Conheça exemplos de Inbound Marketing para aplicar em sua empresa

Por: Luiz Piovesana

Colaboradores em escritório analisam exemplos de inbound marketing no notebook

Se você tem um negócio digital, já deve ter se deparado com o desafio de atrair clientes para a sua loja virtual, não é mesmo? Em um cenário cada vez mais competitivo, investir em estratégias de marketing digital é essencial para se destacar da concorrência e aumentar as vendas.

Porém, com tantos canais de comunicação e metodologias para utilizar, pode parecer confuso saber por onde começar. Neste artigo, vamos mostrar uma referência essencial para o seu negócio: exemplos de Inbound Marketing.

Basicamente, o Inbound Marketing, também chamado de marketing de atração, é uma técnica que vem facilitando a jornada de compra e invertendo os papéis: ao invés de você ir atrás dos clientes, eles virão até você.

Isso mesmo! Chega de ficar horas no telefone atrás de novos clientes que, às vezes, nem estão interessados no seu produto ou serviço.

Com uma estratégia de Inbound Marketing, você consegue atrair a atenção dos consumidores por meio de conteúdos relevantes e que se conectam com o momento em que eles estão no funil de vendas — modelo estratégico que mapeia a jornada do cliente.

Quer saber mais? Então continue a leitura, pois vamos explicar melhor o que é essa técnica e mostrar exemplos de Inbound Marketing para você aplicar no seu negócio.

Prepare o bloco de notas e vamos lá! 📝

💡 Saiba mais: Inbound e Outbound Marketing: quais as diferenças?

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O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing, ou marketing de atração, nada mais é que uma estratégia para atrair leads (potenciais clientes que fornecem algum tipo de contato) para o seu negócio por meio do marketing de conteúdo e de links patrocinados.

Diferentemente do outbound marketing, em que a empresa vai ativamente atrás dos potenciais clientes oferecendo suas soluções, no inbound o objetivo é que clientes cheguem até você a partir do interesse despertado.

Seja por meio de artigos de blog, mídia paga, redes sociais ou e-mail marketing, a ideia é que os potenciais consumidores encontrem o seu negócio e comecem a se comunicar com ele.

Vamos imaginar que você está planejando as suas férias para a Europa, mas está em dúvida se vai para Roma ou para Paris. Pensando em sanar a dúvida, você pesquisa no Google “Paris ou Roma”. O primeiro resultado é um blog post de uma agência de viagem que faz um comparativo dos dois destinos e entrega, como bônus, um e-book com um roteiro gratuito das cidades.

Você baixa o conteúdo preenchendo um formulário com seu e-mail e telefone e, alguns dias depois, recebe um e-mail desta agência com conteúdos complementares ao que você estava buscando. A partir daí, você continua interagindo com a empresa e decide, então, que Paris é a cidade escolhida e que vai fechar um pacote com essa empresa.

Basicamente esse é o trabalho do Inbound Marketing: criar diversas ações que se conversam e entregam conteúdos relevantes para cada momento de busca até a decisão de fechar negócio.

Incrível, não é mesmo? Para você se convencer, de fato, a investir nessa metodologia, vamos conferir mais alguns exemplos de Inbound Marketing.

💡 Saiba mais: Como atrair clientes para loja: guia completo com dicas

Exemplos de Inbound Marketing

Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing e para que serve, listamos algumas empresas que já trabalham com essa estratégia para você se inspirar. Vamos lá?

1. Nuvemshop

A Nuvemshop busca atrair leads para a suas ações de Inbound Marketing por meio, especialmente, do seu blog, da página de materiais ricos (e-books, checklists, planilhas etc.), do seu canal no YouTube , além de compartilhar ferramentas práticas para ajudar no dia a dia do empreendedor.

A partir do marketing de conteúdo, capta os potenciais consumidores e os coloca em um fluxo de nutrição através de uma automação de e-mail marketing. Assim, a empresa inicia um relacionamento com o lead e passa a enviar comunicações relevantes para convertê-lo em cliente.

💡 Saiba mais: Como fazer automação de e-mails? [guia completo]

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2. Netflix

Quem nunca viu as interações icônicas da Netflix com o público em suas redes sociais, não é mesmo?

A marca é conhecida por ter uma comunicação descontraída e amigável com o usuário, investe em memes e está sempre antenada nos assuntos do momento para fazer um gancho com as suas publicações. Com isso, consegue despertar o interesse, criar suspense e conquistar novos clientes.

Print de tweet da Netflix usado como exemplo de inbound marketing

3. Starbucks

Não podemos ignorar o trabalho de branding em cima da marca Starbucks. A aquisição de clientes não vem só por meio das publicidades e conteúdos, mas também do posicionamento que a marca conquistou — e manteve — durante anos.

Além de criar um ambiente confortável e moderno em suas lojas físicas, a produção de conteúdo para as redes sociais representa o propósito da marca e busca proporcionar uma experiência de compra cada vez mais personalizada e única. Essa estratégia é excelente para fidelizar clientes e despertar o interesse de futuros consumidores.

Mesmo quem nunca foi até uma cafeteira da marca já ouvir falar e, sem dúvidas, tem muita vontade de visitar um dia.

No YouTube, a Starbucks busca conexão com as pessoas e, assim como divulgado em todos os lugares, o propósito é tornar a vida de seus clientes ainda mais feliz!

💡 Saiba mais: Posicionamento de marca: como construir o seu?

4. Nike

Como uma grande marca, a Nike investe em diversos canais de comunicação para atrair novos consumidores.

O carro-chefe são os e-mails-marketing, mas a marca possui uma forte presença nas redes sociais e também trabalha importantes campanhas com influenciadores digitais.

Um exemplo foi o seu projeto com o Casey Neistat, personalidade americana conhecida pelos seus vlogs no YouTube, na qual tinha que fazer um vídeo com o tema “Fazer valer a pena”.

O cineasta e youtuber, convidou alguns amigos e embarcou em uma viagem de 10 dias pelo mundo para contar sobre o que, realmente, vale a pena na vida. Confira o resultado (em inglês):

5. Coca-Cola

Talvez você não saiba, mas a Coca-Cola também usa o marketing de conteúdo para conquistar clientes. Todo mundo já conhece a marca, então como sair fora da caixa e inovar?

Preocupada em se posicionar em algumas causas sociais, a Coca-Cola criou um portal de notícias que trata de temas importantes como sustentabilidade e meio ambiente. Além disso, a marca está presente nas redes sociais e aposta sempre em vídeos com alto poder de compartilhamento.

Print de Portal da Coca-Cola usado como exemplo de inbound marketing

Resumo

O Inbound Marketing é uma estratégia de atração de clientes fundamental se você quer conquistar leads mais qualificados e, consequentemente, mais vendas para o seu negócio.

Esperamos que os exemplos de Inbound Marketing que compartilharmos ajudem a sua marca a colocar em prática essa técnica e conquistar novos consumidores.

Mas, antes de ir embora, vamos conferir um resumo deste artigo:

O que é Inbound Marketing e para que serve?

Inbound Marketing, ou marketing indireto, nada mais é que uma estratégia para atrair leads para o seu negócio por meio do marketing de conteúdo. Ele serve para trazer potenciais consumidores até a empresa e iniciar um relacionamento, para então convertê-los em clientes.

Exemplos de Inbound Marketing

  1. Nuvemshop
  2. Netflix
  3. Starbucks
  4. Nike
  5. Coca-Cola

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