Como usar os tipos de CRM no seu negócio?

Por: Fabiano Salgado

Imagem mostrando uma mulher trabalhando com um desktop representando os tipos de CRM.

Os quatro tipos de CRM são:

  1. CRM Operacional
  2. CRM Analítico
  3. CRM Colaborativo
  4. CRM Estratégico

Ficou curioso para conhecer mais a fundo? Então, siga a leitura e descubra quais são os tipos de CRM e como utilizá-los no seu negócio.


Se você tem um negócio digital sabe que perder tempo é sinônimo de perder vendas, não é mesmo?

Otimizar o seu processo de vendas e ter clareza sobre a jornada do cliente é essencial para atrair mais consumidores e manter sua empresa em constante crescimento.

Pensando nisso, utilizar um sistema de CRM é indispensável para documentar todas as interações dos leads — como chamamos os potenciais clientes — com a sua empresa e tomar as melhores decisões.

Neste artigo, vamos conhecer os tipos de CRM existentes e como escolher o que melhor se encaixa no seu negócio. Então, pegue o papel, a caneta e vamos lá! 🧐

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O que é CRM?

Customer Relationship Management ou “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, no português, é o termo utilizado para se referir a sistemas de CRM, que são softwares que permitem gerenciar e documentar todas as interações entre cliente e empresa.

Com o CRM, você diz adeus às milhares de planilhas de cadastro e consegue armazenar dados dos leads e consumidores, acompanhar em que estágio do funil de vendas eles estão, quais contatos já foram feitos e também integrar as áreas de marketing e vendas em um lugar só.

Além de otimizar os processos e automatizar tarefas, o sistema CRM deixa mais tempo para a sua equipe entender as melhores estratégias para abordar os leads, conhecer o seu público-alvo e analisar os resultados com mais calma para tomar decisões mais assertivas.

💡 Saiba mais: CRM para ecommerce: o que é e como usar em seu negócio?

Quais são os tipos de CRM?

Existem diferentes softwares de CRM disponíveis no mercado. A funcionalidade mais básica deles é coletar e armazenar os dados pessoais de clientes como nome, e-mail, telefone, histórico de compras e contatos com a empresa.

Eles podem ser classificados em quatro tipos que variam de acordo com o modelo de implementação e conjuntos de funções. Veja a seguir:

CRM Analítico

Como o próprio nome indica, o CRM analítico tem função de análise de dados. Ele funciona como um painel de controle com filtros para processar, organizar e interpretar as informações dos consumidores.

Com ele, é possível obter insumos para impulsionar suas estratégias como:

  • Segmentação da sua base de clientes;
  • Projetar resultados de vendas;
  • Criar ofertas mais personalizadas;
  • Ser orientado por dados para tomar as melhores decisões.

CRM Operacional

O CRM operacional é aquele que busca facilitar o acesso da equipe comercial às informações dos consumidores.

Ele registra dados e históricos detalhados dos leads e compradores, por isso, ajuda o vendedor a ter respostas rápidas e diretas para melhorar seu atendimento ao cliente desde o momento de qualificação até o pós-vendas.

CRM Colaborativo

Se você busca um sistema que integre todas as áreas envolvidas no processo de vendas, esse tipo de CRM é o que você precisa.

O CRM colaborativo tem o objetivo de facilitar a comunicação e trocas de informações entre os times para garantir que todos estejam na mesma página.

Ele utiliza o armazenamento na nuvem e em tempo real para que todos tenham insumos simultaneamente para otimizarem suas estratégias de prospecção de clientes e fechamento de vendas.

Quanto mais alinhados times estiverem e compartilharem, mutuamente, dados sobre os leads, mais ágil será o seu ciclo de vendas.

CRM Estratégico

O CRM estratégico é, basicamente, um pouco de tudo que já falamos até então. Ele reúne as principais funções operacionais e analíticas dos tipos de CRM anteriores e é o modelo com maior adesão nas empresas.

Isso porque ele permite:

  • Armazenar dados pessoais, históricos de compra e interações com a empresa;
  • Segmentação dos clientes;
  • Fazer previsões de vendas mais assertivas;
  • Identificar possíveis melhorias no ciclo de vendas;
  • Acompanhamento do funil e follow up;
  • Planejar novas ações de marketing digital com base em dados;
  • Integrar os times envolvidos no processo de vendas;
  • Tornar as informações acessíveis e em tempo real para os times.

Com mais clareza das etapas de venda, você consegue acompanhar os KPIs (Indicadores-chave de Desempenho) do seu negócio e analisar a performance do seu processo de venda. E, com isso, aprimorar suas estratégias de marketing digital e ajustar a rota sempre que necessário.

Como escolher o melhor CRM para a minha empresa?

Definir o tipo de CRM que se encaixa às necessidades da sua empresa é o primeiro passo para obter sucesso em seu processo de vendas. Confira algumas dicas que podem te ajudar a tomar a melhor decisão:

Entenda qual o seu objetivo

O primeiro passo é entender a complexibilidade da sua demanda e quais são suas prioridades.

Se você tiver uma pequena empresa ou ser um MEI, por exemplo, pode ser que a opção de CRM mais simples já atenda às suas necessidades. Agora, se você possui um processo de vendas mais complexo, talvez valha a pena investir em um software mais completo.

Mapeie o seu ciclo de vendas

Ter clareza do seu funil de vendas e como o processo de vendas se dá desde a prospecção até o pós-venda também impacta na hora de escolher um sistema CRM.

Tem empresas que possuem uma jornada mais longa e que vão precisar documentar todos os estágios com mais constância e organização, já outras conseguem fechar vendas mais rapidamente e com menos etapas.

Teste as ferramentas

Se o software disponibilizar uma versão gratuita para testes, faça antes de fechar o contrato.

Assim, você consegue entender se a ferramenta atende, de fato, as suas necessidades e ainda pode ter um tempinho para se adaptar. E, se caso não gostar, optar por não contratar a solução.

Analise o suporte

Verifique se a ferramenta oferece um bom suporte e se tem uma boa reputação no mercado.

Afinal, um CRM é um sistema essencial em sua estratégia e ter qualquer instabilidade ou erro exige atenção imediata.

Resumo

Ter um CRM em sua empresa é indispensável se você busca otimizar processos e ter mais clareza sobre o seu ciclo de vendas. Esperamos que com as nossas dicas sobre os tipos de CRM você consiga fazer escolher aquele que mais se encaixa com o seu negócio.

Antes de ir embora, confira um resumo deste artigo:

O que é CRM?

Customer Relationship Management ou “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, em português é o termo utilizado para se referir a sistemas de CRM que permitem gerenciar e documentar todas as interações entre cliente e empresa.

Quais são os tipos de CRM?

  • CRM Analítico
  • CRM Operacional
  • CRM Colaborativo
  • CRM Estratégico

Como escolher o melhor CRM para a minha empresa?

  • Entenda qual o seu objetivo
  • Mapeie o seu ciclo de vendas
  • Teste as ferramentas
  • Analise o suporte

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