Como funciona um programa de fidelidade para seus clientes?
“Invisto muito em atrair novos clientes e vejo que até efetivam compras, mas poucos voltam a comprar comigo.”
Você já teve esse tipo de pensamento alguma vez? Se a sua resposta foi sim, então certamente você já pensou em como fidelizar clientes. Imaginando a sua situação, resolvemos explicar um pouco mais sobre isso.
O que fazer para fidelizar clientes?
Sabemos que conseguir um cliente novo é muito mais custoso do que voltar a vender para um cliente atual. De acordo com estatísticas do aplicativo WoowUp, isso pode custar de cinco a sete vezes mais. Por isso os programas de retenção e fidelização cresceram no mundo todo: eles consistem em entregar ao cliente uma recompensa pelas futuras compras. Muitas vezes, esse incentivo também é progressivo: quanto mais compras, mais benefícios.
O ABC da fidelização
Para que serve?
Quanto mais vantagens o cliente perceber em comprar na sua loja, maiores as chances de continuidade de suas visitas e, portanto, de recompra.
Por quê?
Porque o mercado é extremamente competitivo, as concorrências são cada vez maiores e é importante sempre procurar formas de se diferenciar. Além disso, a manutenção de clientes garante uma taxa de vendas básica que pode ajudar financeiramente o seu negócio.
Como?
Através de programas de pontos. Basicamente, os programas de fidelização e retenção se baseiam num sistema de troca, uma bonificação por cada compra realizada. O lojista define quantos pontos serão atribuídos para cada real gasto e o cliente pode trocá-los por determinados presentes ou vantagens conforme atingir os níveis de pontuação. Esse fato estimula, inclusive, compras nem sempre necessárias, já que o cliente pode gastar um pouco mais para atingir determinado objetivo.
Quanto?
O custo/benefício de um programa de pontos tende a ser excelente, já que normalmente as mensalidades são baixas ou o valor de aplicação é cobrado apenas sobre as vendas recuperadas.
A chave?
Manter uma série de possibilidades de troca para que o cliente sempre tenha algum tipo de estímulo e utilizar o programa como incentivo para épocas promocionais, por exemplo. Iniciativas como aumentar os pontos para os produtos que estão com pouca saída ou organizar semanas de maior pontuação podem ajudar a vender mais em momentos de menor movimento.
Vantagens
- Facilidade para atrair clientes: se o seu consumidor souber que pode obter vantagens ao comprar em sua loja, já aumentam as chances de que ele se decida por ela;
- Os esforços que você fez para começar a vender se amenizam: quando você reaproveita os mesmos clientes, o investimento que os atraiu compensa mais e cada conversão custa menos;
- O cliente acompanha seu negócio. Combinado a um bom atendimento (envio no tempo previsto, resposta de dúvidas, etc), isso ajuda a aumentar a credibilidade da sua loja e a confiança que seu cliente sente em sua marca;
- Você se diferencia da concorrência oferecendo um preço melhor: se o seu cliente ganha pontos por comprar com você, então a cada compra ele estará acumulando descontos para receber futuramente;
- Você tem uma ferramenta flexível que te ajuda a adaptar as promoções e condições especiais ao momento do negócio. Normalmente, programas de retenção e fidelização são aplicativos instalados em seu e-commerce, muito fáceis de administrar e adaptar e que podem ter seu percurso alterado sempre que necessário;
- Aumenta as chances do marketing viral positivo. Quando um cliente percebe que tem vantagens por comprar em sua loja, é mais provável que ele indique seu e-commerce para os conhecidos que precisam fazer compras similares. Principalmente se a troca for viável, não muito complicada, a vontade de divulgar o resultado é bastante forte.
Como implementar?
Se você tem uma loja virtual na Nuvem Shop, poderá criar seu próprio programa de pontos ao instalar o aplicativo WoowUp. Teste o app gratuitamente e comece a oferecer benefícios para os seus clientes ainda hoje. Caso você ainda não venda pela internet e queira dar os primeiros passos, experimente a plataforma pré-pronta da Nuvem Shop. Ela é simples, rápida e sem a necessidade de conhecimentos técnicos.