07/06/2017

Na prática: depoimentos de lojas que fazem sucesso no Instagram

Depoimentos de marcas que bombam no Instagram

Para finalizar nossa série sobre o Instagram, nada melhor do que trazer histórias de marcas que fazem um bom trabalho na prática. Escolhemos dois clientes da Nuvem Shop para dividirem conosco algumas das suas estratégias no Instagram: as lojas Toiss e Recicle e Use.

Ambas fazem um trabalho árduo, frequente e de qualidade no Instagram, trabalhando com hashtags, Stories, parcerias e tudo mais que a ferramenta permite. Você pode conferir os perfis dessas marcas clicando na legenda das fotos abaixo.

Lojas Instagram Stories

Instagram das lojas Recicle Use e Toiss, respectivamente

Gostou? Agora anote as respostas e as dicas que elas nos deram sobre o Instagram.

Qual a importância do Instagram para o negócio de vocês hoje em dia?

Toiss: “O Instagram é o principal veículo de comunicação nas redes sociais hoje em dia. Qualquer um que fala de status de mídias sociais se refere ao Instagram; não é diferente conosco.”

Recicle e Use: “O Instagram é a forma mais direta de apresentar o produto. Hoje criamos muitos contatos e vendas por meio desse canal; o grande lance é sempre mostrar para os clientes que você está ali, postando sempre novidades. A ideia é que o cliente se familiarize com a marca e crie confiança para comprar.”

Como o Instagram é diferente de outras redes sociais?

Toiss: “Acho que o principal diferencial é a visibilidade que ele te proporciona. Pela quantidade de pessoas que usam o Instagram no Brasil e no mundo, é possível alcançar a todos.”

Recicle e Use: “É a grande oportunidade de despertar o interesse do cliente no seu produto. Quem te segue quer ver algo a mais sobre uma pessoa, artista ou marca, e o Instagram proporciona essa interação de forma simples.”

Vocês têm milhares de seguidores. Qual a principal estratégia para alcançar e conquistar tantas pessoas?

Toiss: “No começo da marca o Instagram já era uma ferramenta de divulgação muito forte e nós tínhamos muitos amigos e amigas que eram formadores de opinião. Todos eles deram uma força divulgando nosso perfil. Como a marca agradou, o público começou a seguir e interagir. Lembrando que no início nós não tínhamos site e as vendas eram feitas direto por lá.”

Recicle e Use: “Nós sempre seguimos pessoas que curtem outras páginas similares às nossas. Com isso, as pessoas começam a nos seguir e acompanhar nossas postagens. É um trabalho de formiguinha que exige tempo e paciência.”

Que tipo de conteúdo vocês postam no Instagram de vocês?

Toiss: “Procuramos manter um padrão; compartilhamos as imagens das pessoas que postam fotos vestindo nossos produtos e nos marcam. Desta forma, fazemos com que o cliente seja prestigiado, principalmente porque hoje em dia todos querem divulgação. Mesclamos essas fotos com produtos e fotos externas e internas de ensaios que fazemos com modelos.”

Recicle e Use: “Além de fotos dos produtos, principalmente quando há novidade, também gostamos de postar imagens que remetem, de alguma forma, à natureza, algo que está ligado à nossa marca. Fotos de flores, plantas, praia, areia, mar ou de produtos feitos com material reciclado, por exemplo. Claro que sempre queremos mostrar nossos produtos, mas levar um pouco de beleza natural aos seguidores é algo essencial – e geralmente são as fotos que mais têm curtidas.”

Como vocês usam as Hashtags?

Toiss: “Usamos sempre a hashtag #usetoiss, criada por nós mesmos.”

Recicle e Use: “As hashtags são fundamentais para as postagens. Além de auxiliarem na busca por conteúdo, elas passam mensagem sucintas. A hashtag tem que ser facilmente captada pelo cliente. Por exemplo: #modasustentável ou #camisetaecologica já dá uma ideia do que é o conteúdo. Costumamos usar uma série de hashtags repetidas em todas as postagens, como #camiseta, #modasustentavel e #recicleuse, e acrescentamos sempre uma que descreve o produto ou estampa, como #bicicleta, #bike, #pedalar, caso seja uma estampa com tema de bicicleta.”

Qual a periodicidade das postagens?

Toiss: “Gostamos de postar pelo menos uma foto por dia.”

Recicle e Use: “Costumamos postar pelo menos uma vez por semana. Alguns períodos diariamente caso haja alguma data comemorativa ou entre alguma estampa nova.”

Como vocês usam o Instagram Stories?

Toiss: Como o Instagram está filtrando as postagens para algumas pessoas e no Stories não tem isso, é muito importante sempre postar um anúncio de nova coleção ou de alguma promoção para que os clientes e seguidores vejam que alguma coisa está acontecendo naquele momento em nosso site. É importante ser criativo na hora de criar uma história.”

Recicle e Use: “Ainda não criamos nada especial para o Stories. Sempre acompanhamos outras pessoas que postam e em breve começaremos explorar mais.”

Vocês fazem parcerias com pessoas influentes, celebridades, instagrammers ou blogueiros da área? Se sim, como é a abordagem e o tipo de parceria?

Toiss: “Sim, inclusive somos muito procurados para parcerias. Selecionamos as que mais achamos interessantes e às vezes vamos atrás de outras. Abordamos via direct no Instagram e o resultado sempre é ótimo.”

Recicle e Use: “O que não falta é direct pedindo parceria, mas ainda não fechamos nenhuma. Geralmente são jovens tentando “embalar” no Instagram. Não que isso seja ruim, são adolescentes que estão buscando seu espaço e podem sim influenciar outros usando a sua marca. Mas a questão é que ainda não apareceu alguma parceria que nos deixasse com uma curiosidade a mais para tentar.”

Qual a principal dica que vocês dariam para uma marca que está começando no Instagram?

Toiss: “Ser criativo e não trazer mais do mesmo, tem muito “mesmo” no mercado.”

Recicle e Use: “A principal de todas é: sempre mantenha o cliente informado. Poste conteúdos criativos e que despertem interesse de quem vê. Tente passar mais informação na foto do que no texto, afinal é uma rede social de fotos. Use hashtags curtas e objetivas, palavras de impacto que remetam ao seu produto. #ninguemquerlerumahashtaggrandedemais.”

Bônus

A loja Amica Mia também tem o Instagram como principal ferramenta de divulgação. As primas e sócias Carla e Gabriella Ceragioli trabalham muito com parcerias com blogueiras e publicam fotos com uma identidade visual bem definida. Neste vídeo, elas contam um pouquinho sobre a marca e as estratégias no Instagram.

Gostou?

Espero que o exemplo dessas marcas tenha te inspirado a trabalhar melhor essa mídia social tão importante. Não se esqueça que, além das redes, é muito importante ter um espaço para vender seus produtos pela internet. Na Nuvem Shop você monta uma loja virtual do zero sem dificuldades e ainda conta com 15 dias grátis! Aproveite 😉

Data da última atualização: 29/08/2018


O que você achou desse conteúdo?


Luna Pontes

Luna é jornalista com foco em vídeo, mas também adora escrever. É cantora e libriana, o que a fez levar muito tempo para escolher as palavras dessa bio.


    na-prtica-depoimentos-de-lojas-que-fazem-sucesso-no-instagram