O que é lead time e como calcular o tempo de entrega?

- Lead time é o tempo total necessário para concluir um processo, do início ao fim, como as etapas de um pedido desde a realização até a entrega;
- A importância do lead time reside na satisfação do cliente e na eficiência operacional, afetando diretamente a competitividade da empresa;
- Para otimizar o lead time, uma das opções é investir em gestão de estoque. Baixe grátis a planilha de controle de estoque da Nuvemshop e melhore o seu tempo de entrega.
Você sabe qual é o lead time do seu negócio? Então, é melhor começar a pensar nesse indicador, se quiser agilizar seu processo de venda e garantir a satisfação dos seus clientes.
De forma resumida, o lead time é o tempo total decorrido desde o início de um processo comercial ou produtivo até sua conclusão, abrangendo diversas etapas, como o pedido do cliente até a entrega do produto final.
Pensando nisso, vamos abordar o significado de lead time, sua importância e como calcular. Siga a leitura e venha com a gente! 😉
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O que é lead time?
Lead time é o tempo necessário para completar um processo de venda, desde o pedido até a entrega final ao cliente.
Em outras palavras, é o período que engloba desde a realização do pedido até o momento em que o produto é recebido pelo consumidor, ou seja, todo o ciclo de produto desde o momento do pedido até a entrega.
Todo esse percurso envolve questões como gestão de fornecedores, logística, produção e administração de estoque, por exemplo. Assim, para garantir um lead time satisfatório para os clientes é necessário alinhar todo o ciclo de produção.
💡Saiba mais: Como funciona o prazo de entrega de um pedido?
Como funciona o lead time?
O lead time é composto por uma série de etapas que variam de acordo com o tipo de produto, fornecedor e logística envolvida.
Por exemplo, no caso de um e-commerce, o lead time pode envolver desde o momento em que o cliente realiza o pedido no site até a preparação do produto, embalagem, envio pelo serviço de transporte e, por fim, a entrega ao consumidor final.
A seguir, veja um resumo explicado sobre o funcionamento do lead time em cada cenário:
Visão do cliente
Diz respeito ao tempo que o cliente espera desde a realização do pedido em um site de compras até o recebimento do produto no endereço selecionado.
Visão da empresa
Nesse caso, trata-se de uma análise mais detalhada, mapeando o tempo gasto em cada etapa do processo, como:
- Compras: aquisição de matéria-prima ou produtos para revenda;
- Produção: transformação da matéria-prima em produto final;
- Logística: armazenagem, embalagem e transporte do produto;
- Vendas: processamento do pedido e pagamento.
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Qual a importância do lead time?
O lead time, é um indicador fundamental para o sucesso de qualquer negócio, especialmente no e-commerce.
Otimizá-lo significa aperfeiçoar todo o ciclo operacional, desde a compra da matéria-prima até a entrega final ao cliente.
A seguir, compreenda os motivos pelos quais otimizar o lead time é importante para qualquer negócio:
1. Aumento da satisfação do cliente
Os compradores esperam entregas rápidas e eficientes. Nesse sentido, otimizar o lead time garante entregas mais rápidas, fidelizando clientes e impulsionando a reputação da loja.
Além disso, clientes satisfeitos com a rapidez da entrega tendem a comprar novamente e recomendar a loja para amigos e familiares.
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2. Melhoria na competitividade
Otimizar o lead time permite entregas mais rápidas que a concorrência, atraindo novos clientes e fidelizando os existentes.
Da mesma forma, a rapidez na entrega pode ser um fator decisivo na escolha de compra, especialmente em um mercado competitivo.
💡Saiba mais: O que é estratégia competitiva?
3. Otimização da gestão de estoque
Melhorar a gestão de estoque e diminuir o tempo de armazenamento significa menor necessidade de capital imobilizado, reduzindo custos com armazenagem e juros sobre capital.
Além disso, estoque em movimento constante evita perdas por obsolescência e garante a disponibilidade de produtos para venda.
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4. Aumento da rentabilidade
Otimizar o lead time diminui custos com mão de obra, transporte e armazenamento, aumentando a margem de lucro.
Seguindo a mesma linha, a previsibilidade do lead time facilita o planejamento financeiro e a tomada de decisões estratégicas do negócio.
Quais são os tipos de lead time?
Quais são os tipos de lead time?
Agora que você sabe a importância do lead time e seu impacto nas atividades dos negócios digitais, confira, a seguir, quais são os tipos existentes:
Lead time de entrega
É o tempo transcorrido entre a confirmação do pedido e a entrega ao cliente. Nesse caso, tanto faz se o produto ou serviço é entregue na casa do cliente, por meio de um serviço de frete, ou retirado em uma loja ou ponto de retirada.
No e-commerce, o lead time de entrega é fundamental, pois representa o tempo que o cliente leva para receber o item após sua compra online. Obviamente, quanto mais rápido for esse processo, maior será a satisfação do consumidor.
Lead time de produção
É utilizado na indústria para mensurar o tempo necessário para transformar a matéria-prima em produto final. Para agilizar o lead time de produção, as fábricas investem em técnicas de controle de estoque e utilizam peças semiacabadas.
Novamente, quanto mais rápido for esse processo, maior será a eficiência e a lucratividade da indústria.
Lead time de compras
É o tempo entre a solicitação de compra e o recebimento do material. Dessa forma, o lead time de compras é utilizado para entender a eficiência dos fornecedores.
É fundamental mensurar esse prazo para entender quanto tempo os parceiros levam para entregas os produtos ou insumos necessários. Assim, sua empresa garante a disponibilidade de produtos em estoque.
Para agilizar o lead time de compras, você deve manter um bom relacionamento com seus fornecedores e sempre ter um plano B, caso falte um produto em um parceiro.
O que influencia o lead time?
Vários fatores podem influenciar o lead time, veja a seguir quais são os principais:
Complexidade do produto
Produtos que exigem diferentes etapas de produção, componentes diferenciados ou personalizações específicas tendem a ter um lead time maior. Isso porque quanto mais complexo o produto, maior é o tempo necessário para sua fabricação e entrega.
Fornecedores
O relacionamento com os fornecedores, bem como a disponibilidade da matéria prima no estoque e o tempo de entrega impactam diretamente o lead time.
Se um fornecedor atrasa na entrega de um produto para revenda ou de matéria-prima, por exemplo, todo o cronograma pode ser comprometido.
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Logística
A logística no e-commerce é um dos principais fatores de influência quando falamos em manter um lead time competitivo. O processo inclui a separação e embalagem dos pedidos, tempo de despacho, eficiência no transporte e na escolha das transportadoras.
Volume de pedidos
Quando a demanda aumenta de forma repentina, é normal que o tempo de produção e entrega se estendam além do normal. Essa situação acontece em datas comemorativas, como Dia das Mães e Natal e também em grandes períodos de promoções, como Black Friday.
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Como calcular o lead time?
O cálculo do lead time envolve a análise detalhada de cada etapa do processo, desde o pedido até a entrega.
Para calculá-lo, é necessário somar o tempo gasto em cada uma dessas etapas.
Por exemplo, se o lead time de fabricação for de três dias e o lead time de entrega for de dois dias, o indicador total seria de cinco dias.
Para fazer isso de uma maneira mais fácil e assertiva, siga as dicas a seguir:
- Defina o ponto de início e fim do processo;
- Identifique todas as etapas intermediárias;
- Calcule o tempo gasto em cada etapa;
- Some o tempo de cada etapa para obter o lead time total.
Exemplo de cálculo do lead time
Vamos aplicar o cálculo do lead time à realidade de um e-commerce. Imagine que você tem uma loja virtual de roupas e vende à pronta-entrega.
Nesse caso, o processo de venda começa com o recebimento do pedido do cliente no sistema e termina com a entrega da compra no endereço informado. Agora, vamos listar todos os prazos envolvidas em cada etapa intermediária:
- Processamento do pagamento: em média 1 dia útil (no caso de boletos, pode levar até 2 dias úteis);
- Separação dos produtos (picking): 1 dia útil;
- Expedição: 1 dia útil;
- Transporte da encomenda até o endereço: em média 3 dias úteis (os prazos de entrega variam conforme a opção de frete escolhida)
- Total de lead time: 6 dias úteis.
Nesse caso, o lead time de entrega do e-commerce é de 6 dias úteis, em média.
Como melhorar o lead time?
Para otimizar o lead time, é possível adotar algumas estratégias, como:
Mapeie o processo
Antes de tomar qualquer decisão, é importante analisar cada etapa do ciclo operacional desde a compra de matéria-prima até a entrega final do produto ao cliente.
Com esse mapeamento, você consegue identificar dificuldades, possíveis erros, atividades desnecessárias e pontos de melhoria ao longo da cadeia logística.
Comunicação eficiente
Busque manter uma boa comunicação com fornecedores, clientes e equipe interna para evitar atrasos e ruídos. Por isso, busque sempre alinhar os prazos de entrega, expectativas e status de pedidos para garantir maior agilidade.
Lucas Araújo, gerente de Customer Success do Nuvem Envio, fala sobre a importância de bons parceiros logísticos para garantir uma melhor experiência para os clientes:
"É superimportante que vocês tenham como parceiros bons transportadores logísticos que tenham indicadores operacionais estabilizados então sempre foquem em qualidade, experiência do cliente e entrega dentro do prazo."
Tecnologia
Uma boa forma de reduzir o lead time é automatizar os processos. Para isso, ferramentas de gestão de estoque, ERPs (Planejamento de Recursos Empresariais, em português) e demais sistemas podem ajudar no controle dos níveis de estoque em tempo real, diminuir as chances de rupturas, agilizar o picking e despacho, por exemplo.
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Melhoria contínua
Aposte na criação de indicadores de desempenho (KPIs), analise os dados com frequência e promova ajustes quando for necessário. Investir tempo em analisar os processos e melhorar os sistemas pode ajudar a sua empresa a garantir um lead time mais eficiente para os clientes.
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Quais as diferenças entre lead time e cycle time?
Tanto lead time quanto cycle time são conceitos usados em conjunto no contexto da logística e gestão de processos, mas, embora parecidos, os termos medem coisas diferentes.
O lead time, como vimos, é o tempo total entre o início do processo até a sua conclusão: da realização do pedido até a entrega do produto ao cliente.
Enquanto isso, o cycle time é tempo efetivo gasto para realizar uma tarefa ou etapa dentro do processos, por exemplo, o tempo para produzir um produto. Ou seja, é um indicador interno que mensura apenas uma parte de todo ciclo.
Lead time vs. lean manufacturing: qual a diferença?
Lean manufacturing está ligado a uma metodologia que busca eliminar desperdícios, aumentar a produtividade e melhorar os processos logísticos por meio de indicadores, como o lead time.
Ou seja, o lean manufacturing mostra como melhorar os processos, enquanto o lead time mostra se os processos estão sendo, de fato, melhorados.
Qual a diferença entre lead time e SLA?
Lead time e SLA (Service Legal Agreement ou Acordo de Nível de Serviço, em português) têm funções e significados diferentes dentro dos processos empresariais.
Enquanto o lead time mede o tempo real que uma empresa leva para concluir um processo, o SLA é o acordo entre negócio e cliente sobre o prazo máximo para a entrega de um serviço ou resolução de um problema.
Por exemplo, o SLA pode estabelecer que o suporte técnico de terminada empresa tem até 24 horas para responder os consumidores.
O que eu preciso saber sobre o lead time no e-commerce?
No e-commerce, o lead time é ainda mais importante, uma vez que os clientes esperam entregas rápidas e eficientes. Por isso, a otimização do tempo de entrega pode ser um diferencial competitivo, fidelizando clientes e impulsionando as vendas.
Além disso, existem algumas tendências sobre o impacto do lead time no e-commerce. Confira, a seguir, quais são elas:
- Integração da cadeia de suprimentos: maior colaboração entre os diferentes players da cadeia de suprimentos para otimizar o indicador;
- Uso de inteligência artificial: IA para prever a demanda e otimizar o processo de produção e entrega;
- Entrega no mesmo dia: tendência crescente de oferecer entrega no mesmo dia para alguns produtos em áreas metropolitanas.
Aqui, vale a pena mencionar que, para facilitar o acompanhamento de todas as etapas do seu negócio, o ideal é contar com a tecnologia, como um sistema de gestão (ERP) integrado com as áreas da sua empresa e evitando erros de informações.
Sobre este último ponto, lojistas da plataforma de e-commerce da Nuvemshop contam com a integração direta com os principais ERPs do mercado, como Omie, Ecossys, TagPlus e Vhsys.
Então, se você deseja vender pela internet e quer ter um bom lead time, crie a sua loja grátis na Nuvemshop e faça a integração com os melhores sistemas de gestão de mercado.
E aí, tudo entendido sobre o lead time?
Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas sobre o lead time e sua importância para os lojistas, tanto online quanto offline.
Lembre-se de que entender e otimizar o lead time pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio, proporcionando uma experiência melhor para seus clientes e aumentando sua eficiência operacional.
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- O que é lead time?
- Como funciona o lead time?
- Importância do lead time
- Quais são os tipos de lead time?
- Tipos de lead time
- O que influencia o lead time?
- Como calcular o lead time?
- Exemplo de cálculo do lead time
- Como melhorar o lead time?
- Diferenças entre lead time e cycle time
- Diferenças entre lead time e lean manufacturing
- Diferenças entre lead time e SLA
- Lead time no e-commerce
- Conclusão
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