O que é supply chain, quais as vantagens e como gerenciar?

Foto de um armazém simbolizando o que é supply chain

Pontos principais do artigo:

  • Supply chain, ou “cadeia de suprimentos”, é uma expressão que se refere a todo o trajeto de um produto, desde a extração da matéria-prima até a entrega do item ao consumidor final;
  • Para gerenciar toda a logística, as empresas aplicam a Supply Chain Management, ou seja, a gestão da cadeia de suprimentos;
  • Com essa coordenação, as empresas conseguem agilizar entregas, melhorar a experiência do cliente e reduzir custos;
  • Ao criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop, você consegue gerenciar toda a parte logística com facilidade no seu painel administrativo, sem se preocupar com as complexidades da supply chain.

Quando um lojista escolhe os produtos para vender em sua loja online ou física, mal sabe ele de todo o processo pelo qual o item passou antes de chegar às suas mãos — isso sem contar o caminho até o consumidor final. Esse trajeto completo é conhecido como supply chain.

O conceito pode não ser uma novidade para quem atua na área de logística, mas é de grande valia para todos que desejam usá-lo como diferencial competitivo e, com isso, atrair clientes para sua loja virtual.

Quer usar os processos logísticos para dar uma guinada no seu negócio? Então, confira o que é supply chain, como funciona uma cadeia de suprimentos e quais os seus benefícios. Vamos lá?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é supply chain?

Supply chain é uma expressão de língua inglesa que significa “cadeia de suprimentos”, em português. Ela corresponde a todo o trajeto de um produto, desde a extração da matéria-prima até a entrega do item finalizado ao consumidor final.

Isso quer dizer que a supply chain representa todas as atividades de compra de insumos, armazenamento, transporte, embalagens, venda e distribuição dos produtos. Sem contar, ainda, a infraestrutura física necessária para a realização dessas operações.

A cadeia de suprimentos também considera tarefas como atendimento ao cliente, desenvolvimento de novos produtos e processos internos, planejamento financeiro e até mesmo a área de marketing.

Para que essa engrenagem gire adequadamente, é necessário envolver diversas áreas, empresas parceiras e profissionais, como produtores, fornecedores, distribuidores e, claro, lojistas. Além disso, é preciso realizar uma gestão logística adequada para conduzir esses produtos e insumos.

Inclusive, o relacionamento de uma loja virtual com seus fornecedores é determinante para o crescimento de um e-commerce. Quer entender mais sobre o assunto? Então, baixe o material gratuito que preparamos e fique por dentro:

Como a supply chain se relaciona com a logística?

A supply chain e a logística caminham juntas e são inseparáveis, uma vez que ambas estão ligadas à movimentação de produtos de um ponto a outro, assim como todos os processos e documentos envolvidos nessa tarefa.

Precisamos deixar claro que não estamos nos referindo apenas ao transporte das mercadorias. A supply chain alinhada à logística privilegia a análise estratégica para elencar a forma mais ágil e otimizada de conduzir, armazenar, rastrear e entregar cada tipo de produto.

A logística, portanto, se concentra em transportar os itens e fornecer todo o suporte necessário para que o trabalho seja realizado da melhor maneira, preservando a integridade dos produtos e oferecendo uma boa experiência do cliente.

A supply chain, por outro lado, fornece uma visão mais ampla, cuidando do planejamento e do fluxo logístico até a chegada do item até o comprador.

💡 Saiba mais: O que é logística de distribuição e qual a sua importância?

Agora que você já sabe o que significa supply chain e de que modo a cadeia de suprimentos se relaciona com o planejamento logístico, chegou o momento de entender como esse conceito pode ser empregado no seu e-commerce.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é SCM?

A sigla SCM significa Supply Chain Management, que pode ser traduzida para o português como “gerenciamento da cadeia de produção”. O SCM nada mais é do que o monitoramento e aperfeiçoamento do processo produtivo, englobando desde negociações com parceiros comerciais até a entrega do produto para o cliente.

Para realizar esse acompanhamento, é necessário contar com ferramentas tecnológicas capazes de entender o fluxo e apontar gargalos ou possibilidades de melhoria. O Supply Chain Management surge, então, como uma disciplina que estuda o processo de suprimentos de ponta a ponta.

Soluções advindas da Tecnologia da Informação (TI) são verdadeiras aliadas da supply chain, pois conseguem integrar diferentes canais de distribuição, concretizando os processos logísticos.

Segundo uma pesquisa realizada pela Gartner, empresas de peso no mercado já empregam o gerenciamento da cadeia de suprimentos e colhem os frutos dessa ação. Algumas delas são:

  • Cisco Systems;
  • Walmart;
  • Colgate-Palmolive;
  • Nike;
  • Johnson & Johnson;
  • Coca-cola;
  • Schneider Electric;
  • Nestlé.

Como funciona a supply chain nas empresas?

Como você percebeu, um produto precisa passar por uma série de etapas e processos até chegar às mãos do consumidor final. Portanto, para aumentar as vendas do seu negócio, é crucial conhecer o produto a fundo — e isso inclui as suas origens.

A supply chain se encarrega de todo o ciclo de vida de uma mercadoria, considerando questões como sazonalidade, prazos dos fornecedores, se o produto é sob encomenda ou está disponível para pronta-entrega etc.

Portanto, a gestão de supply chain dentro de uma empresa é responsável por:

Embora o produto passe por várias mãos antes de chegar às prateleiras ou compor o catálogo da sua loja virtual, é o lojista quem mantém o contato direto com o consumidor final. Como ele ocupa a linha de frente da cadeia de suprimentos, é fundamental acompanhar todo o processo anterior à sua atuação para garantir a qualidade da mercadoria.

💡 Saiba mais: O que é um catálogo online e como criar um para o seu negócio?

Quais os benefícios da supply chain?

Coordenar a cadeia de suprimentos adequadamente pode trazer reflexos positivos para a sua organização. Afinal, é por meio da supply chain que você consegue controlar o fluxo dos produtos.

Veja, a seguir, quais benefícios você sentirá ao fazer uma boa gestão de supply chain na sua empresa:

Redução de custos

Com o planejamento adequado é possível evitar uma série de problemas, como produtos que passaram da validade ou foram extraviados, desorganização do estoque, espaços vazios no armazém e muitos outros.

Esses contratempos costumam gerar gastos desnecessários para a empresa, prejudicando o planejamento financeiro e a gestão dos recursos. No entanto, com a supply chain, é possível ter previsibilidade e contornar essas situações desagradáveis.

💡 Saiba mais: Como fazer uma redução de custos?

Refinamento dos serviços

O gerenciamento da cadeia de suprimentos ajuda a monitorar mais de perto o fluxo dos produtos — e esse efeito pode ser sentido até mesmo pelos consumidores. Afinal, imagina a frustração de um consumidor que vê um produto no site, mas, ao comprar, descobre que está fora de estoque.

💡 Saiba mais: Como usar o recurso “me avise quando chegar” de forma estratégica?

A supply chain se encarrega do controle de estoque, garantindo que os itens estarão disponíveis e serão entregues dentro do prazo estipulado no início da compra. Isso assegura a satisfação do cliente e possibilita uma futura fidelização.

💡 Saiba mais: 7 melhores estratégias sobre como fidelizar clientes

Aumento na receita

Reduzir custos não significa, necessariamente, aumentar o faturamento, mas já é um passo nessa direção. Etapas logísticas organizadas representam um ganho substancial em tempo e eficiência.

Além disso, escolher bons fornecedores, se relacionar com parceiros comerciais relevantes e contratar as melhores transportadoras para e-commerce são tarefas que correspondem ao ganho da qualidade e, com isso, aumento dos lucros.

💡 Saiba mais: 14 técnicas para potencializar as vendas no e-commerce

📘 Confira o e-book: Como aumentar o faturamento de uma loja virtual?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Que tal organizar sua supply chain?

Gostou de entender mais a fundo o que é supply chain e de que forma uma cadeia de suprimentos bem gerenciada pode trazer ganhos para a sua empresa? Então, o próximo passo agora é colocar ordem na casa e, com isso, potencializar a sua loja online.

No entanto, se você ainda está na fase de montar um e-commerce, que tal conhecer a plataforma Nuvemshop? Crie sua loja virtual grátis e veja como podemos ajudar o seu negócio a crescer. É fácil, rápido e não requer conhecimentos técnicos. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre supply chain

Supply chain é uma expressão de língua inglesa que significa “cadeia de suprimentos”, em português. Ela corresponde a todo o trajeto de um produto, desde a extração da matéria-prima até a entrega do item finalizado ao consumidor final.

A gestão de supply chain dentro de uma empresa é responsável por realizar o planejamento das compras conforme a oferta e demanda, executar a gestão de estoque, fazer a cotação de fornecedores e matérias-primas, cuidar do processo de troca e devolução de produtos e coletar feedbacks e avaliações por meio de pesquisas de satisfação para melhorar os processos.

  • Redução de custos
  • Refinamento dos serviços
  • Aumento na receita

Faça como +100 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Criar loja grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies