Como fazer uma política de privacidade para e-commerce?

Por: Marcela Couto

imagem de uma pessoa em um computador, analisando a política de privacidade de e-commerce

Política de privacidade para e-commerce é um documento que direciona como uma empresa coleta, armazena, protege e compartilha os dados de um visitante de um site.


Se você está montando uma loja virtual, antes de colocar os produtos à venda, é preciso estar atento a algumas etapas. Uma delas é criar a política de privacidade para e-commerce. Mas para que serve esse documento e como prepará-lo para o seu negócio?

De forma resumida, a política de privacidade para e-commerce é um documento que traz orientações a respeito de segurança de dados. Ou seja, como um negócio online utiliza, armazena e compartilha as informações de um cliente do site.

Então, quer saber como fazer uma política de privacidade para e-commerce e por que ter uma em sua loja virtual? Continue com a leitura deste conteúdo. Vamos lá?

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O que é política de privacidade para e-commerce?

Política de privacidade para e-commerce é um documento que direciona como uma empresa coleta, armazena, protege e compartilha os dados de um visitante de um site.

Em outras palavras, o documento deve informar quais são os direitos do usuário, do momento em que ele compartilha informações, como nome, CPF, dados de pagamento, endereço de entrega etc, e como esses dados serão utilizados pelo e-commerce.

Essa é uma forma de adequar o seu negócio à lei do e-commerce, que regula o comércio eletrônico no Brasil.

Por que o seu e-commerce precisa de uma política de privacidade?

O documento é importante para que um negócio possa atender aos princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo penalidades para o não cumprimento.

Além disso, a política de privacidade para e-commerce assegura maior confiabilidade para os consumidores. Isso porque, ela garante a visibilidade sobre o tratamento das suas informações e a possibilidade do cliente navegar de forma segura em um ambiente online.

Como fazer uma política de privacidade para e-commerce?

É possível fazer a política de privacidade para e-commerce de duas formas:

  • Contratando um profissional especializado, como uma consultoria jurídica;
  • Com a ajuda de um gerador de política de privacidade online gratuito, como o da Nuvemshop, que traz modelos prontos, pedindo apenas que sejam informados nome da empresa, site e e-mail.
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Seja qual for a sua opção, uma política de privacidade para e-commerce deve seguir os seguintes princípios:

Ter um texto objetivo

Opte por uma linguagem que seja menos rebuscada e torne a explicação prática, visando o esclarecimento total das dúvidas acerca da segurança dos dados. Nesse sentido, evite utilizar termos jurídicos.

Ser transparente

É imprescindível que uma política de privacidade para e-commerce informe de maneira clara o que será feito com os dados dos clientes compartilhados no cadastro do site, em formulários de landing pages, newsletter e outros campos que exigem algum tipo de informação pessoal.

Estar visível no site

O documento deve ficar visível no site, em diferentes páginas de divulgação da loja virtual. Por exemplo, no envio de e-mails marketing ou comunicação por SMS, sempre deixe o link da política de privacidade evidente.

Essa é uma forma de não gerar dúvidas nos clientes acerca do uso de suas informações pessoais, garantir a segurança da compra e permitir que os usuários retirem o consentimento de seus dados da sua empresa.

Tudo certo sobre política de privacidade para e-commerce?

Ao longo deste artigo, vimos o que é preciso para fazer uma política de privacidade para e-commerce e por que ela é importante. Lembre-se sempre de esclarecer como usará cada um dos dados captados.

E, se você ainda não vende pela internet, te convidamos a testar a plataforma da Nuvemshop por 30 dias grátis. Estamos esperando por você! 💙

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes

Política de privacidade para e-commerce é um documento que direciona como uma empresa coleta, armazena, protege e compartilha os dados de um visitante de um site.

  • Conte com um advogado especializado ou um gerador de política de privacidade; Tenha um texto objetivo; Seja transparente; Deixe o documento visível no site.

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