7 tipos de CRM para alavancar a sua estratégia
- CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma ferramenta focada em coletar e analisar dados sobre o consumidor;
- Os principais tipos de CRM são: CRM analítico, CRM operacional, CRM colaborativo, CRM estratégico, CRM de vendas, CRM de marketing e CRM de atendimento;
- Se você precisa ter um maior controle dos leads da empresa, baixa gratuitamente a Planilha de cadastro de clientes. Também confira os tipos de CRM disponíveis para lojistas Nuvemshop na Loja de Aplicativos.
Se você tem um negócio digital sabe que perder tempo é sinônimo de perder vendas, não é? Por isso, usar os tipos de CRM para ter clareza sobre a jornada do cliente é essencial para atrair mais consumidores e manter sua empresa em constante crescimento.
Portanto, utilizar um sistema de CRM é indispensável para documentar todas as interações dos leads — como chamamos os potenciais clientes — com a sua empresa e tomar as melhores decisões.
Neste artigo, vamos conhecer os tipos de CRM existentes e como escolher o que melhor se encaixa no seu negócio. Então, pegue o papel e a caneta e vamos lá! 🧐
O que é CRM?
Customer Relationship Management ou “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, no português, é o termo utilizado para se referir a sistemas de CRM, softwares que permitem gerenciar e documentar todas as interações entre cliente e empresa.
Com o CRM, você diz adeus às milhares de planilhas de cadastro e consegue armazenar dados dos leads e consumidores, acompanhar em que estágio do funil de vendas eles estão, quais contatos já foram feitos e também integrar as áreas de marketing e vendas em um lugar só.
Além de otimizar os processos e automatizar tarefas, o sistema CRM deixa mais tempo para a sua equipe entender as melhores estratégias para abordar os leads, conhecer o seu público-alvo e analisar os resultados com mais calma para tomar decisões mais assertivas.
💡 Saiba mais: CRM para ecommerce: o que é e como usar em seu negócio?
Quais são os tipos de CRM?
Existem diferentes softwares de CRM disponíveis no mercado. A funcionalidade mais básica deles é coletar e armazenar os dados pessoais de clientes como nome, e-mail, telefone, histórico de compras e contatos com a empresa.
Eles podem ser classificados em quatro tipos que variam conforme o modelo de implementação e conjuntos de funções. Veja a seguir:
- CRM analítico;
- CRM operacional;
- CRM colaborativo;
- CRM estratégico;
- CRM de vendas;
- CRM de marketing;
- CRM de atendimento.
Agora, conheça um pouco mais sobre cada tipo de CRM mencionado acima:
1. CRM analítico
Como o próprio nome indica, o CRM analítico tem função de análise de dados. Ele funciona como um painel de controle com filtros para processar, organizar e interpretar as informações dos consumidores.
Com ele, é possível obter insumos para impulsionar suas estratégias como:
- Segmentação da sua base de clientes;
- Projetar resultados de vendas;
- Criar ofertas mais personalizadas;
- Ser orientado por dados para tomar as melhores decisões.
2. CRM operacional
O CRM operacional é aquele que facilita o acesso da equipe comercial às informações dos consumidores.
Ele registra dados e históricos detalhados dos leads e compradores, por isso, ajuda o vendedor a ter respostas rápidas e diretas para melhorar seu atendimento ao cliente desde o momento de qualificação até o pós-venda.
3. CRM colaborativo
Se você busca um sistema que integre todas as áreas envolvidas no processo de vendas, esse tipo de CRM é o que você precisa.
O CRM colaborativo tem o objetivo de facilitar a comunicação e trocas de informações entre os times para garantir que todos estejam na mesma página.
Ele utiliza o armazenamento na nuvem e em tempo real para que todos tenham insumos simultaneamente para otimizarem suas estratégias de prospecção de clientes e fechamento de vendas.
Quanto mais alinhados times estiverem e compartilharem, mutuamente, dados sobre os leads, mais ágil será o seu ciclo de vendas.
💡 Saiba mais: O que é um sistema de informação gerencial e para que serve?
4. CRM estratégico
O CRM estratégico é, basicamente, um pouco de tudo que já falamos até então. Ele reúne as principais funções operacionais e analíticas dos tipos de CRM anteriores e é o modelo com maior adesão nas empresas.
Isso porque ele permite:
- Armazenar dados pessoais, históricos de compra e interações com a empresa;
- Segmentação dos clientes;
- Fazer previsões de vendas mais assertivas;
- Identificar possíveis melhorias no ciclo de vendas;
- Acompanhamento do funil e follow up;
- Planejar novas ações de marketing digital com base em dados;
- Integrar os times envolvidos no processo de vendas;
- Tornar as informações acessíveis e em tempo real para os times.
Com mais clareza das etapas de venda, você consegue acompanhar os KPIs (indicadores-chave de desempenho) do seu negócio e analisar a performance do seu processo de venda. E, com isso, aprimorar suas estratégias de marketing digital e ajustar a rota sempre que necessário.
5. CRM de vendas
Até aqui, vimos várias classificações que são comumente utilizadas em CRMs de vendas, os mais tradicionais do mercado. No entanto, também podemos classificar esses sistemas por áreas, começando pela comercial.
O CRM de vendas, como ficou claro, tem todas as funcionalidades necessárias para apoiar o fluxo comercial e ajudar o time de vendas a melhorar sua performance.
6. CRM de marketing
Semelhante ao CRM de vendas, o CRM de marketing se diferencia por ser mais focado na prospecção, nutrição e comunicação com os clientes na etapa de pré-venda. Muitas vezes, ele traz funções de ferramentas de automação de marketing, como automatização de fluxos de e-mails.
7. CRM de atendimento
Por fim, o CRM de atendimento é um sistema de relacionamento focado em atividades do time de suporte. Ele oferece funções para organizar os contatos com os clientes, acompanhar solicitações, identificar as principais reclamações, entre outras.
💡 Saiba mais: Vantagens do CRM para o seu negócio
Como escolher o melhor CRM para a minha empresa?
Definir o tipo de CRM que se encaixa às necessidades da sua empresa é o primeiro passo para obter sucesso em seu processo de vendas. Confira algumas dicas que podem te ajudar a tomar a melhor decisão:
Entenda qual o seu objetivo
O primeiro passo é entender a complexidade da sua demanda e quais são suas prioridades.
Se você tiver uma pequena empresa ou ser um MEI, por exemplo, pode ser que a opção de CRM mais simples já atenda às suas necessidades. Agora, se você possui um processo de vendas mais complexo, talvez valha a pena investir em um software mais completo.
Mapeie o seu ciclo de vendas
Ter clareza do seu funil de vendas e como o processo de vendas se dá desde a prospecção até o pós-venda também impacta na hora de escolher um sistema CRM.
Tem empresas que possuem uma jornada mais longa e vão precisar documentar todos os estágios com mais constância e organização, já outras conseguem fechar vendas mais rapidamente e com menos etapas.
Analise o suporte
Verifique se a ferramenta oferece um bom suporte e se tem uma boa reputação no mercado. Afinal, um CRM é um sistema essencial em sua estratégia e ter qualquer instabilidade ou erro exige atenção imediata.
Teste as ferramentas
Se o software disponibilizar uma versão gratuita para testes, faça antes de fechar o contrato. Assim, você consegue entender se a ferramenta atende, de fato, as suas necessidades e ainda pode ter um tempinho para se adaptar. E, caso não gostar, optar por não contratar a solução.
Na Nuvemshop, você conta com várias opções de CRMs que podem ser integrados à sua loja virtual, como RD Station by Klinko, HubSpot by HAL Brevo, HoopCRM e muito mais.
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Tudo certo sobre os tipos de CRM?
Ter um CRM em sua empresa é indispensável se você busca otimizar processos e ter mais clareza sobre o seu ciclo de vendas. Esperamos que com as nossas dicas sobre os tipos de CRM você consiga fazer escolher aquele que mais se encaixa com o seu negócio.
Ter um bom sistema com algum dos tipos de CRM que você viu aqui pode ajudar a aumentar suas vendas, mas não faz milagre.
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