15/02/2012

Como descrever os produtos no e-commerce

Como diferenciar produtos

Descrever bem os produtos é um assunto importantíssimo para que você possa vender pela internet. Um item com uma resenha bem escrita mostra o quanto o lojista sabe sobre ele e faz com que o cliente se interesse pelo produto. Por esse motivo em especial é essencial saber como descrever os produtos de forma com que eles façam você vender mais e melhor. Observe as dicas:

O que fazer em uma descrição de produto

  • Detalhes importantes do produto: é fundamental que todos os dados do produto estejam presentes. Alguns exemplos podem ser: tamanho, cor, número, material, peso, etc. Tudo dependerá do tipo de produto que você irá vender;
  • Criar listas com marcadores (como estes pontos que estou usando nesta lista): é muito importante para facilitar a leitura do conteúdo, ainda mais se vamos enumerar as características dos nossos produtos. Isso também evita que o potencial cliente canse sua vista;
  • Explicar por que o cliente deveria comprar nosso produto: nosso potencial cliente talvez ainda esteja em dúvida e precise saber por que ele deveria comprar determinado produto. Podemos contar para ele como se usa o produto, de que forma utilizar, como o item vai fazê-lo mais feliz etc. Pense nos comerciais de TV: nenhum deles menciona unicamente as características do produto e sim o sentimento de que usar esse ou aquele item irá nos fazer mais felizes. Você precisa utilizar a mesma técnica, pois assim como na TV seu cliente está distante fisicamente de você;
  • Palavras-chave: é importante que no descritivo do produto você inclua palavras-chave que se associem ao produto. Isso facilita para que os buscadores consigam fazer seu potencial cliente encontrá-lo (o famoso SEO). Mas cuidado! Quanto mais genéricas forem as palavras-chave que você utilizar, mais concorrência você encontrará.

O que evitar em uma descrição de produto

  • Termos, políticas de troca ou de envio: é importante que nosso cliente saiba essas coisas, mas jamais devemos incluir dados aleatórios dentro da landing page de um produto. Se você está usando a Nuvem Shop para criar a sua loja virtual, pode montar páginas especiais para esses assuntos e incluir simplesmente um link para elas (veja, por exemplo, como criar uma boa página de perguntas frequentes);
  • Copiar a resenha de outras lojas: muitas lojas utilizam o descritivo de outra loja virtual, em geral dos grandes magazines, para colocar no seu produto. Por um lado, o fato de copiar conteúdo de outro site faz com que buscadores como o Google penalizem o seu site, fazendo com que você fique de fora resultados da busca. Por outro lado, nosso cliente possivelmente conhece o texto que copiamos do concorrente e isso irá transmitir certa falta de profissionalismo. Por que comprar de alguém que nem sequer perdeu tempo para descrever um produto direito? Seu cliente irá pensar isso, tenha certeza…
  • Muitas cores ou imagens: a resenha deve ser incluída no formato de texto (ou eventualmente algum vídeo). As imagens devem ser incluídas juntamente com as outras imagens do produto. Quem visitar a loja virtual espera poder ler sobre o produto; cores e imagens excessivas dificultam essa leitura.

Esses foram nossos conselhos para construir bons textos descritivos para que seus produtos se vendam por eles mesmos.

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Data da última atualização: 08/05/2018


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