PSP do recebedor: o que é e como resolver Pix rejeitado?

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PSP do recebedor: o que é e como resolver Pix rejeitado?
Pontos principais do artigo:
  • PSP do recebedor é o Prestador de Serviço de Pagamento utilizado pelo recebedor para realizar ou receber pagamentos. Pode ser um banco, instituição de pagamento ou fintech autorizada pelo Banco Central do Brasil;
  • Assim, o sistema fornece a infraestrutura necessária para o recebimento de valores, seja por QR Code, link de pagamento ou chave Pix;
  • Aproveite para conhecer o gateway de pagamento da Nuvemshop, que garante isenção de tarifa nas vendas, o Nuvem Pago.

Por trás de cada compra online, existem várias empresas e sistemas que tornam possíveis as transações na internet. Quando você fecha um carrinho em uma loja virtual, por exemplo, é possível que o PSP do recebedor esteja processando seu pagamento na outra ponta.

Essa sigla representa um dos sistemas mais modernos no mundo dos pagamentos online, capaz de conectar consumidores, lojas virtuais, adquirentes, bandeiras e contas bancárias em segundos.

No entanto, não existem softwares à prova de erros. Por isso, é provável que você já tenha se deparado (ou ainda vá se deparar) com a mensagem “pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor”.

Entenda, a seguir, o que esse erro significa e o que fazer se você tiver uma transação recusada. Vamos à leitura? 👀

Antes de começar, se você está buscando uma solução de pagamentos semelhante ao PSP para vender pela internet, pode contar com o Nuvem Pago — solução de pagamento que não cobra tarifa por venda para lojistas Nuvemshop:

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O que é PSP do recebedor?

PSP significa Payment Service Provider, ou Provedor de Serviços de Pagamento, em português. Basicamente, é um sistema de pagamentos que conecta uma empresa, um cliente e uma instituição bancária para intermediar transações financeiras.

No caso, o recebedor é quem recebe o pagamento — geralmente, uma empresa que está recebendo o dinheiro de uma compra. Logo, o PSP do recebedor é o software intermediador utilizado para receber o valor de uma transação em uma conta bancária.

A vantagem do PSP é que ele cria um canal seguro para a finalização de compras. Quando um consumidor faz um pagamento com esse recurso, o lojista recebe o valor da venda sem ter acesso aos dados financeiros do cliente.

💡Saiba mais: O que são meios de pagamento eletrônico e quais os principais?

Como funciona o PSP?

O PSP funciona como um intermediador de pagamentos semelhante a um subadquirente ou gateway de pagamento. Ou seja, sua função é conectar uma empresa, um consumidor e uma bandeira de cartão e/ou instituição financeira para validar uma transação.

A diferença é que o PSP é um serviço mais abrangente, uma vez que ele processa o pagamento de ponta a ponta e garante a segurança dos dados dos consumidores.

Alguns exemplos de subadquirentes famosos no mercado são o Mercado Pago, o PayPal, e o PagSeguro. Já os PSPs mais conhecidos são Pagar.me, Stripe e Adyen.

Quando um consumidor faz uma compra em um e-commerce, por exemplo, o PSP faz a conexão com o adquirente responsável e verifica se há saldo ou limite disponível para pagamento junto à bandeira de cartão ou à instituição financeira responsável.

Se estiver tudo certo, a transação é autorizada e a loja virtual recebe o pagamento sem precisar ter acesso aos dados financeiros do cliente.

Além disso, o PSP pode ter outras funções adicionais, como a retentativa automática no caso de transações recusadas e a multiadquirência (retentativa de pagamento em diferentes adquirentes para aumentar as chances de aprovação).

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O que significa pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor?

Um pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor é uma transação que não é concluída devido a uma recusa do sistema de pagamentos da conta de destino.

Se você já se deparou com a mensagem de erro “Transação não concluída — pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor” após fazer um Pix, precisa entender por que isso acontece e como solucionar esse problema.

A mensagem de erro aparece logo após a tentativas de realizar a transação, como no exemplo abaixo:

Captura de tela mensagem de erro pagamento recusado pelo PSP do recebedor.

Geralmente, a rejeição do pagamento pode ser causada por instabilidades no sistema, erros na digitação de dados e questões relacionadas à segurança.

Outros motivos comuns são o cancelamento da conta de destinos ou irregularidades no CPF ou CNPJ do recebedor.

Continue a leitura para descobrir mais detalhes sobre cada um dos motivos de rejeição do pagamento pelo PSP do recebedor.

💡Saiba mais: Como receber pagamentos online na minha loja virtual?

Quais são os motivos para pagamento rejeitado pelo PSP?

Como vimos, existem diversas razões que podem levar um pagamento a ser recusado pelo PSP do recebedor.

Confira, abaixo, os principais motivos por trás de um pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor são:

Instabilidade no sistema

Mesmo os melhores provedores de pagamentos estão sujeitos a momentos de instabilidade e interrupção dos serviços. Por isso, um dos motivos para a rejeição da transação pode ser um problema técnico temporário que deixou o PSP do recebedor fora do ar.

💡Saiba mais: Como receber pelo Pix: guia completo

Divergências nos dados

Outra causa comum para uma falha no pagamento são as divergências nos dados utilizados na transação. Se você teve um Pix rejeitado pelo PSP do recebedor, por exemplo, é possível que a chave Pix utilizada esteja incorreta.

Problemas de segurança

Em alguns casos, o PSP do recebedor pode identificar sua transação como suspeita por alguma razão. Nessas situações, o sistema bloqueia o pagamento devido ao risco de fraude.

Isso costuma acontecer quando a movimentação da conta de destino é incompatível com a transação recebida, por exemplo.

💡Saiba mais: Pix é seguro?

Conta irregular

Se houver qualquer pendência ou irregularidade com a conta de destino de uma transação, o pagamento vai ser rejeitado pelo PSP do recebedor. Isso ocorre quando a conta bancária está inativa, cancelada ou bloqueada.

Pendências no CPF ou CNPJ

Por fim, se o destinatário do pagamento estiver com o CPF ou CNPJ irregular, também é provável que o pagamento seja rejeitado pelo PSP. Isso pode acontecer se a pessoa não declarar o Imposto de Renda ou estiver inadimplente com o governo, por exemplo.

O que fazer em caso de pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor?

Se você tiver um pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor, siga os seguintes passos:

1. Aguarde e tente novamente

A primeira medida a ser tomada é esperar um pouco e repetir a transação após alguns minutos. Dessa forma, se for uma instabilidade temporária, a segunda tentativa pode funcionar.

2. Verifique os dados da transação

Na hora de refazer o pagamento, confira atentamente os dados do cartão utilizado ou da chave Pix. Assim, você garante que as informações estão corretas e que o PSP vai conseguir processar a transação.

3. Entre em contato com o recebedor

Se o erro persistir, fale com o recebedor e peça para ele entrar em contato com a instituição financeira para verificar se existe alguma pendência na conta bancária. Se for um problema com a conta ou com o CPF/CNPJ, somente o destinatário pode resolver a situação.

4. Transação pendente no Pix

Por fim, se você fez um Pix e ele ficou pendente, ou seja, o valor saiu da sua conta mas não chegou até o recebedor, é provável que o PSP tenha retido a transação para analisar um risco de fraude. Nesse caso, pode levar até uma hora para que a transação seja recusada ou aprovada pelo sistema.

Se você está tendo problemas constantes com pagamentos rejeitados pelo PSP do recebedor, talvez seja o momento de trocar de serviço.

Lembre-se de que, com o Nuvem Pago da Nuvemshop, você tem o detalhamento dos motivos de transações recusadas e pode acompanhar de perto o desempenho dos seus pagamentos. Crie uma loja virtual grátis e use o Nuvem Pago agora mesmo:

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Entendeu tudo sobre o PSP do recebedor e as transações recusadas?

Agora, você nunca mais terá dúvidas ao se deparar com um pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor. Se não for possível concluir a transação, o destinatário deverá oferecer uma alternativa para o envio do valor.

Se você quer um meio de pagamento eficiente, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e utilize o Nuvem Pago! É fácil, rápido e você não precisa de nenhum conhecimento técnico para configurar suas transações. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre PSP do recebedor

PSP do recebedor é o Provedor de Serviços de Pagamento da pessoa ou empresa para a qual você está enviando um pagamento. Ou seja, é o sistema que processa a transação e que pode notificar sua aprovação ou recusa pela instituição financeira.

Essa mensagem de erro indica que o PSP do recebedor recusou a transação. Isso pode acontecer por vários motivos, tais como: instabilidade do sistema, divergência nos dados da chave Pix, cancelamento da conta bancária de destino, suspeita de fraude ou problemas com o CPF ou CNPJ do recebedor.

PSP significa Payment Service Provider, ou Provedor de Serviços de Pagamento, em português. Basicamente, é um sistema de pagamentos que conecta uma empresa, um cliente e uma conta bancária para intermediar transações financeiras.

Se o seu Pix for rejeitado pelo PSP do recebedor, você deve tentar novamente após algum tempo e conferir os dados do cartão ou da chave Pix. Se o erro persistir, contate o destinatário para que ele verifique o problema com sua instituição financeira.

Sim, empresas e pessoas físicas podem mudar de instituição financeira ou plataforma de pagamentos a qualquer momento.

Sim, em alguns casos o PSP pode reter temporariamente uma transação para análise de fraude.

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