: maior colaboração entre os diferentes players da cadeia de suprimentos para otimizar o indicador;
  • Uso de inteligência artificial: IA para prever a demanda e otimizar o processo de produção e entrega;
  • Entrega no mesmo dia: tendência crescente de oferecer entrega no mesmo dia para alguns produtos em áreas metropolitanas.

Aqui, vale a pena mencionar que, para facilitar o acompanhamento de todas as etapas do seu negócio, o ideal é contar com a tecnologia, como um sistema de gestão (ERP) integrado com as áreas da sua empresa e evitando erros de informações.

Sobre este último ponto, lojistas da plataforma de e-commerce da Nuvemshop contam com a integração direta com os principais ERPs do mercado, como Omie, Ecossys, TagPlus e Vhsys.

Então, se você deseja vender pela internet e quer ter um bom lead time, crie a sua loja grátis na Nuvemshop e faça a integração com os melhores sistemas de gestão de mercado.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

E aí, tudo entendido sobre o lead time?

Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas sobre o lead time e sua importância para os lojistas, tanto online quanto offline.

Lembre-se de que entender e otimizar o lead time pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio, proporcionando uma experiência melhor para seus clientes e aumentando sua eficiência operacional.

Antes de ir, que tal criar a sua loja virtual grátis em uma plataforma de e-commerce líder na América Latina? Traga o seu negócio para a Nuvemshop e aproveite os benefícios de ser nosso cliente! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre lead time

Lead time refere-se ao tempo necessário para completar um processo, desde o início até a conclusão. No contexto do e-commerce, é o período entre o pedido do cliente e a entrega do produto.

O lead time é crucial para a satisfação do cliente e a eficiência operacional. Prazos de entrega rápidos aumentam a satisfação do cliente, enquanto atrasos podem levar à insatisfação e à perda de clientes.

Para otimizar o lead time do seu negócio, é importante investir em gestão eficiente de estoque, logística e cadeia de suprimentos. Automatizar processos, utilizar tecnologia e análise de dados também são estratégias eficazes para reduzir o tempo de entrega e melhorar a eficiência geral.

Para calcular o lead time é necessário somar o tempo gasto em cada uma das etapas do processo. Por exemplo, se o lead time de fabricação for de três dias e o lead time de entrega for de dois dias, o indicador total seria de cinco dias.

Faça como milhares de negócios e crie a sua loja

Criar loja grátis

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies