Como vender no Mercado Livre por dropshipping com fornecedor

Por: Victoria Salemi

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  • Dropshipping é um modelo de logística em que o cliente compra do vendedor, que repassa o pedido ao fornecedor e este envia o produto para o consumidor final;
  • O processo para anunciar no Mercado Livre com dropshipping é o mesmo utilizado para itens que estão em estoque próprio, mas é necessário investir em anúncios para atrair o público;
  • Assim como em todo negócio, também é importante encontrar bons fornecedores, cuidar do prazo de entrega e garantir um bom atendimento para ter sucesso nas vendas;
  • O Mercado Livre é uma alternativa para fazer dropshipping, mas pode não ser a melhor opção. O ideal é criar a sua própria loja de dropshipping em uma plataforma, como a Nuvemshop, para ter mais controle sobre as operações.

Você já pensou se é possível fazer dropshipping no Mercado Livre? Caso tenha se questionado sobre essa possibilidade, saiba que, sim, isso é permitido e possível.

Todavia, por ter uma lógica de funcionamento muito particular, o Mercado Livre tem algumas regras que podem dificultar um pouco esse modelo de logística. De todo modo, conhecer as especificidades do marketplace pode te dar a clareza se o dropshipping por lá atende às suas necessidades.

Por isso, ao longo das próximas linhas, você confere tudo sobre dropshipping no Mercado Livre: passo a passo, como funciona, dicas para vender e muito mais. Então, vamos lá?

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O que é e como funciona o dropshipping no Mercado Livre?

Dropshipping é um modelo de logística em que o cliente compra do vendedor, que repassa o pedido ao fornecedor e este envia o produto diretamente ao consumidor final.

O dropshipping no Mercado Livre, portanto, diz respeito aos itens vendidos no marketplace por meio dessa estratégia.

A forma como os produtos são anunciados na plataforma é exatamente a mesma do que se você fosse vender itens que tivesse em seu próprio estoque. Além disso, também é necessário investir em anúncios para atrair o público — assim como em qualquer outro tipo de loja online.

O que muda é que, neste caso, você comprará os produtos do seu fornecedor a cada venda e pedirá que ele mesmo os envie para a pessoa que comprou de você. Mas, ainda assim, é necessário acompanhar o pedido e se certificar de que a encomenda foi entregue para o seu cliente.

💡 Saiba mais: Qual a diferença entre marketplace e dropshipping?

👉 Confira: Monte a sua loja de dropshipping

Como fazer dropshipping no Mercado Livre: passo a passo

O dropshipping no Mercado Livre tem algumas particularidades. Por ser um marketplace com enorme foco na velocidade de entrega, anúncios com prazos rápidos costumam ser priorizados. No caso do dropshipping, especialmente internacional, esse pode ser um ponto de atenção.

Além disso, a plataforma costuma favorecer seu próprio sistema de entregas, o Mercado Envios. Por meio dele, é necessário informar seu endereço de origem para que os fretes sejam calculados.

Caso a distância entre seu endereço declarado na hora do cadastro e o do seu fornecedor — de onde, de fato, as mercadorias serão enviadas — seja muito grande, a plataforma pode fazer uma cobrança extra, diminuindo sua margem de lucro.

De qualquer forma, existem formas de fazer esse modelo funcionar, e você confere como vender no Mercado Livre por dropshipping com fornecedor no passo a passo a seguir:

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1. Escolha o que vai vender

Antes de começar as vendas, é claro, você precisa escolher o que vai vender. Idealmente, você deve selecionar um segmento de que goste, assim fica mais fácil pesquisar e selecionar os melhores itens.

Quando falamos sobre dropshipping internacional, no entanto, é importante se atentar às taxas de importação. A partir do dia 1º de agosto de 2023, compras internacionais de até US$ 50 feitas pela internet serão isentas de taxação. Acima deste valor, haverá a cobrança do imposto de importação, que é de 60%. Tal medida se aplica a compras transportadas tanto pelos Correios quanto por empresas privadas.

A grande vantagem da logística com dropshipping é que ela demanda um baixo investimento para começar. Dessa forma, é possível testar diferentes tipos de produtos para entender o que funciona melhor para o seu público e, então, expandir o seu negócio.

💡 Saiba mais:

2. Encontre bons fornecedores

O próximo passo para fazer dropshipping no Mercado Livre é encontrar bons fornecedores. Esse ponto é fundamental, já que a parte mais importante do seu negócio — que é fazer com que o produto chegue ao seu cliente — dependerá desse parceiro.

O ideal é que você tenha de um a três fornecedores. Mais que isso pode tornar sua operação complexa demais. Caso ainda não tenha experiência com vendas online, comece com um único parceiro.

Faça uma pesquisa e entenda quais são os preços e prazos de cada fornecedor. Além disso, uma boa ideia antes de anunciar os produtos, é pedir amostras para checar sua qualidade.

Lembre-se de que você não precisa fechar com o primeiro parceiro que encontrar. O segredo para ter um negócio de sucesso com a logística de dropshipping é justamente fazer uma boa mineração de produtos e fornecedores. É essa seleção que cria o diferencial entre o consumidor comprar na sua loja ou diretamente com o fornecedor.

Além disso, também é importante combinar com eles como será o processo de envio. Em geral, vendedores do Mercado Livre geram as etiquetas e as enviam ao fornecedor, para que ele as imprima, cole nas embalagens e poste a mercadoria em uma agência do Mercado Envios.

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💡 Saiba mais: Como encontrar fornecedores de dropshipping?

3. Cadastre os produtos com informações completas

Definidos quais produtos você vai vender, é hora de cadastrá-los na plataforma do Mercado Livre. Quanto mais informações você incluir, mais segurança você passa para o cliente, tornando mais fácil o caminho para a decisão de compra.

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Também é fundamental incluir boas fotos. Geralmente, o fornecedor oferece imagens padrão das mercadorias, mas, nesse caso, todas as pessoas que comprarem desse parceiro logístico terão acesso às mesmas fotos.

Por isso, uma forma de se diferenciar da concorrência e destacar os seus anúncios é fazer um pedido dos seus principais produtos e tirar fotos e vídeos próprios, criando um conteúdo único e mais detalhado para o consumidor.

💡 Saiba mais:

4. Deixe os prazos de entrega claros

Os prazos de entrega são muito importantes no Mercado Livre. Os clientes do marketplace já esperam uma entrega rápida e, caso você não deixe claro que um produto vai demorar para ser entregue, muitos dos consumidores poderão cancelar a compra e fazer comentários negativos sobre a sua loja.

Por isso, depois de conferir com o fornecedor em quanto tempo ele pode postar a encomenda, adicione o prazo de entrega adequado ao seu anúncio. Desse modo, você não cria expectativas em seus clientes para depois frustrá-los. Isso é uma péssima experiência de compra, o que nos leva ao próximo ponto.

💡 Saiba mais: Como anunciar um produto no Mercado Livre passo a passo?

5. Informe o código de rastreio aos clientes

Mesmo que não seja você a enviar as mercadorias, manter os clientes informados sobre o status da entrega é sua responsabilidade. Caso não use o Mercado Envios e, especialmente, no caso de entregas internacionais, você deverá informar o código de rastreio ao consumidor.

Além disso, você também precisa acompanhar todas as etapas e se certificar que a mercadoria foi entregue no prazo e em perfeitas condições. Para isso, é fundamental manter o contato tanto com o fornecedor, quanto com o cliente durante esse processo.

Nesse caso, uma dica é enviar uma mensagem ao consumidor quando receber o alerta de que o produto foi entregue. Dessa forma, você confirma que o item foi recebido e se o cliente se sentiu satisfeito com a entrega.

💡 Saiba mais: ePacket: guia para enviar e rastrear mercadorias internacionais

6. Construa uma boa reputação

O Mercado Livre leva a reputação dos vendedores muito em conta na hora de classificar seus anúncios. Por isso, manter um bom relacionamento com os clientes e prestar um ótimo serviço é fundamental para receber boas avaliações.

Isso inclui cumprir os prazos de entrega, solucionar problemas com agilidade, oferecer suporte para dúvidas, criar programas de fidelidade, entre outros. Lembre-se de que o dropshipping é uma loja como qualquer outra, portanto, exige todos os cuidados que qualquer negócio precisa para garantir a satisfação dos clientes.

💡 Saiba mais:

7. Ofereça um bom atendimento ao cliente

Por fim, como base para vários dos pontos já citados, o atendimento ao cliente aparece como uma necessidade para qualquer um que queira vender pela internet, mas, especialmente, para quem for fazer dropshipping.

Então, seja atencioso e cordial, responda rápido às mensagens dos consumidores e sempre procure resolver os problemas que aparecerem. É claro que o ideal é que eles não aconteçam, mas sempre haverá uma ou outra ocorrência, então solucione-as da melhor forma para o consumidor.

💡 Saiba mais: 7 principais estratégias de marketing para dropshipping

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O Mercado Livre para dropshipping vale a pena?

De modo resumido, o dropshipping no Mercado Livre não vale a pena. Essa até pode ser uma alternativa quando falamos de testar a aceitação de determinados tipos de produto entre o público. Mas, a longo prazo, acaba sendo difícil escalar as vendas com essa estratégia.

Entretanto, isso não significa que o dropshipping em si não valha a pena. A verdade é que existem canais de venda melhores para esse modelo. Com sua própria loja de dropshipping, por exemplo, você consegue ter muito mais controle sobre a sua operação, além de mais facilidade para expandir o negócio no futuro.

💡 Saiba mais: Vale a pena fazer dropshipping?

Além disso, com as ferramentas certas, você será capaz de automatizar o processo de cadastro de produtos de pedidos junto aos fornecedores. É o caso do Dropi, por exemplo, um app que conecta sua loja Nuvemshop diretamente a fornecedores de dropshipping do AliExpress.

💡 Saiba mais: Nuvemshop e Mercado Shops: qual a melhor?

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Aprendeu como fazer dropshipping no Mercado Livre passo a passo?

Tudo certo sobre o dropshipping no Mercado Livre? Como vimos, essa é uma estratégia possível, mas pode não ser a melhor opção, já que as regras do marketplace acabam dificultando um pouco a vida de quem trabalha com esse modelo de logística.

Se você está pensando em fazer dropshipping, a melhor opção é começar o seu próprio e-commerce hoje mesmo. Crie sua loja virtual de dropshipping na Nuvemshop e descubra como a nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a decolar. É fácil, rápido e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar a vender! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre dropshipping no Mercado Livre

Dropshipping é o modelo de logística em que o cliente compra do vendedor, que repassa o pedido ao fornecedor e este envia o produto diretamente ao consumidor final. O dropshipping no Mercado Livre, portanto, diz respeito aos produtos vendidos pelo marketplace por meio dessa estratégia.  

Escolha o que vai vender, encontre bons fornecedores, cadastre os produtos com informações completas, deixe os prazos de entrega claros, informe o código de rastreio aos clientes, construa uma boa reputação e ofereça um bom atendimento ao cliente.  

De modo resumido, o dropshipping no Mercado Livre não vale a pena. Essa pode ser uma alternativa quando falamos de testar a aceitação de determinados tipos de produto entre o público. A longo prazo, no entanto, acaba sendo difícil escalar as vendas por meio dessa estratégia. Uma alternativa melhor para o modelo de dropshipping é montar uma loja virtual.

É possível ter entre 10% e 30% de margem de lucro no dropshipping, mas é preciso ter em mente que essa margem é sempre menor do que em uma loja virtual própria. Afinal, o preço cobrado pelo fornecedor não é o de custo do produto, mas sim o valor final vendido pela loja.

Para vender no Mercado Livre por dropshipping com fornecedor, primeiro você precisa encontrar um parceiro confiável que esteja disposto a trabalhar com dropshipping. Em seguida, liste os produtos do fornecedor em sua loja no Mercado Livre, garantindo que as descrições sejam precisas e atrativas. Quando um cliente fizer uma compra em sua loja, encaminhe os detalhes do pedido para o fornecedor, que será responsável por embalar e enviar diretamente ao cliente. Você fica responsável pelo atendimento ao cliente e pela gestão das vendas. Certifique-se de manter uma comunicação clara e eficaz com o fornecedor para garantir uma experiência positiva para seus clientes.

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