O que é CRM de vendas e por que escolher um?

Ilustração de gráfico em mão humana simboliza o CRM de vendas

Pontos principais do artigo:

  • CRM  de vendas é uma abordagem estratégica para gerenciar e analisar as interações com clientes e potenciais clientes ao longo do ciclo de vendas. A estratégia visa melhorar os relacionamentos com os clientes, impulsionar as vendas e aumentar a lucratividade;
  • Um CRM de vendas serve para gerenciar e aprimorar as interações com clientes ao longo do ciclo de vendas. Ele centraliza informações, automatiza processos, melhora o acompanhamento de leads, oferece insights analíticos e promove uma abordagem mais personalizada, aumentando a eficiência das equipes de vendas e impulsionando o crescimento dos negócios;
  • Uma empresa pode precisar de um CRM de vendas se enfrentar dificuldades como falta de organização no acompanhamento de leads e clientes, ausência de insights analíticos para tomada de decisão, entre outros problemas;
  • Se você precisa simplificar o cadastro de clientes em sua Nuvemshop, faça o download da Planilha de cadastro de clientes.

Se a sua empresa ainda utiliza planilhas para fazer cadastro de clientes, saiba que existem soluções mais eficientes. Para agilizar as tarefas do dia a dia e aumentar as conversões, a solução é ter um bom CRM de vendas.

Com esse sistema, você consegue diminuir o seu ciclo de vendas e ter mais clareza sobre a jornada do consumidor. Dessa forma, é possível aumentar a produtividade do seu time comercial e atrair clientes mais qualificados.

Basicamente, o sistema de CRM serve para automatizar processos, registrar o histórico de interações com os consumidores e permitir o acesso a dados e informações que sustentam a tomada de decisão na empresa.

Neste artigo, vamos entender melhor o que é CRM de vendas e como escolher a ferramenta que melhor se encaixa no seu negócio. Então, separe o bloco de notas e continue a leitura. Vamos lá? 📝

💡 Saiba mais:

  • O que é CRM e por que a sua empresa precisa desse sistema?
  • CRM ou ERP? Entenda as diferenças e saiba como escolher

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O que é CRM de vendas?

CRM de vendas é um termo utilizado para se referir a softwares que gerenciam e armazenam todo o histórico de interações entre clientes e empresas. A sigla significa Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português.

As empresas utilizam essa tecnologia para documentar e acompanhar todas as etapas do processo de vendas e tornar a gestão do relacionamento com clientes mais ágil. Além disso, um CRM permite automatizar diversas tarefas que ocupam a rotina do time comercial.

Com mais tempo livre, seus vendedores conseguem estudar melhor a persona (personagem fictício que representa o cliente ideal) do seu negócio e treinar abordagens mais efetivas para fechar vendas.

Ainda não está convencido sobre contratar um sistema CRM? Veja no próximo tópico algumas das vantagens!

💡 Saiba mais: CRM para e-commerce: conheça os benefícios e as melhores ferramentas

Como saber se minha empresa precisa de um CRM de vendas?

Se você está se perguntando se sua empresa precisa de um CRM, listamos alguns fatores que você pode observar para te ajudar com a decisão. Confira:

  • Gerenciamento de informações: você tem dificuldade para gerenciar as informações dos seus clientes em planilhas ou em sistemas diferentes? Se a resposta é sim, um CRM pode ajudar a centralizar tudo em um só lugar.
  • Gerenciamento de leads: sua equipe de vendas tem dificuldade para acompanhar todos os leads e acaba perdendo oportunidades? Um CRM pode ajudar a priorizar os leads mais qualificados e automatizar algumas etapas do processo de vendas.
  • Armazenamento de dados de atendimento: seus clientes reclamam de impessoalidade ou falta de sequência nos atendimentos? Um CRM pode ajudar a personalizar o atendimento e a comunicação com base no histórico e nas preferências de cada cliente.
  • Aumento da produtividade: você acha que pode evitar tarefas manuais e aumentar a produtividade da equipe de vendas? Um CRM pode ajudar a automatizar tarefas repetitivas e a fornecer insights sobre o desempenho do seu time.

💡 Saiba mais: O que é um sistema de informação gerencial e para que serve?

5 motivos para investir em um CRM de vendas

Com um sistema CRM, é possível automatizar os processos comerciais e diminuir o ciclo de vendas.

Vamos conhecer cinco motivos para investir em um CRM de vendas:

1. Otimizar o processo de vendas

É certo que as planilhas de cadastro de clientes podem ser úteis para acompanhar a jornada de consumidores no funil de vendas — modelo estratégico usado para mapear os momentos-chave do fluxo de conquista de um cliente.

Apesar disso, com um sistema CRM, é possível monitorar todas as interações dos leads com a sua empresa em tempo real, acessar relatórios, otimizar a rotina da sua equipe, além de ter uma visão mais clara de todas as etapas do fluxo comercial.

Dessa forma, você consegue tomar decisões mais assertivas que vão impactar, diretamente, no resultado das suas vendas.

📈 Confira a planilha: Planilha de cadastro de clientes

💡 Saiba mais: Vantagens do CRM para o seu negócio

2. Aumentar a produtividade dos vendedores

Como já falamos, uma das principais vantagens do CRM de vendas é aumentar a produtividade dos seus vendedores.

Afinal, você consegue automatizar tarefas, integrar o sistema com outras ferramentas de marketing digital e otimizar processos que demoram mais tempo para serem realizados manualmente.

💡 Saiba mais: O que é treinamento de vendas, por que é importante e como criar um?

3. Integrar as áreas de marketing e vendas

Já sabemos que ninguém faz nada sozinho e atrair clientes e convertê-los em vendas é um trabalho em equipe.

Com um CRM, você consegue integrar os times de marketing e vendas em um só ambiente e tornar o compartilhamento de informações mais ágil e colaborativo.

Afinal, a equipe de marketing é responsável por gerar leads qualificados (os famosos MQLs) para o time de vendas abordar da melhor forma. Se os times não estiverem em sintonia, pode ser que esse processo não tenha sucesso.

💡 Saiba mais: Qualificação de leads: o que é e como usá-la para vender mais?

4. Ter um histórico de interações

Já imaginou perder ou não saber onde estão as informações importantes sobre os seus leads? Por isso, ter um sistema CRM pode facilitar o seu processo de aquisição e conversão de clientes.

Ele documenta todos os contatos do lead com a sua empresa, possibilita adicionar informações complementares e ainda permite que você veja um histórico, como uma linha do tempo, desde o momento que ele entrou para a sua base de contatos.

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5. Personalizar o atendimento

Ao ter os dados dos clientes em uma base consolidada, como o CRM, é possível personalizar o atendimento observando as particularidades do consumidor.

Com isso, é provável que o vendedor consiga apresentar a solução da sua empresa de forma interessante e atraente ao cliente, o que tende a aumentar as chances de fechar negócio.

Você pode, por exemplo, reunir clientes com perfis parecidos e realizar a sua nutrição (envio de conteúdos para despertar o interesse), por meio de materiais de marketing de conteúdo, como e-books e blog posts.

Com o tempo, o envio desses materiais educativos, quando disparados no momento certo para aqueles que têm interesse, tende a despertar o interesse no produto oferecido e gerar vendas.

💡 Saiba mais: O que é carta de vendas e como usá-la no seu negócio?

Como escolher o CRM de vendas para a minha empresa?

Agora que você já sabe o que é CRM e suas vantagens, vamos entender o que você deve ter em mente para decidir qual o melhor CRM de vendas para a sua empresa. Confira:

1. Tenha claro quais são seus objetivos

A primeira coisa que você deve fazer é ter clareza sobre os objetivos do seu negócio a curto, médio e longo prazo. A partir disso, será mais fácil entender a complexidade das suas necessidades.

Se você tem uma pequena empresa, talvez uma ferramenta mais simples já consiga suprir as demandas.

Agora, se você tem um processo de vendas mais estruturado e comercializa produtos ou serviços em que a jornada de compra é mais longa, investir em um CRM mais completo pode ser a melhor alternativa.

2. Entenda o seu processo de vendas

Para escolher a melhor ferramenta de CRM é importante que você conheça todas as etapas do seu processo de vendas, desde a prospecção de clientes até o pós-venda.

E, caso você ainda não tenha mapeado, esse é o momento de pisar no freio e desenhar esse fluxo comercial.

Além de te dar mais visibilidade do que acontece na sua área de vendas, ele também pode gerar insights do que pode ser melhorado ou potencializado com a ajuda de um sistema CRM.

3. Teste as ferramentas

A maioria dos softwares de CRM disponibilizam uma versão de teste grátis. Por isso, antes de fechar o contrato, faça testes para se certificar que aquela ferramenta é a ideal para os seus objetivos.

Assim, você tem um tempo para se adaptar à plataforma e, caso não goste, pode optar por não contratá-la.

Na Nuvemshop, você conta com várias opções de CRMs que podem ser integrados à sua loja virtual, como RD Station by Klinko, HubSpot by HAL Brevo, HoopCRM e muito mais.

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💡 Saiba mais: 7 tipos de CRM para se relacionar melhor com os seus clientes

4. Avalie o suporte

O suporte é um dos principais pontos de atenção na hora de escolher uma ferramenta de CRM. Verifique se a empresa oferece um bom atendimento ao cliente e se tem uma boa reputação no mercado.

Afinal, se ocorrer qualquer tipo de instabilidade no sistema, você vai precisar corrigir rapidamente.

Os 5 melhores CRMs de vendas

Agora, você já sabe o que é CRM e as vantagens de adotar um na sua empresa. Mas, então, qual o melhor CRM de vendas do mercado?

Para te ajudar a escolher, preparamos uma lista com cinco dos melhores do mercado. Confira:

RD Station

A Resultados Digitais é uma plataforma de marketing e vendas, tendo como carro-chefe uma ferramenta de automação de marketing. Mas, com a intenção de oferecer um serviço mais completo, a RD lançou também seu próprio CRM, o RD Station CRM.

Um dos diferenciais do RD Station CRM é a oferta de um plano gratuito sem limite de usuários. Além disso, o CRM possui integração nativa com a RD Station Marketing, facilitando processos e reunindo resultados e métricas em um só lugar.

Agendor

O Agendor é uma ferramenta de CRM desenvolvida para facilitar e automatizar todo o processo de vendas.

Possui todas as funcionalidades de um CRM de qualidade, sendo indicada principalmente para empresas com equipes de vendas mistas, ou seja, com vendedores atuando tanto de forma interna quanto externa.

Sales Cloud – Salesforce

O Sales Cloud é a líder do mercado nesse setor. Com uma plataforma robusta e completa, será difícil encontrar funcionalidades nas concorrentes que não estejam presentes também nessa.

Como diferencial, o Sales Cloud oferece insights de vendas gerados por inteligência artificial, a possibilidade de acompanhar resultados de qualquer dispositivo, integração com o Slack e integração nativa com a Leadster.

Nectar CRM

O Nectar CRM é um CRM com foco no mercado B2B. A empresa oferece ferramentas como gerenciador de tarefas, gerador de propostas, timeline de feedbacks de usuários e gravação de ligações, sendo ideal para equipes de vendas de médias e grandes empresas.

Sales Hub CRM – HubSpot

O Sales Hub CRM é o CRM da HubSpot, empresa líder no mercado de marketing e vendas. Entre as funcionalidades oferecidas, podemos destacar a facilidade na gestão de contatos em diferentes canais de atendimento, como e-mail, chamadas telefônicas e redes sociais.

Além disso, o Sales Hub CRM oferece um plano gratuito e integração nativa com a Leadster.

Tudo certo sobre o que é CRM de vendas?

Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido tudo sobre CRM de vendas. Independente do seu segmento de mercado e tipo de negócio, é importante que você gerencie seus leads e acompanhe eles na jornada de compra.

Além disso, otimizar a rotina da equipe comercial é fundamental para que os vendedores possam se dedicar ainda mais para fechar vendas.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre CRM de vendas

CRM de vendas (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português), é um termo utilizado para se referir a softwares que gerenciam e armazenam todo o histórico de interações entre cliente e empresa.

Ao investir em um CRM de vendas, é possível ter maior controle sobre seus consumidores e cada etapa da jornada do cliente. Dessa forma, você aumenta a produtividade dos seus vendedores, personaliza seu atendimento e potencializa o faturamento do seu negócio.

Antes de escolher o melhor CRM, é essencial ter em mente seu processo de vendas e definir de forma clara quais são seus objetivos. Então, explore as ferramentas oferecidas e veja se elas se encaixam no que você procura. Além disso, é importante buscar por avaliações online de usuários de cada CRM da sua lista.

Se você acha que tem muitas planilhas ou sistemas armazenando diferentes tipos de informação, que sua equipe gasta muito tempo com tarefas repetitivas relacionadas a dados, que seu atendimento ao cliente poderia ser mais eficaz, então você pode se beneficiar de um CRM de vendas.

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