O que é OKR e como aplicar essa metodologia na sua empresa

Por: Lorrana Freitas
O que é OKR e como aplicar essa metodologia na sua empresa

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Com a evolução da tecnologia e a transformação digital dominando a sociedade em diferentes níveis e formas, a lógica do mercado vem se alterando vertiginosamente. Com isso, criou-se a necessidade de metodologias para gestão empresarial mais ágeis, que englobam o novo contexto de um mercado que clama por resultados rápidos. Dentro desse contexto, nasce a metodologia OKR.

Ao longo deste artigo, vamos descobrir como aplicar esse método que eleva a produtividade e reduz o stress nas empresas, aumentando a motivação dos colaboradores! Aqui você vai encontrar:

  • O que é OKR;
  • Como aplicar o OKR dentro da sua empresa;
  • OKR aplicado ao time de vendas;
  • OKR aplicado ao e-commerce;
  • E uma planilha automatizada para aplicação do OKR na sua empresa!

Pronto para começar?

O que é OKR?

Podemos dizer que o OKR é uma metodologia extremamente ágil e com alto foco em resultados. Basicamente, ela se constitui em um compilado de objetivos que se comunicam entre si, contribuindo assim para a estratégia de crescimento da empresa como um todo. A sigla OKR vem do inglês e significa objectives and key results, ou “objetivos e resultados-chave”, em português.

Esse modelo de gestão surgiu na Intel e foi popularizado pelo Google, quando ele ainda nem tinha esse nome. Atualmente, as vendas são feitas em ciclos rápidos e o cliente tem necessidades mais específicas. Com isso, o OKR surge para flexibilizar e simplificar os processos internos das empresas. Então, hora de descobrir como aplicá-lo!

Como aplicar

Para começar a utilizar a metodologia OKR e potencializar seus resultados, você precisará começar por dois principais passos, sendo eles:

  • Definir os objetivos: onde sua empresa quer chegar? o que quer conquistar? Para responder a essa pergunta, é necessário ter total alinhamento aos planos de crescimento da empresa. Exemplo: “tornar-se uma referência em experiência do usuário para vendas online” é um bom objetivo.
  • Definir Resultados-Chave: como vou mensurar? Aqui, basicamente, você transformará seus objetivos em algo que você possa calcular, preferencialmente com indicadores de desempenho. Assim, você poderá medir se os objetivos estão sendo alcançados ou não.

Além disso, para que a estratégia seja ainda mais efetiva, é essencial que a empresa tenha real interesse em estabelecer uma cultura organizacional focada em resultados.

Por fim, todos os funcionários devem ter plena compreensão de suas metas e como alcançá-las. Com isso, será possível otimizar o tempo e diminuir a necessidade de retrabalhos.

Dica: no momento de definir os objetivos, você deve pensar em dois tipos: aspiracionais e operacionais. Assim, os aspiracionais estão diretamente ligados ao crescimento da empresa, enquanto os operacionais existem com foco em gerar motivação e aumentar o alcance de metas entre os colaboradores.

OKR para vendas

Muitas empresas buscam aplicar a metodologia OKR para o time de vendas. No entanto, a visão da maioria dos gestores é muito limitada. Assim, acabam por definir quase nenhum objetivo aspiracional. Com isso, a produtividade tende a cair juntamente com a motivação.

Para aplicar o OKR com sucesso dentro do seu time de vendas, você precisará ter uma boa sinergia entre os objetivos aspiracionais e operacionais.

Um dos principais resultados-chave existentes dentro das equipes comerciais é a meta de vendas. No entanto, quando a estratégia se resume a isso, muitas vezes o sucesso não é atingido. Isso porque apenas a meta de vendas não é capaz de avaliar o desempenho de um vendedor como um todo.

Por isso, pense em maneiras diferentes de medir o esforço e as habilidades da sua equipe. Por exemplo; quantidade de reuniões ou ligações feitas, tempo de conversa com o cliente, avaliação do atendimento, etc. Isso vai ajudar a mensurar o trabalho de outras formas.

OKR no e-commerce

Para que você obtenha sucesso aplicando a metodologia OKR no seu e-commerce, separamos três áreas principais de atuação que merecem uma atenção especial no momento de definir seus objetivos. São elas:

  • Operações: aqui, o objetivo principal deve ser superar as expectativas logísticas do consumidor. Ou seja, ser bem informado do processo de preparo e envio do produto, bem como recebê-lo com rapidez. Aqui, um bom resultado-chave pode ser diminuir o OCT (Order Cicle Time, ou tempo de ciclo do pedido). Esse indicador representa a velocidade com que os pedidos são atendidos pelo e-commerce.
  • Comercial: aqui, a meta seria vender mais rápido e para clientes que comprem mais. Assim, um bons resultados-chave seriam reduzir a taxa de abandono de carrinho e aumentar o ticket médio.
  • Experiência do usuário: aqui, como já é de se imaginar, o objetivo é otimizar o processo de compra dentro do site. Com isso, os resultados-chave seriam: diminuir o tempo gasto em um processo de compra, bem como aumentar a taxa de recompra e a quantidade de avaliações positivas no site.

Esperamos que com nossas dicas você consiga aplicar a metodologia OKR com sucesso e potencializar os resultados da sua empresa! Baixe aqui sua planilha automatizada e tenha muito mais facilidade para aplicar o OKR dentro do seu negócio.

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