Como transformar sua loja em um ponto de coleta de e-commerces?

Imagem de um locker, ou armário, representando um tipo de ponto de retirada para e-commerce

O frete é uma das maiores dores do consumidor digital. Comprar online é muito fácil, mas, quando chega a hora de receber os produtos, se o e-commerce não se preocupar em oferecer uma boa experiência em relação ao envio, o consumidor pode desistir daquela compra. É aí que o ponto de retirada pode ajudar sua loja virtual.

De fato, conforme aponta a pesquisa CX Trends 2022, da Opinion Box em parceria com Octadesk, 62% dos consumidores desistem de uma compra na web durante o processo de finalização, sendo taxas altas de frete o principal motivo apontado pelos entrevistados.

Para evitar essa dor de cabeça para seus potenciais clientes, existem algumas medidas que você pode tomar para planejar a estratégia dos seus meios de envio. Entre elas, está a disponibilização de pontos de retirada, como o locker e o pick up point.

A seguir, vamos conhecer o que é um ponto de retirada e apresentaremos algumas alternativas para que seu e-commerce faça isso, seja sua empresa do tamanho que for. Além disso, se você tem um estabelecimento, te ensinaremos como ser um um ponto de retirada.

Por fim, vamos conhecer algumas das vantagens, tanto para o lojista quanto para o consumidor e para os pick up points, de permitir que as pessoas busquem suas compras em algum lugar. Então, vamos lá?

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O que é ponto de retirada para e-commerce?

Ponto de retirada é um local onde os clientes podem buscar um produto que compraram pela internet. Nesse caso, toda a transação se dá online, mas, na etapa da entrega, ao invés de contratar um serviço de frete que leve a encomenda até seu endereço, a pessoa vai até um lugar pré-estabelecido para buscá-la.

Caso queira se aprofundar em todos os meios de envio para as vendas online, confira nosso e-book gratuito sobre o tema:

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Tipos de ponto de retirada

Existem algumas formas que você pode adotar para que seus produtos sejam retirados pelos compradores do seu e-commerce. A seguir, vamos conhecer, em detalhes, cada uma delas. Assim, você pode avaliar a viabilidade de cada opção para sua loja virtual!

Locker

O locker nada mais é do que um armário localizado em um local público, normalmente de grande circulação, em que o e-commerce deixa a encomenda. Para que o cliente consiga abrir o locker e retirar sua mercadoria, o lojista fornece ao cliente uma senha ou QR Code que destrava a porta.

No Brasil, a modalidade dos lockers inteligentes está disponível em algumas capitais, como São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, por exemplo. Em geral, eles têm diversos tamanhos e são instalados em postos de combustível ou em estações de metrô.

Se sua cidade ainda não conta com esses dispositivos, não se preocupe. Além do locker, existem outras formas pelas quais você pode disponibilizar pontos de retirada para seus clientes — você as conhece na sequência!

💡 Saiba mais: O que são lockers inteligentes e como usá-los no e-commerce?

Pick up point

O pick up point é um outro estabelecimento que você disponibiliza para que seus clientes possam retirar as compras.

Você pode fazer parcerias com lojas que tenham pontos físicos para que seus produtos vendidos sejam enviados para esses locais. Assim, os clientes buscam suas compras nessa loja.

Além disso, existem serviços que fazem o contato entre as lojas virtuais e físicas que querem fazer esse tipo de acordo. Na próxima seção deste conteúdo, você confere o passo a passo de como ser um ponto de retirada e as principais empresas que oferecem esse tipo de parceria.

Para aqueles que utilizam a plataforma da Nuvemshop, um serviço que tem integração direta desse tipo de serviço com sua loja é a Kangu.

Por meio da rede de parceiros conectados por essa empresa, é possível oferecer pontos de retirada para seu e-commerce sem precisar fazer contato com várias lojas em bairros diferentes para oferecer opções aos seus clientes.

Essa pode ser uma boa estratégia tanto para o e-commerce quanto para o estabelecimento, que estará recebendo mais visitas de pessoas que, eventualmente, podem se interessar por algum outro produto quando entrarem ali.

Lembre-se, apenas, de buscar essas parcerias com lojas que não comercializem exatamente os mesmos artigos que você. Dessa forma, você evita confusões com o dono do estabelecimento e não corre o risco de perder o cliente que retira a mercadoria ali em uma próxima compra.

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Pick up store

Se você tem, além do e-commerce, uma loja física, pode permitir que seus clientes do site retirem as compras no seu estabelecimento. Esse pode, até mesmo, ser um passo para considerar tornar sua operação omnichannel, ou seja, com todos os canais de venda integrados.

Entretanto, se optar pela pick up store, preste atenção à organização e gestão do seu estoque! Mapeie corretamente o que sai do estoque do e-commerce e o que sai da unidade física, caso esse controle seja feito separadamente. Assim, você evita números errados e confusões com consumidores tanto da loja virtual quanto da física.

Seu trabalho

Por fim, uma opção que pode simplificar bastante a vida do lojista e praticamente zerar os custos de entrega é permitir que o cliente retire as compras no local de onde você cuida do seu e-commerce. Seja na sua casa ou em um escritório, essa é uma opção bastante viável.

Vale ressaltar, entretanto, a necessidade de organização caso você opte por essa alternativa. Combine muito bem com seus clientes as datas e períodos em que vão retirar ou, então, informe os dias e horários em que eles poderão fazer isso.

Outro alerta vale para quem tem a loja virtual, mas ainda não largou o emprego formal. Evite levar as encomendas sempre para o escritório e ficar indo até a portaria para levar para os clientes. Isso pode te atrapalhar!

Como fazer o cadastro para ser ponto de retirada de encomendas?

Assim como o ponto de retirada pode beneficiar os e-commerces, ele também pode ser positivo para os estabelecimentos onde as pessoas buscam suas encomendas.

Afinal, com mais pessoas circulando pela loja todos os dias, seus produtos ficam mais expostos e você tem a chance de aumentar as vendas.

Então, se você se interessou, confira o passo a passo de como se tornar um ponto de retirada:

1. Encontre as empresas com as quais fará parceria

Para se tornar um ponto de retirada, é possível fazer parceria diretamente com cada e-commerce que você queira.

No entanto, existem empresas de logística e marketplaces com programas que facilitam a vida de quem quer se tornar um pick up point. Algumas delas oferecem até incentivos financeiros para cada compra retirada em seu estabelecimento!

As principais são:

Depois de escolher a empresa, será necessário fazer um cadastro inicial e aguardar o contato para prosseguir com a parceria.

2. Organize seu espaço para receber as encomendas

Esse é um pré-requisito de boa parte das plataformas. Mas, mesmo que não seja obrigatório, separar um espaço para armazenar as encomendas até que elas sejam retiradas é fundamental.

Além disso, é necessário que esse depósito seja organizado, de modo a facilitar a identificação de cada pacote e evitar confusões. Por fim, garanta que ele seja de fácil acesso, assim, o cliente não precisa ficar esperando muito tempo até que você busque o produto.

3. Seja cordial com as pessoas que forem retirar os pacotes

Essa dica pode parecer óbvia, mas, no caso de lojas com muitos funcionários, é necessário que todos estejam treinados para atender bem os clientes que vão apenas buscar suas encomendas ali.

Isso é importante porque essas pessoas podem se interessar pelos artigos oferecidos no estabelecimento que, a princípio, seria apenas o local em que retirariam suas compras online.

4. Ofereça produtos complementares

Por fim, se você souber que tipos de e-commerce estão usando seu estabelecimento como ponto de retirada, pode expor produtos complementares nos locais da loja por onde as pessoas forem passar.

Caso não saiba quais são os tipos de itens comprados online e retirados em sua loja, deixe os produtos tipicamente mais vendidos em seu estabelecimento em evidência para esse público.

Vantagens do ponto de retirada

A seguir, vamos conhecer alguns dos principais benefícios de usar pontos de retirada em sua loja virtual. Confira:

Redução dos custos

Ao permitir que seus clientes busquem os produtos, é possível reduzir os custos da logística de entrega. Isso porque, no momento em que você estabelece um único local onde deixa os pedidos, pode levar várias encomendas de uma vez só.

💡 Saiba mais: O que é logística de distribuição, como funciona e como otimizar?

Em comparação com a entrega domiciliar, você não precisará arcar com os custos do last mile — ou seja, o último trecho, em que os produtos são levados até o endereço de cada um dos clientes —, o que costuma encarecer o serviço.

Diminuição dos prazos

Além de tornar as entregas mais caras, deixar cada uma das compras em um endereço aumenta o tempo do frete. Muitas vezes, longos períodos até que o produto chegue também podem desencorajar o consumidor.

Nesse sentido, se o cliente tiver como buscar o produto em algum lugar, a encomenda estará disponível para retirada em menos tempo. Além disso, é possível que a pessoa já consiga pegar seu tão aguardado produto antes mesmo de chegar em casa ou no trabalho, por exemplo.

Mais chances para quem não fica em casa comprar online

Por fim, a possibilidade de retirar o produto em um local público pode favorecer aqueles clientes que não têm como receber um produto em sua residência. Há pessoas que moram em casas que ficam o dia todo vazias ou em prédios sem porteiros, de modo que receber encomendas se torna inviável.

Menores taxas de abandono de carrinho

Um dos principais motivos para a desistência na finalização de compra é o frete, seja porque o prazo para entrega é muito longo ou porque a taxa de frete é muito alta. Por isso, oferecer um ponto de retirada pode ser a virada de chave que seu negócio precisa para diminuir as taxas de abandono de carrinho.

Já sabe tudo sobre pontos de retirada?

O frete assusta muitos consumidores e lojistas, mas os pontos de retirada podem diminuir um pouco dessa dor de cabeça. Seja optando pelo locker, pick up store, pick up point ou seu local de trabalho, permitindo que seus clientes se dirijam até um ponto de retirada, você oferece maior comodidade, economia e rapidez na entrega.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre ponto de retirada

Ponto de retirada é um local em que os clientes podem buscar um produto que compraram pela internet. Toda a transação se dá online, mas, na etapa da entrega, a pessoa vai até um lugar pré-estabelecido para buscar o produto.

Os principais tipos de ponto de retirada são o locker, pick up point, pick up store e, em alguns casos, o principal local de trabalho da empresa.

Antes, você precisa fazer uma pré-seleção das empresas com as quais deseja fazer parceria. Em seguida, deve-se organizar um espaço organizado para receber as encomendas. Por fim, seja cordial com as pessoas que forem retirar os pacotes, e aproveite a oportunidade para oferecer produtos complementares.

Com a adoção de pontos de retirada, pode-se reduzir custos relacionados ao frete. Além disso, o prazo entre a compra e o recebimento do produto pelo cliente tende a ser menor. Existe, também, um grupo de pessoas que se beneficia por não passar muito tempo em casa, dificultando o recebimento de encomendas.

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