21/07/2015

Como funciona um programa de fidelidade para seus clientes?

Programa de fidelidade ecommerce

“Invisto muito em atrair novos clientes e vejo que até efetivam compras, mas poucos voltam a comprar comigo.”

Você já teve esse tipo de pensamento alguma vez? Se a sua resposta foi sim, então certamente você já pensou em como fidelizar clientes. Imaginando a sua situação, resolvemos explicar um pouco mais sobre isso.

O que fazer para fidelizar clientes?

Sabemos que conseguir um cliente novo é muito mais custoso do que voltar a vender para um cliente atual. De acordo com estatísticas do aplicativo WoowUp, isso pode custar de cinco a sete vezes mais. Por isso os programas de retenção e fidelização cresceram no mundo todo: eles consistem em entregar ao cliente uma recompensa pelas futuras compras. Muitas vezes, esse incentivo também é progressivo: quanto mais compras, mais benefícios.

O ABC da fidelização

Para que serve?

Quanto mais vantagens o cliente perceber em comprar na sua loja, maiores as chances de continuidade de suas visitas e, portanto, de recompra.

Por quê?

Porque o mercado é extremamente competitivo, as concorrências são cada vez maiores e é importante sempre procurar formas de se diferenciar. Além disso, a manutenção de clientes garante uma taxa de vendas básica que pode ajudar financeiramente o seu negócio.

Como?

Através de programas de pontos. Basicamente, os programas de fidelização e retenção se baseiam num sistema de troca, uma bonificação por cada compra realizada. O lojista define quantos pontos serão atribuídos para cada real gasto e o cliente pode trocá-los por determinados presentes ou vantagens conforme atingir os níveis de pontuação. Esse fato estimula, inclusive, compras nem sempre necessárias, já que o cliente pode gastar um pouco mais para atingir determinado objetivo.

Quanto?

O custo/benefício de um programa de pontos tende a ser excelente, já que normalmente as mensalidades são baixas ou o valor de aplicação é cobrado apenas sobre as vendas recuperadas.

A chave?

Manter uma série de possibilidades de troca para que o cliente sempre tenha algum tipo de estímulo e utilizar o programa como incentivo para épocas promocionais, por exemplo. Iniciativas como aumentar os pontos para os produtos que estão com pouca saída ou organizar semanas de maior pontuação podem ajudar a vender mais em momentos de menor movimento.

Vantagens

  • Facilidade para atrair clientes: se o seu consumidor souber que pode obter vantagens ao comprar em sua loja, já aumentam as chances de que ele se decida por ela;
  • Os esforços que você fez para começar a vender se amenizam: quando você reaproveita os mesmos clientes, o investimento que os atraiu compensa mais e cada conversão custa menos;
  • O cliente acompanha seu negócio. Combinado a um bom atendimento (envio no tempo previsto, resposta de dúvidas, etc), isso ajuda a aumentar a credibilidade da sua loja e a confiança que seu cliente sente em sua marca;
  • Você se diferencia da concorrência oferecendo um preço melhor: se o seu cliente ganha pontos por comprar com você, então a cada compra ele estará acumulando descontos para receber futuramente;
  • Você tem uma ferramenta flexível que te ajuda a adaptar as promoções e condições especiais ao momento do negócio. Normalmente, programas de retenção e fidelização são aplicativos instalados em seu e-commerce, muito fáceis de administrar e adaptar e que podem ter seu percurso alterado sempre que necessário;
  • Aumenta as chances do marketing viral positivo. Quando um cliente percebe que tem vantagens por comprar em sua loja, é mais provável que ele indique seu e-commerce para os conhecidos que precisam fazer compras similares. Principalmente se a troca for viável, não muito complicada, a vontade de divulgar o resultado é bastante forte.

Como implementar?

Se você tem uma loja virtual na Nuvem Shop, poderá criar seu próprio programa de pontos ao instalar o aplicativo WoowUp. Teste o app gratuitamente e comece a oferecer benefícios para os seus clientes ainda hoje. Caso você ainda não venda pela internet e queira dar os primeiros passos, experimente a plataforma pré-pronta da Nuvem Shop. Ela é simples, rápida e sem a necessidade de conhecimentos técnicos.

Data da última atualização: 29/08/2018


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Dannie Karam

Com mais de 10 anos de experiência em gerenciamento de projetos digitais, Danniela é comunicadora, escritora e líder do time de Branding da Nuvem Shop. Gosta de música, viagem, pessoas e culturas. E sempre fala demais, especialmente quando escreve de si em terceira pessoa.


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