O que é CRM de vendas e quais os benefícios?

Por: Victoria Salemi

Ilustração de gráfico em mão humana simboliza o CRM de vendas

Se a sua empresa ainda utiliza planilhas para fazer cadastro de clientes, saiba que você está desperdiçando o tempo dos seus vendedores. Para agilizar as tarefas do dia a dia e aumentar as conversões, a solução é ter um bom CRM de vendas.

Com esse sistema, você consegue diminuir o seu ciclo de vendas e ter mais clareza sobre a jornada do consumidor. Dessa forma, é possível aumentar a produtividade do seu time comercial e atrair clientes mais qualificados.

Basicamente, o sistema de CRM serve para automatizar processos, registrar o histórico de interações com os consumidores e permitir o acesso a dados e informações que sustentam a tomada de decisão na empresa.

Neste artigo, vamos entender melhor o que é CRM de vendas e como escolher a ferramenta que mais se encaixa no seu negócio. Então, separe o bloco de notas e continue a leitura. Vamos lá? 📝

💡 Saiba mais: O que é CRM e por que a sua empresa precisa desse sistema?

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O que é CRM de vendas?

CRM de vendas é um termo utilizado para se referir a softwares que gerenciam e armazenam todo o histórico de interações entre clientes e empresas. A sigla significa Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português.

As empresas utilizam essa tecnologia para documentar e acompanhar todas as etapas do processo de vendas e tornar a gestão do relacionamento com clientes mais ágil. Além disso, um CRM permite automatizar diversas tarefas que ocupam a rotina do time comercial.

Com mais tempo livre, seus vendedores conseguem estudar melhor a persona (personagem fictício que representa o cliente ideal) do seu negócio e treinar abordagens mais efetivas para fechar vendas.

Ainda não está convencido a contratar um sistema CRM? Veja no próximo tópico algumas vantagens!

💡 Saiba mais: CRM para e-commerce: conheça os benefícios e as melhores ferramentas

5 motivos para investir em um CRM de vendas

Com um sistema CRM, é possível automatizar os processos comerciais e diminuir o ciclo de vendas. Vamos conhecer cinco motivos para investir em um CRM de vendas:

1. Otimizar o processo de vendas

Chega de perder tempo utilizando planilhas difíceis de atualizar e que dificultam o acompanhamento do funil de vendas — modelo estratégico usado para mapear os momentos-chave do fluxo de conquista de um cliente.

Com um sistema CRM, é possível monitorar todas as interações dos leads com a sua empresa em tempo real, acessar relatórios, otimizar a rotina da sua equipe, além de ter uma visão mais clara de todas as etapas do fluxo comercial.

Dessa forma, você consegue tomar decisões mais assertivas e que vão impactar, diretamente, no resultado das suas vendas.

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2. Aumentar a produtividade dos vendedores

Como já falamos, uma das principais vantagens do CRM de vendas é aumentar a produtividade dos seus vendedores.

Afinal, você consegue automatizar tarefas, integrar o sistema com outras ferramentas de marketing digital e otimizar processos que demoram mais tempo para serem realizados manualmente.

3. Integração entre marketing e vendas

Já sabemos que ninguém faz nada sozinho e atrair clientes e convertê-los em vendas é um trabalho em equipe.

Com um CRM, você consegue integrar os times de marketing e vendas em um só ambiente e tornar o compartilhamento de informações mais ágil e colaborativo.

Afinal, a equipe de marketing é responsável por gerar leads qualificados (os famosos MQLs) para o time de vendas abordar da melhor forma. Se os times não estiverem em sintonia, pode ser que esse processo não tenha sucesso.

💡 Saiba mais: Qualificação de leads: o que é e como usá-la para vender mais?

4. Histórico de interações

Já imaginou perder ou não saber onde estão as informações importantes sobre os seus leads? Por isso, ter um sistema CRM pode facilitar o seu processo de aquisição e conversão de clientes.

Ele documenta todos os contatos do lead com a sua empresa, possibilita adicionar informações complementares e ainda permite que você veja um histórico, como uma linha do tempo, desde o momento que ele entrou para a sua base de contatos.

5. Personalização do atendimento

Ao ter os dados dos clientes em uma base consolidada, como o CRM, é possível personalizar o atendimento observando as particularidades do consumidor.

Com isso, é provável que o vendedor consiga apresentar a solução da sua empresa de forma interessante e atraente ao cliente, o que tende a aumentar as chances de fechar negócio.

Você pode, por exemplo, reunir clientes com perfis parecidos e realizar a sua nutrição (envio de conteúdos para despertar o interesse), por meio de materiais de marketing de conteúdo, como e-books e blog posts.

Com o tempo, o envio desses materiais educativos, quando disparados no momento certo para aqueles que têm interesse, tende a despertar o interesse no produto oferecido e gerar vendas.

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Como escolher o CRM de vendas para a minha empresa?

Agora que você já sabe o que é CRM e suas vantagens, vamos entender o que você deve ter em mente para decidir qual o melhor CRM de vendas para a sua empresa. Confira:

1. Tenha claro quais são seus objetivos

A primeira coisa que você deve fazer é ter clareza sobre os objetivos do seu negócio a curto, médio e longo prazo. A partir disso, será mais fácil entender a complexibilidade das suas necessidades.

Se você tem uma pequena empresa, talvez uma ferramenta mais simples já consiga suprir as demandas.

Agora, se você tem um processo de vendas mais estruturado e comercializa produtos ou serviços em que a jornada de compra é mais longa, investir em um CRM mais completo pode ser a melhor alternativa.

2. Entenda o seu processo de vendas

Para escolher a melhor ferramenta de CRM é importante que você conheça todas as etapas do seu processo de vendas, desde a prospecção de clientes até o pós-venda.

E, caso você ainda não tenha mapeado, esse é o momento de pisar no freio e desenhar esse fluxo comercial.

Além de te dar mais visibilidade do que acontece na sua área de vendas, ele também pode gerar insights do que pode ser melhorado ou potencializado com a ajuda de um sistema CRM.

3. Teste as ferramentas

A maioria dos softwares de CRM disponibilizam uma versão de teste grátis. Por isso, antes de fechar o contrato, faça testes para se certificar que aquela ferramenta é a ideal para os seus objetivos.

Assim, você tem um tempo para se adaptar à plataforma e, caso não goste, pode optar por não contratá-la.

4. Avalie o suporte

O suporte é um dos principais pontos de atenção na hora de escolher uma ferramenta de CRM. Verifique se a empresa oferece um bom atendimento ao cliente e se tem uma boa reputação no mercado.

Afinal, se ocorrer qualquer tipo de instabilidade no sistema, você vai precisar corrigir rapidamente.

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Tudo certo sobre o que é CRM de vendas?

Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido tudo sobre CRM de vendas. Independente do seu segmento de mercado e tipo de negócio, é importante que você gerencie seus leads e acompanhe eles na jornada de compra.

Além disso, otimizar a rotina da equipe comercial é fundamental para que os vendedores possam se dedicar ainda mais para fechar vendas.

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Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre CRM de vendas

CRM de vendas (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português), é um termo utilizado para se referir a softwares que gerenciam e armazenam todo o histórico de interações entre cliente e empresa.

  1. Otimizar o processo de vendas;
  2. Aumentar a produtividade dos vendedores;
  3. Integração entre marketing e vendas;
  4. Histórico de interações;
  5. Personalização do atendimento.

  • Tenha claro quais são seus objetivos;
  • Entenda o seu processo de vendas;
  • Teste as ferramentas;
  • Avalie o suporte.

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